Empreendedoras realizam Assembleia

Com o apoio do Núcleo de Mulheres Empreendedoras da ACIJ, o Conselho Estadual da Mulher Empresária realizou nesta quinta, dia 11, a sua AGO – assembleia geral ordinária, que contou com a presença do presidente da Facisc, Ernesto Heck, da presidente do Conselho Superior do Ceme, Neiva Kieling, e da presidente do Conselho Estadual da Mulher Empresária, Janelise Royer Dos Santos.

Eles enalteceram a atuação das mulheres nos negócios e o quanto elas vem crescendo e conquistando o seu espaço, com encontros cada vez mais representativos. Janelise apresentou as realizações do Conselho e seus projetos, dentre eles o Projeto de Acolhida, onde as mulheres recebem em suas casas as integrantes do Conselho, o que visa contribuir com a participação nas reuniões que são itinerantes e diminuir os gastos das participantes com hotel e alimentação.

“Foi muito importante para Joinville receber o grupo. Temos que agradecer a todos e destacar a visita à Lepper e as palestras, com especial atenção para a Jo Pavesi, que trouxe ensinamentos fundamentais para nós todas”, avaliou Tania Giesel, presidente do Núcleo de Joinville.

Após a abertura do encontro no Salão Nobre da ACIJ, o Grupo seguiu para a empresa Cia Fabril Lepper, que fabrica artigo de cama, mesa e banho há mais de 100. A Lepper é presidida por Maria Regina Loyola Rodrigues Alves, vice-presidente da ACIJ e filha do sócio-benemérito Henrique Loyola, principal responsável pelo convênio com a Alemanha, de 1991, que deu origem aos Núcleo Setoriais e ao Programa Empreender. “Margi” representa a quinta geração da empresa que neste ano completa 110 anos. O grupo passou por uma visita no show-room, que é aberto apenas para compradores, e possui todas as coleções que a empresa produz. Na sequência, conheceram o parque fabril, acompanhadas pelo Gerente Industrial.

Logo após, o grupo visitou a Expogestão e seguiu com a programação técnica que incluiu a palestra Mulher x Mito – Homenagem as diferentes carreiras empreendidas pelas mulheres no país, proferida por por Tania Harada – Delegada Regional da Polícia Civil de Joinville; apresentação da Plataforma ConnectAmericas Woman, por Francisco Estrazulas , do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e apresentação do case de apoio ao empreendedorismo feminino, por Cleide Gasparin de Liz, do Consulado da Mulher, ação social da marca Consul (Whirlpool) para transformar os sonhos em realidade, incentivando e viabilizando a geração de renda para melhorara qualidade de vida das pessoas.

Antes do Café de integração e negócios, um dos pontos altos da programação, com a palestra de Jo Pavezi, autora do livro: Convide seu inimigo para tomar um café. Maria Josefina Pavezi é psicóloga, Coach de Executivos e de Equipes, Psicoterapeuta Clínica. Atua desde 1987 na área de Desenvolvimento de Pessoas, prestando Consultoria para empresas de médio e grande porte, nacionais e multinacionais. Durante 12 anos realizou trabalhos na sede da Consultoria, em São Paulo e desde 2003 está sediada em Curitiba – PR. Especialista em Psicologia Organizacional, Psicodrama e Psicologia Transpessoal.

Integrantes do Núcleo de Mulheres Empreendedoras da ACIRNE participaram do evento.

 

Fonte: ACIJ

Expogestão 2017 recebe cerca de 6 mil participantes em Joinville

Garantir a executivos e líderes empresariais acesso ao que há de mais atual e moderno nas discussões que envolvem o mundo corporativo foi o foco da Expogestão 2017, que terminou nesta quinta-feira, dia 11 de maio, em Joinville. Durante três dias, cerca de 6 mil pessoas passaram pelo evento, que conta com uma programação multidisciplinar extensa, incluindo Congresso, Workshops, Ambiente de Exposição e Relacionamento e outros eventos paralelos.

