Cases, painéis e muita informação marcam segunda edição do Empreende Mulher Catarinense

Cerca de 600 Mulheres empresárias de todo o Estado reuniram-se nesta quinta-feira, 15 de agosto, em Florianópolis, para o evento Empreende Mulher Catarinense em comemoração ao Dia Estadual da Mulher Empresária, que é celebrado no dia 17 de agosto.

O evento é promovido pelo Conselho Estadual da Mulher Empresária (Ceme) em parceria com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira.

A abertura do encontro foi prestigiada pela presença do presidente da Facisc, Ernesto João Reck, do diretor financeiro, Doreni Caramori, do vice-presidente da indústria, André Gaidzinski, e da vice-presidente de educação empreendedora e presidente do Conselho Nacional da Mulher Empresária, Neiva Kieling. Também estiveram no encontro, a deputada estadual Ana Paula Lima (PT), uma das incentivadoras do seminário, e a deputada federal, Carmem Zanotto.

Para a deputada Ana Paula Lima, empreender, para as mulheres, não é somente um meio de negócio, mas também um instrumento de emancipação social. “Para muitas de nós, empreender é uma forma de empoderamento, de quebrar paradigmas, de lutar contra os modelos de trabalho machistas e conquistar a própria independência e liberdade.”

Neiva Kieling destacou seu orgulho em fazer parte da história do Ceme e o desafio que terá em levar sua experiência para outros estados, integrando e empoderando as mulheres empresárias de todo o país como presidente do Conselho Nacional da Mulher Empresária.

Em um discurso emocionado e enaltecendo o trabalho de todos os envolvidos no evento, a presidente do Ceme, Janelise Royer dos Santos, destacou a importância de se viver os sonhos, empreender e buscar informações para alcançar os objetivos.  Para a presidente, mais do que comemorar o Dia Estadual da Mulher Empresária, o evento serve para chamar a atenção sobre o verdadeiro papel da mulher na sociedade, ressaltar a importância do empreendedorismo e do movimento feminino associativista em Santa Catarina. “Empreendedorismo não é profissão, é missão”, declarou.

O presidente da Facisc, Ernesto Reck, parabenizou o empenho das empresárias e o sucesso da segunda edição do evento. “O Sistema Facisc se orgulha em ter um grande número de mulheres entidades e ver que este número cresce cada vez mais”, afirmou.

O primeiro painel, intitulado “Liderando e Empoderando Mulheres”, foi apresentado pela empresária e presidente da Federação das Associações Comerciais, Industriais e de Serviços do Rio Grande do Sul, Simone Leite, e pela empresária, Jussara Barbosa, primeira presidente de Federação Empresarial do Brasil e vice-presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).

 

Fonte: FACISC

FOTO: Eduardo G. de Oliveira/Agência AL

FACISC é a única entidade catarinense a compor o pacto global

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina acaba de ser adicionada ao Pacto Global das Nações Unidas. É a única entidade empresarial catarinense a fazer parte de um grupo de 12 mil participantes empresariais e não empresariais em 140 países do mundo. Para a consultora de Responsabilidade Social da FACISC,Adelita Adiers, isso significa que a Federação fortalece o seu compromisso com a sustentabilidade e incentiva às associações empresariais e às mais de 34 mil empresas para que os compromissos com o Pacto Global se traduzam também em políticas para os negócios. “A iniciativa também abre diálogo com outros atores que tem os mesmos compromissos”, destaca Adiers.

A Facisc se compromete apoiar os Dez Princípios do Pacto Global das Nações Unidas em matéria de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção, a promover esses princípios dentro de sua esfera de influência, e fazer uma declaração clara deste compromisso com suas partes interessadas e o público em geral e participar nas atividades do PactoGlobal das Nações Unidas.

Entre as ações já realizadas pela Facisc que atendem aos princípios estão ações como a publicação carta de princípios expressa no Balanço Social e publicada em 2011. A Federação também é signatária e coordena o movimento Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em SC, é também signatária do Pacto Empresarial pela integridade contra a corrupção e todos os temas, de forma transversal são desdobrados em diferentes ações nas quatro diretrizes da Facisc. “A expressão ” liderar pelo exemplo” é hoje uma realidade na Facisc. “Criamos o Comitê de Sustentabilidade que irá somar esforços para a concretização de práticas sustentáveis, tendo o pacto como uma ferramenta de apoio”, completa Adiers.

Pacto Global

O Pacto Global é uma iniciativa desenvolvida pelo ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção refletidos em 10 princípios. Essa iniciativa conta com a participação de agências das Nações Unidas, empresas, sindicatos, organizações não-governamentais e demais parceiros necessários para a construção de um mercado global mais inclusivo e igualitário. Hoje já são mais de 12 mil organizações signatárias articuladas por cerca de 150 redes ao redor do mundo.

