Presidente da ACIRNE participa do Empreende SC, em Criciúma

 

O presidente da ACIRNE, Andrei dos Santos Silverio, está participando do Empreende SC, evento que ocorre em Criciúma e reúne empresários e líderes de diversas regiões.

A programação oferece uma imersão de alto impacto, voltada ao desenvolvimento de competências empresariais, fortalecimento do networking e troca de experiências reais sobre os desafios e conquistas do empreendedorismo.

Palestra Gratuita: Como liderar com empatia, time engajado e etregando resultados!

Quer liderar com empatia e ainda gerar resultados concretos?
Então você não pode perder a palestra gratuita “Liderança Humanizada e de Resultados” com o especialista Pablo Patricio!

📅 Data: 28 de abril
Hora: 19h30
📍 Local: Polo EAD Univille Rio Negrinho
Vagas limitadas!

Vamos juntos aprender a engajar times e conquistar grandes resultados com uma liderança mais consciente e estratégica!

Participe do Treinamento de Marketing para Turismo com os especialistas Rubens Hacke Junior e Janaina Chavicki!

Quer atrair mais visitantes e transformar seu negócio no turismo? ✨
Participe do Treinamento de Marketing para Turismo com os especialistas Rubens Hacke Junior e Janaina Chavicki!

📅 Data: 05 de maio (segunda-feira)
Horário: 13h30 às 19h
📍 Local: ACIRNE – Rua Maria Scholz, 62 – Centro
💰 Investimento: R$ 75,00

Você vai aprender:
✅ Posicionamento de marca e estratégia de conteúdo
✅ Tráfego pago na prática: do zero ao anúncio no ar
✅ Como criar ofertas irresistíveis para seu público
✅ Funil de vendas: conectando marketing e conversão

Garanta sua vaga e leve seu negócio a outro nível!
🔗 Increva-se no link: https://forms.gle/pLRSWniSt2tvzwVYA

ACIRNE é representada no 1° Café com Geologia, projeto aprovado pela Política Nacional Aldir Blanc

A ACIRNE foi representada por Denise Tureck no 1° Café com Geologia, realizado no MAK Center, em Rio Negrinho – SC, dia 16 de abril. O evento integra um projeto aprovado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

O encontro teve como propósito promover a valorização do patrimônio geológico local e estimular a troca de conhecimentos entre especialistas, educadores, gestores e a comunidade. A participação da ACIRNE reforça o compromisso da entidade com iniciativas culturais e de desenvolvimento regional.

ACIRNE participa de reunião com coordenador regional da Defesa Civil

No dia 16 de abril, a ACIRNE participou de uma reunião com o coordenador regional da Defesa Civil, Edival Pereira. O encontro teve como objetivo apresentar aos novos membros do GRAC as atribuições do grupo, bem como explicar o funcionamento do SCO.

Durante a reunião, foram abordados os principais procedimentos e responsabilidades dos integrantes do GRAC em situações de emergência, reforçando a importância da atuação coordenada entre os órgãos e entidades envolvidas.

Três anos de transformação: Instituto DEL celebra avanços e novos desafios

Três anos se passaram desde que o Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) foi criado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), para transformar cidades e impulsionar o crescimento sustentável por meio da metodologia DEL, planejamento estratégico, inovação e capacitação. Hoje, a história escrita pela instituição é de avanços concretos, colaboração e impacto real em centenas de municípios brasileiros.

Em 2024 o Instituto DEL ampliou sua atuação e consolidou resultados expressivos. Alcançou 130 municípios atendidos em seis regiões do Brasil, com a mobilização de 6.540 voluntários e 15 parceiros estratégicos. O impacto se reflete em iniciativas inovadoras, mais desenvolvimento econômico local, fortalecimento do turismo sustentável, projetos voltados para a educação ambiental e muito mais.

O ex-presidente do Conselho de Administração do Instituto DEL, Elson Otto, que deixou o cargo no último dia 22 de fevereiro para a posse de Alexsandro Bastos, se despede com orgulho da trajetória percorrida até aqui.

