COFEM manifesta-se contra título de cidadão catarinense a Lula

O Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM), que representa todos os setores da economia catarinense, lançou nesta sexta-feira (23) nota manifestando-se contra a concessão do título de cidadão catarinense a Luiz Inácio Lula da Silva. As entidades que integram o COFEM defendem que a Assembleia Legislativa de Santa Catarina suspenda o ato de entrega e revogue a concessão.

O COFEM é integrado pela FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), FAESC (Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina); FACISC (Federação das Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina); FAMPESC (Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Estado de Santa Catarina); FCDL/SC (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina); FECOMÉRCIO (Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina) e FETRANCESC (Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de Santa Catarina).

Veja a íntegra da nota:

NOTA OFICIAL
O Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina – COFEM manifesta-se veementemente contra a entrega, pela Assembleia Legislativa do Estado, do título de Cidadão Catarinense, concedido em 2008, ao senhor Luiz Inácio Lula da Silva. Condenado por unanimidade pelo Tribunal Federal da 4ª Região, por corrupção, o mesmo não atende os requisitos da Lei Ordinária 16.721, de 8 de outubro de 2015, que exige “elevado espírito público, virtudes éticas e idoneidade moral”.

O COFEM espera que, em respeito à sociedade catarinense, a Assembleia Legislativa estadual suspenda o ato de entrega do título e revogue a referida concessão.

Florianópolis, 23 de março de 2018.

FIESC
Presidente Glauco José Côrte
FAESC
Presidente José Zeferino Pedrozo
FACISC
Presidente Jonny Zulauf
FAMPESC
Presidente Alcides Andrade
FCDL/SC
Presidente Ivan Roberto Tauffer
FECOMÉRCIO
Presidente Bruno Breithaupt
FETRANCESC
Presidente Ari Rabaiolli.

 

Fonte: Fiesc

Presidente da Facisc visita Prefeitura de Rio Negrinho

Na manhã de quinta-feira, 22, o presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Jonny Zulauf, esteve na Prefeitura de Rio Negrinho, acompanhado da presidente da Acirne, Eliete Adriani da Cruz entre outros representantes da entidade.

Durante o encontro, Jonny ressaltou a importância do planejamento estratégico dos municípios, e elogiou o caminho tomado por Julio Ronconi, que juntamente com a Acirne e demais entidades da cidade vem trabalhando nesta área. “É necessário pensar as cidades para daqui 20 anos, e isso requer planejamento”, frisou o presidente.

Julio falou de medidas que já adotou em sua administração, com parcerias com entidades, visando justamente o planejamento da cidade. “As ações precisam ser pensadas, a curto, médio e longo prazo, e parcerias são de fundamental importância para atingirmos os objetivos”, analisou o prefeito.

 

Fonte: Prefeitura de Rio Negrinho

Histórias de empreendedorismo marcaram o dia internacional da mulher

Com um grande público, a noite de quinta-feira, 8, foi marcada pelo conhecimento de histórias de empreendedoras locais, desde o início na vida empresarial, momentos de superação até o desenvolvimento de seu negócio, contadas pelas empresárias Renilda Tenfen da Móveis Caftor, Ciliane Augustin da Ornato Plantas e Jardins e Eulair Ruckl da Marwi Brinquedos e Presentes. O evento em homenagem ao dia internacional da mulher contou com a organização do Núcleo de Mulheres Empreendedoras da Associação Empresarial de Rio Negrinho – Acirne.

A Presidente da Acirne, Eliete Adriani da Cruz, destacou os trabalhos na entidade que são em grande parte pautados pelos Núcleos, enfatizando o brilhante trabalho de todos. “Todos realizam um excelente trabalho e reforço o crescimento empresarial que é possível por meio da participação nos grupos. Em especial nessa noite, o desenvolvimento empresarial feminino e toda a organização desse excelente evento em homenagem ao dia internacional da mulher”, relata.