As empresas participantes do Pacto Global são diversificadas e representam diferentes setores da economia, regiões geográficas e buscam gerenciar seu crescimento de uma maneira responsável, que contemple os interesses e preocupações de suas partes interessadas – incluindo funcionários, investidores, consumidores, organizações militantes, associações empresariais e comunidade.

O Pacto Global não é um instrumento regulatório, um código de conduta obrigatório ou um fórum para policiar as políticas e práticas gerenciais. É uma iniciativa voluntária que procura fornecer diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras.

O objetivo do Pacto Global é encorajar o alinhamento das políticas e práticas empresariais com os valores e os objetivos aplicáveis internacionalmente e universalmente acordados. Estes valores principais foram separados em dez princípios chave, nas áreas de direitos humanos, direitos do trabalho, proteção ambiental e combate à corrupção.

Fonte: FACISC

Associação Brasileira de Internet Industrial é criada em Santa Catarina

Numa iniciativa que envolveu a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), a  Pollux Automation e a Embraco (indústrias instaladas em Joinville), foi fundada nesta quarta-feira (10), a Associação Brasileira de Internet Industrial. A nova unidade tem o objetivo de congregar empresas de base tecnológica, indústrias e instituições de ensino, fomentando a geração de tecnologias integradas e inovadoras, de maneira a inserir o Brasil na mais recente fase da revolução industrial.

Internet industrial, indústria 4.0 ou manufatura avançada são alguns dos nomes dados a um recente fenômeno econômico e social, que se vale da hiperconectividade, inteligência artificial, elevado grau de digitalização e de sensoriamento, avanço do Big Data, entre outros. A associação desses elementos no processo produtivo promove mudanças nos modelos de negócio, permitindo avanços como customização em massa de produtos e mudanças na forma e padrão de consumo.

“Esta nova fase [da Revolução Industrial] representa uma disruptura do modelo de produção atual, pois se concentra em novos processos e produtos derivados de tecnologias que possuem aplicação em praticamente todas as áreas do conhecimento”, afirmou o presidente da FIESC, Glauco José Côrte. O industrial acrescentou que, como cofundadora da Associação, a FIESC tem o desafio de “continuar investindo na formação e capacitação de trabalhadores para uso dessas novas tecnologias, além de reforçar os investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação, apoiando o industrial no entendimento das mudanças em curso”.

Côrte destacou ainda que o Brasil não pode perder a oportunidade de avançar e alcançar os países mais desenvolvidos. Para isso, ele salientou a necessidade de ampliar a “infraestrutura digital, já que a infraestrutura de telecomunicações é uma grande barreira; capacitar profissionais, seguramente o principal desafio, e criar linhas de financiamento adequadas ao desenvolvimento”.

“Esta associação tem a missão bastante importante de contribuir, colaborar para a inserção do Brasil neste movimento que é a Internet Industrial”, afirmou o presidente da Pollux Industrial e que assumiu a presidência da nova entidade. O empresário salientou que a internet industrial é fomentada por três fatores centrais. Um deles é a disseminação de máquinas cada vez mais inteligentes, com capacidade de percepção, que “sentem” o que está acontecendo. O aumento da conectividade dos sensores e das máquinas, promove ampla comunicação, gerando uma infinidade de dados. O segundo fator citado por Rizzo são softwares de análise avançada, ou big data, que tomam ou melhoram as decisões. O terceiro elemento, segundo Rizzo, são as pessoas, que participam do processo na sua elaboração e com os benefícios que o fenômeno proporciona.

Rizzo salientou que as tecnologias de sensores e armazenamento reduzem custos continuamente. “Até 2020, 50 bilhões de objetos estará conectados, que devem gerar negócios da ordem de 15 trilhões de dólares, com novos produtos, novos serviços e mercados que não existem hoje”, disse.

“O lançamento da Associação Brasileira de Internet Industrial é uma oportunidade para compartilhar experiências, promover sinergias e criar novas soluções, sempre com o intuito de elevar o país a uma referência no assunto, além de alavancar a performance de nossas organizações e pessoas”, afirmou o presidente da empresa, Luis Felipe Dau.

Inspiração em consórcio internacional

A criação da Associação Brasileira de Internet Industrial foi inspirada no Consórcio de Internet Industrial (IIC, na sigla em ingês), implantado em  2014 nos Estados Unidos pela AT&T, IBM, GE e Intel, e do qual a Pollux Automation de Joinville é uma das duas empresas brasileiras presentes. O consórcio, que tem a mesma finalidade que a ABII já conta com cerca de 250 associados de mais de 30 países.

Primeira diretoria

Além da fundação da ABII, o ato desta quarta-feira marcou a posse da primeira diretoria, para um mandato de dois anos e que tem como presidente José Rizzo Hahn Filho, presidente da Pollux Automation; vice-presidente, André Marcon Zanatta, diretor do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura; diretor, Luciano Borges Lopes, gerente global sênior de TI na Embraco; secretário Marcus Silva, da SST Advogados,  e  tesoureiro Luiz Jung, da Moore Stephens. Outros dois diretores serão definidos até o final do ano.

Como integrar a ABII

A admissão de associados se dará por meio de proposta de filiação do interessado e estará sujeita à avaliação e decisão da diretoria da ABII. O custo para integrar a entidade varia de acordo com a modalidade do associado: Fundador, Mantenedor, Honorário e Contribuinte.

Para se associar, a empresa ou entidade deverá preencher um formulário de proposta de adesão que será disponibilizado na internet. Para mais informações os interessados podem ligar para 0800 606 0800.

Concurso para criação da identidade visual

Para envolver estudantes de Design e Publicidade neste movimento em prol da internet industrial, a escolha da identidade visual da associação será feita por meio de um concurso destinado a estudantes e entusiastas da criação visual. Informações completas sobre o regulamento e inscrições a partir de 11 de agosto. A seleção será feita por uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais das artes visuais e pela diretoria da ABII.

Instituições fundadoras

FIESC

A FIESC e suas entidades atuam em diversas frentes que contribuem para o incremento de uma economia baseada na internet industrial. Em uma vertente estão os serviços educacionais, que, com cerca de 350 mil matrículas anuais, estimula a educação profissional (SENAI), básica (SESI) e executiva (IEL). Por meio do movimento Santa Catarina pela Educação, a Federação contribui para a melhoria dos padrões educacionais do Estado como um todo. O desenvolvimento tecnológico representa outra linha de ação, pela qual as indústrias recebem apoio para inovar e gerar novos modelos de negócio.

Os três institutos de inovação e os sete de tecnologia que o SENAI está implantando no território catarinense também cumprem com este objetivo. Por fim, o fortalecimento de saúde e segurança no trabalho pretende garantir qualidade de vida dos trabalhadores, que se tornam mais produtivos e satisfeitos. A Aliança Saúde e Competitividade e o Instituto SESI de Inovação em Tecnologias para Segurança e Saúde no Trabalho são duas iniciativas da FIESC para atuar nesta linha de ação.

Pollux Automation

Em antecipação à forte demanda por projetos no âmbito da internet industrial, a Pollux Automation já constitui uma divisão especializada e 100% voltada para a aplicação das tecnologias que promoverão a convergência dos sistemas de TI com TO (Tecnologia de Operações). Como soluções completas requerem a aplicação conjunta de diversas tecnologias, a nova divisão trabalha forte no estabelecimento de parcerias estratégicas com líderes mundiais e na seleção de plataformas de desenvolvimento. Os primeiros projetos nesta direção já estão em execução e deverão se intensificar muito a partir de 2017 com o melhor entendimento pelas empresas dos benefícios que a tecnologia entrega.

Embraco

A Embraco tem projetos em diversas áreas como Manufatura, R&D, TI, Growth, contemplando as plantas no Brasil e no exterior. Recentemente, a fim de reunir todas estas práticas, criou um comitê interno sobre o tema, que visa compartilhar as experiências de cada área, promover sinergias e, com isso, aumentar os impactos positivos e continuar sendo referência.

Isso é mais uma iniciativa da Embraco que ao longo dos seus 45 anos de história já ganhou mais de 40 premiações. Entre os mais recentes de inovação estão o Ranking Valor Inovação Brasil, Prêmio Finep de Inovação e Best Inovator. A multinacional do setor de compressores herméticos para refrigeração tem atuação global e capacidade de produção anual de 40 milhões de unidades. Oferece soluções que se diferenciam pela inovação e pelo baixo consumo de energia. Seus mais de 11 mil funcionários trabalham nas fábricas e escritórios localizados no Brasil, na China, Itália, Eslováquia, México, Estados Unidos e Rússia.

 

Fonte: FIESC

 

Desafio Ricardo Pscheidt de Mountain Bike acontece em Rio Negrinho

Em comemoração aos 38 anos da Associação Empresarial de Rio Negrinho – Acirne e em parceria com a Associação Rionegrinhense de Ciclismo – Arnociclo, no dia 11 de setembro acontece no município o 1º Desafio Ricardo Pscheidt de Mountain Bike.

O evento de ciclismo visa proporcionar a prática do esporte e também do lazer, difundindo os benefícios da modalidade. A prova será disputada em dois diferentes níveis com distância: 90 quilômetros, nas categorias Pró, e distância de 50 quilômetros nas categorias Sport (subdivididas em categorias por idade e sexo). Em cada categoria, os cinco primeiros receberão como prêmios troféus e medalhas do primeiro ao quinto colocado, e medalhas de participação para todos os competidores. A saída acontece às 8h, no Pavilhão dos Imigrantes.

