Jovens buscam o fortalecimento no meio empresarial

20 de fevereiro de 2016

Foram dois dias de intensas atividades em São Bento do Sul. A Assembleia Geral Ordinária do Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina - Cejesc, reuniu 230 pessoas com os mesmos objetivos: fortalecimento da classe, do associativismo, troca de experiências, conhecimentos, geração de negócios e de amizades.

Foram dois dias de intensas atividades em São Bento do Sul. A Assembleia Geral Ordinária do Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina – Cejesc, reuniu 230 pessoas com os mesmos objetivos: fortalecimento da classe, do associativismo, troca de experiências, conhecimentos, geração de negócios e de amizades.

O encontro contou com a presença do Vice-Prefeito de São Bento do Sul, Arildo Gesser, o Secretário de Desenvolvimento Regional de Mafra, Abel Schroeder , o Presidente da Câmara de Vereadores, Edimar Salomon, o 1º Vice-Presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – Facisc, Jonny Zulauf e o Vice-Presidente Regional Facisc Planalto Norte, Adelino Denk.

No primeiro dia, 18, a abertura do evento “Cultura de Negócios” contou com o Coordenador do Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Empresarial de São Bento do Sul – Acisbs, Júlio César Teixeira, falando sobre Desenvolvimento e Liderança, dois pontos que segundo ele, ainda necessitam de atenção no ambiente empresarial, devido a sua importância. Após, o Presidente da Acisbs, Osmar Mühlbauer, agradeceu a presença de todos no evento e destacou a união dos jovens. “Neste momento conturbado, vocês são melhores que toda esta crise e é através do associativismo que vamos vencer. Sejam todos bem-vindos a São Bento do Sul”.

O Presidente do Cejesc, Ricardo Fontes Schramm Júnior, enalteceu a união das pessoas. “Em tempos de crise é ótimo contar com tantas pessoas que acreditam em mudar a realidade e fazer um país melhor, e é excelente este momento que fortalecemos o associativismo”, completa.

Em um sistema de minipalestras, a abertura no primeiro dia foi com o Coordenador do Núcleo e Diretor Comercial e Administrativo da Data Stream Sistemas, Júlio César Teixeira, falando sobre gratidão e amor. Júlio enfatizou sobre a importância de agradecer todos os dias. “Você lembra de agradecer pelo simples fato de abrir os olhos? A gratidão às vezes passa despercebido e isso tem que ser lembrado a todo o momento”, destaca.

Após o CEO da Meu Móvel de Madeira, Ronald Heinrichs, proporcionou uma reflexão aos participantes sobre a Força do Propósito. “No Brasil, quase metade das empresas fecham as portas após quatro anos, segundo pesquisas. Neste cenário é necessário pensar o motivo da existência da sua empresa e se ela não existisse, faria alguma falta? Se sim, pra quem? Se você conseguir responder a este questionamento, com certeza você fará um país diferente. Creio que a nossa crise começa pelos valores”, salienta. Para Ronald, somente juntos é possível proporcionar mudanças. “Nós podemos sim através do associativismo gerir forças. Muitas empresas se reúnem localmente e essa força local é tão grande que supera estadualmente, nacionalmente, enfim”.

Contando sua história de superação, o Ciclista Tricampeão Brasileiro de Cross Country, Ricardo Pscheidt, reforçou o seu crescimento pessoal, profissional e o aprendizado diante das dificuldades. Hoje ele é o terceiro do Brasil no ranking internacional XCO.

O Publicitário e Jornalista, Jeime Vieira, abordou sobre Funil de Vendas e as ferramentas existentes que facilitam todo o processo de comunicação e interação com o cliente, seja na prospecção até o pós-atendimento. Inovação e Competitividade foi o assunto do Gestor Comercial e Diretor Comercial da Cerumar Propriedade Intelectual, Tiago Pisetta, que esclareceu algumas diferenças com cases de sucesso. “Inovação é quando você se coloca a frente da concorrência e proporciona um diferencial”, completou.

O segundo dia, 19, que contou com visitas técnicas nas empresas Buddemeyer S/A, Condor S/A e Makrobom Chocolates, reforça a importância desta experiência. Fernanda Antunes Dziedzic, integrante do Núcleo de Jovens Empresários de Rio Negrinho, esteve presente na empresa Condor e destacou os processos realizados. “Conhecemos todo o processo que é detalhado e feito com extremo cuidado e qualidade. É muito importante conhecer e esta é uma oportunidade para aprender com tudo isso que temos na região”, relata.

Feirão do Imposto

O Feirão do Imposto é um movimento que acontece há 13 anos e no início não se falava muito em carga tributária. O movimento foi crescendo e uma das conquistas foi a aprovação da lei 12.741/12 que obriga os estabelecimentos a informarem o imposto em documento fiscal ao consumidor final. Após este período ocorre todo o processo de conscientização com diversos públicos.
O projeto criado na cidade de Joinville/SC, pelo Núcleo de Jovens Empresários da Associação Empresarial de Joinville (Acij), tem o objetivo de educar a população a respeito do quanto se paga em impostos. A partir dessa mobilização, o Feirão se tornou uma ação nacional, desenvolvida anualmente pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários – Conaje.

Na AGO do Cejesc ocorreu a apresentação de toda a campanha, explicação aos coordenadores dos núcleos sobre o planejamento de comunicação e informação da programação. Dos 30 países com as maiores cargas tributárias do mundo, o Brasil é um dos primeiros em arrecadação e um dos últimos em termos de retorno. O símbolo deste ano da campanha é o bumerangue com o tema “o único que vai e não volta”. A 14ª edição do Feirão do Imposto acontece em todo o Brasil no dia 21 de maio de 2016.

Fonte: Acisbs

Galeria de Fotos