A Coordenadora do Núcleo das Mulheres Empreendedoras, Tânia Regina Liebl Kögler, ressaltou o magnífico trabalho das empresárias. “O nosso objetivo é proporcionar também o conhecimento de histórias de empresárias da região, para que possamos conhecer todos os momentos de superação de quem é daqui, e tornar tudo um aprendizado e exemplo”, completa.

Renilda Tenfen, representando o segmento da indústria, nasceu no interior de Rio Negrinho, e conta com 50 anos de experiência profissional, veio de uma família de 10 irmãos e lembrou da infância. “O que eu posso dizer é que brinquei muito e não tínhamos energia elétrica em certo período. Eu gostava muito de estudar e era muito curiosa, vivia pegando os cadernos dos meus irmãos e isso me ajudou muito”, reforça. Ela também destacou sobre o mercado e emocionada, deixou uma mensagem. “Sou de uma empresa familiar, no qual trabalhamos com 30% no mercado interno e 50% dos colaboradores são mulheres. E destaco que por ser uma empresa familiar, trabalhamos com o que é justo, não é porque é filho, irmão ou parente irá ganhar mais. Tudo é conforme a função e desempenho. A minha mensagem é que acredite em você sempre”, enaltece.

Ciliane, do segmento de prestação de serviços, sempre gostou do paisagismo. Com 14 anos de empresa, conta que o começo foi difícil e também marcante. “O meu primeiro jardim foi em uma chácara, mas eu sentia que faltava aquela confiança, não por minha parte, porém continuei, não desisti. Fui para São Paulo, fazer um curso com uma especialista em paisagismo e digamos que a natureza também contou a favor e foi inspiradora, pois com o passar do tempo os trabalhos foram surgindo e as indicações, conforme um bom serviço era realizado. Eu comecei a ver que tinha espaço no mercado e principalmente não desisti frente as dificuldades”, reconhece.

Eulair destaca que teve duas passagens pelo mercado de trabalho. “Iniciei minha carreira profissional no segmento farmacêutico e em 1986, eu e meu esposo decidimos comprar uma loja e com o passar dos anos ocorreram momentos de sucesso e também de crises econômicas, e nessa hora é necessário buscar forças para pensar em como superar, por mais difícil que seja. Quando tudo passa, a sensação é inexplicável”, observa.

Logo após a apresentação dos cases de sucesso, algumas empresárias receberam uma homenagem das integrantes do Núcleo. Na noite ocorreu ainda sorteio de brindes e um café de confraternização. O evento que aconteceu no Rio Negrinho Tênis Clube, contou também com o patrocínio da Cooperativa SCRCRED e 10% do lucro será revertido a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Rio Negrinho.

Encontro marca a oficialização do Conselho da Comunidade

Desde o ano passado, integrantes do Conselho da Comunidade de Rio Negrinho realizam diversas ações no município, mas na quinta-feira, 8, foi oficialmente instituído o órgão em um encontro na Associação Empresarial (Acirne). Os participantes trocaram informações e realizaram a aprovação do estatuto social, assim como a eleição dos membros que integram a Diretoria e Conselho Fiscal.

A Presidente da Acirne, Eliete Adriani da Cruz, agradeceu a presença de todos e reforçou a importância dos trabalhos para o município. “Apesar de estarmos em atividade desde o ano passado, hoje oficialmente inicia o Conselho e quero reforçar a importância das ações que estão sendo realizadas em conjunto com várias entidades, voluntários, e que para nós é um orgulho toda essa mobilização, que nos incentiva a levar o projeto adiante”, relata.

O Juiz de Direito da 2ª Vara da Comarca de Rio Negrinho, Rubens Ribeiro da Silva Neto, destacou as atividades que estão sendo realizadas e a importância do órgão. “O Conselho que é uma associação civil sem fins econômicos, vem para contribuir na efetividade do cumprimento da pena, auxiliando o apenado e seus familiares durante o período, bem como servindo como um referencial ao egresso quando deixa o sistema prisional. Além disso, tem por finalidade promover a participação da sociedade e auxiliar o Poder Judiciário e o Ministério Público na execução e fiscalização”, analisa.

Estiveram presentes representantes da Prefeitura de Rio Negrinho, Secretaria Municipal de Assistência Social, OAB, Câmara de Dirigentes Lojistas e Fórum.

Eleição – Diretoria

Eliete Adriani da Cruz – Presidente

Ione Margareth Uhlig – Vice-Presidente

Ezilda Sal – 1º Secretária

Cargo Vacante – 2º Secretário

Adriano Hüebner – 1º Tesoureiro

Claudia Mara Zeithammer – 2º Tesoureira

Aldo Genésio Liebl – Conselheiro Fiscal – Presidente

Cristiane Aparecida Schroeder – Conselheiro Fiscal – Secretária

Giseli Rückl Anton – Conselheira Fiscal

Eliziane Popowicz Rodrigues Pinto – Conselheira

Carlos Alberto Martins – Conselheiro.

Pesquisa mapeia negócios promissores para 2018

Fornecimento de marmitas, serviços para idosos ou atividades de estética. Os negócios no ramo de alimentação, saúde e serviços pessoais serão as apostas de novos empreendedores para 2018. Estudo elaborado pelo Sebrae, com base no perfil de novas empresas em anos anteriores, no comportamento da economia nacional e no mercado externo, revelou que os empreendimentos que promovem saúde, inovam na oferta de alimentos e oferecem serviços ligados à beleza pessoal estão entre as atividades mais prósperas para este ano.

“Os recentes resultados de geração de emprego comprovam que economia dá sinais de recuperação. Com isso, aumenta também o poder de compra dos brasileiros, que voltam a consumir alimentação fora de casa, retomam o ritmo de cuidados pessoais e conseguem investir na saúde. Os novos negócios são reflexo direto desse cenário”, analisa o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

Para mapear os negócios promissores de 2018, o Sebrae analisou os segmentos com maior taxa de expansão nos últimos anos, pois sinalizam a existência de uma maior demanda do mercado consumidor. Entre 2013 e 2017, o serviço ambulante de alimentação e o fornecimento de alimentos preparados para consumo das famílias cresceram 24% ao ano, por exemplo.

Outro setor que deve atrair novas empresas em 2018 é a construção, com destaque para atividades de pequenas reformas, instalação e manutenção elétrica e serviços de pintura. Nos últimos cinco anos, o registro de novas empresas que oferecem serviço de obras de alvenaria aumentou 36% ao ano.

Confira a lista das atividades mais promissoras para 2018: 

– Alimentos e bebidas: lanchonetes, casas de chá, de sucos, comércio de alimentos, fornecimento de alimentos preparados, bares, restaurantes, comércio de bebidas e fabricação de produtos de padaria e confeitaria;

– Vestuário e calçados: confecção de roupas, confecção sob medida, comércio de vestuário e calçados;

– Construção: Pequenas reformas, instalação e manutenção elétrica, serralheria, comércio de material de construção e serviços de pintura;

– Saúde: Venda de planos de previdência complementar e de saúde, atividades de condicionamento físico, serviço de diagnóstico por imagem, atividades de fisioterapia, atividade médica ambulatorial, ensino de esportes, instituições para idosos e serviços veterinários;

– Educação: serviços de educação infantil, treinamento profissional/gerencial, transporte escolar, ensino de esportes;

– Serviços pessoais: cabeleireiros, manicure e pedicure, atividades de estética e beleza, comércio de cosméticos;

– Serviços especializados: Transporte de carga, serviço de taxi, lavagem/lubrificação/polimento de veículos, lanternagem e pintura de veículos, serviço de entrega rápida, produção de fotografia e serviços de contabilidade;

– Vendas: marketing direto, promoção de vendas, representação comercial, fabricação de letreiros;

– Comunicação/Computação: serviço de comunicação/multimídia, desenvolvimento de softwares, portais/provedores de conteúdo e outros serviços de internet.

