Terceirização aumentará vagas de emprego

O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, enviou, cartas endereçadas aos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) defendendo a importância da terceirização. A Suprema Corte julgaria na quarta-feira (9) recurso de uma empresa de celulose sobre o tema.

Atualmente, não há no Brasil lei que regulamente a terceirização. Afif Domingos é defensor da modalidade e diz que a terceirização é uma das saídas para a crise. Segundo ele, as micro e pequenas empresas serão as grandes beneficiadas. “A terceirização é um fator de geração de emprego. Além disso, é uma oportunidade para o surgimento de novas atividades para empreendedores que hoje são trabalhadores. O operário vira empresário”, enfatiza.

Afif  destaca que a terceirização não deve ser confundida com a precarização da força de trabalho. “Precarização é a falta de emprego.” No recurso, o STF julgará a constitucionalidade da Súmula 331 do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que veda a terceirização de atividade-fim. O relator do processo é o ministro Luiz Fux.

O documento enviado aos ministros do Supremo ressalta ainda a importância da terceirização para sustentação da cadeia produtiva. “É um importante fator de ampliação de competitividade especialmente para as micro e pequenas empresas, que são importante elo nesta teia econômica. Não é pura e simples transferência de etapa da produção, mas a formação de parceria comerciais para viabilização do negócio, verdadeiras redes de cooperação.”

Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae

71 alunos participaram da capacitação “Crescendo e Empreendendo”

Com início na segunda-feira, 07 e término na quarta, 09, a capacitação “Crescendo e Empreendendo”, realizada pela Acirne em parceria com o Sebrae, atendeu 71 alunos de 14 a 19 anos.

O curso foi gratuito e ajudou a desenvolver diversas competências, como a descoberta de empreender seja na vida ou no trabalho, e pensar no futuro de forma planejada. O objetivo é que o jovem conheça esse universo e identifique oportunidades, adotando atitudes empreendedoras. A capacitação contemplou três turmas.

Fonte: Acirne

Facisc obtém liminar que permite manutenção dos despachos de importação e exportação no Porto de Itajaí

A Facisc obteve na justiça, nesta terça-feira (8/11), uma liminar que permite a manutenção dos despachos de importação e exportação no porto de Itajaí, para a Associação e empresas associadas.

Nesta segunda-feira (7/11) foram protocolados quatro mandados de segurança buscando garantir as atividades de exportação e importação das empresas associadas às ACIs, especificamente nos Portos da Alfândega de São Francisco do Sul, Itajaí, Imbituba e Dionísio Cerqueira, uma vez que as empresas que operam nas alfândegas estão sendo prejudicadas em virtude da greve dos auditores fiscais da Receita Federal do Brasil, que paralisaram as atividades aduaneiras.

A decisão de hoje permite que empresas filiadas prossigam com a atividade no porto de Itajaí, e com isso não sejam prejudicadas com a paralisação dos auditores fiscais da Receita Federal do Brasil, segundo a advogada tributarista Márcia Luz, que é assessora jurídica da Federação.

A Federação aguarda a decisão em relação aos demais mandados que já se encontram em análise com o juiz.

Fonte: FACISC

400 kg de material recolhido em limpeza do rio Negrinho

O sábado, 05, foi o dia de mutirão para a limpeza do Rio Negrinho. A comunidade e representantes de diversas entidades participaram durante a manhã, das 9h às 12h, da ação que recolheu 400 kg de material.

Entre os materiais recolhidos constavam pneu, televisor, isopor, garrafas pet, calçados e lâmpadas. A realização foi do Núcleo Comunitário Contra Enchente e o Comitê Rio Canoinhas e Afluentes do Rio Negro e contou com o apoio do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Samae, Prefeitura de Rio Negrinho, Grupo de Escoteiros de Rio Negrinho, Serrana Engenharia, Jornal A Gazeta, Jornal Perfil, Jornal do Povo, Rádio Rio Negrinho e Associação Empresarial de Rio Negrinho – Acirne.

