Participação de todos no Programa de Desenvolvimento Econômico Local é essencial

Essa foi uma das questões destacadas na noite de quinta-feira, 22, no Centro de Excelência, em Rio Negrinho, com a apresentação dos indicadores referente as entrevistas realizadas com os voluntários no Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL. Com a elaboração da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC – com o DEL é possível que os municípios sejam replanejados visando 20 anos à frente, sendo um total diferencial, pois o trabalho é completamente coletivo e os resultados surgem a partir desse envolvimento colaborativo.

A presidente da Associação Empresarial de Rio Negrinho – ACIRNE – Eliete Adriani da Cruz, reforçou que agora surge o maior desafio. “Passamos por essa etapa das entrevistas, porém o nosso maior desafio surge agora, insistir para que a comunidade participe desse projeto. Eu agradeço a todos os voluntários, as organizações, ao Germano Basso Júnior que iniciou o programa em sua gestão na ACIRNE e a equipe interna da Associação”, analisou.

O prefeito Julio Cesar Ronconi, também agradeceu a todos os envolvidos, tanto Associação quanto Câmara de Vereadores, e reforçou a necessidade de engajamento. “Vamos precisar de muita união para que o DEL saia do papel realmente, e todo esse processo envolve uma mudança cultural. Isso não é um projeto da Prefeitura, mas sim para a cidade”, destacou.

O coordenador de projetos da FACISC, Osmar Vicentin, apresentou os indicadores referente também as entrevistas realizadas, englobando cinco áreas: demografia; economia; educação e inovação; indicadores sociais; infraestrutura e habitação. Essa primeira etapa de trabalhos do projeto resulta em uma análise situacional, quando ocorre a conversa com várias pessoas, obtendo assim pontos de vistas diferentes. Foram 140 entrevistados.

Segundo Osmar, com o DEL não há espaço para pensar no passado. “Temos um único objetivo, pensar na implantação das estratégias para melhorar a qualidade de vida, atrair investimentos, proporcionar o desenvolvimento econômico e fortalecer as parcerias. Devemos refletir sobre como nós pensamos, agimos e como podemos caminhar daqui pra frente. Temos que ter a certeza de que as pessoas passarão, mas as instituições irão ficar e dar continuidade nesse modelo de gestão. O caminho é longo mas com objetivos específicos”, afirmou.

Com a inicialização do DEL, já passado por sua formalização, análise situacional, as etapas seguem em sua institucionalização, política de desenvolvimento e a gestão do plano. Com uma população de 42 mil habitantes, Osmar apresentou números referente a economia de Rio Negrinho, com predominância do município para a indústria da transformação em primeiro lugar, seguida de serviços e comércio. A cidade possui um potencial empreendedor forte com alto índice de confiança do empresariado. Inovação, infraestrutura e consumo também foram abordados.

Do dia 23 de junho a primeiro de julho, 11 representantes envolvendo FACISC, Associações Empresariais e lideranças políticas, realizam uma missão empresarial para a região de Essen (Alemanha), no qual irão conhecer o trabalho da Câmara de Artes e Ofícios, seja em políticas de geração de emprego e cooperação, projetos de atração de investimentos, serviços e cooperação com o Brasil entre outros. Os trabalhos com o DEL seguem visando a etapa da formação das Câmaras Técnicas.

Empresas são homenageadas

Na manhã de quinta-feira, 22, aconteceu a 2ª edição do Café com Conhecimento na Associação Empresarial de Rio Negrinho (ACIRNE). Aproximadamente 50 representantes de empresas estiveram presentes e foram homenageados pelo aniversário.

A presidente da ACIRNE, Eliete Adriani da Cruz, agradeceu pela presença de todos e destacou o esforço dos empresários. “Muitas empresas aqui completaram 30, 40, 50 anos. Outros estão no início e isso é ótimo para o nosso município. Queremos ressaltar os esforços de vocês empresários em busca do fortalecimento e da competividade”, relatou. Logo após, Wander Mendes, abordou sobre desenvolvimento, negócios, liderança e poder de decisão.

Wander é mestre em administração pela UDESC/ESAG, com especialização em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Contador, graduado pela Universidade da região de Joinville e professor de programas de pós-graduação em nível de especialização, para as disciplinas de contabilidade, custos e finanças. É sócio da Moore Stephens Auditores.