– Informática: comércio de equipamentos de informática

– Entretenimento: casas de festas e eventos, organização de feiras, congressos, exposições e festas

– Lojas de conveniência

Fonte: Sebrae

Fundação Empreender comemora 25 anos

A Fundação Empreender, braço técnico da Facisc, comemorou na noite desta quinta-feira, 1/3, 25 anos em evento com lideranças empresariais e palestras de renome em Joinville na sede da Associação Empresarial de Joinville. O presidente da Fundação Empreender, Ângelo da Silva, falou sobre a importância da história da Fundação e dos programas que ela oferece ao empresários. “Podemos alçar grandes voos temos que ter grandes planos”, destacou.

Alaor Tissot, presidente do Conselho Superior da Facisc, falou sobre o quanto o associativismo pode alavancar os negócios. “Tudo o que sei devo 99% ao associativismo”. Ele rendeu homenagem ao patrono da Fundação Empreender, senador José Carneiro de Loyola, pela sua sensibilidade ao entender o que os alemães queriam em Santa Catarina, e desta vontade nasceu a Fundação Empreender.

O senador José Carneiro de Loyola encerrou o evento destacando o quanto a Fundação Empreender contribuiu para o sucesso dos núcleos setoriais que atualmente estão em todo o mundo.

Homenagens

A Fundação Empreender homenageou empresários que contribuíram ao longo desses 25 anos para o desenvolvimento da entidade. Foram reconhecidos: José Carlos Venâncio – presidente da Associação Empresarial de Maringá, Ernesto João Reck, ex-presidente da Facisc, Evandro Müller de Castro, convidado especial do Programa de Gestão e Vivência Empresarial (PGVE) e diretor financeiro da Facisc, e Adriano Zimmermann, coordenador do PGVE e membro titular do Conselho Fiscal da Facisc. “A Associação Empresarial de Maringá está orgulhosa de receber esta honraria. Estamos à disposição para continuar esta parceria que tempos há tanto tempo”, destacou o presidente da Acim. O ex-presidente da Facisc, Ernesto Reck, destacou o papel da Fundação Empreender.  “Os empresários associativistas do Sistema Facisc estão de parabéns por terem acreditado no que a Fundação Empreender trouxe para Santa Catarina há 25 anos e que faz toda a diferença nos negócios. Tenho que render a minha gratidão a esta honraria. Se juntos podemos mais, este é o exemplo de como fazer a diferença”.

Palestras

O evento contou com duas grandes palestras voltadas para a inovação. A primeira palestra foi do consultor e sócio da Falconi Consultores de Resultados, Luiz Roberto Prates, que foi responsável pela transformação digital da empresa. O presidente da Embraer, Paulo Cezar de Souza e Silva, fechou o evento com a trajetória da empresa, resultados e planos para o futuro.

 

Fonte: Facisc

Rio Negrinho ganha seu primeiro parque ambiental

No final de semana de sol e calor, um grande número de pessoas esteve no Parque Paul Harris, em Rio Negrinho, para passear pelas trilhas e conhecer o espaço, inaugurado no sábado. Localizado bem no Centro da cidade, a área está às margens do rio e é uma excelente opção para manter o contato com a natureza, ao se explorar as trilhas, trapiches e passarelas.

O parque foi totalmente revitalizado em sua área próximo à linha férrea, onde antigamente era a quadra de esportes da Sociedade Radar Esporte Clube. Ao todo, foram construídos no local 251 metros quadrados de passarelas elevadas em madeiras dentro das trilhas, uma casa de 85 metros quadrados a qual será sede para a educação ambiental e deverá ser utilizada pelos escoteiros, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros em palestras. O projeto contempla, ainda, a instalação de quatro pontes e três trapiches de madeira e a recuperação da quadra do Radar. Representando o Rotary Club Rio Negrinho, o engenheiro Rubens Muhlbauer relatou todo o trabalho desenvolvido pela entidade para que o parque se tornasse realidade. “O trabalho iniciou ainda em 2004”, recordou ele, citando o empenho dos prefeitos que passaram pela Prefeitura ao longo dos anos.