 

Fonte: Acirne

Capacitação “Crescendo e Empreendendo” aborda empreendedorismo de forma gratuita

A Associação Empresarial de Rio Negrinho – Acirne – em parceria com o Sebrae, está com inscrições abertas para a capacitação “Crescendo e Empreendendo”, que abordará o empreendedorismo para alunos do ensino médio, de 14 a 19 anos.

Serão duas turmas contemplando 30 alunos cada. A primeira turma já está com as inscrições encerradas, com início no dia 07 deste mês seguindo até o dia 09 de novembro. As aulas acontecem no período vespertino na sede da Acirne. A segunda turma, no qual as aulas acontecem no período noturno, ainda estão com inscrições abertas.

Para ser um bom empreendedor, não basta apenas abrir e gerenciar o negócio, é preciso ir muito além que isso. O curso que é gratuito, auxilia a desenvolver diversas competências, como a descoberta de empreender seja na vida ou no trabalho, e pensar no futuro de forma planejada. O objetivo é que o jovem conheça esse universo e identifique oportunidades, adotando atitudes empreendedoras. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3644-2131.

Fonte: Acirne

Representatividade e trabalho com os núcleos foram destaque

Na segunda-feira, 31, com a realização da Assembleia Geral Ordinária, o atual presidente Germano Basso Júnior, realizou a prestação de contas de sua gestão e agradeceu a todos pelo apoio durante este período. O grande destaque foi a luta por melhorias para a classe empresarial, o fortalecimento da entidade e o trabalho com os núcleos.

Na gestão que iniciou em janeiro de 2015 e segue até dezembro de 2016, foram criados cinco núcleos: jovens empresários, mulheres empreendedoras, turismo, comunitário contra enchentes e compras, totalizando 10 até o momento. A semana dos núcleos em dois anos contou com a participação de 1.330 pessoas. “Os núcleos são o futuro da entidade e os trabalhos realizados neste período foram muito intensos e a dedicação foi muito importante de todos. Atualmente somos em 140 nucleados e queremos que esse número aumente cada vez mais”, ressaltou.

Outros pontos que ele destaca é a representatividade, o aprimoramento do planejamento estratégico, o alcance do maior número de associados, o desenvolvimento de novas parcerias e os trabalhos juntamente com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC. “As capacitações, as soluções empresariais e os programas como o PGVE (Programa de Gestão e Vivência Empresarial) foram de extrema importância para o desenvolvimento e aprimoramento empresarial. Foi possível dar andamento também em assuntos com representantes de órgãos públicos. Agora nestes dois meses temos muito trabalho pela frente com reuniões de diretoria e o Prêmio Klaus Schumacher no dia 18 de novembro”, enaltece.

Fonte: Acirne

Eliete da Cruz é eleita presidente da Acirne

A partir de 2017, Eliete Adriani da Cruz assume a presidência da Associação Empresarial de Rio Negrinho. Participando do movimento associativista desde 1995, possui uma grande experiência no que se refere as atividades realizadas, nas ações promovidas pelos núcleos e nos anseios da classe empresarial, visto que também participa constantemente de reuniões e encontros que buscam resolver questões do segmento, tanto a nível municipal quanto estadual.

Ela quer destacar em sua gestão alguns aspectos relacionados a representatividade e fortalecimento da Acirne como um todo. “Vamos continuar os trabalhos no âmbito da representatividade, fortalecimento da entidade, responsabilidade social e ampliação das soluções empresariais, respeitando sempre os valores e princípios dos empresários rionegrinhenses, estimulando a melhoria contínua na gestão empresarial e de nossos associados”, relata. Outro ponto é o estímulo ao programa de desenvolvimento econômico local, oportunizando as atividades já instaladas e buscando criar outros ciclos econômicos criativos. “Na gestão que conduziremos, a entidade completará 40 anos de atuação e o envolvimento dos associados e os núcleos será um marco muito forte”, enaltece.

Eliete vê a evolução da entidade como um ponto forte, aliado a expansão da metodologia do associativismo, e o foco é ampliar, juntamente com a nova diretoria, este crescimento aliado aos negócios rionegrinhenses. “Pretendo dar continuidade aos projetos já efetivados nas gestões anteriores, e focar também na aproximação do associado com a entidade, estimulando a participação das demais empresas da cidade e região”, conclui.