“Ver o Instituto se consolidar como referência nacional em desenvolvimento local é motivo de grande satisfação. Tenho certeza de que o futuro trará ainda mais avanços e que o IDEL seguirá cumprindo sua missão de transformar cidades e vidas”, pontua Elson Otto.

Já Rodrigo Cidade, diretor superintendente do Instituto DEL, reforça que os desafios continuam, mas o caminho trilhado mostra que a transformação é possível. “Cada município atendido, cada parceria firmada e cada ação realizada nos mostram que estamos no rumo certo. O DEL não é apenas um programa, é um movimento que une pessoas, empresas e governos em prol do bem comum. E isso é o que nos motiva a seguir adiante”, destaca ele.


Destaques de 2024

 

  • Missão técnica na Alemanha: foram sete missões em parceria com a bbw, bioeconomia, agricultura orgânica, tendências e inovações do setor de viagens e turismo, educação ambiental, agricultura e turismo sustentável, gerenciamento de resíduos e intercâmbio com escola de Rehau. 
  • Seminário Economia do Bem Comum:  ministrado pelo professor da Universidade de Economia de Viena (Áustria) Christian Felber, na Grande Florianópolis, por meio de uma parceria com a bbw. Modelos econômicos sustentáveis, sistemas financeiros éticos e o comércio mundial foram alguns temas abordados durante os quatro dias de evento. 
  • Certificação Green Destinations: os municípios de Penha (SC) e a Rota do Enxaimel (SC) receberam a Certificação em Gestão Sustentável da Green Destinations em 2024. Ao todo, são nove destinos certificados: Bombinhas (SC), Itá (SC), Orleans (SC), Treze Tílias (SC), São Miguel do Gostoso (RN), Tibau do Sul (RN) e Fernando de Noronha (PE). 
  • Marca Brasil: Destinos e empreendimentos certificados em gestão sustentável pela instituição holandesa Green Destinations no Brasil podem usar a “Marca Brasil” nos empreendimentos, equipamentos e na prestação de seus serviços, para consolidar a marca em âmbito nacional e internacional. Além disso, com essa parceria entre IDEL e Embratur,  também é possível a troca de experiências e boas práticas relacionadas ao turismo sustentável e responsável, e a promoção dos destinos e empreendimentos em mercados estratégicos internacionais. 
  • Top 100: 14 destinos brasileiros foram reconhecidos internacionalmente por suas boas práticas de turismo sustentável, no prestigiado concurso TOP 100 Stories 2024. Entre as mais de 170 narrativas inscritas, os municípios nacionais premiados foram: Barão de Cocais (MG), Bodoquena (MS), Bombinhas (SC), Bom Jardim da Serra (SC), Fernando de Noronha (PE), Itá (SC), Penha (SC), Rota do Enxaimel (SC), Santa Cruz (RN), São Miguel do Gostoso (RN), Sirinhaém (PE), Tamandaré (PE), Tibau do Sul (RN) e Treze Tílias (SC). Em comum, essas cidades possuem o programa DEL Turismo ou fazem parte da Rede DEL Turismo. 
  • Gestão de resíduos: soluções inovadoras foram apresentadas para cidades catarinenses, trazidas pelo especialista da SES (Senior Experten Service), Udo Steins, com foco em impulsionar melhorias na gestão de resíduos sólidos e da coleta seletiva em 10 municípios catarinenses participantes ou parceiros do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL): Orleans, Jaguaruna, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Siderópolis, Treviso, Urussanga, Cocal do Sul, Urubici, Bom Jardim da Serra e Grão Pará. 
  • Planejamento urbano: Itá e Taió receberam a especialista da Senior Expert Service (SES), entidade parceira alemã do Instituto DEL, Maria Helena da Rocha Paranhos, que elaborou mapas estratégicos dos municípios e apresentou análise detalhada para melhorar a mobilidade do cidadão. 
  • Grünes Land: projeto desenvolvido em cinco famílias de Arabutã para trabalhar não só a sustentabilidade, mas o crescimento das propriedades, qualidade de vida às famílias e desenvolvimento local de Arabutã. 
  • CIMTUR: criação do Consórcio Intermunicipal de Turismo dos Altos e Encostas da Serra, com participação de Lauro Müller, Grão-Pará, Orleans, Bom Jardim da Serra e Urubici. O objetivo é unir forças para fazer o turismo da região crescer ainda mais. 
  • Treinamento inovador em gestão e sinalização de trilhas: capacitação de líderes municipais para aprimorar a infraestrutura turística. A iniciativa, realizada em parceria com a empresa alemã Green Solutions e com apoio da bbw, aconteceu em Tibau do Sul (RN) e Bombinhas (SC), permitindo a troca de experiências e a aplicação de práticas sustentáveis. 
  • Bioeconomia: Taió e Blumenau participaram do Curso de Bioeconomia, promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL), Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Senai, Eictrier, Sequa e Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, movidas pelo desejo de construir um futuro mais verde nas cidades. 
