Empreendedores participam de evento da Semana do Mei

Empreendedores participaram do café da manhã na terça-feira, 23, na Acirne, integrando a Semana do Mei Sebrae, com diversos assuntos abordados como emissão de nota fiscal, criatividade e inovação e Programa Juro Zero.

A realização do evento gratuito contou com o Escritório do Empreendedor, Prefeitura de Rio Negrinho, Sebrae, Banco do Planalto Norte e Acirne.

Dia de limpeza do Rio Negrinho

Diversos voluntários realizaram a limpeza do Rio Negrinho no último final de semana.

Foram recolhidos mais de 900 quilos, entre diversos materiais como garrafas pet, pneus, lâmpadas, computadores, peças de roupas, peças de veículos, sofá, isopor entre outros.

A organização foi do Núcleo de Prevenção e Combate às Cheias e Núcleo de Meio Ambiente. Patrícia e Monica reforçam a conscientização.

Com apoio:
Gota Ambiental
Condema
Comitê Rio Canoinhas e Afluentes do Rio Negro
CDL
Rotary Cimo
Rotary Rio Negrinho
Escoteiros
Transgri
Samae Rio Negrinho
Defesa Civil
Lions Clube Rio Negrinho
Leo Clube Rio Negrinho
Hera Sul
Bombeiros
Polícia Ambiental
Sociedade Musical
Prefeitura de Rio Negrinho
Valor Florestal
Solida Brasil Madeiras
CVG/Cahdam
Freezen Máquinas e Equipamentos.

Upiara Boschi estará em São Bento do Sul

No dia 29 de maio, a Acisbs recebe o jornalista político e consultor do programa Voz Única da FACISC, Upiara Boschi, para um bate-papo sobre os cenários da política catarinense. Para participar do encontro, que é gratuito, basta se inscrever no link disponível no site e redes sociais da Associação ou entrar em contato pelo e-mail [email protected]

O jornalista Upiara acompanha a política catarinense desde agosto de 2006, quando começou como repórter no AN Capital – antigo suplemento do jornal A Notícia em Florianópolis. Desde então, construiu uma carreira dedicada a compreender, analisar e noticiar fatos e bastidores das questões do poder em Santa Catarina. Já são mais de 15 anos ligados à análise política, Upiara esteve em coberturas marcantes como o impeachment de Dilma Roussef e as posses de Michel Temer e Jair Bolsonaro em Brasília.

Link para inscrição: https://forms.gle/KWgq4iC89Ccw6TK76

Silvio Dreveck reforça programas voltados ao setor empresarial

Em visita a ACIRNE, Silvio Dreveck, Secretario de Estado da Indústria, Comércio e Serviço, reforça a divulgação do Programas: Prodec, Pró-Emprego e Investe SC, para o desenvolvimento empresarial e a melhoria da competitividade das empresas catarinenses.

Contudo pede apoio da ACIRNE para repassar as informações aos associados para utilização deste benefícios.

Entenda um pouco mais.

O Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense (PRODEC), tem como finalidade conceder incentivo à implantação ou expansão de empreendimentos industriais, que visam produzir e gerar emprego e renda no Estado de Santa Catarina.

Trata-se de incentivo a postergação, equivalente a um percentual pré-determinado sobre o valor do ICMS a ser gerado pelo novo projeto.

Como funciona?

A empresa poderá utilizar mensalmente, do percentual atribuído pelo Conselho Deliberativo do PRODEC sobre o valor equivalente ao ICMS (limitado a 75%) gerado ou de seu incremento no caso de expansão ou ampliação de empresa instalada e em operação no Estado de Santa Catarina, até atingir o montante do incentivo.

Programa Pró-Emprego?

O Programa Pró-Emprego foi instituído pela Lei nº 13.992, de 15 de fevereiro de 2007, e regulamentado pelo Decreto nº 105, de 14 de março de 2007. Tem como objetivo a geração de emprego e renda no território catarinense por meio de tratamento tributário diferenciado do ICMS, destinando-se a incentivar empreendimentos considerados de relevante interesse sócio-econômico situados neste Estado ou que nele venham a instalar-se.

Para efeitos do Programa Pró-Emprego, consideram-se empreendimentos de relevante interesse sócio-econômico aqueles representados por projetos de implantação, expansão, reativação, modernização tecnológica, considerados prioritários ao desenvolvimento econômico, social e tecnológico do estado de Santa Catarina e que resultem em geração ou manutenção de empregos, bem como os que consolidem, incrementem ou facilitem exportações e importações.

