Semana dos Núcleos contou com a participação de 1.470 pessoas

A Semana dos Núcleos da ACIRNE, que aconteceu de 07 a 12 de agosto, contou com a participação de 1.470 pessoas, superando o público do ano passado. Foram mais de 65 horas envolvendo palestras, eventos e encontros que proporcionaram a troca de ideias, conhecimento, o desenvolvimento empresarial, a criação de um ambiente de negócios e reforçaram também o compromisso social com a comunidade.

A Presidente da ACIRNE, Eliete Adriani da Cruz, enalteceu todo o trabalho realizado. “A Semana dos Núcleos superou nossas expectativas, tanto em presença de público, como em avaliações positivas. Isso nos motiva a seguir com os trabalhos de fortalecimento da classe empresarial, assim como, interação com a comunidade. Registramos agradecimentos e enaltecemos o trabalho dos núcleos, que abrilhantaram o evento como um todo, e nossa gratidão pela participação de todos os empresários, comunidade e alunos, que ajudaram ainda mais no fortalecimento do associativismo”, destaca. A Semana dos Núcleos contou também com o apoio de empresas, instituições de ensino e do Empreender.

Confira os Núcleos da ACIRNE:

– Núcleo de Jovens Empreendedores

– Núcleo de Mulheres Empreendedoras

– Núcleo de Turismo

– Núcleo de Meio Ambiente

– Núcleo de Gestores de Recursos Humanos

– Núcleo de Segurança do Trabalho

– Núcleo Comunitário Contra Enchente

– Núcleo de Profissionais de Compras

– Núcleo de Automecânicos.

Estudantes participaram da Semana dos Núcleos da ACIRNE

Além de fortalecer o associativismo, criar um ambiente de negócios, ampliar o conhecimento e promover o desenvolvimento empresarial, a Semana dos Núcleos da Associação Empresarial de Rio Negrinho (ACIRNE) também trabalhou intensamente com os jovens.

A presidente da ACIRNE, Eliete Adriani da Cruz, enfatiza a importância das ações com esse público. “Eles são o nosso presente e futuro, e temos a preocupação de direcionar atividades para esse público. Precisamos mostrar as oportunidades, pois eles serão empresários, empreendedores e profissionais que irão fomentar o desenvolvimento do município. Sempre queremos buscar essa aproximação”, relata.

Na quarta-feira, 09, o núcleo comunitário contra enchente organizou um bate papo com estudantes para abordar sobre atitudes sustentáveis e iniciativas, impactando diretamente no município e no mundo. Na quinta-feira, 10, ocorreu a formatura na Escola de Educação Básica Luiz Bernardo Olsen, no Distrito de Volta Grande. A capacitação “Crescendo e Empreendendo” contou com a participação de 22 alunos do segundo e terceiro ano do ensino médio, com organização do núcleo de mulheres empreendedoras e apoio do Sebrae. A instrutora e professora do Senac, Roseli Doerlitz, comenta sobre a participação e criatividade dos envolvidos. “Encontrei jovens muito participativos, que realizaram as tarefas com muito empenho e dedicação. Diversas características empreendedoras foram destacadas”, observa.

Já na sexta-feira, 11, a 2ª edição do Workshop das Profissões, organizado pelo Núcleo de Gestores de Recursos Humanos, contou com a presença de instituições de ensino e palestrantes. A proposta foi proporcionar um encontro durante um dia inteiro, visando conscientizar os futuros profissionais sobre as rápidas mudanças no mercado de trabalho, a questão comportamental, vivência entre várias gerações e apresentar inúmeras oportunidades de atuação profissional.

A coordenadora do núcleo, Regiane de Almeida, enfatizou a oportunidade. “O objetivo do núcleo foi proporcionar nesse dia diversas palestras com profissionais experientes, que contam sobre sua vivência e os desafios no mercado de trabalho, e além disso, com os expositores é possível obter muitas informações, envolvendo área de atuação, grade curricular para que o próximo passo nos estudos, vocês tenham o maior número de dados. Queremos agradecer imensamente as escolas, professores, diretores, instituições de ensino e empresas apoiadoras”, ressalta.

O workshop das profissões contou com a participação de 450 alunos, englobando 10 escolas de Rio Negrinho e São Bento do Sul. O evento obteve o apoio das empresas Transtusa, Germânia Supermercados, Cahdam Volta Grande e Ceraflame.

Ao todo, durante a Semana dos Núcleos da ACIRNE, foram trabalhados com 600 estudantes temas relacionados ao meio ambiente, sustentabilidade, empreendedorismo e mercado de trabalho.

SCPC tem mais de 60 anos de história como fornecedor de informações de crédito

Com uma base de dados com mais de 350 milhões de informações comerciais de empresas e consumidores, mais de 200 milhões de consultas mês, 42 milhões de negócios que são fechados diariamente e com uma carteira que soma cerca de 1,2 milhão de clientes diretos e indiretos, em todos os segmentos da economia, a Boa Vista SCPC é a gigante do segmento de inteligência analítica sobre consumidores e empresas no Brasil.

Palestra abordou sobre e-Social

A abertura do terceiro dia da Semana dos Núcleos, contou com a palestra “Uma nova era entre empregado e empregador e-Social”. O evento que contou com uma grande participação, foi organizado pelo núcleo de gestores de recursos humanos e o núcleo de segurança do trabalho da ACIRNE, com o objetivo de orientar empresários referente as mudanças e implicações relacionadas ao tema.

O palestrante Dilson Dias atua como Consultor de Negócios e Sistemas de Gestão de Pessoas na Mainhardt Sistemas (Canal Ouro da Senior Sistemas), onde também é sócio desde 2008. Ele é Mestre em Gestão de Organizações pela Universidade Regional de Blumenau, Pós-Graduado em Gestão Avançada de Recursos Humanos pelo INPG e Pós-Graduado em Gestão de Negócios pela FAE Busisness School. Atuou como Consultor de Sistemas de Gestão de Pessoas na Datasul (atual Totvs) por 5 anos; Analista Financeiro na Cia Hering e ainda como Professor na Graduação e Pós-Graduação da Uniasselvi.

Núcleo realiza o lançamento do mapa turístico

Na noite de terça-feira, 08, integrantes do Núcleo de Turismo promoveram o evento de lançamento do mapa turístico de Rio Negrinho, que faz parte da Semana dos Núcleos. O objetivo da elaboração deste meio de comunicação foi divulgar os pontos turísticos do município em uma única ferramenta, agregando informações específicas e sendo assim uma forma de atrair turistas para a região.

O coordenador do núcleo, Felipe Kmiecik, ressaltou a importância. “Após um longo trabalho e engajamento de todos os integrantes do grupo, foi possível concretizar esse projeto. Agradeço pela parceria de todos. Agora possuímos uma ferramenta de divulgação com informações de extrema importância para o nosso turista”, destaca. A elaboração do projeto constava no planejamento de 2016, quando iniciaram os trabalhos.

O secretário de desenvolvimento econômico e turismo, Leandro Liberato, enfatizou a importância para a cidade e enalteceu a parceria público-privada. “Parabenizo a todos pela participação e pelo projeto. O mapa é uma ótima forma também de alavancar o turismo. Destaco a reativação do Comtur – Conselho Municipal de Turismo, que é de extrema importância também para as ações”, disse.

O mapa possui informações sobre os atrativos rurais, pontos de lazer, eventos, locais de hospedagem e camping, gastronomia, serviço, aventuras, produtos coloniais e relacionados ao turismo religioso. Além das rotas, os locais possuem informações como distância e seus respectivos contatos. Serão impressos 10 mil exemplares que ficaram disponíveis em diversos pontos turísticos, nos apoiadores do projeto, na Secretaria de desenvolvimento econômico e turismo e na Associação Empresarial de Rio Negrinho (ACIRNE). O projeto contou com o apoio da Prefeitura de Rio Negrinho.

Indústria apoia proposta de redução da burocracia tributária

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) aderiu, nesta segunda-feira (7), ao protocolo de cooperação junto à Secretaria da Receita Federal do Brasil que assegura sua participação na segunda fase do projeto-piloto do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). O presidente da entidade, Glauco José Côrte, participou do ato, em Brasília, durante o 1o Fórum de Simplificação e Integração Tributária, que formalizou o lançamento de um conjunto de ações de integração das administrações tributárias das três esferas de governo, com o objetivo de simplificar e reduzir os custos com a prestação de informações ao fisco.

Côrte explica que a iniciativa busca eliminar a duplicidade de informações exigidas nas obrigações acessórias estaduais e que isso é importante porque o setor privado no Brasil está sujeito a custos elevados para entregar as informações tributárias exigidas pelos fiscos estaduais e pela Receita Federal, numa etapa posterior ao pagamento de impostos. A situação fica mais grave ainda quando se constata que muitas obrigações acessórias estaduais exigem os mesmos dados que as empresas já enviam ao governo federal, por meio do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).

O Fórum, realizado pela Receita Federal e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), na sede da instituição, contou com a participação do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, do secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, e do presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Guilherme Afif Domingos.

“Diante da dificuldade para se reduzir a carga tributária brasileira, devido à situação fiscal do setor público, uma possibilidade de diminuição de encargos na esfera tributária é a eliminação da burocracia. Para as empresas, isso significará menos custos”, disse o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.

Dados do Grupo de Estudos Tributários Aplicados (GETAP) mostram que é possível reduzir em até 77% o tempo usado pelas empresas para preenchimento das obrigações acessórias. A entrega dessas informações, como “guia nacional de informação e apuração do ICMS substituição tributária” ou “sistema integrado sobre operações interestaduais com mercadorias e serviços”, consome em média 1.752 horas de trabalho administrativo, por ano, de cada empresa pesquisada.

O último estudo sobre qualidade do sistema tributário feito pela CNI, com indústrias de todo o País, mostrou que 32,2% delas entendem que os elevados custos associados ao recolhimento dos tributos estão entre as principais características negativas do sistema tributário. A existência de 27 diferentes legislações estaduais sobre o ICMS e a exigência de obrigações tributárias acessórias diferentes, entre as 27 administrações tributárias estaduais, exige grande uso de recursos humanos e tecnológicos por parte das empresas no processo de recolhimento dos tributos.

Comércio exterior – A expansão do comércio exterior do Brasil requer a adoção de mecanismos e sistemas que reduzam o custo e o tempo das transações comerciais. O estudo “Os impactos da facilitação de comércio sobre a indústria de transformação no Brasil” mostra que os 13 dias de atraso nas exportações equivalem a uma tarifa de 13,04% no valor da mercadoria.

Um dos meios para se reduzir esse custo é a coleta única de taxas e encargos, que permite o pagamento por meio de uma única operação realizada pelo exportador ou importador. No entanto, o Brasil ainda não tem um sistema adequado para receber documentos antecipados e acelerar a liberação e trânsito das mercadorias que chegam ao País.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa FIESC

Projeto incentiva o recolhimento de óleo vegetal

Em comemoração à Semana dos Núcleos da Associação Empresarial de Rio Negrinho – ACIRNE, o Núcleo de Meio Ambiente reativou nesta terça-feira, dia 8, o projeto “PET Óleo Vida”, que visa o recolhimento e destinação correta do óleo de cozinha. Para isso, uma palestra educativa foi realizada na escola Claudio Longen, no bairro Pinheirinho, em evento que contou ainda com a presença do prefeito Julio Ronconi e seu vice Roberto Albuquerque, o coordenador do Núcleo Hugo Rodolfo Binder e o presidente da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) Aldo Genésio Liebl.

Na abertura, Hugo falou sobre sobre a importância da destinação correta do óleo de cozinha, os riscos do descarte incorreto e quais podem ser suas utilidades. Ele ainda citou o trabalho de ampliação dos postos de coleta na cidade. Para o vice-prefeito e secretário de Agricultura Roberto Albuquerque, o projeto é de fundamental importância, já que ajuda a combater a poluição do meio ambiente. “Há estudos que indicam que um litro de óleo pode contaminar um milhão de litros de água”, enumerou.

O prefeito Julio Ronconi igualmente ressaltou a importância da consciência ambiental para as crianças, e que o trabalho deve ser contínuo. “É fundamental este trabalho com os estudantes, que acabam mobilizando toda a sua família”, ressaltou o prefeito.

Fonte: Prefeitura de Rio Negrinho

Palestra com Floris Medeiros contou com a participação de 150 pessoas

Na abertura da Semana dos Núcleos, na segunda-feira, 07, o núcleo de mulheres empreendedoras realizou a palestra “A vida do chefe secreto”, com Florisvaldo Medeiros, diretor administrativo e de planejamento da empresa Orbenk de Joinville. Floris participou da série Chefe Secreto, comandada por Max Gehringer do programa Fantástico, da Rede Globo.

Contando sobre o case empresarial, Floris destacou o aprendizado e o crescimento após o programa. “Foi uma experiência excelente. Tenho como opinião que o chefe nunca deve ser secreto. Para o sucesso da empresa, ele precisa estar o mais próximo possível de seus colaboradores”, afirma.

Segundo ele, 70% dos problemas das empresas estão ligados a comunicação. “Não existe forma de mudar, se você não acreditar nas pessoas e vivenciar experiências. O sucesso de hoje não garante o de amanhã, por isso necessitamos sempre estar atualizados o máximo possível”, relata.

Executivo com mais de 20 anos em gestão empresarial e reestruturação de empresas, com foco na gestão estratégica, em pessoas e em resultados dos negócios, Floris atuou em diversos segmentos como: serviços, têxtil, construção civil, logística, varejo e indústria. Assumindo posições de Diretoria Geral, Administrativa, de Planejamento, de Operações e Financeira, integrou ainda o Conselho de Administração.

Com abertura da palestra mostrando os resultados da empresa Orbenk, que triplicou o tamanho em sete anos e ganhou repercussão nacional com o programa, ele enfatiza o esforço. “É necessário se esforçar ao máximo, pois os resultados são difíceis, mas conquistados com empenho, vontade, tem um diferencial. O mercado busca hoje justamente quem irá fazer diferente. Eu fui o primeiro diretor da Orbenk que não era da família. Uma empresa familiar que rompeu ciclos e aceitei o desafio. E quanto mais experiências você vivenciar, mais conhecimento terá para superar obstáculos”, acrescenta. Foram arrecadados na palestra 200 kg de alimentos que serão doados nos próximos dias.

Núcleo de Jovens Empreendedores organizou consultorias gratuitas

Na abertura da Semana dos Núcleos, na manhã de segunda-feira, 07, o Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Empresarial de Rio Negrinho – ACIRNE organizou o evento “Como aumentar a competitividade do seu negócio?”, que proporcionou a realização de consultorias gratuitas em diversos assuntos: microcrédito, recursos humanos, contabilidade, inovação, financeiro, jurídico e marketing.

Empresários e futuros empreendedores tiveram a oportunidades de tirar dúvidas e buscar informações sobre temas específicos, visando o desenvolvimento empresarial, ampliando o conhecimento e a rede de contatos.

Adriano Veiga, da empresa Ecourb, destaca a importância de eventos como esse. “Foi possível obter informações e tirar dúvidas para avançar nos trabalhos da empresa. É muito importante participar e é uma ótima oportunidade para troca de ideias”, disse.

Conforme o planejamento realizado pelos integrantes do núcleo no ano passado, surgiu a ideia de organizar as consultorias com o objetivo de orientar micro e pequenas empresas em diversas áreas para proporcionar a melhoria da gestão. A Coordenadora do Núcleo de Jovens Empreendedores, Ana Cláudia da Cruz, ressalta o foco no desenvolvimento empresarial. “Além de vir de encontro com o Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL, o qual prioriza o crescimento das empresas de Rio Negrinho, buscamos oferecer gratuitamente ferramentas para melhorar a gestão. Foram muitas consultorias realizadas ao longo do dia, o que exemplificou o sucesso da ação e pretendemos dar continuidade no projeto e realizar atividades semelhantes nos próximos anos. Agradecemos a todos os parceiros envolvidos nesse projeto”, destaca.

O núcleo ainda realiza mais dois eventos durante a semana: a 2ª edição da Galinha com Polenta do Empreendedor no dia 11 de agosto, às 20h, e o Pedal do Conhecimento no dia 12 de agosto. A programação completa está disponível no site www.acirne.org.br/semanadosnucleos

 

Jonny Zulauf é candidato de consenso para presidência da FACISC

O empresário e advogado de São Bento do Sul, Jonny Zulauf, é oficialmente o único candidato à presidência da Facisc – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina. A chapa foi registrada nesta quarta-feira, 2/8, na sede da Federação em Florianópolis. Zulauf sucederá Ernesto Reck, atual presidente da entidade há duas gestões.

As eleições acontecerão no dia 18/8, em Rio do Sul, durante a Assembleia do Conselho diretor, formado pelos presidentes das associações empresariais de todo o Estado. O evento acontecerá durante a Fersul 2017 – Feira Multissetorial do Alto Vale do Itajaí. A posse será no dia 29/9 durante o Congresso Empresarial FACISC em São José.

A chapa ainda conta com empresários de várias regiões do Estado.  O candidatos são:

Presidente: Jonny Zulauf – São Bento do Sul

1º. Vice-Presidente: Antônio Rebelatto – Chapecó

2º. Vice-Presidente: Carlos Becker Fornazza – Braço do Norte

1º. Diretor Financeiro: Evandro Muller de Castro – São Bento do Sul

2º. Diretor Financeiro: José Carlos de Souza – Tijucas

1º. Diretor Secretário: Odilio Guarezi – São José

2a. Diretora Secretária: Poliana de Oliveira – Maravilha

Conselho Fiscal:

Titulares:

Adriano Marcel Zimmermann – Guaramirim

Ulysses Gaboardi Filho – Curitibanos

Ricardo Harger Martins – São José

Suplentes:

Alessandro Beltrame – Pinhalzinho

Irton Edgar Lamb – São Miguel do Oeste

Magda Bez – Balneário Camboriú.

Perfil

Jonny Zulauf tem extensa trajetória no associativismo. Advogado e administrador de empresas, é também professor da Univille há mais de três décadas, onde leciona Direito Empresarial. É titular e sócio majoritário da empresa Zulauf Empreendimentos Imobiliários e Construções e gestor e responsável técnico do Instituto Brasileiro de Auditoria e Gestão Empresarial – IBAGE. Foi por nove anos vice-presidente jurídico da FACISC e presidiu a Associação Empresarial de São Bento do Sul (Acisbs) por dois mandatos, de 2002/2004 e de 2012/2014. Atua também como assessor jurídico da FACISC e ACISBS. Ainda na FACISC, coordenou a Câmara de Assuntos Legislativos (1989/2005). É participante da Câmara de Relações Trabalhistas e Assuntos Tributários da FIESC.

 

Fonte: FACISC. Crédito foto: Renato Gama