  • Redução da Mortalidade Infantil: A implantação da metodologia DEL em São Joaquim apresentou redução de 60% na mortalidade infantil de 2022 para 2023, conforme relatório apresentado em 2024. Em 2022 foram 10 mortes infantis e em 2023, este número caiu para 4 mortes. 
  • Água Potável para Todos: projeto de captação de recursos com a finalidade de construir a proteção de fontes que abastecem seis comunidades rurais de Água Doce, que apresentam os maiores problemas relacionados à saúde e a menor condição de renda. 
  • Cavalgada: treinamento inovador de turismo equestre realizado em Aquidauana (MS) e na Serra Catarinense, impulsionando o turismo rural, ministrado pelo coordenador de projetos da BBW International, agrônomo e instrutor de cavalgadas também na Alemanha, Martin Wahl. Em Santa Catarina, no final do curso nasceu o projeto Rota Serrana, uma envolvente Rota de cavalgada intermunicipal que conecta Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Lauro Müller e Urubici. 
  • Letramento Digital: o projeto-piloto, que atingiu 130 alunos do 4º e 5º ano da rede municipal de ensino de Arabutã, teve o objetivo ensinar a programação nas aulas da disciplina de Educação Digital, usando o método de ensino CS Plus da SuperGeeks. 
  • Caminho das Serras Santa Catarina: formada pelos municípios de Bom Jardim da Serra, Lauro Müller, Grão Pará, Orleans e Urubici, a nova rota lançada reúne atrativos de diversos setores, como agroindústria, gastronomia, arte, lazer, cervejarias e produtos locais. 
  • Desfile Passarela Verde: Bom Jardim da Serra realizou o deslumbrante desfile de moda sustentável “Passarela Verde”. O evento contou com a participação de todas as escolas municipais da cidade, que apresentaram looks temáticos confeccionados com materiais recicláveis, demonstrando criatividade e comprometimento com a sustentabilidade e com a história do município. 
  • Visitas técnicas: membros do DEL Jaguaruna realizaram uma visita técnica no DEL Bombinhas, com foco na troca de experiências e ampliação de práticas sustentáveis e o desenvolvimento turístico responsável local. Também teve missão técnica de Abdon Batista, Bom Retiro, Bocaina do Sul, Brunópolis e Urubici, para Orleans. Além da integração entre os municípios, foi possível visualizar na prática as boas ações e cases de sucesso desenvolvidos pelos parceiros da rede DEL na cidade. 
  • Lixeiras coletivas: Frei Rogério, inaugurou uma Micro Estação Subterrânea de Transbordo para Lixo Domiciliar (MEST). As lixeiras têm capacidade de armazenar até uma tonelada. Além de concentrar a coleta e modernizar os serviços, as MESTs permitem coletar mais lixo em um único ponto, melhorando a logística de coleta. Outro objetivo é evitar que o lixo seja espalhado por animais, garantindo melhor qualidade ambiental. A ação faz parte de um dos itens do plano de ação do Programa Del Turismo na cidade. 
  • Conhecendo Meu…projeto realizado em Bom Jardim da Serra, Lauro Müller e Urubici, com o objetivo de conectar a população à cultura, aos empreendimentos e à natureza que fazem dos municípios destinos singulares, para que os mesmos se tornem propagadores aos turistas. 
  • Fomento ao artesanato: cerca de 30 artesãos de Imaruí e de Lauro Müller foram avaliados e receberam a Carteira Nacional do Artesão, garantindo reconhecimento e acesso a feiras nacionais. 
  • Conexão Empreendedora: iniciativa realizada em Cocal do Sul, que trouxe palestras e experiências práticas sobre empreendedorismo e educação financeira. 
  • Maratona de Inovação: engajou mais de 30 estudantes de Cocal do Sul em uma reflexão aprofundada sobre temas cruciais como mudanças climáticas, enchentes e queimadas. 
  • Mãos que dão vida 2: a ação realizada em Lauro Müller foi mais do que um concurso criativo, um chamado para as crianças refletirem sobre a relação com a natureza e com a cultura local. Na primeira fase, que aconteceu em 2023, os estudantes foram convidados a criar desenhos que representassem o animal, estimulando a imaginação e fortalecendo a conexão com o município. E em 2024 as unidades escolares e famílias se mobilizaram para criar mascotes feitos à mão, utilizando materiais diversos, ressignificando o valor do trabalho artesanal e do envolvimento comunitário. 
  • Empreendedorismo e Agrobusiness: projeto realizado em Treze Tílias para alunos do 9º ano do ensino fundamental, que conecta a juventude ao agronegócio e ao mercado de trabalho de forma prática e inovadora.

