Expectativas da inflação de 2024 voltam a aumentar, após anúncio da Petrobrás

24 de julho de 2024

O aumento dos preços da gasolina e do gás de cozinha por parte da Petrobrás impactou na expectativa de inflação para 2024. No Boletim Focus do Banco Central (Bacen) desta semana, a previsão passou de 4% (na semana passada) para 4,05%.

Em contrapartida, a publicação prevê aumento no crescimento do PIB , agora de 2,15% para 2024. Conforme análise do Centro de Inteligência e Estratégia da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (CIE/Facisc), o valor foi estimulado pelo resultado da prévia do PIB para maio, calculado pelo próprio Bacen, que registrou crescimento mensal de 0,25%, mesmo com os impactos das enchentes no Rio Grande do Sul.

Já o Real segue em desvalorização em comparação ao dólar, dado o aumento das expectativas para a taxa de câmbio de R$/US$ 5,22 para a R$/US$ 5,30. O resultado ainda reflete o cenário de incerteza fiscal no país, mesmo com o anúncio do corte de gastos do Governo Federal. Isso demostra a perda de credibilidade do mercado brasileiro em relação ao compromisso do governo de zerar o déficit fiscal em 2025.

O que é o Boletim Focus: Divulgado toda segunda-feira, o Boletim Focus resume as expectativas das principais instituições financeiras do país, coletadas na semana anterior à sua divulgação. O relatório traz o comportamento semanal do mercado brasileiro para índices de preços, atividade econômica, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores.