Facisc assina termo de cooperação técnica para redução das desigualdades regionais
13 de julho de 2016 A iniciativa do Governo do Estado tem como finalidade articular, coordenar, orientar e estimular o processo de planejamento e de organização de ações, centrado na redução das desigualdades regionais, promovendo um desenvolvimento inclusivo, equilibrado e sustentável no estado de Santa Catarina.O presidente em exercício da FACISC, Jonny Zulauf, e o diretor financeiro, Doreni Caramori, receberam nesta quarta-feira (13/7) na sede da entidade, o secretário de estado do planejamento, Cassio Taniguchi, e o diretor de planejamento, Luiz Carlos Mior, para assinatura do termo de cooperação técnica para o Crescendo Juntos – Programa de Desenvolvimento e Redução das Desigualdades Regionais.
A iniciativa do Governo do Estado tem como finalidade articular, coordenar, orientar e estimular o processo de planejamento e de organização de ações, centrado na redução das desigualdades regionais, promovendo um desenvolvimento inclusivo, equilibrado e sustentável no estado de Santa Catarina.
O foco são os fatores causadores das desigualdades entre regiões cujas intervenções propostas sejam capazes de reduzir tais desigualdades de forma estrutural e duradoura, dinamizando a economia em regiões com baixos indicadores de desenvolvimento em Santa Catarina.
Em concordância com outros objetivos já defendidos pela Federação, como por exemplo o Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), o projeto busca promover um crescimento inclusivo, equilibrado e sustentável no Estado. “Apoiamos esta parceria, pois teremos a oportunidade de contribuir ainda mais com o desenvolvimento dos municípios, o que poderá ser uma forma de expansão da filosofia já disseminada com o nosso Programa de Desenvolvimento Econômico Local”, destacou Zulauf.
As 12 regiões menos desenvolvidas terão prioridade de atuação. Elas pertencem às seguintes Agências de Desenvolvimento Regional (ADR): Caçador, Campos Novos, Canoinhas, Curitibanos, Dionísio Cerqueira, Ituporanga, Lages, Laguna, Quilombo, São Joaquim, São Lourenço do Oeste e Taió. Juntas, elas abrangem 84 municípios com 1,06 milhão de pessoas, ou seja, 16% da população do Estado, e PIB de R$ 18,3 bilhões, o que corresponde a 10,3% do total da riqueza produzida em Santa Catarina.
Fonte: FACISC
Compartilhe agora: