Expogestão abordará temas relevantes para gestores e lideranças

20 de fevereiro de 2016

Grade reúne palestrantes internacionais, como Mark Gottfredson e Tony Fratto, e nacionais, como os presidentes do Hospital Albert Einstein e do Uber Brasil

Estratégia. Busca de resultados. Gestão de alto impacto. Cenários e tendências. Inovação. Investimentos e novos modelos de negócios. Estes são alguns dos temas que fazem parte da programação da Expogestão 2016. Se em 2015 o desafio era orientar os líderes para enfrentar a crise, procurando obter resultados positivos apesar das dificuldades, o objetivo da Expogestão 2016 será munir os executivos com recursos para enfrentarem os desafios diários, focarem na gestão com busca de mais resultados e mais produtividade, em ambientes de grande pressão.

Os participantes desta edição terão acesso a uma programação multidisciplinar, com experiências e ensinamentos para aprimorar suas habilidades, se atualizar com boas práticas, para que possam se fortalecer e se adaptar para prosperar em tempos de mudanças. A programação da Expogestão 2016, já consolidada como um dos mais importantes encontros corporativos do Brasil, novamente conta com nomes importantes do Brasil e do mundo, que trazem suas experiências e ensinamentos para guiar os líderes nos mais diversos desafios, aumentando sua capacidade de resiliência. A 14ª edição, que neste ano acontece mais cedo, de 4 a 6 de maio, já tem sete palestrantes confirmados, sendo dois internacionais.

Um dos principais nomes deste ano será o palestrante internacional Mark Gottfredson. Ele é coautor do livro “Administração de Alto Impacto”, publicação que resultou de suas intensas pesquisas com gestores de diversos segmentos e de décadas de intercâmbio com os maiores líderes em negócios do mundo. Gottfredson falará dessa experiência e mostrará de maneira clara quais são os fundamentos necessários para sobreviver e prosperar em uma economia exigente como a que temos hoje. Outro destaque internacional da Expogestão 2016 é Tony Fratto, que foi assessor de gabinete do então presidente americano George W. Bush. Estrategista em comunicação e gestão de crise, e sócio da Hamilton Place Strategies, o especialista falará sobre como vê a inserção de grandes empresas brasileiras no exterior, especialmente neste momento em que a reputação do país está tão baixa, e como elas podem se colocar acima destas dificuldades.

Seguindo o objetivo desta edição, também será promovido o Painel com CEOS – Planejamento para o Futuro, trazendo projeções e posicionamentos estratégicos para os próximos anos. Outro painel realizado será um tema muito atual e que tomará muita proporção na economia, a Internet Industrial, assunto já levantado no Fórum Econômico Mundial 2015 em Davos, tratado também como a quarta revolução, onde a convergência de produtos, serviços, comunicação e novas tecnologias vem criando a cada dia novos serviços digitais e modelos de negócios baseados em dispositivos conectados e máquinas inteligentes, impulsionando principalmente o crescimento de mercados maduros, e trazendo muitos impactos para a economia e a sociedade.

Nesta 14ª edição, a comissão organizadora é presidida pelo executivo Fernando Schneider, diretor operacional da Franklin Electric. Este é o terceiro ano que a Expogestão é realizada no Centro de Convenções da Expoville, mantendo a formatação de horários que foi bem recebida pelos participantes nas edições passadas: o congresso terá palestras quarta e quinta-feira durante o período da tarde e da noite, facilitando a agenda dos executivos que desejam participar do evento, mas não podem se afastar por completo de seus compromissos. Já na sexta-feira haverá palestras durante todo o dia. As vendas de passaporte da Expogestão 2016 começam dia 22 de fevereiro pelo site www.expogestao.com.br ou pelo telefone 0800 521 1004. Serão comercializadas opções de passaporte completo (incluindo os três dias do Congresso), para os dois primeiros dias e para o terceiro dia. O benefício da transferência de titularidade na credencial também continua mantido, permitindo que empresas ou participantes compartilhem um mesmo passaporte de acesso e ampliando o número de profissionais que poderá acompanhar o encontro. A expectativa da organização é que o Congresso receba, a cada palestra, até 1.500 participantes.

O ambiente da Feira de Negócios e Relacionamentos deve reunir 36 expositores em um novo espaço, que facilita a integração com os públicos do Congresso e dos Workshops, constituindo-se em excelente oportunidade para as empresas se aproximarem de seus clientes, trocar experiências e realizar negócios. Também haverá áreas de lazer com nova circulação e outras conveniências. A entrada é gratuita e a expectativa é que mais de 7.000 pessoas visitem o ambiente nos três dias. A Expogestão 2016 contará também com mais de 50 workshops gratuitos, distribuídos em três salas exclusivas durante o evento. Organizados por patrocinadores, apoiadores, expositores da feira, entidades representativas e convidados da Expogestão, os workshops despertam grande interesse do público justamente por promoverem debates em temas muito específicos com profissionais especializados.

PALESTRANTES E SUAS ABORDAGENS

Inovação, experiência e negociação sob pressão Buscando atender às mais variadas necessidades dos gestores, a grade da Expogestão 2016 traz um time de especialistas para falar de suas vivências e ensinamentos. Abordando o tema Inovação Disruptiva, o presidente do Uber Brasil, Guilherme Telles, vai falar do modelo e negócio da empresa, considerado como “unicórnio”. As startups “unicórnio” são as raras empresas que, em pouco tempo, recebem avaliação de US$ 1 bilhão. Com 10 mil motoristas parceiros no Brasil, o Uber faz cerca de 10 milhões de viagens, segundo a consultoria 7 Park Data. Já são mais de 800.000 usuários desde a sua chegada no país, no primeiro semestre de 2015. A expectativa é alcançar 30.000 motoristas até outubro de 2016.