Na avaliação do presidente da Comissão Organizadora da Expogestão 2017, empresário Omar Amin Ghanem Filho, três grandes temas nortearam a programação: inovação e tendências para o futuro; a certeza de um Brasil que vale a pena e a importância do cuidado com as pessoas e com o clima organizacional. “Esses insights estiveram presentes em todas as palestras e, com certeza, as pessoas saíram muito mais inspiradas. A Expogestão é um estímulo aos empresários e gestores que querem ser líderes ainda melhores. Quem acompanha as palestras faz, em um curto espaço de tempo, uma especialização em diversas áreas, com acesso à informação de qualidade”, diz.

Neste ano, 15 palestrantes – quatro deles internacionais – trouxeram à tona discussões sobre ciência da felicidade, crescimento e aceleração de resultados, criatividade, economia e negócios, inspiração empreendedora, talento, competitividade, inovação e novos modelos de negócios, comunicação assertiva, futuro e tendências. Com visitantes de 202 municípios, o Congresso contou com cerca de 2,1 mil inscrições (sendo 10% de participantes de outros estados), que permitiram a 2,6 mil pessoas acompanharem as palestras graças ao benefício da transferência de titularidade da credencial.
Além do conteúdo diferenciado apresentado durante o Congresso, cerca de 2,1 mil pessoas também tiveram a oportunidade de participar dos mais de 40 Workshops ministrados gratuitamente por patrocinadores, apoiadores, expositores, entidades representativas e convidados. Já o Ambiente de Exposição e Relacionamento montado na entrada do evento para facilitar o encontro e a troca de informações entre os diferentes públicos recebeu 6 mil visitantes únicos.
O presidente da Ópera Eventos Corporativos – empresa realizadora da Expogestão, Alonso José Torres, diz que o balanço desta edição é extremamente positivo e a expectativa da organização foi atingida. “Estamos muito satisfeitos porque cumprimos o nosso compromisso com o conhecimento, a atualização e o relacionamento. Conseguimos ajudar as pessoas a voltarem para casa mais inspiradas e com a mente oxigenada. Nosso sentimento é de agradecimento a todos que nos ajudaram a fazer mais uma edição da Expogestão”, comenta.

Iniciativa testada no ano passado e repetida nesta edição, a realização de seminários e eventos paralelos também merece destaque. Neste ano, além do tradicional Encontro Estadual da Facisc, foram realizados o Seminário Cidades que se Reinventam, o Seminário Internacional Ciência da Felicidade, a 1ª Conferência Internacional da Associação Brasileira de Internet Industrial, o Seminário Internacional Inovação e Crescimento de Negócios e o 21º Meetup Startup SC, entre outros encontros fechados.

“Nestas órbitas oferecemos conteúdos e debates extremamente relevantes para públicos segmentados, como, por exemplo, o seminário com palestras focadas em temas essenciais para o futuro e a gestão das cidades. Tivemos ainda os seminários internacionais sobre ciência da felicidade, voltado a gestores e líderes da área de recursos humanos, e sobre inovação, aceleração e crescimento dos negócios”, comenta Alonso Torres, lembrando ainda que o evento movimenta a economia local e, principalmente, favorece encontros de negócios em outros ambientes e empresas da cidade. “Muito se falou em crescimento e retomada da economia durante a Expogestão, mas muitos encontros, reuniões e negócios também foram realizados fora dos ambientes do evento.”

Rio Negrinho terá Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável

Planejar o turismo, para que ele ocorra de forma ordenada e com resultados concretos, é um dos objetivos do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável, que passará a ser desenvolvido em Rio Negrinho. A ação permitirá o levantamento do potencial que a cidade possui, permitindo uma visão mais clara de tudo o que o município precisa, como capacitações de mão de obra, necessidade de infraestrutura e prospecção de investimentos.

A ação na cidade vem sendo coordenada pela coordenadora de Turismo Raquel Bacic Gehring, que explica que para que o turismo seja desenvolvido de forma concreta, algumas ações estão sendo tomadas. Uma delas é o Plano Municipal de Turismo (PMT). “Com o plano também os empresários poderão verificar a necessidade de infraestrutura e poderão investir em estabelecimentos diversos, bem como permitirá que as ações sejam divididas, ou seja, cada ator envolvido, trade turístico, comércio, poder público, etc, terá responsabilidades, assim diminuirão os riscos de projetos serem engavetados ou as ações deixarem de ser realizadas, pois toda a comunidade estará envolvida”, explica ela. “Turismo é feito em rede de responsabilidades”, completa.