Todo o trabalho conta com o licenciamento ambiental emitido pela Fatma (Fundação de Meio Ambiente de Santa Catarina). O deputado estadual Silvio Dreveck foi o autor da emenda parlamentar para a liberação da verba junto ao Governo do Estado, via Fundosocial, através da solicitação do Rotary Club Rio Negrinho, que teve papel preponderante para que o parque pudesse se tornar realidade, articulando inclusive junto à Prefeitura a compra do terreno, ainda em 2004, para abrigar o parque, assim como a retificação da área, os projetos para melhoria e recursos. O nome do parque é em homenagem ao fundador do Rotary Club Internacional Paul Harris.

As melhorias no parque foram realizadas por meio de convênio com o Governo do Estado, através do deputado estadual Silvio Dreveck, na ordem de R$ 241,1 mil, sendo R$ 149,9 mil do Estado, e contrapartida de R$ 91,1 mil por parte da Prefeitura de Rio Negrinho. “Esta é a realização de um antigo sonho, que vinha sendo trabalhado há vários anos e que finalmente tornou-se realidade”, ressaltou o prefeito Julio Ronconi durante a inauguração do espaço.

Autor da emenda parlamentar que destinou recursos para a obra, o deputado Silvio Dreveck falou da importância do parque. “Ela vai permitir para o lazer, para a atividade cultural, e tivemos uma participação direta nessa obra. Conseguimos recursos junto ao governo do estado e concluída pelo prefeito Julio. Quero parabenizar também ao Rotary por essa obra maravilhosa que dá oportunidade e qualidade de ida para a comunidade de Rio Negrinho”, frisou o deputado.

O ato contou ainda com a presença do secretário de desenvolvimento Regional Abel Schroeder, de representantes do Rotary Club Rio Negrinho e Cimo, e de Rotarys da região, além de demais autoridades.

Plantio de árvore

Durante o ato inaugural, ocorreu ainda o plantio de uma muda de árvore. Ao todo, a Prefeitura de comprometeu a plantar no local 500 mudas, que integram o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público para cumprimento da recuperação da área degradada com as obras.

Fonte: Prefeitura de Rio Negrinho

Confiança do industrial de SC é a maior desde junho de 2010

O Índice de Confiança do Empresário Industrial de Santa Catarina (ICEI) registrou 62,5 pontos em fevereiro. O resultado é 1,4 ponto acima do observado em janeiro, é o maior valor do indicador desde junho de 2010 e está acima do índice nacional no período (58,8 pontos), mostra pesquisa da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). Os indicadores da pesquisa variam de zero a cem pontos. Quando estão acima de 50 pontos mostram que os empresários estão confiantes.

“O fato de o empresário industrial de Santa Catarina estar mais otimista reflete o desempenho da indústria catarinense, que tem crescido acima da média nacional. Embora a comparação seja com uma base baixa, a retomada da economia no Estado foi importante em 2017 e a confiança registrada pela pesquisa indica que o desempenho em 2018 deve seguir favorável, especialmente porque a inflação está sob controle e os juros estão em queda”, avalia o presidente da FIESC, Glauco José Côrte. “O adiamento temporário da reforma da previdência não afetou as expectativas de curto prazo porque, de certa forma, o mercado já contava com isso. Mas para sustentar o crescimento no longo prazo, a agenda de reformas precisa ser mantida”, acrescenta.

O ICEI é calculado com base na avaliação das condições atuais e das expectativas dos empresários em termos de economia nacional, catarinense e empresa. A avaliação é segmentada para a indústria geral, indústria de transformação e construção civil. A confiança do empresário da indústria de transformação foi de 63,1 pontos em fevereiro. O valor foi puxado tanto pelo indicador de expectativas quanto pelo de condições atuais, com destaque para as empresas de médio porte, cujas avaliações avançaram tanto para Santa Catarina quanto para a indústria e para o Brasil como um todo.