Ainda explorando o tema inovação, algo tão importante e necessário em momentos de crise e pós-crise, o palco da Expogestão receberá um brasileiro que se destaca apostando em negócios diferenciados. Eric Acher é co-fundador e sócio-diretor da Monashees Capital, o maior fundo de investimentos em tecnologia do Brasil, que capitalizou empresas como a 99 Táxis, Conta Azul, Pet Love, Viva Real, Eduk, Meus Pedidos, entre outras. Ele vai falar de inovação sob a ótica do investidor. Acher é integrante dos conselhos de administração da Conta Azul, Neoway, Enjoei, Oppa, Viva Real, EduK e Bidu, entre outras empresas do portfólio. Com formação em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas, Acher tem MBA da Kellogg School da Northwestern University of Management.

O assunto inovação é pauta constante em todas as empresas, muitas organizações já criaram ou estão pensando em criar as suas áreas de Corporate Venture, onde as empresas irão ao mercado investir em novas ideias, novos projetos e em startups. Eric falará sobre a figura do investidor no processo de inovação, a lógica de contribuição, a experiência, o risco calculado, a visão do potencial de um negócio, e as possibilidades de aceleração.

Falando um pouco de sua bem-sucedida experiência à frente de um dos mais respeitados hospitais do país, Claudio Luiz Lottenberg, presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo-SP, abordará o tema Cultura de Inovação e Gestão, com a palestra “Einstein e o desafio de trazer o futuro ao presente”. Mestre e doutor em Oftalmologia, Lottenberg estudou na Escola Paulista de Medicina e foi secretário municipal de Saúde de São Paulo na gestão do prefeito José Serra. Em 2013, foi indicado como um dos líderes de melhor reputação pela Revista Exame, e eleito em 2014 e 2015 o “Executivo de Valor” na área da Saúde pelo Valor Econômico. No ano passado, também recebeu o prêmio “Brasileiro do Ano na Saúde”, entregue pela Revista Isto É. Na direção de Lottenberg, o Einstein conquistou em 2015 o primeiro lugar, dentre 180 concorrentes, no ranking “Melhores Hospitais da América Latina”, promovido pela revista América Economía Intelligence. O desafio é manter no futuro o padrão de fronteira de inovação que caracteriza sua história e seu presente.

A situação da economia brasileira do ponto de vista teórico. Um dos mais prestigiados profissionais de sua área, o economista e cientista social Eduardo Giannetti da Fonseca, professor no Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa, conhecido anteriormente como Ibmec São Paulo – Instituto Brasileiro de Mercados de Capitais), volta à Expogestão para falar sobre o amanhã e o Brasil diante de um grande desafio civilizatório. Membro do Conselho Superior de Economia da Fiesp, Giannetti já recebeu o prêmio Jabuti por Vícios Privados, Benefícios Públicos? (1993) e As Partes & O Todo (1995). Também é autor dos livros Auto-Engano (1997, traduzido para várias línguas), Felicidade (2002, traduzido para o espanhol), O Mercado das Crenças (2003, traduzido para o inglês), O Valor do Amanhã (2005), O Livro das Citações (2008) e A Ilusão da Alma (2010). Antes de lecionar no

Insper, ministrou aulas na Universidade de Cambridge e na FEA/USP. Estratégias de negociação em situações extremas. Nenhum assunto tem sido tão importante para os gestores brasileiros quanto este nos últimos meses. E ninguém mais experiente para falar do tema do que um profissional acostumado a lidar com ele na prática: Diógenes Lucca, tenente-coronel da Reserva da Polícia Militar, um dos fundadores do GATE (Grupo de Ações Táticas Especiais da Polícia Militar de São Paulo), que apresentará a palestra “Como transformar a pressão em sucesso de negociação”. Ao liderar o grupo por onze anos, Lucca acumulou vasta experiência operacional e tornou-se especialista na proteção de governantes, em gerenciamento de crises e negociações extremas – foram mais de 100 que, para seu orgulho, sempre tiveram desfecho positivo para reféns e policiais. Uma vez na reserva, o já tenente-coronel percebeu que sua vivência com técnicas, táticas e ferramentas de negociação teria muito a contribuir para o mundo corporativo. Afinal, onde há duas pessoas também há grande possibilidade de que surjam conflitos. Para resolvê-los, parte do segredo está no processo de coleta de dados e informações, na organização do local, na resiliência do negociador e em saber transformar a seu favor questões como liderança, senso de pertencimento, desafios e cumprimento de metas.

A outra parte Lucca relatará ao vivo para os participantes da Expogestão. Bacharel em Direito, com pós-graduação em Política e Estratégia pela Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo Centro de Estudos Superiores da Polícia Militar do Estado de São Paulo, atualmente é professor de Negociação do MBA Executivo Internacional da FIA/USP, sócio-diretor da The First Consultoria e comentarista oficial de segurança na TV Globo.

Parceiros da Expogestão 2016

Patrocinadores: Unisoicesc | Estrutura | SAP
Apoio: Hospital Dona Helena | Sicredi
Escola de Negócios: FDC / Comunicação: Musica / Comunicação Digital: A2C / Apoio de Mídia: Grupo RBS / Colaboração: Eldorado | Orbenk | Embrasp | Vitti |Expoville | Biergaten | Governo SC e Jlle / Promoção: ACIJ | FACISC | ACIJ Jovem / Realização: Opera

Fonte: Assessoria de imprensa EDM LOGOS – Comunicação planejada para gerar resultados