Edição do Feirão do Imposto contará com diversas ações
11 de maio de 2016 Neste ano, a abertura da Semana do Feirão do Imposto será com a palestra "O Brasil antes e depois da lava jato" com Marcos Adriano da Silva, no auditório da Universidade do Contestado.Para conscientizar a população sobre a alta carga tributária nos produtos e serviços em nosso país, integrantes do Núcleo de Jovens Empresários da Acirne, estão oficialmente lançando as ações do Feirão do Imposto, que acontecem durante a próxima semana, com início na terça-feira, 17 e encerram no dia 21 de maio, no qual 130 cidades no Brasil realizam o evento simultaneamente.
Neste ano, a abertura da Semana do Feirão do Imposto será com a palestra “O Brasil antes e depois da lava jato” com Marcos Adriano da Silva, no auditório da Universidade do Contestado.
Com a missão levar informação e reflexão sobre a carga tributária brasileira à toda população, integrantes do Núcleo realizaram diversas parcerias para a venda de gasolina e produtos sem impostos por determinado período do dia 21. Além disso, lojas especializadas do segmento moveleiro, vestuário, restaurantes e supermercados, estarão expondo informações sobre a carga tributária incidente nos produtos e haverá ainda um carro em exposição com a indicação do valor que o veículo custaria sem a incidência de impostos.
Feirão do Imposto
O projeto Feirão do Imposto foi criado em 2003, na cidade de Joinville (SC) pelo Núcleo de Jovens Empresários da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), que mobilizou a sociedade civil joinvilense para informar e, sobretudo, educar a população a respeito do quanto se paga em impostos. A partir dessa mobilização, o Feirão se tornou uma ação nacional, desenvolvida anualmente pela Conaje para conscientizar se quanto se paga em impostos e acompanhar a destinação dos tributos. A campanha também apoia movimentos apartidários, como o Movimento Brasil Eficiente (MBE), que trabalha com propostas concretas para alcançar a Simplificação Fiscal e a Gestão Eficiente das Despesas do Governo no Brasil.
Conquistas
O Feirão do Imposto conseguiu melhorar a conscientização da população, demonstrando que existem impostos em todos os produtos consumidos, porém segundo a Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio/RJ), em pesquisa realizada em 2015, 45% da população acredita não pagar impostos, portanto o trabalho de disseminar continua.
A principal conquista foi a aprovação da Lei nº 12.741/12, de 8 de dezembro de 2012, a chamada Lei da Transparência, onde as empresas estão obrigadas a demonstrar ao consumidor o quanto de impostos estão inseridos na compra daquele determinado produto/serviço.
AÇÕES DO FEIRÃO DO IMPOSTO EM RIO NEGRINHO
- Abertura no dia 17/5, com a palestra na UNC ‘‘O Brasil antes e depois da lava jato’’.
- Venda de vouchers de combustível no valor de R$ 2,10 / litro, no estacionamento do terminal urbano no dia 21/5, das 9h às 14h. (É necessário ir ao local para retirar o voucher e logo após, será informado qual estabelecimento está realizando a ação. Venda limitada).
- Venda de produtos alimentícios sem impostos no Germânia Supermercados no dia 21/5, das 9h às 14h.
- Divulgação e conscientização tributária em lojas de Rio Negrinho a partir do dia 18/5.
- Içamento do carro no dia 21/5, no estacionamento do terminal urbano.
- Sorteio de vouchers para compra em restaurantes sem impostos no dia 21/5, no estacionamento do terminal urbano, das 9h às 14h.
FEIRÃO DO IMPOSTO
Data: 21 de maio de 2016
Horário: durante todo o dia em diversos locais de Rio Negrinho
Evento gratuito.
Informações: 47 3644-7639.
Fonte: Acirne
Compartilhe agora: