Dia de combater o abuso e exploração contra as crianças

18 de maio de 2021



Nesta terça-feira, dia 18 de maio, o Brasil todo realiza ações voltadas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O objetivo da mobilização é convocar toda sociedade brasileira para o compromisso de proteger as crianças e adolescentes.

Conforme Marceli Kruger, secretária de Assistência Social, a data foi instituída em alusão a um crime ocorrido em 1973, na cidade de Vitória (ES). “Um crime bárbaro que chocou todo o país e ficou conhecido como o ‘Caso Araceli’. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados. Foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta. O crime até hoje segue impune”, citou.

O objetivo central da campanha é mobilizar e sensibilizar toda a sociedade em prol da luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes. “É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual”, ressalta Marceli.

Em Rio Negrinho as políticas de prevenção e atendimento às crianças ocorrem na Secretaria de Assistência Social, por meio do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). Os canais de denúncia são o Disque 100, Polícia Militar (190) e Conselho Tutelar (3644-8829). Em caso de dúvidas o telefone do CREAS é o 3644-3989.

Prefeitura de Rio Negrinho