O ICEI dos empresários da construção avançou 2,6 pontos em fevereiro, atingindo 58,7 pontos. Esse desempenho é puxado, sobretudo, pelo indicador de expectativas, que avançou especialmente nas pequenas e médias empresas. Já no indicador de condições, apesar de as empresas de médio porte ainda estarem na faixa abaixo de 50 pontos, as avaliações sobre a economia catarinense e nacional melhoraram em relação a janeiro.

Índice nacional: O empresário brasileiro continua confiante em relação à economia e à própria empresa. É o que mostra o índice de confiança divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O indicador permaneceu estável em fevereiro na comparação com o mês anterior, registrando leve variação de 59 pontos para 58,8 pontos. Os números revelam que a confiança do empresário é a segunda maior desde abril de 2011, ficando atrás apenas do índice verificado em janeiro.

Fonte: Fiesc

Expogestão 2018 tem quatro palestrantes internacionais na programação

Consolidada como um dos mais importantes encontros corporativos do Brasil, a Expogestão terá sua edição anual na Expoville, em Joinville, de 8 a 10 de maio. A grade reúne, entre os palestrantes, quatro internacionais: o embaixador Carlos Magariños, fundador da Foresight 2020 e da Global Business Development Network, Peter Walker, sócio cofundador da R&G Global Consultants, Vince Molinaro, diretor Global de Soluções Estratégicas na Lee Hecht Harrison, e Robert Pearlstein, vice-presidente do Stanford Research Institute – SRI Internacional.

Com a palestra “Soluções e oportunidades, presentes do futuro”, Carlos Magarinos vai falar sobre mudança, futuro e soluções na abertura do evento, dia 8 de maio. Estes três conceitos, segundo ele, balizam a determinação de aproveitar a transformação para alcançar objetivos, incluindo o de vencer ao mesmo tempo desafios dos séculos 19, 20 e 21.

Peter Walker desvendará o Processo de Aceleração de Mudança e defenderá a importância do desejo individual de transformar e da maneira como se olha para as empresas na palestra “Das mudanças individuais à geração de resultados”.

Desenhar e estabelecer um novo contrato de liderança é o tema da palestra de Vince Molinaro, que atua há mais de duas décadas como conselheiro de executivos que buscam aumentar o comprometimento dos líderes em suas organizações.

Já Robert Pearlstein apresentará na Expogestão a palestra “Pesquisa, desenvolvimento e a força transformadora das inovações”, abordando astecnologias que estarão em breve no cotidiano das pessoas e trará a reflexão e o aprendizado de pesquisa, desenvolvimento e inovação da SRI baseados na prática de negócios bem sucedidos, nos Estados Unidos e no mundo.

Os participantes da 16ª Expogestão terão acesso a uma programação multidisciplinar, com experiências e ensinamentos para aprimorar suas habilidades, se atualizar com boas práticas, para que possam se fortalecer e se adaptar para prosperar nestes tempos de mudanças constantes. A compra de passaportes para o Congresso pode ser feita pelo site www.expogestao.com.br ou pelo telefone 0800 644 0355. A Expogestão garante o benefício da transferência de titularidade na credencial, permitindo que empresas e participantes compartilhem um mesmo passaporte de acesso, ampliando o número de profissionais que acompanham o encontro.

Serviço

O quê: Expogestão 2018

Quando: 8 a 10 de maio

Onde: Complexo Expoville, na rua 15 de Novembro, 4315, bairro Glória, em Joinville (SC).

3º Encontro da Mulher Empreendedora

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Núcleo de Mulheres Empreendedoras realiza um encontro visando principalmente apresentar histórias de sucesso de empresárias da região. O evento acontece no dia 08 de março, no Rio Negrinho Tênis Clube, às 19h.

No dia também haverá sorteio de brindes e um café de confraternização. O valor do ingresso é de R$ 40,00 e 10% do lucro será revertido a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Rio Negrinho. Inscrições pelo site www.acirne.org.br ou pelo telefone 3644.2131.