Investe SC

Investe SC é a agência oficial dedicada à promoção do desenvolvimento socioeconômico em Santa Catarina, por meio de atração de investimentos e do incentivo aos novos negócios.

Trata-se de uma parceria entre o Governo do Estado e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC, que colocam suas estruturas e equipes multidisciplinares a serviço de investidores locais, nacionais e internacionais.

Dreveck ainda falou sobre a JUCESC e sobre INMETRO que estão sob a pasta, estando disponíveis para o auxilio empresarial.

O Presidente da Acirne, Luiz Cáudio, destaca a importância na utilização dos programas disponíveis e já na sequência estará alinhando a divulgação com a comunidade empresarial filiada a Acirne.

Feira de Móveis em Rio Negrinho acontece de 14 a 30 de abril

Ela é conhecida por apresentar as últimas tendências e novidades do setor moveleiro, reunindo fabricantes, lojistas, arquitetos, designers de interiores e consumidores interessados em mobiliário.

O evento ocorre em um formato totalmente inovador, diretamente nas 14 lojas participantes, onde os lojistas tem seu Showroom completo, e ainda mais com um atendimento exclusivo e direcionado ao produto que esteja procurando para decorar seu lar.

No ano passado, a Feira atraiu compradores de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, além de outros estados. Conforme os organizadores, o faturamento de todas as lojas participantes em 2022 foi de cerca de R$ 5 milhões.

O Presidente da Acirne, Luiz Cláudio Zilli Bacic, destacou a importância da Feira. “A Feira no nosso corredor dos móveis veio para ficar. Uma ideia fantástica que uniu os lojistas da BR 280, que cruza Rio Negrinho para fazer uma Feira diferente, onde o estande é a própria loja. Ela muito importante para incentivar o turismo de compras, já que Rio Negrinho possui o maior corredor de móveis de Santa Catarina, e vai contribuir ainda para fomentar o turismo de modo geral em Rio Negrinho, já que ela acontece em épocas que possuem outros eventos importantes na região”, ressalta.

Lucas Stoeberl Fagundes, que integra a comissão organizadora do evento, cita a diferença que a Feira fez em diversos setores. “A Feira é um grande evento, pois movimenta os lojistas, o consumidor, proporcionando uma força maior ao nosso corredor de móveis e esse grande evento promove força ao turismo de Rio Negrinho. Houve uma enorme participação no evento de 2022. Com certeza essa edição de abril será um sucesso, todos estão preparados para oferecer os melhores produtos e serviços do setor”, destaca.

O lançamento da Feira aconteceu na Acirne, no qual a palestrante Luiza da Silva também falou sobre Gestão de Turismo 360º: o empreendedor, o negócio, o turista e o destino.

A organização da Feira é da Acirne e Núcleo de Turismo, e conta com os apoiadores: Prefeitura de Rio Negrinho, Degas Pizzaria e Restaurante, Casa do MDF, Lideratti Móveis, Transportes Edilson, Riogran Espumas, Orion Comércio de Caixas de Papelão.

Confira as lojas participantes:

• Miller Interiores
• Morada Móveis
• Pellens Colchões Rio Negrinho
• Estofados 3 Irmãos
• Móveis Irimar
• La Belle Móveis e Decorações
• Itta Design Loja de Móveis
• Chaplin Móveis e Decorações
• Tulipa Baby
• Aya Wood Art
• Hifer Móveis
• D’Rossi Móveis
• O Distribuidor Indústria e Comércio de Móveis
• Pátio Gourmet.

Situação das rodovias é destaque em reunião de representantes empresariais do Planalto Norte

A questão das rodovias catarinenses foi a pauta predominante no encontro dos empresários representantes das Associações empresariais da Facisc no Planalto Norte nesta terça-feira (29/3).

Sob o comando do vice-presidente regional Antônio Carlos Tiburske e da consultora regional Aline Cristine Ghisi, os representantes tomaram conhecimento das informações apresentadas pela Confederação Nacional do Trânsito, na Alesc, mostrando a precariedade da malha viária local, mesmo quando comparada à média brasileira.