Refletindo sobre o andamento dos negócios, Wander enfatizou sobre o princípio da existência das empresas e a questão da longevidade, competitividade e lucratividade, de como aplicar uma estratégia eficaz para lidar com todos os processos empresariais, pessoas e a importância da liderança e o sistema de gestão. “Nós necessitamos de superação. Se ocorre um problema tem o lado bom, pois crescemos com isso. O que é necessário refletir é sobre o nosso propósito. Para que eu tenho a empresa? Como vou liderar e fazer a gestão dela?”. Temos que pensar nos desafios de nosso negócio, analisou. O próximo Café com Conhecimento acontece no mês de setembro.

Rio Negrinho sedia reunião do Consórcio Quiriri

Os prefeitos de Rio Negrinho, Corupá, São Bento do Sul e Campo Alegre, que compõem o Consórcio Intermunicipal Quiriri, assinaram na manhã desta terça-feira (20) durante assembleia realizada na Prefeitura de Rio Negrinho, contrato com empresa especializada em consultoria e assessoria que terá a responsabilidade de agilizar a aprovação de projetos e dar encaminhamento a outros junto do governo federal e organismos internacionais sediados em Brasília. A contratação de empresa vai diminuir os custos para as prefeituras que vão ratear as despesas da consultoria, tendo também uma resposta mais rápida dos projetos apresentados no Distrito Federal com o objetivo de agilizar recursos e melhorias para a população destas cidades.

Estiveram presentes na assembleia bimensal do Quiriri os prefeitos de Rio Negrinho Julio Ronconi, de Corupá João Carlos Gottardi, de São Bento do Sul Magno Bolmann (também presidente do consórcio), e de Campo Alegre Rubens Blaszkowsky.

Também durante a reunião do Consórcio Quiriri foi assinado o termo de rateio da cooperação científica e técnica para fomentar o agroturismo por meio da implantação do Programa “Acolhida na Colônia” na região dos municípios de Corupá, São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre. O implantação do programa foi aprovada pelos prefeitos em maio, quando a assembleia do Consórcio ocorreu em Corupá.

O Programa “Acolhida na Colônia”  começou na década de 1990 nas cidades de Santa Rosa de Lima, Urubici, Rancho Queimado em que os agricultores são levados a se organizar para receber os turistas aproveitando e mostrando o que já existe na propriedade rural.  Baseado em projeto que surgiu na França na década de 1980, o  “Acolhida na Colônia”  foi adaptado para o Brasil e hoje já está implantado em 24 municípios de Santa Catarina sendo levado como projeto-piloto para uma cidade do Rio de Janeiro e para o interior de São Paulo. O programa aplicado em Santa Rosa de Lima e municípios vizinhos ganhou prêmio da Editora Globo e do Finep.

Aniversário do Consórcio Quiriri

Também durante a assembleia realizada em Rio Negrinho, foi apresentada a programação dos 20 anos de fundação do Consórcio Intermunicipal Quiriri. O Consórcio Intermunicipal da Bacia Hidrográfica do Alto Rio Negro Catarinense – Consórcio Quiriri, foi instituído como uma Associação Civil Sem Fins Lucrativos em 28 de setembro de 1997. Em sua constituição inicial participaram os municípios de Campo Alegre, Rio Negrinho e São Bento do Sul. Em 1999 Corupá passou a integrar o Consórcio.

Para marcar a data de fundação, está sendo elaborada uma extensa programação que vai desde homenagem na Assembleia Legislativa, até um fórum intermunicipal de turismo, memorial e homenagem aos ex-presidentes do Consórcio, pedais ecológicos nas quatro cidades do Quiriri, concurso fotográfico entre outros eventos. A programação deve ocorrer de 21 de setembro a 2 de outubro.

Fonte: Prefeitura de Rio Negrinho

Missão empresarial do DEL na Alemanha acontece no dia 23 de junho

Mais uma comitiva organizada pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) irá à região de Essen (Alemanha) no dia 23 de junho a primeiro de julho para participar de seminário técnico sobre desenvolvimento econômico em regiões urbanas. O vice-presidente da Facisc, Alexandre Rucheinsky, o coordenador de Projetos da Facisc, Osmar Vicentin  e o supervisor  da Facisc, Clovis Consoli, vão coordenar a equipe composta por 11 integrantes entre os quais lideranças políticas, presidentes de Associações Empresariais, representantes do Programa Empreender (SC e MG) e agentes do DEL – Programa de Desenvolvimento Local dos municípios de Rio Negrinho, Schroeder, Iporã do Oeste. Em Rio Negrinho, os representantes serão: a Presidente da Associação Empresarial (ACIRNE), Eliete Adriani da Cruz, juntamente com o Prefeito Julio Cesar Ronconi e o Agente de Articulação, Gelásio Onofre de Castilho.

“Cada vez mais os atores locais assumem o papel proativo na promoção do desenvolvimento de seus municípios e regiões. Este trabalho não se restringe a questões econômicas, mas sim a formulação e implementação de política e projetos que visam o desenvolvimento sustentável, buscando o equilíbrio entre interesses econômicos, sociais e ambientais. Esta atuação promove mais conhecimento e várias oportunidades de trabalho das lideranças empresariais e públicas”, destaca, Rucheinsky.

A comitiva também vai conhecer o trabalho da Câmara de Artes e Ofícios de Essen, o consenso, políticas de geração de emprego e cooperação; projetos de atração de investimentos nas áreas de energias renováveis e eficiência energética, setor responsável por América Latina com apoio a novos empreendedores, serviços e cooperação com o Brasil.

Os participantes também vão ter a oportunidade de realizar visita técnica ao GENO Bank Essen, eleito por diversas vezes o melhor banco da cidade, além da incubadora Tripple Z, criada no âmbito do programa para o desenvolvimento local.

Al Invest

A Missão Empresarial do DEL conta com o apoio financeiro da União Europeia por meio do programa de cooperação Al Invest 5.0. A Facisc é uma das 22 entidades na América Latina contempladas para realizar o Programa, gerenciado pela Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo (CAINCO), Santa Cruz, Bolívia, cujo objetivo é promover o desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas em toda a América Latina. A missão atende a atividade de desenvolvimento sustentável.

Resultados

As missões do DEL já promovidas pela Facisc têm se desdobrado na vinda de empresários alemães em alguns municípios catarinenses com interesse em importantes  investimentos.

Em Curitibanos, a associação empresarial (ACIC) recebeu três vezes, desde 2016, representantes da Alemanha para conhecerem melhor a economia local e as potencialidades da região. A possibilidade foi criada depois da participação da ACIC na Missão Empresarial promovida pela Facisc até a cidade de Essen (Alemanha).

“Hoje o tema maior é a energia renovável, no entanto, agora iremos levar essas informações para um grupo de 140 empresas, dos mais variados segmentos, que fazem parte de nosso networking e analisar quais se encaixam com os interesses das empresas brasileiras, a partir desse momento vem um terceiro passo que é o investimento e como isso será financiado”, finalizou Lucilene Petreca, brasileira que já esta na Alemanha há 17 anos e é consultora da Hey Projects KG.

A cidade de Itá, desde sua entrada no programa DEL, também tem mantido uma estreita relação com a Alemanha, quer seja enviando participantes nas missões, quer seja recebendo técnicos e empresários. No processo de intercâmbio já participaram a ex-prefeita de Itá, Leide Mara Bender, e o ex-presidente da Associação comercial e industrial de Itá ACITA,  Lauri B. Simon,  que estiveram no seminário internacional de desenvolvimento econômico em Essen no ano de 2014.

Itá tem recebido apoio da Alemanha por meio da parceria com o BFZ, apoio fundamental na estratégia de formar multiplicadores no tema sustentabilidade. A cidade de Itá também recebeu uma consultoria em eficiência e matrizes energéticas, planejamento energético do município, onde sediou a formação de consultores em eficiência energética e  estudo preliminar para uso de energias renováveis, que tem sido um norteador para as atividades da câmara técnica de meio ambiente e energias renováveis.

Em 2015 a viagem da comitiva de Iporã do Oeste para a cidade de Essen na Alemanha teve como objetivo a implantação do Programa de Desenvolvimento Econômico Local, o DEL.

“Santa Catarina é um dos grandes centros de colonização de alemães, e por isso as relações com a Alemanha são tradicionais e exemplares. Atualmente a Alemanha possui 1,2 milhões de pontos de energia fotovoltaica, gerada através da luz solar, e são 6.500 empresas que atuam na instalação desses sistemas de aquecimento. O prefeito de Iporã do Oeste comentou que essa experiência ainda está sendo trabalhada no Brasil, e o país tem muito que aprender com a Alemanha”, divulgou a ACI de Iporã.

 

Fonte: FACISC

Altair Ruthes é o novo vice-presidente regional da FACISC

Na noite de segunda-feira, 19, presidentes e representantes das Associações Empresariais do Planalto Norte, estiveram reunidos na sede administrativa do Sicoob, em Mafra, na segunda reunião plenária da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), para a eleição do novo vice-presidente regional. Adelino Denk de São Bento do Sul deixou o cargo, após dois anos frente à Regional, sendo eleito, Altair Ruthes, de Rio Negrinho.

Adelino fez uma apresentação dos dados dos municípios que integram a regional, e destacou o crescimento dos núcleos, dizendo que em dois anos, 10 novos núcleos foram criados, existindo atualmente 40 núcleos e 683 participantes. “Os núcleos são a base da Facisc”, frisou. O vice-presidente também destacou a criação da Sociedade de Garantia de Crédito (SGC) do Norte e Planalto Norte Catarinense, dizendo que esta é uma grande conquista para a região. Denk ainda falou da alegria em acompanhar as ACIs durante os dois anos e estimular projetos para o desenvolvimento das entidades.

O vice-presidente eleito, Altair Ruthes, é formado em Ciências Contábeis, com pós-graduação nas áreas de concentração em Contabilidade Gerencial e Administração Financeira. É proprietário do Escritório Contábil Ruthes, fundado em 1975, em Rio Negrinho. Tem forte atuação no meio associativista, foi presidente da Associação Empresarial de Rio Negrinho (Acirne) de 2012 a 2014.

Para Ruthes, o compromisso de assumir a vice-presidência regional acompanha a responsabilidade de realizar um trabalho de qualidade. “Atuar no associativismo é não estar só, é preciso contar com o apoio de todas as ACIs para desenvolver um grande trabalho” frisou. Ele ainda completou dizendo, que desde quando foi presidente da Acirne, fala que sem os núcleos nenhuma associação sobrevive. Referindo-se aos resultados apresentados por Adelino, que apontam um crescimento dos grupos na regional.

 

E-Social para empresas abrirá ambiente de testes em julho

A obrigatoriedade de as empresas do País aderirem ao e-Social começa em janeiro do próximo ano, mas um ambiente de testes será disponibilizado no começo de julho, em um primeiro momento, voltado a companhias de tecnologia da informação. O assunto foi tema da última reunião do Grupo de Trabalho Confederativo do e-Social (GTC), realizada no dia 9 de junho em Brasília (DF).

“A ideia é abrir um canal para que um determinado segmento possa fazer testes e proporcionar melhorias para a implementação do sistema”, destaca a conselheira do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) Sandra Batista, que representa o CFC no GTC. A adesão das empresas ao e-Social, explica Sandra, trará redução de custos a médio prazo, à medida que irá integrar as obrigações trabalhistas e previdenciárias em um único sistema.

Segundo ela, com o sistema, haverá um ganho de produtividade e redução de processos para as empresas, pois em uma única declaração poderão constar todas as outras informações referentes às relações trabalhistas, como Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

De acordo com o coordenador do GTC, José Alberto Maia, a implementação do E-social será feita de forma escalonada. “As empresas de TI (tecnologia da informação) serão as primeiras a testar o sistema para que possam integrar seus programas, soluções e aplicativos à plataforma”, ressalta Maia. Logo após, ainda sem data prevista, o sistema ficará aberto para outras empresas que serão divididas em grupos.

O e-Social é um módulo do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped). O principal objetivo é desburocratizar as relações entre contribuinte e o fisco. O GTC é formado por representantes do CFC, Ministério do Trabalho, Receita Federal, da Caixa Econômica Federal, do Sistema S, da Confederação Nacional da Indústria, da Confederação Nacional do Comércio, da Confederação Nacional da Agricultura, da Fenacon, de cooperativas, do Sebrae e de empresas de softwares.

 

Fonte: CFC

Portal Redesimples já está no ar

Os empreendedores de todo o Brasil já podem tirar dúvidas sobre procedimentos de abertura de empresas e acessarem os órgãos competentes dos seus estados por meio de um único local. O portal da Redesimples já está no ar. A expectativa é que, gradualmente, novos módulos e facilidades sejam incorporados para que até dezembro de 2018 seja possível realizar todos os procedimentos de registro de abertura, alteração, baixa, inscrições tributárias e licenciamentos de empresas por meio deste portal.

A intenção é que até o fim do próximo ano, a Redesimples seja a porta de entrada única de dados e documentos, o que irá permitir uma linearidade dos procedimentos e a simplificação de todo o processo de abertura e encerramento de empresas no Brasil. “Poder abrir uma empresa de forma on-line e sem burocracia é o desejo de todo o empreendedor. Acredito que estamos perto de realizar esse sonho. Com a integração dos sistemas, o prazo de abertura das empresas no Brasil será reduzido para, no máximo, cinco dias”, comemora o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

Afif ressalta que implantada em sua plenitude, a rede permitirá o funcionamento imediato das empresas que atuam em áreas não consideradas de alto risco.  Nesta primeira etapa de implantação, já é possível acessar a relação de municípios, administrações tributárias e órgãos de licenciamento que já estão integrados. O empreendedor também conta com um passo a passo e orientações sobre o processo de abertura, alteração e baixa de pessoas jurídicas.

O portal da Redesimples é um dos dez sistemas previstos no Empreender Mais Simples, convênio assinado entre o Sebrae e o Governo Federal, no início do ano, para criar uma série de ferramentas para melhorar o ambiente de negócios, reduzir a burocracia e dar mais agilidade aos processos de gestão das micro e pequenas empresas. Para a elaboração desses dez sistemas, o Sebrae investirá R$ 200 milhões até o final do próximo ano.

Fonte: Sebrae

Núcleo de RH presente na Feira do Conhecimento

Integrantes do Núcleo de Gestores de Recursos Humanos da Associação Empresarial de Rio Negrinho (ACIRNE) estão presentes na Feira do Conhecimento que acontece nesta terça-feira, 13, na Escola Jorge Zipperer. Uma das ações é a realização de uma pesquisa sobre profissões de maior interesse dos estudantes, que após, será aplicado em forma de Workshop na Semana dos Núcleos, que acontece de 07 a 12 de agosto. Após a análise da pesquisa, o objetivo é proporcionar uma troca de experiências entre profissionais e os alunos, abordando com detalhes sobre o dia a dia e as exigências do mercado de trabalho.

Indústria catarinense mantém otimismo em recuperação da economia

“Santa Catarina se diferencia em relação a outras regiões do País, devido especialmente a alguns fatores como uma indústria diversificada e ter cinco portos”. A afirmativa foi feita pelo presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte, em palestra na Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (ACIJS), nesta segunda (12). Côrte apresentou indicadores que mostram o crescimento da indústria do Estado, como sinais da recuperação da economia. “Se a indústria catarinense vai bem, o Estado vai bem”, disse.

Côrte destacou que Santa Catarina tem cinco portos, sendo dois deles resultados de investimentos da iniciativa privada. Além da indústria catarinense, esses terminais atendem indústrias de outros Estados, o que movimenta a economia de Santa Catarina, ressaltou.

Côrte destacou que a indústria catarinense está com estoques menores do que a de outros Estados brasileiros. Isso significa, na sua avaliação, que as melhoras da economia serão percebidas mais rapidamente em Santa Catarina. Ele destacou ainda que 51% das empresas catarinenses manifestam interesse em investir, apesar do cenário ainda indefinido. O setor metalúrgico, vestuário, alimentos e automotivo são os que demonstram maior crescimento.

Côrte citou o relatório semanal Focus, que reúne análises de bancos privados, na edição publicada na última sexta-feira, que mostra uma perspectiva de redução da inflação do ano. O mesmo relatório prevê crescimento do PIB de 0,41% em 2017 e de 0,3% em 2018, enquanto projeções anteriores previam resultados negativos.

O setor industrial catarinense tem 52 mil empresas e 766 mil trabalhadores, respondendo por cerca de 35% dos empregos formais, 30% do PIB do Estado e 56% das exportações catarinenses. Em relação aos indicadores econômicos, Côrte salientou que o índice de atividade econômica de Santa Catarina, indicador considerado uma prévia do PIB, cresceu 2,7% no primeiro trimestre do ano. No mesmo período, a produção industrial avançou 5,2%. As exportações de janeiro a maio aumentaram 16,8%, as importações registraram alta de 20,4% e o saldo de empregos da indústria de transformação é de 18,8 mil vagas no acumulado do ano até abril. O desempenho negativo no primeiro quadrimestre ficou nas vendas industriais, que registraram queda de 3,3%.

 

Fonte: FIESC

Apresentação da Análise Situacional de Rio Negrinho acontece no dia 22

Após a realização das entrevistas com representantes de entidades, poder público, empresários, clubes de serviços, associações de moradores e voluntários, será realizado agora a apresentação da análise situacional de Rio Negrinho referente ao Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL.

O programa tem como objetivo instituir um modelo de gestão, capaz de contribuir para o desenvolvimento. Por meio do DEL, os municípios, unem iniciativa pública e privada, para garantir projetos de interesse da comunidade, em prol do desenvolvimento econômico sustentável. O DEL conta com o apoio: AL-Invest 5.0, Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC, Associação Empresarial de Rio Negrinho – ACIRNE, Prefeitura de Rio Negrinho e Câmara de Vereadores.

Serviço

O quê: Apresentação da Análise Situacional de Rio Negrinho

Quando: 22 de junho de 2017

Onde: Centro de Excelência. Rua Helmuth Ilg, s/n, Bela Vista

Horário: 19h30.