Raquel lembra que o trabalho também ocorre de forma regional, através do Consórcio Intermunicipal Quiriri. “Após a conclusão do projeto municipal, este Plano vai trabalhar de forma regional entre as cidades de Rio Negrinho, São Bento do Sul e Corupá, criando roteiros para comercialização. Acreditamos ser mais efetivo trabalhar regionalmente e não somente tentar atrair turistas para uma só cidade”, ressalta a coordenadora de turismo, explicando que estas cidades foram as que contrataram o plano do Sebrae, cujo lançamento regional ocorre no próximo dia 23, na Associação Empresarial de São Bento do Sul (Acisbs), a partir das 17 horas. “Além de todos estes fatores, ter um Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável está sendo um dos critérios em editais para liberação de recursos estaduais e federais. Esta é uma tendência que tende a crescer até o momento em que será um critério obrigatório”, destaca Raquel.

O que é o PDITS

O Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) tem como objetivo principal o desenvolvimento do turismo de forma integrada e sustentável, associado à valorização cultural, à preservação ambiental e a participação comunitária, tendo como resultado final a geração de emprego e renda.

O PDITS se constitui no orientador básico dos futuros investimentos na atividade turística da região, tanto no que se refere ao poder público, quanto em relação a possíveis parcerias e investimentos do setor privado.

 

Fonte: Prefeitura Rio Negrinho

Planejamento e calendário anual é discutido em reunião do núcleo de turismo

Integrantes do núcleo de turismo da Associação Empresarial de Rio Negrinho (ACIRNE) estiveram reunidos na manhã de quinta-feira, 11, e contaram no encontro com a participação do Vereador Willian Righetto e da Fundação Municipal de Cultura, Juliano Meyer.

O objetivo foi trocar informações para ampliar ações no que se refere ao turismo. O coordenador do núcleo, Felipe Kmiecik, destacou a importância do apoio. “Nós queremos trabalhar em conjunto e contar com o apoio de todos, inclusive para construir o calendário turístico da nossa região”.  Os nucleados reforçaram a importância do planejamento para atrair visitantes.

Está sendo elaborado uma plataforma por parte de representantes da Prefeitura, com o objetivo incluir todos os eventos do município, que já será um grande meio de divulgação e pesquisa.

Mapa

Integrantes do núcleo estão envolvidos no projeto da construção de um mapa turístico de Rio Negrinho, no qual irá constar fotos, os pontos de visitação, restaurantes, hotéis e informações do município. A previsão é que o mapa esteja finalizado em junho.

Como crescer e manter a qualidade de vida

É possível uma empresa crescer e manter a qualidade de vida? A partir dessa questão, Marcelo Demarzo, professor, médico, doutor e autor de vários livros sobre mindfulness (atenção plena), explicou o quanto é difícil as pessoas conciliarem produtividade e qualidade de vida. Um dos grandes problemas, disse Demarzo, é que 47% do nosso tempo acabam sendo usados para pensar em outras coisas que não aquilo que estamos realmente fazendo. Citou um exemplo bem clássico: “Enquanto trabalhamos estamos pensando no descanso e quando tentamos descansar, pensamos no trabalho”.

O palestrante destacou alguns agravantes do mundo corporativo que contribuem para uma menor produtividade, entre eles a multitarefa, as interrupções constantes, o excesso de e-mails e as doenças relacionadas ao estresse. Tudo isso contribui para que a mente fique carregada e não consiga o foco necessário.

Demarzo apresentou a previsão da Organização Mundial da Saúde para 2020, quando o estresse e suas consequências serão a segunda maior causa de incapacidade para o trabalho e mortalidade. Segundo a Associação Internacional do Controle do Estresse, o Brasil é o segundo país com o maior nível de estresse no mundo. “O estresse é um mecanismo natural de adaptação e sobrevivência”, explicou. Entretanto, continuou, o problema é quando as pessoas não percebem e não conseguem controlar.

O mindfulness é um estado mental ou psicológico que fortalece a capacidade do ser humano de dominar de forma equilibrada o estado mental. Existem técnicas que podem ser adotadas e treinadas para isso. É um treinamento do ‘músculo da atenção’. Não é um estado de mente em branco, mas de escolha se os pensamentos são nocivos ou saudáveis para o que ela está realizando naquele momento.

O mindfulness é uma prática de cultivo de atenção que pode ser aplicado no trabalho e na vida pessoal. Com o correto domínio mental, é possível, por exemplo, no trabalho, escolher se um determinado pensamento está contribuindo ou não para a execução de uma determinada tarefa. No campo pessoal, ser usado como uma terapia para controle do estresse, ansiedade, depressão e outras doenças relacionadas.

Demarzo também apresentou algumas sugestões para melhorar o domínio da atenção. Ter tempo para não fazer nada, meditar, refletir. Reconhecer e entender as emoções. Algumas vezes fazer refeições em silêncio. Aprender a lidar com as distrações, como a entrada constante de emails e mensagens de texto. É necessário desenvolver habilidades socioemocionais e criar um ambiente colaborativo, além de destinar tempo para reflexão, introspecção e aprendizado, além de hábitos de vida saudáveis como exercícios físicos. Com atenção plena é possível, sim, produzir mais e viver melhor, finalizou.

O poder da comunicação assertiva

Astronauta, engenheiro aeronáutico, primeiro brasileiro a chegar no espaço, Marcos Pontes fez a palestra de abertura da Expogestão 2017. Com exemplos práticos de seu dia a dia, Pontes mostrou que a comunicação é fundamental para o sucesso tanto na vida pessoal quanto profissional. Explanou de forma simples o Process Communication Model® (PCM), modelo utilizado pela Nasa por mais de 20 anos para recrutar astronautas que pudessem dominar suas emoções. Contou um pouco sobre sua infância e seus sonhos e como batalhou para alcançá-los. Ainda garoto, sua mãe lhe falou algo que jamais esqueceu e hoje ele repete para todos: “Estude, trabalhe, persista e sempre faça mais do que esperam de você. Acredite nos seus sonhos”.

Sobre a comunicação, mostrou o quanto ela é importante em todos os momentos da vida, tanto na empresa quanto nas demais relações sociais. Para que a comunicação seja mais eficaz, Pontes defende a necessidade de que as pessoas conheçam a si e aos outros. E o PCM, uma ferramenta baseada na observação das percepções usadas para entender o mundo ao nosso redor, pode potencializar a comunicação. “Conhecer e gerenciar a si mesmo, gerenciar tensões e conflitos e adaptar a comunicação são chaves para melhorar a qualidade nas relações”, defendeu.

Outro aspecto abordado pelo palestrante foi sobre a percepção que as pessoas têm do mundo. “Dependendo de como você percebe a vida, você toma decisões diferentes, tem desejos diferentes”, explicou. Ilustrou com seus próprios sonhos, em Bauru, na década de 1970, quando ele era um garoto e via nos aviões do aeroclube da cidade as asas de seu futuro, muito acima das nuvens. “Mesmo que as pessoas não acreditassem em mim eu não iria desistir de voar mais alto”, destacou.

E aquele garoto simples, que trabalhava e estudava arduamente, conseguiu ser um vencedor e se tornou o primeiro brasileiro a entrar no espaço a bordo de uma nave espacial. Ele aproveitou para deixar um recado. “Preste atenção no que você fala sobre si mesmo. Isso vai fazer a diferença em seu futuro. O poder das palavras e das percepções é incrível. Se você quer alguma coisa, corra atrás. Ponto!”

Pontes continuou o tema discorrendo sobre os tipos de personalidades estudados no PCM e a importância de conhecer melhor cada tipo: analítico, imaginador, persistente, espontâneo, promotor, empático. Entender como essas características funcionam em você mesmo e como utilizar e identificar a estrutura do outro é a base do PCM® que, em vez de dar ênfase ao que o outro diz, procura entender como o outro se comunica.

Na sequência Pontes abordou a importância de superar os desafios, mesmo em situações adversas. Aproveitou para salientar a importância da família, a sua melhor equipe, que sustenta as decisões. “Entre tantos dados e estatísticas, jamais perca sua família de vista”, aconselhou.

As maiores dificuldades na comunicação, na maioria das vezes, não estão no conteúdo, mas na forma ou no canal. “As pessoas não entendem o que você diz e isso gera estresse”, explicou. E aí entra, mais uma vez, a importância do método PCM. Quando as pessoas conhecem melhor umas às outras, a comunicação flui de forma mais simples e eficaz. “Nunca subestime o poder de um sonho… E da comunicação! Acredite! É possível!”, finalizou.

Integrantes do Núcleo de Mulheres Empreendedoras visitaram a Solida Brasil Madeiras

Integrantes do Núcleo de Mulheres Empreendedoras da Associação Empresarial de Rio Negrinho (ACIRNE), realizaram na manhã de quinta-feira, 04, uma visita técnica na empresa Solida Brasil Madeiras. O Gerente de Recursos Humanos, Cesar Martins, repassou sobre o sistema de gestão, detalhando um pouco da experiência tanto na parte florestal e industrial. A gestão de pessoas também foi um assunto relatado, além do destaque para a participação da Solida no âmbito social, dentre eles o projeto Pescar. O encontro proporcionou troca de experiências e novos conhecimentos.

 

ACIRNE

ACIRNE divulga informações também pelo WhatsApp

Com o intuito de aproximação e interação com a comunidade, a Associação Empresarial de Rio Negrinho possui um canal de comunicação pelo WhatsApp, no qual será possível receber notícias e informações sobre a entidade, entre outros temas empresariais. Para adicionar a ACIRNE no WhatsApp, o interessado deve enviar a palavra SIM para 47 99681-9329.

 

ACIRNE

Rio Negrinho é premiada pela Fundação Abrinq

Um dos projetos ganhadores do Prêmio Criança, promovido pela Fundação Abrinq, da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (ABRINQ), o SMS Bebê, de autoria do empreendedor rio-negrinhense Juliano Froehner, receberá na próxima terça-feira (9), um baú com acervo literário para o desenvolvimento de atividades e encontros formativos para os profissionais, contendo livros, tapetes pedagógicos e materiais de fantoche. O projeto participou do Prêmio através de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e Saúde, e o Baú será destinado para a Escola Lucinda Maros Pscheidt, do bairro Vista Alegre. Além do baú, a Fundação Abrinq vai patrocinar o município com um dia de treinamento em “Contação de Histórias” para os professores da Rede Municipal que atendem alunos de 0 a 6 anos de idade.

De acordo com a secretária de Educação, Cristiane Rückl, para o treinamento a Fundação disponibilizará uma especialista renomada da área para treinar os professores. “O objetivo a partir desta capacitação é aumentar a prática de contação de história nas escolas, incentivando o conhecimento literário”, destacou Cristiane. A capacitação ocorrerá no auditório do Centro de Excelência, na terça-feira (9).

O Prêmio Criança, criado em 1989, acontece a cada dois anos e tem como principal objetivo reconhecer ações inovadoras voltadas à Primeira Infância (da gestação até os seis anos de idade). Podem concorrer ao Prêmio organizações sem fins lucrativos, pessoa ou grupo e empresas, incluindo seus institutos e fundações.

Prefeitura de Rio Negrinho

Feirão do imposto acontece no dia 27 de maio

O Feirão do Imposto chega a 15ª edição em 2017 e já tem data marcada. Será no dia 27 de maio, com o tema “Chega de Mão Grande”, uma ação contra a corrupção e a favor do retorno dos impostos. Realizado em mais de 100 cidades brasileiras com a proposta de informar a população sobre a alta carga tributária que incide em produtos e serviços no país.

O projeto Feirão do Imposto foi criado em 2003, na cidade de Joinville pelo Núcleo de Jovens Empresários da Associação Empresarial – ACIJ, que mobilizou a sociedade civil joinvilense para informar e, sobretudo, educar a população a respeito do quanto se paga em impostos. A partir dessa mobilização, o Feirão se tornou uma ação nacional, desenvolvida anualmente pela Confederação Nacional de Jovens Empresários – Conaje, para conscientizar o quanto se paga em impostos e acompanhar a destinação dos tributos.

Em Rio Negrinho

Em Rio Negrinho, diversas ações estão sendo organizadas pelo Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIRNE como a venda de combustível sem a carga tributária, palestra sobre o tema e atividades de conscientização em supermercados.