 

Turismo sustentável

Além das ações citadas acima e do sucesso dos seus programas, o Instituto DEL destaca-se por seu compromisso turístico sustentável por meio da Rede DEL Turismo. A iniciativa, fruto da parceria com o Instituto Educacional da Economia Bávara (bbw), apoio financeiro do Ministério para a Cooperação e o Desenvolvimento da República Federal da Alemanha (BMZ), por intermédio da Fundação para o Desenvolvimento Econômico e a Qualificação Profissional (SEQUA), atuando em 31 municípios brasileiros.

 

A ação visa desenvolver o turismo local com base numa estratégia sustentável e de longo prazo, promovendo um turismo que apoie a economia e melhore a qualidade da comunidade local e dos seus visitantes. A abordagem central do programa é facilitar o diálogo entre o governo local, os empresários e a sociedade civil, criando assim uma governança participativa.

 

Olhando para o futuro

Com base nos avanços conquistados e nos desafios superados, o Instituto DEL se prepara para os próximos anos com planos ambiciosos. A expansão dos programas, o fortalecimento de parcerias e a implementação de novas soluções sustentáveis são apenas algumas das metas que guiam a jornada da instituição rumo a um Brasil mais forte, competitivo e inovador.

A história do Instituto DEL é um convite à transformação. “E, nesses três anos de caminhada que acompanhamos, uma certeza se fortalece ainda mais agora: juntos, é possível construir um futuro melhor para todos”, finaliza o atual presidente do IDEL, Alexsandro Bastos.

Santa Catarina cria oficialmente o Dia Estadual do Jovem Empreendedor

A data escolhida foi 9 de abril, aniversário do Conselho Estadual dos Jovens Empreendedores, da FACISC

 

Agora é oficial! Depois de aprovada na Assembleia Legislativa (ALESC), no ano passado, foi sancionada pelo governador Jorginho Mello, neste ano, a criação do Dia do Empreendedor, em Santa Catarina. A data escolhida foi o dia 9 de abril, quando é celebrado também o aniversário do Conselho Estadual dos Jovens Empreendedores (CEJESC), da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC).

 

“É uma chancela de que todo o trabalho que o CEJESC vem realizando, ao longo dos anos, em prol do desenvolvimento e da formação de jovens empresários em Santa Catarina”, comemorou o presidente do CEJESC, Bruno Grossl.

 

A criação da data era um pleito do CEJESC que foi abraçado pelo deputado estadual  Oscar Gutz (PL), que se tornou autor do então projeto de lei para homenagear jovens empreendedores. À época, ele explicou que gostaria que a lei servisse não apenas para celebrar os homenageados, mas também para que incentive a criação de políticas públicas e incentivo aos jovens.

 

“Precisamos abraçar a causa do jovem empreendedor. Quisera eu que, quando comecei a empreender, tivesse algum tipo de apoio, orientação. Eu só tinha a coragem”, declarou o deputado.

 

Sobre o CEJESC – Criado em 1999, como FACISC Jovem, o CEJESC foi e é referência em capacitação e integração de jovens empreendedores em Santa Catarina. Está presente em mais de 70 municípios em todas as regiões catarinenses, com 2,2 mil participantes. Por sua capilaridade, é reconhecido como legítimo representante dos jovens empresários catarinenses.

Santa Catarina se destaca pela contratação de mão de obra qualificada no setor de serviços

Em 2024, o estado ostentou o terceiro maior saldo de vagas formais do país para pessoas com ensino superior nesta área 

 

Em 2024, empresas do setor de serviços contrataram formalmente 6.614 pessoas com ensino superior em Santa Catarina – quase o dobro do registrado no ano anterior. O saldo de vagas posicionou o estado como o terceiro do país que mais contratou mão de obra qualificada, em um setor que tem como características a informalidade e a baixa escolaridade. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), analisados mês a mês pela  Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC).

 

Para a Federação, o aquecimento deste mercado tem relação com o aumento da população e, consequentemente, de serviços voltados à melhoria da qualidade de vida dos catarinenses. Para se ter uma ideia, das 6.614 contratações, 1.683 foram de serviços de saúde (enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos…) e bem-estar (profissionais de educação física e psicólogos).

 

“O dinamismo do mercado de trabalho, além de atrair mão de obra para o estado, impulsionou toda uma rede de apoio de contratações de mão de obra qualificada. Também entendemos que as empresas catarinenses valorizam trabalhadores que dedicam parte do seu tempo para se especializarem e adquirirem crescimento profissional ao longo da carreira”, explicou o presidente da FACISC, Elson Otto.

 

O empresário Guilherme Tomio, proprietário de uma empresa tecnologia que presta serviços na área da educação, reforça que a concorrência com a mão de obra que vem de outros estados e de outros países também leva os catarinenses a se qualificarem cada vez mais.

 

“A qualidade de vida de Santa Catarina acaba atraindo pessoas de todo o mundo para morar e se estabelecer aqui”, explica Tomio.

 

O impacto aos negócios – Sócio de uma startup de que produz softwares, presta consultoria em gestão de árvores e produz planos diretores para arborização urbana, o empresário Paulo Augusto Gearbugio da Silva, 34 anos, concorda com Otto. No mercado desde 2018, ele conta que a empresa vem crescendo ano a ano.

 

“Começamos apenas eu, meu sócio e uma estagiária. Depois que a estagiária se formou, a contratamos. Hoje a nossa equipe tem nove funcionários, todos com ensino superior. Também contratamos serviços de empresas de recursos humanos e assessoria jurídica, ambas trabalham com mão de obra especializada”, relata Gearbugio.

 

Sofisticação do mercado – A expansão, de acordo com o empresário, é reflexo tanto da demanda por bem-estar quanto da sofisticação do setor da construção civil:

 

“É comprovado que as pessoas vivem melhor quando têm contato com a natureza e que lugares arborizados reduzem gastos com climatização e riscos de cheias. Por parte das construtoras, hoje há também uma consciência de que em vez de derrubar árvores para erguer um empreendimento, é transplantar e reorganizar as que estavam no terreno”, explica.

 

Os serviços de tecnologia e informação, inclusive, também se destacam pela contratação de mão de obra qualificada em SC: tiveram saldo de 1.005 contratações em 2024. Os principais cargos foram para analistas de sistemas computacionais e pesquisadores de engenharia e tecnologia.

 

FACISC mobiliza Fórum Parlamentar Catarinense para que aportes à tecnologia sejam mantidos pelo Governo Federal

A notícia da suspensão de novos projetos de financiamento por parte da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), vinculada ao Ministério Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), motivou a movimentação do setor produtivo catarinense, nesta semana. A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), encaminhou um ofício ao Fórum Parlamentar Catarinense, em Brasília, solicitando apoio para que os aportes sejam mantidos.

 

O presidente da FACISC, Elson Otto, explica que a medida pode prejudicar o robusto ecossistema da inovação catarinense, que integra indústria, tecnologia e pesquisa, com parques tecnológicos, centros de inovação e instituições de ensino “que fomentam novos negócios e avanços em setores estratégicos”.