Currículo

Eliete Adriani da Cruz é Diretora Executiva da Comprevalle e Riovalle Compressores, empresa especializada em ar comprimido. É formada em Administração de Empresas pela Univille, cursando MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e certificada pelo Programa de Gestão e Vivência Empresarial – PGVE – Fundação Getúlio Vargas.  Em 2009, ingressou na diretoria da Acirne, no qual atualmente ocupa o cargo de 1ª Vice-Presidente. Neste período de participação aliando experiências do Sistema S onde já trabalhou, representa constantemente a entidade em conselhos municipais, em atividades regionais e estaduais, principalmente no sistema da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC.

Diretoria eleita

Presidente – Eliete Adriani da Cruz

1º Vice-Presidente – Germano Basso Júnior

2º Vice-Presidente – Ademir Manoel dos Santos Filho

3º Vice-Presidente – Bruno Francisco Muhlbauer

1º Secretário – Mario Sergio Zilli Bacic

2º Secretário – Hugo Rodolfo Binder

1º Tesoureiro – Altair Ruthes

2º Tesoureiro – Helmut Weihermann

Diretor de Patrimônio – Antonio Oliveira Gomes Filho

 

Conselho Deliberativo

 

Ademir Manoel dos Santos Filho – Supermercado Germânia Ltda

Hugo Rodolfo Binder – Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto

Douglas Guimarães Daminani – Apoluz

Helmut Weihermann – Metalúrgica W3Sat

Bruno Francisco Muhlbauer – Herasul Tratamento de Resíduos

Camila Münch – 5 Estrelas Indústria Comércio

Andrea Tumin – AND Confecções Ltda

Germano Basso Júnior – Auto Posto Tradição

Marlon Ilg – Associação Brasileira de Preservação Ferroviária Regional de Santa Catarina

Denis Li Valle – Cahdam Volta Grande S/A

Antonio Oliveira Gomes Filho – OGPLAN

Cesar Quiliano Martins – Solida Brasil Ltda

Silvio Bianchini – RNR Internet

Casciane Antunes – Cedro Rosa Café

 

Conselho Superior

 

Mario Sergio Zilli Bacic – Rineplast Plásticos RN

Marcos Rogério Pereira – Glamar Transportes

Altair Ruthes – Escritório Contábil Ruthes

Alfonso Sebastião Bail – Indústrias Linfer Ltda

Gerson Sérgio Klaumann – Seka Com. e Imp. e Transp.

Rita de Cássia Alves – Rita de Cássia Alves

Hilário Cordeiro – Hifer Móveis

Carlos Kmieck – Morada Móveis

João Paulo Ferreira – RN Jornalismo

 

Conselho Fiscal

 

Valmir Luiz Batista – Batista Contábil

Ilário Antônio Detroz – Escritório Contábil Ilário Detroz

Gilson George Zipperer – Escritório Contábil Zipperer.

 

Fonte: Acirne

Crescer sem Medo vira lei

O presidente da República, Michel Temer, sancionou nesta quinta-feira (27), no Palácio do Planalto, o Projeto de Lei Complementar (PLC) 25/2007 – Crescer sem Medo. Um dos principais pontos é a ampliação do prazo de parcelamento de dívidas tributárias de micro e pequenas empresas de 60 para 120 meses. As novas regras para quitação dos débitos entram em vigor logo após a regulamentação, que será feita em até 90 dias pelo Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), vinculado à Receita Federal.

Cerca de 600 mil micro e pequenas empresas devem R$ 21,3 bilhões para a Receita Federal. De acordo com o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, a ampliação do prazo é essencial para que esses negócios consigam permanecer no Simples Nacional. “É um fôlego a mais para que os pequenos negócios continuem com as portas abertas e gerando empregos. Nós lutamos e conseguimos um prazo excepcional, ou seja, de exceção. Nós podemos refinanciar essas dívidas em até 120 meses”, comemorou.

