Associações empresariais querem criar plano de turismo para o Planalto Norte
23 de junho de 2021Pensar no turismo como uma ferramenta integradora e de desenvolvimento da região. Este foi o tema da reunião realizada pela Federação das Associações Empresariais de Catarina (Facisc) nesta terça-feira, 22/6, com a participação dos presidentes das associações empresariais da regional Planalto Norte. A ideia dos líderes empresariais é despertar o interesse pelo turismo na região. “ A região tem o mais importante que é o potencial turístico e precisamos apenas da gestão para que tudo isso seja feito de forma orquestrada e com envolvimento de toda a região”, destacou o presidente da Facisc, Sérgio Rdodrigues Alves. O vice-presidente Regional da Facisc, Antonio Tiburske, completou que os empresários querem o desenvolvimento econômico e para isso desenvolver o turismo é essencial.
Facisc é líder no player do turismo no Brasil. “Somos reconhecidos pela Alemanha pelo trabalho que fazemos no Del Turismo. Santa Catarina é um estado que tem crescimento. Temos uma carência muito grande em infraestrutura e sabemos que é imprescindível para o desenvolvimento do turismo”, completou Alves.
O presidente da Associação Empresarial de Porto União, Fábio Rulf, provocou o tema da reunião e disse que unir forças é a alternativa pelo turismo da região. Durante o evento, realizado de forma virtual, o idealizador e coordenador do projeto Trem Etnias Turismo S/A, Élio Weber, apresentou a iniciativa turística. O objetivo do projeto é a retomada do funcionamento da Maria Fumaça. O trajeto será de 18 quilômetros. A previsão é que o trem volte a funcionar. “Buscamos o apoio da iniciativa privada para fazer os investimentos e já chegamos a 5 milhões de reais em investimentos dos empresários locais”, afirma Weber, que está à frente do projeto junto com Instituto Cultural Grünenwald. A locomotiva 310 está passando por uma reforma completa para poder voltar a circular. A ideia é começar com dois vagões e chegar a cinco”. Desenvolvido desde 2009, o projeto Trem das Etnias tem como objetivo recuperar a malha ferroviária do lado catarinense, da Estação União até o quilômetro 14, na localidade de Aquiles Stenghel.
Del Turismo
O Programa Del Turismo foi apresentado como uma alternativa para que se faça o planejamento e a gestão do turismo na região. Segundo consultor da Facisc, Osmar Vicentin, estruturar o turismo não na visão do turista, mas na visão de quem vive na região é uma das premissas do programa.
O Del turismo é baseado nos eixos norteadores para um turismo sustentável, como gestão do destino, cultura e tradição, natureza e paisagens, ambiente e clima, bem estar social, negócios e hospitalidade. O programa ja estruturou o turismo em nove cidades de Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. “Trabalhando a gestão de turismo baseada no fortalecimento das estruturas já existentes como os conselhos de turismo, na criação das câmaras técnicas, que resultam em estudos estruturados para criação e implementação do Plano de Turismo Municipal”, explicou Vicentin.
Em 2019 o Ministério do Turismo foi que mais atuou em infraestrurua no Brasil. “Nossa força está justamente em pensarmos no todo. Pensar em forma coletiva. O turista que vai para uma região quer ser contemplado em várias frentes como gastronomia, hotelaria e atrações turísticas. Temos que nos preparar num ciclo turístico pós pandemia”, conclamou Alves. As cidades que participam do Del Turismo já alcançaram premiações no Green Destinations, um dos maiores reconhecimentos ao turismo sustentável do mundo.
A presidente da Associação empresarial de Rio Negrinho, Casciane Antunes, destacou que o diferencial do turismo é despertar a cultura de vivenciar experiências.
Programa DEL
A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) lançou em 2012 no município de Fraiburgo o Programa Desenvolvimento Econômico Local (Programa DEL), atendendo a demanda de associações filiadas e diversas prefeituras catarinenses de promover um programa específico para o desenvolvimento econômico local de pequenos e médios municípios. Os bons resultados, obtidos em diversos lugares nos primeiros anos do Programa, chamaram atenção de outras federações empresariais e hoje 30 municípios de Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo participam dos Programas DEL e DEL Turismo.
Programa DEL Turismo
Motivado pelos sucessos encontrados no Sul do Brasil, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Norte (SENAC RN) aderiu como terceiro parceiro em 2017 ao Programa DEL. O SENAC RN adaptou a metodologia às necessidades de muitos municípios potiguares e lançou em 2018 o Programa DEL Turismo, uma solução para municípios que têm o turismo como principal fonte de renda ou pretendem fortalecer esse setor de sua economia.
Rede DEL Turismo
A Rede DEL Turismo foi formada em meado de 2019. É uma plataforma de diálogo por meio da aprendizagem, interação e desenvolvimento coletivo de iniciativas e projetos visando o fortalecimento do Turismo. Consiste em uma parceria entre a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Norte (SENAC RN), a Federação das Associações Empresariais do Rio Grande do Sul (FEDERASUL), as Bildungswerk der Bayerischen Wirtschaft (bbw) da Alemanha e a Fundação Green Destinations (GD) da Holanda.
A Rede DEL Turismo conta com o apoio da SEQUA – Parceiro da Economia Alemã e da Cooperação Alemã por meio do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ).
Compartilhe agora: