Roda de Negócios está com inscrições abertas

Para empresários e empreendedores que buscam sempre mais, estão abertas as inscrições para a Roda de Negócios, organizada pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), com o apoio das Associações Empresariais de São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre. É uma oportunidade para os empresários oferecerem seus produtos e serviços, assim como, a possibilidade de firmar acordos e relações estratégicas. Durante um dia, empresários de diversas regiões de Santa Catarina irão se reunir para trocar informações e experiências, desbravar novos mercados e encontrar novos parceiros para realizar negócios. A Roda de Negócios acontece no dia 07 de junho, na Promosul.

Cada reunião terá duração de 20 a 30 minutos e são planejadas através da programação de uma agenda elaborada em função de interesses de cada empresa. Fazendo uma analogia, uma Roda de Negócios funciona como uma “Bolsa de Ofertas e demandas” onde as empresas primeiramente se registram indicando sua oferta de produtos e serviços, projetos e oportunidades de investimento.

Os indicadores de resultado da edição 2017 da Roda de Negócios, realizada em Santa Cruz de La Sierra (Bolívia), apresentam a movimentação de US$ 205 milhões em intenções e negócios e mais de 1.000 empresas participantes.

As vantagens de participar da Roda de Negócios é a oportunidade de prospectar novos mercados a um custo reduzido; a possibilidade de um autodiagnóstico das melhorias necessárias em seu produto para facilitar a entrada em novos mercados; a oportunidade de novos negócios; a otimização de tempo e recursos aplicados na prospecção e busca de novos negócios; identificação de novos fornecedores ou de até tronar-se um; e ampliação de networking. Esta edição conta com o patrocínio da InterBrasil SC, SCRcred Cooperativa de Crédito e Unimed Planalto Norte e com o apoio da cooperação internacional Al Invest 5.0, coordenada pela Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo de Santa Cruz, Bolívia (Cainco).

Serviço:

Roda de Negócios

Data: 07 de junho de 2018

Horário: das 9 às 18 horas

Local: Promosul.

Inscrições – R$ 450,00, até 28 de maio de 2018, pelo site www.rodasdenegocio.com.br.

Mais informações:  [email protected] | 47 3631.0501

Mutirão de limpeza do rio Negrinho contou com a participação de 100 voluntários

No sábado, 14, aconteceu o mutirão para limpeza do rio Negrinho. A ação contou com a participação de 100 voluntários e foram recolhidos duas toneladas de materiais, entre eles garrafas pet, pneus, lâmpadas entre outros. O local de concentração foi na estação de captação do Samae, no bairro Alegre.

A ação foi organizada pelo Núcleo Comunitário Contra Enchente, Núcleo de Meio Ambiente e Defesa Civil e contou com o apoio do Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Rio Negrinho, Grupo de Escoteiros de Rio Negrinho, Comitê Rio Canoinhas e Afluentes do Rio Negro, Samae Rio Negrinho, Hera Sul Tratamento de Resíduos, Polícia Militar Ambiental, Valor Florestal, Cahdam Volta Grande e Associação Empresarial de Rio Negrinho (Acirne).

Programa visa acelerar processo de abertura de novas empresas

Equipe técnica da Prefeitura de Rio Negrinho, Acirne e Corpo de Bombeiros participaram nesta quinta-feira da apresentação do programa SC Bem Mais Simples, desenvolvido pelo Governo do Estado. O programa tem como objetivo facilitar a abertura de empresas, bem como a concessão de licenças, alvarás e demais processos administrativos.

A abertura foi realizada pelo prefeito Julio Ronconi, que ressaltou a necessidade de desburocratizar o processo de abertura de novas empresas, o que possibilita a geração de emprego e renda. “Temos que simplificar procedimentos, melhorar a qualidade dos serviços, tornando mais fácil a vida dos que querem empreender e dos que já são empreendedores”, ressaltou ele

O programa institui o Enquadramento Empresarial Simplificado (EES) com base na autodeclaração dos empreendedores. Os processos são agilizados para negócios de baixa complexidade, com grau de risco sanitário mínimo, que não causem degradação ambiental e com baixo potencial poluidor. Segundo dados do Governo do Estado, 76% das empresas são de baixo risco sanitário e serão beneficiadas com o programa.

Segundo dados do Banco Mundial, o tempo que se leva para abrir uma empresa no Brasil é de 119 dias, colocando o país em 179º no ranking de burocracia feito entre 183 países. A meta é reduzir o prazo para cinco dias em Santa Catarina.

Fonte: Prefeitura de Rio Negrinho

Facisc promove Semana dos Núcleos Empresariais em todo Estado

Cursos, workshops, palestras, conteúdos relevantes e ações locais voltadas para a classe empresarial estão entre as atividades que serão realizadas em todo estado de 23 a 27 de abril durante a Semana dos Núcleos Empresariais Catarinenses.

Com o objetivo de dinamizar e fortalecer o trabalho realizado pelos Núcleos Empresariais do Sistema Facisc, estendendo o conhecimento e a vivência a toda a comunidade empresarial, a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), com o apoio da União Europeia através do Programa AL Invest 5.0, CAINCO e do SEBRAE-SC realizam a primeira Semana dos Núcleos Empresariais Catarinenses.

A mobilização será uma ação coordenada em diversos municípios pelas Associações Empresariais de Santa Catarina ligadas ao Sistema FACISC, por meio da mobilização de seus Núcleos Empresariais para promover o associativismo como um caminho para reduzir a desigualdade na América Latina a partir do fortalecimento do setor empresarial.

Na prática, a Semana será acontecerá em três diferentes linhas de ação com eventos presenciais divididos em cursos, workshops e palestras​ onde autoridades em temas empresariais compartilharão conhecimento e vivências, falando sobre as suas dificuldades e como conseguiram superar os desafios.

A segunda linha seguida será de conteúdos relevantes para serem compartilhados em materiais abordando: inovação, marketing, empoderamento feminino, produtividade e qualidade, gestão ambiental, recursos humanos, políticas de financiamento, responsabilidade sócio empresarial. A última linha será de ações e eventos realizados nas regiões onde a Semana dos Núcleos Empresariais acontecerá envolvendo toda a comunidade local. “
Trabalhamos diariamente para promover o associativismo e fortalecer o empresariado por meio das entidades e dos Núcleos e esperamos com esta ação coordenada que irá ressaltar dar visibilidade aos resultados que conquistamos diariamente e atrair novos adeptos para o associativismo como um aliado para o desenvolvimento sustentável dos negócios”, destaca o Vice-Presidente para o Programa Empreender da Facisc, Allan Edgard Kreutz.

Os eventos serão abertos a empresários ligados ou não aos Núcleos Empresariais e também para empreendedores que desejam transformar o mundo começando pela sua cidade. Para participar preencha o formulário para nucleados AQUI ou empreendedores não nucleados clique AQUI.

O PROGRAMA Al-Invest 5.0

O Al-Invest 5.0 é a mais importante cooperação internacional financiada pela União Europeia para o setor empresarial da América Latina que é gerenciado pela Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo (Cainco), na Bolívia, e tem por objetivo a redução da pobreza na região e a melhoria na produção de micros, pequenas e médias empresas. A Facisc é a entidade selecionada em Santa Catarina para desenvolver projetos de sustentabilidade econômica.

SUSTENTABILIDADE

A FACISC participa e apoia os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que são uma agenda global que compreende 17 objetivos e 169 metas a serem atingidas até 2030. Abrangentes, integrados e universais, os objetivos incluem temas transversais que exigem amplas parcerias e articulação multissetorial. A Semana dos Núcleos é uma prática da aplicação dos ODS1, 5 , 8 e 17.

SOBRE OS NÚCLEOS EMPRESARIAIS

Os Núcleos fazem parte do Programa Empreender. Uma estratégia que estimula a competitividade empresarial e que há 25 anos cresce e se fortalece para auxiliar no desenvolvimento das empresas catarinenses, o Empreender é o associativismo na prática.

O Programa reúne mais de 7.200 empresas catarinenses por meio de 520 núcleos empresariais de 56 segmentos diferentes da economia que participam em 90 Associações empresariais, onde têm acesso à informação, inovação e conteúdos que favorecem o crescimento e a sustentabilidade empresarial.

​O objetivo deste trabalho é contribuir para a quebra do isolamento da micro e pequena empresa, promover o associativismo e o desenvolvimento do negócio através de inciativas empreendedoras.

SAIBA MAIS: https://www.semanadosnucleos.com.br/

Silvio Dreveck visita a Acirne

Na manhã de segunda-feira, 9, o Deputado Silvio Dreveck, esteve na Associação Empresarial de Rio Negrinho (Acirne) em encontro com a Presidente Eliete Adriani da Cruz. Também participaram o 1º vice-presidente Germano Basso Júnior e o consultor regional Adriano Hüebner. Silvio falou um pouco sobre o cenário político e destacou que a relação com o setor produtivo por meio das entidades é extremamente importante. “Quanto maior a aproximação, mais se constroem ideias e projetos bons para todos”, ressalta. Eliete reforçou o papel da Acirne com a classe empresarial, comunidade, executivo, legislativo, relatou sobre os trabalhos que estão sendo realizados e os 40 anos que serão comemorados em agosto deste ano.

Campanha regional visa cobrar a revitalização da Serra Dona Francisca

A cobrança da revitalização da Rodovia SC 418, que compreende o trecho da Serra Dona Francisca é tema de campanha das Associação Empresariais de Campo Alegre, São Bento do Sul e Rio Negrinho (Aciaca, Acisbs e Acirne), e será lançada no dia 16 de abril, às 17 horas, na Promosul. Entre as ações que compreendem o movimento, está o abaixo-assinado na plataforma Change.org, pressionando 16 autoridades e representantes políticos da região, entre eles, o governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira.

A Rodovia SC 418 não recebe obras de revitalização há 16 anos, apenas pequenos reparos que não reduzem as estatísticas dos acidentes no trecho. De 2015 até janeiro de 2018, 69 pessoas perderam a vida em 1.213 acidentes. É uma importante via para a economia regional, assim como, um dos principais acessos ao Planalto Norte Catarinense. A falta de manutenção da via, a sinalização prejudicada e a iluminação fora de funcionamento contribuem para os altos índices de acidentes. A média de veículos transitando pela via por dia é 8,5 mil e em períodos de alta temporada chega a 13 mil.

Além do lançamento do dia 16, uma grande ação está sendo organizada pelas Associações, para o dia 19 de maio, no posto 4, da Polícia Rodoviária, em Campo Alegre, chamada de blitz educativa. Segundo o Sargento PM Sandro Ludovico Moecke, comandante da unidade, a imprudência também aumenta os riscos de acidentes na rodovia. Neste dia, uma cartilha falando da campanha e dos cuidados no trânsito serão abordados. Uma lista será contemplada no material para apoio do Núcleo de Automecânicas, que estará verificando os itens básicos de segurança. O dia 19, é o dia “D” da campanha Feirão do Imposto em todo Brasil, e os integrantes do Núcleo de Jovens da Acisbs também participam da ação de conscientização. A campanha do Feirão deste ano tem como tema “Pague 2, leve 1”, e luta por menos discursos e mais eficiência no uso do dinheiro público.

De acordo com o presidente da Acisbs, Jonathan Roger Linzmeyer, o que mais se ouve é que não há recursos para investimentos. “Até quando vamos perder vidas e nada será feito? A Serra Dona Francisca tem sido palco de muito acidentes e muitas vidas estão sendo perdidas. A má conservação da Rodovia tem contribuído para o aumento das estatísticas” destacou.  Em 2017 foram 429 colisões, 220 pessoas feridas e seis mortes. Linzmeyer ainda comenta a questão dos impostos, falando que os valores arrecadados, como por exemplo, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), não se revertem em melhorias para a região.  “Não estamos pedindo e sim, exigindo que seja feito o mínimo pelo que pagamos” enfatiza.

Com a campanha, as entidades com o apoio da comunidade regional, cobra o aumento e a manutenção da sinalização da Rodovia, a limpeza constante das marginais e das calhas para a integridade da pista e do sistema de drenagem, o conserto do asfalto em diversos pontos da pista, o retorno da iluminação que hoje não funciona, assim como maior atenção ao Posto 4, da Polícia Rodoviária, que está com baixo efetivo e com falta de materiais importantes para o atendimento dos usuários.

Além de direcionar a cobrança ao Governo do Estado e órgãos competentes, as associações empresariais aproveitam o ano eleitoral, para cobrar e reivindicar a revitalização da Serra Dona Francisca junto aos deputados estaduais e federais. “Não queremos que seja uma promessa de campanha, queremos que de fato seja um compromisso com a região. Não basta ficar realizando ações pontuais, precisamos de proatividade, de comprometimento” frisou a presidente da Acirne, Eliete Adriani da Cruz.

Abaixo-assinado

Para assinar a petição, é necessário acessar a página https://www.change.org, e na busca colocar ‘Serra Dona Francisca’. Também, um QR Code foi criado para facilitar o acesso à página. Até as primeiras 100 assinaturas cada ‘alvo’ recebe um e-mail por adesão. Depois, um a cada 500 e, então, um a cada mil. O objetivo inicial é atingir 20 mil assinaturas.

Obras na Serra

Desde quando foi inaugurada a obra de 2002, com investimento de R$ 7 milhões do Governo do Estado, de lá para cá, nada de expressivo foi feito na Rodovia.  Naquela ocasião foram realizadas as obras de alterações da capacidade de drenagem, a correção de escorregamentos de barrancos, obras de pavimentação, implantação de piso de concreto em cimento nas curvas, nova sinalização com tachinhas refletivas, na vila Dona Francisca foi instalado passeio para ciclistas, investimento na cascata e estacionamento nos mirantes.  A serra recebeu dois tipos de pavimento: o asfáltico tradicional e o pavimento rígido de concreto, colocado nos trechos mais sinuosos da rodovia. Além de 6.500 metros de rede elétrica subterrânea e a instalação de iluminação especial nos 4.200 metros da Serra.

Apoio

A campanha conta ainda com o apoio do Núcleo de Automecânicas da Acisbs, dos Núcleos de Jovens Empreendedores de São Bento e Rio Negrinho, da Astran, do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga do Planalto Norte Catarinense (Sindiplan), e ainda do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores (Cejesc) e da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).

Fonte: Acisbs

Mutirão para limpeza do rio Negrinho acontece dia 14 de abril

No dia 14 de abril, sábado, das 7h30 às 11h30, acontece o mutirão para limpeza do rio Negrinho. Esta edição é organizada pelo Núcleo Comunitário Contra Enchente, Núcleo de Meio Ambiente e Defesa Civil, e conta ainda com o apoio do Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Rio Negrinho, Grupo de Escoteiros de Rio Negrinho, Comitê Rio Canoinhas e Afluentes do Rio Negro, Samae Rio Negrinho, Hera Sul Tratamento de Resíduos Ltda, Polícia Militar Ambiental, Valor Florestal, Cahdam Volta Grande e Associação Empresarial de Rio Negrinho (Acirne). O local de concentração será na captação do Samae (Bairro Alegre). Interessados em participar podem entrar em contato pelo telefone 3644-2131.