O presidente do Sebrae também lançou o Mutirão de Renegociação, que vai incentivar os empreendedores a regularizarem dívidas tributária, bancária, locatícia e com fornecedores. “Estamos todos irmanados para abrir a temporada de renegociação”. O presidente da República, Michel Temer, destacou que o Crescer sem Medo é fruto de uma negociação intensa entre os poderes Executivo, e Legislativo e sociedade. “Dialogamos com a classe empresarial e com os trabalhadores. O emprego é o primeiro dos direitos sociais. Esse ato é um gerador de empregos”, declarou.

Além do aumento do prazo de parcelamento dos débitos tributários, o Crescer sem Medo eleva, a partir de 2018, o teto anual de faturamento do Microempreendedor Individual (MEI) de R$ 60 mil para R$ 81 mil e cria uma faixa de transição de até R$ 4,8 milhões de faturamento anual para as empresas que ultrapassarem o teto de R$ 3,6 milhões. A redução de seis para cinco tabelas e de 20 para seis faixas, com a progressão de alíquota já praticada no Imposto de Renda de Pessoa Física, é outra alteração prevista para 2018. Assim, quando uma empresa exceder o limite de faturamento da sua faixa, a nova alíquota será aplicada somente no montante ultrapassado.

A proposta também regulamenta a figura dos investidores-anjo, aquelas pessoas que financiam com recursos próprios empreendimentos ainda em seu estágio inicial, como as startups, e permite que os pequenos negócios do segmento de bebidas (cervejas, vinhos e cachaças) possam optar pelo Simples Nacional. Outro ponto de destaque é que os donos de salão de beleza poderão dividir os custos tributários com os profissionais que trabalham em parceria, além do estimulo à exportação com a simplificação dos procedimentos de logística internacional.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae

Votação categoria Melhor Atendimento segue até o dia 02 de novembro

As votações para o Prêmio Klaus Schumacher 2016 – Categoria Melhor Atendimento – já estão abertas no site do Núcleo de Jovens Empreendedores de Rio Negrinho e vão até o dia 02 de novembro.

Todas as empresas de Rio Negrinho estão aptas a concorrer e poderão ser votadas em todas as categorias. A premiação acontece no dia 18 de novembro. Participe, vote httpss://goo.gl/VgihAF

O quê: Prêmio Klaus Schumacher
Quando: 18 de novembro
Horário: 19h
Local: Sociedade Musical Rio Negrinho | Rua do Seminário, 886 – Centro
Informações: 3644-2131

 

Fonte: Acirne

Encontro estadual de ACIS debate desenvolvimento do associativismo e transformação da sociedade

O segundo dia do Encontro Estadual de ACIs da FACISC iniciou com o painel “Implantação e Desenvolvimento de ACIs”. Moderado pelo 2º vice-presidente da FACISC, André Odebrecht, o painel contou com os cases das ACIs de Araquari, Palma Sola e Santa Terezinha.

O presidente da ACI de Palma Sola, Igor Vissotto, falou sobre como foi criar uma associação empresarial em um município de 7 mil habitantes com a existência de duas outras entidades empresariais. Alcidir Boaretto, presidente da ACI de Araquari,  e a presidente da ACI de Santa Terezinha, Ana Sapelli também falaram dos desafios frente às entidades nas suas cidades.

Em Balneário Camboriú, o BC Criativo, programa que visa incentivar a economia criativa na cidade, vem mudando a realidade local, foi apresentado no Painel “Associativismo transformando a Sociedade”, pela presidente da entidade, Ciça Müller. Já o vice-presidente da ACI de Joinville, André Daher, falou sobre o Banco Social, que tem como objetivo capacitar instituições que promovem ações sociais na confecção de projetos e orientar para a captação de recursos financeiros oriundos de leis de incentivo e renúncias fiscais. O case da ACI de Iporã do Oeste foi apresentado pelo presidente da entidade, Alexandre Ruscheinsky, focado no desenvolvimento do Programa DEL na cidade. O painel foi moderado pelo 1º diretor financeiro da FACISC, Doreni Caramori Jr, que falou que o DEL está em 16 municípios e mais 35 em fase de sensibilização.

Fonte: Facisc