 

“Precisamos garantir a continuidade desses investimentos para preservar a posição de liderança de Santa Catarina na inovação. São indispensáveis alternativas que viabilizem a retomada dos financiamentos”, destaca Otto.

 

Na circular MCTI DOCD 03/25, o gerente do Departamento de Operações de Crédito Descentralizadas (DOCD), Gustavo da Cruz Barcelos de Souza, justifica que a submissão de novos projetos de financiamento foi suspensa porque “o limite de recursos estabelecido para 2025 foi atingido em tempo recorde”. Além disso, o secretário e os congressistas tratarão da redução do orçamento do fundo da Finep de R$ 12,7 bilhões no ano passado para R$ 10,3 bilhões em 2025.

 

Viagem a Brasília – Em suas redes sociais, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, anunciou que iria a Brasília, nesta semana, para tentar reverter a situação. “São MILHÕES de reais em investimentos que foram suspensos da noite para o dia. Projetos enquadrados e na fila para contratação foram sumariamente ‘desenquadrados’. Ainda pior é a justificativa dada. Absurda e que parece questionar a inteligência do empresário catarinense! Como que o limite projetado para todo 2025 foi atingido em poucos dias do ano? Santa Catarina não vai aceitar isso e vamos em comitiva – governo e setor produtivo – a Brasília sensibilizar o MCTI e a FINEP para reconsiderarem a decisão!”, escreveu Fett no seu perfil no Instagram.

 

Leia, abaixo, o ofício enviado pela FACISC ao Fórum Parlamentar Catarinense:

 

Excelentíssimos Senhores Membros do Fórum Parlamentar Catarinense,
A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), entidade que representa mais de 44 mil empresas por meio de suas 149 associações filiadas, vem, por meio deste ofício, manifestar preocupação em relação à circular MCTI DOCD 03/25. A referida circular, assinada pelo gerente do Departamento de Operações de Crédito Descentralizadas (DOCD) da FINEP, Gustavo da Cruz Barcelos de Souza, informa que o limite de recursos estabelecido para o ano de 2025 foi atingido em tempo recorde, surpreendendo o setor empresarial catarinense.
Santa Catarina é referência nacional em inovação, contando com um ecossistema robusto que integra indústria, tecnologia e pesquisa. O estado abriga parques tecnológicos, centros de inovação e instituições de ensino que fomentam novos negócios e avanços em setores estratégicos. No âmbito da FACISC, essa vocação inovadora se reflete na atuação do Conselho Estadual dos Núcleos de Inovação (CENI), que tem como missão fomentar a colaboração para desenvolver uma cultura de inovação que fortaleça o ecossistema empreendedor de Santa Catarina. A interrupção abrupta desses financiamentos compromete esse ambiente altamente desenvolvido, inibindo investimentos em tecnologia, pesquisa e desenvolvimento, e reduzindo a competitividade das empresas catarinenses e brasileiras.
Reiteramos a necessidade de garantir a continuidade desses investimentos para preservar a posição de liderança de Santa Catarina na inovação e fortalecer seu setor produtivo.
Diante do exposto, solicitamos o valioso apoio do Fórum Parlamentar Catarinense para interceder junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e à FINEP, buscando alternativas que viabilizem a retomada dos financiamentos e a manutenção do ecossistema de inovação em Santa Catarina.
Certos de podermos contar com a sensibilidade e o engajamento de Vossas Excelências, subscrevemo-nos.

 

Curso de Excel Intermediário

Domine o Excel e leve suas HABILIDADES ao próximo nível!

Está na hora de se destacar no mercado com um conhecimento avançado em Excel ⬅

📊 Aprenda com o especialista Tiago Pankewicz e domine funções essenciais para melhorar sua produtividade e análise de dados.

Datas e Horários:

10 a 13 de fevereiro: 19h às 22h
18 a 20 de fevereiro: 19h às 22h

📍 Local: ACIRNE – Rua Maria Scholz, nº 62, Centro

Investimento:
Associados: R$ 300,00
Não associados: R$ 360,00

🔗 Inscrições: (47) 3644-2131.

🚀 Não perca essa oportunidade de alavancar sua carreira! Garanta sua vaga agora!