Encontro de sensibilização

No dia 19 de abril, às 19h, acontece um encontro de sensibilização com profissionais do setor de tecnologia da informação para possível formação de um Núcleo de T.I. na Acirne. Interessados em participar podem obter informações pelo telefone 3644-2131.

Campeã mundial de oratória em Rio Negrinho

Como vender uma ideia, produto ou serviço em pouquíssimo tempo? A campeã mundial de oratória Lena Souza, estará em Rio Negrinho no dia 12 de abril, às 19h30, na Associação Empresarial, para falar sobre estratégias para capturar a atenção do cliente e criar uma boa impressão, com a palestra Pitch de vendas.

Com o objetivo de despertar o interesse da outra parte, seja cliente ou investidor, o Pitch de vendas é composto de informações essenciais e diferenciadas, sendo que cada palavra é uma estratégia. Lena destaca que nos dias de hoje, ter o poder de síntese é fundamental e abordará também a mágica dos 60 segundos, os truques de linguagem corporal e a importância do poder da concentração. Além de apresentar de forma clara a sua empresa, ideia, produto ou serviço, é necessário envolver e demonstrar para a outra parte seu conhecimento e capacidade de execução, seguindo etapas essenciais.
Lena é campeã mundial de oratória pela JCI internacional, é graduada em empreendedorismo e RH, empreendedora, escritora, cerimonialista, apresentadora de TV e possui formação practitioner em PNL, no qual também é co-autora do livro “Ser Mais com Palestrantes Campeões”. As inscrições para a palestra podem ser realizadas pelo site acirne.org.br ou pelo telefone 3644-2131.

Indústria de SC lidera geração de vagas do setor no Brasil em fevereiro

O mercado de trabalho em Santa Catarina registrou saldo positivo de 16,3 mil vagas em fevereiro. Desse total, a indústria de transformação foi responsável por 12 mil empregos, o que a coloca na condição de liderança em termos estaduais. “Outro aspecto importante nos dados de fevereiro é que Santa Catarina está na primeira posição no ranking de geração de empregos do setor no País. Se a avaliação é feita em relação ao primeiro bimestre, ocupamos a segunda posição”, destaca o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte. “É uma clara demonstração de que a indústria catarinense segue se recuperando e dando uma importante contribuição para o Estado e para o Brasil”, completa. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e foram organizados pelo Observatório da Indústria. Clique aqui e veja os dados completos.

Em Santa Catarina, também registraram desempenho positivo em fevereiro os segmentos de serviços (2 mil vagas), agropecuária (mil) e construção (539). O comércio fechou 2,1 mil postos, segundo o Caged.

No acumulado de 2018, a economia catarinense criou 34 mil postos de trabalho, dos quais 20,2 mil na indústria. Os municípios que mais abriram vagas foram Joinville e Blumenau, ambos com 2,9 mil postos, seguidos por Jaraguá do Sul (1,5 mil). “Se compararmos os resultados do bimestre com igual período ao longo dos últimos oito anos, veremos que apenas em 2014 houve desempenho ligeiramente superior, com criação de 20,7 mil vagas na indústria de transformação”, chama atenção Côrte.

Em fevereiro, dentre os segmentos industriais catarinenses, se sobressai o têxtil e do vestuário, que criou 3,8 mil novos postos de trabalho, além de alimentos e bebidas (1,6 mil vagas). O saldo de 20,2 mil vagas na indústria de transformação estadual é menor apenas que o observado pelo setor em São Paulo (29,1 mil).

Resultado nacional: Em fevereiro, o Brasil apresentou expansão do emprego formal, com um saldo de 61,2 mil postos de trabalho. Estes dados são o resultado do avanço de cinco dos oito setores de atividades considerados no Caged. Os principais destaques foram os segmentos de serviços (65.920), seguido pela indústria de transformação (17.363 postos) e administração pública (9.553).

 

Fonte: Fiesc