Também foram atualizados sobre as ações realizadas pela Federação, tanto no âmbito estadual quanto nacional, em busca da duplicação da BR 280.

A ex-presidente da ACI de Mafra, Valquíria Rubro, também falou sobre a reunião que eles tiveram com o DNIT em Mafra, reforçando as informações apresentadas no relatório da Federação.

Principal reivindicação da regional, o projeto para obras no traçado Mafra e Rio Negrinho, também foi discutido no encontro. Os empresários decidiram encaminhar um ofício ao DNIT questionando o valor do projeto, para que, na sequência, possam ir tanto ao Congresso quanto ao executivo reivindicar recursos, especialmente emendas parlamentares, para então viabilizar, a elaboração do projeto. “Faremos as agendas do Planalto Norte, em Florianópolis, ou onde for necessário, para tentar captar esse recurso”, destacou o vice-presidente regional.

Com relação à segurança, a Associação Empresarial de Itaiópolis, relatou aos demais o aumento da questão de atos de vandalismo de violência no município.

Na questão da saúde,  Reinaldo de Lima, que é ex-presidente da Associação Empresarial de Canoinhas e é o atual presidente do hospital de Rio Negrinho mencionou que terá agendas no próximo mês em Florianópolis para tratar do assunto da reforma, e a expectativa é que as obras iniciem ainda este ano.

Inicia a segunda edição da capacitação Lidera Rio Negrinho

A capacitação Lidera Rio Negrinho está em sua segunda edição e segue até junho. Organizada pelo Núcleo de Recursos Humanos da Acirne, nela é possível conhecer e entender o perfil de liderança, com um conteúdo rico em detalhes como dominância cerebral, administração de conflitos, feedbacks entre outros.

A Coordenadora do Núcleo de Recursos Humanos, Solange Grimm, destaca sobre as habilidades que são desenvolvidas na capacitação. “Este treinamento traz para os participantes conhecer e entender o seu perfil de liderança, mapeando todas as suas habilidades e oportunidades de desenvolvimento. Liderar não é impor, e sim despertar nos outros a vontade de fazer”, enfatiza.

O instrutor Cleomir Vaz enaltece a aplicação prática. “O primeiro módulo tratou sobre os princípios da liderança, onde os participantes puderam compreender quais as soft e hard skills são necessárias para liderar em alta performance. Também foi iniciado o segundo módulo que ensina como aplicar feedbacks de maneira eficaz e eficiente. Todos os assuntos possuem ferramentas que possibilitam aplicação prática em todas as empresas, indiferente do porte e segmento de atuação. Os participantes estão altamente comprometidos, o que eleva o nível da turma e propicia maior aprendizado”, destaca.

Jack Simonéia abordou sobre o poder da presença

O poder da presença foi o tema da palestra realizada na noite de quarta-feira, 22, com Jack Simonéia, no evento organizado pelo Núcleo de Mulheres Empreendedoras da Acirne.

Jack abordou sobre os benefícios de fortalecer a marca, mostrando como utilizar a imagem a favor do negócio. “Uma mulher sozinha tem poder, mas mulheres juntas tem impacto. A reputação vai além de uma boa roupa ou de colocação profissional, tem a ver com a nossa identidade, sabendo quem você é, o que deseja transmitir para as pessoas e como enfrentamos os medos”, explica.

A Coordenadora do Núcleo, Luiza Mariani, destacou a importância do autoconhecimento. “A Jack é uma mulher empreendedora, se dedica a causa associativista e se enquadra na questão de desenvolvimento pessoal e profissional, ponto muito importante das nucleadas. Foi um evento muito agradável, reunimos muitas mulheres, que também têm interesse em se desenvolver e buscar o autoconhecimento, tão importante na vida de todas”, ressalta.

Fundadora e CEO do Grupo Simonéia, salão de beleza com marca consolidada há mais de 30 anos, Jack possui ampla experiência e conhecimento acumulado nas áreas do visagismo e autoconhecimento, e tem transformado e impactado a vida de milhares de mulheres, resgatando a autoestima e potencializando o que elas têm de melhor.

Convenção das Soluções traz novas estratégias comerciais e inteligência de mercado para associações

Em uma nova fase de mercado, a Convenção das Soluções Empresariais da Facisc iniciou nesta quarta-feira (15/3), em Florianópolis, reunindo mais de 200 profissionais de 86 associações empresariais catarinenses.

 

O evento foi desenhado tendo como pano de fundo o filme Missão Impossível, fazendo uma provocação aos participantes de que é uma missão possível ganhar o mercado com as 44 Soluções Empresariais da Facisc.

 

Maratonista experiente, o presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, recebeu os participantes ressaltando que para vencer um desafio é fundamental ter disciplina, dedicação, coragem e aprender a lidar com as frustrações. “Uma corrida é diferente da outra e é muito bom olhar para trás e ver os desafios conquistados. Nosso desafio é desenvolver produtos para vocês, pois a Facisc sendo forte conseguimos fortalecer os associados. O associativismo tem essa maravilha de fazermos essa cooperação para crescermos juntos”, ressaltou o presidente.

 

O diretor de soluções empresariais, Ciro Cerutti, também deu as boas vindas aos participantes e ressaltou que o grande segredo do crescimento está no relacionamento. “Temos buscado evoluir em diversas soluções e levá-las para a ponta. Temos muita satisfação em tê-los neste grande evento, aproveitem pois tenho certeza que ao final vocês colherão bons frutos”, declarou.

 

A programação da 16a edição da Convenção das Soluções Empresariais foi direto ao assunto com dicas de vendas e negociações, que foram apresentadas pelo palestrante Alexandre Weimer.”Os disciplinados serão talentosos e vender é uma arte de disciplina. O vendedor que não acredita no que está vendendo não dará certo pois vender é contar histórias”, provocou Alexandre.

 

Parceira da Facisc há sete anos, a Boa Vista veio na sequência.  Alexandre Kanback e Lola Oliveira trouxeram novas soluções e estratégias para ajudar no crescimento das entidades. Foi apresentado em primeira mão o novo modelo de Score, o P5, que virá nos relatórios para uma decisão de crédito mais apurada.  “Crédito é confiança e recuperação é a palavra do ano.

Ajudem seus clientes a venderem mais e os estimulem a tratar bem a base de dados, pois para criar relacionamento é preciso conhecer”, ressaltou Lola.

 

Soluções que pensam na saúde e no futuro também foram apresentadas no evento. A previdência complementar, solução apresentada pela parceira Previsc, reforçou a importância do planejamento financeiro de longo prazo e as energias renováveis foram abordadas pelo head de comercialização varejistas da Engie, Fábio Augustinho. Também foi apresentada a cooperativa odontológica Uniodonto que expôs as estratégias de vendas e benefícios da solução.

 

momento lounge foi um dos destaques do evento. Realizado no intervalo do evento, o espaço permitiu a troca de experiências, negócios e relacionamento comercial entre parceiros e participantes.

 

Outro destaque do evento foi a apresentação de Pablo Maidana, founder da Just Drink convidado especial do evento que relatou a sua experiência de empreendedorismo.

 

O ponto alto do evento foi reservado para o final do evento. O gerente de Soluções Empresariais, Wagner Bitencourt, e o publicitário Fábio Takasugi apresentaram o novo super lançamento da Facisc, o cartão bee. “O bee vem para somar, oferecer praticidade, liberdade e diversos outros benefícios flexíveis”, destacou a dupla.

Núcleo de Segurança aborda sobre Programa de Auxílio Mútuo

Sua empresa está preparada para uma situação de emergência? Esse foi o tema do encontro de hoje, 15, promovido pelo Núcleo de Segurança e Saúde no Trabalho da Acirne.

O objetivo do PAM é promover uma cultura de segurança do trabalho dentro da empresa, para ajudar a prevenir. Ele acontece por meio da união de várias empresas, com auxílio dos Bombeiros e englobará por áreas da cidade.

As empresas trabalharão em conjunto para fortalecer o sistema preventivo. Quem faz parte do PAM são brigadistas credenciados, com treinamentos de acordo com a legislação e preparados para situações de emergência, o que destaca sobre o tempo de resposta em um atendimento, que é muito rápido.

Marcelo Fragoso Pereira que foi o palestrante, é integrante do Núcleo e também já atua com o programa em Volta Grande, enfatiza a importância. “O PAM estará auxiliando os Bombeiros em uma situação de emergência, e as empresas irão trabalhar em conjunto para fortalecer ainda mais ações preventivas”.

O Núcleo convida as empresas a participarem do PAM. Entre em contato para saber mais no WhatsApp: 47 3644-2131.