O trajeto vai contemplar diferentes tipos de vias e em alguns trechos será introduzido o Single Track, uma modalidade do Mountain Bike, praticada em terrenos naturais e acidentados, com montanhas e trilhas.

Para o Presidente da Acirne, Germano Basso Júnior, é ótimo divulgar esta prática esportiva e também com isso o município. “Temos como perspectiva a participação de 300 pessoas e creio ser uma ótima oportunidade de divulgar o esporte e também Rio Negrinho. O nosso intuito é tornar esse evento anual”, relata.

A organização do evento é da Associação Rionegrinhense de Ciclismo – Arnociclo e Acirne, contando com o apoio da Conex Energy Drink, Trek, Federação Catarinense de Ciclismo, Free Force, Rino e Prefeitura de Rio Negrinho. Inscrições e informações podem ser obtidas no site www.arnociclo.com.br

Agende-se

O quê: 1º Desafio de Mountain Bike Ricardo Pscheidt

Data: 11 de setembro

Saída: 8h, no Pavilhão dos Imigrantes

Inscrições: www.arnociclo.com.br

 

Fonte: Acirne

Acirne promove encontro com candidatos a prefeito

Para conhecer as propostas dos candidatos a prefeito e promover um debate de ideias e unir as reivindicações da classe empresarial, a Associação Empresarial de Rio Negrinho (Acirne) realiza no dia 22 de setembro, na Sociedade Musical, um encontro que visa principalmente informar a população sobre as áreas de atuação de cada candidato.

O encontro segue também o “Voz Única”, projeto da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), que faz um panorama de uma série de ações que necessitam ser realizadas, em nível estadual e federal, para garantia de desenvolvimento socioeconômico. O documento serve inclusive para auxiliar parlamentares e governantes sobre planos de governo, ao mesmo tempo que avalia as necessidades de Santa Catarina, também no meio empresarial.

Segundo o Presidente da ACIRNE, Germano Basso Júnior, o encontro promovido pela entidade reforça a necessidade de conhecer as propostas e principalmente de informar a população sobre as áreas em que cada candidato irá trabalhar e suas prioridades. “É uma oportunidade dos candidatos apresentarem aos eleitores suas propostas para o desenvolvimento de Rio Negrinho. E sob o ponto de vista dos participantes do evento, é uma ótima oportunidade para ouvi-los de uma forma estruturada e aprofundada, e questionar sobre as principais demandas da comunidade.A ACIRNE enviará aos associados e outras entidades do município um formulário para que os mesmo possam propor suas perguntas. Esse formulário deverá retornar a ACIRNE até o dia 16 de Setembro para compilação.

Germano destaca que o principal objetivo do encontro é o exercício da cidadania por parte de todos. “As dificuldades pelas quais estamos passando e passaremos nos próximos anos, nos faz refletir sobre a relação dos eleitores com os gestores públicos. Relação esta, que deve ser aprimorada por ambos os lados. Os eleitores devem entender que a participação na vida política do município, do estado e do governo federal, tem que ser mais efetiva,  conhecendo melhor os candidatos, acompanhando sua trajetória, propostas para então cobrá-los, no sentido do cumprimento dos compromissos assumidos com a sociedade. E por parte dos eleitos, estes necessitam constantemente estar em contato com a população, trabalhando de forma responsável pelos interesses da comunidade, que está muito mais atenta nos dias atuais”, destaca.

Regras do debate

Para a realização do debate, cada candidato terá 15 minutos para a exposição de ideias e propostas. A ordem de apresentação será definida por sorteio e os participantes poderão formular perguntas por escrito que serão lidas pelo mediador.

Pontos principais que serão abordados

Desenvolvimento urbano

Espaços públicos urbanos

Potencialidades econômicas da cidade

Habilitações de interesse social e regularizações fundiárias

Estímulos a geração de emprego e renda

Lazer e Diversão

Turismo

Educação

Meio Ambiente

Saúde Pública

Enchentes.

 

Agende-se e participe

Quando: 22 de setembro

Horário: 19h

Local: Sociedade Musical Rio Negrinho | Rua do Seminário, 886 – Centro

Inscrições e informações: 3644-2131.

Venda dos convites na Acirne, no valor de R$ 50,00 com direito a jantar.

 

Fonte: Acirne

Dia estadual da mulher empresária será comemorado com evento em Florianópolis

Mulheres empresárias empreendedoras e profissionais liberais de todo o Estado estarão reunidas em Florianópolis para o evento Empreende Mulher Catarinense em comemoração ao Dia Estadual da Mulher Empresária. O evento acontecerá no dia 15 de agosto e é promovido pelo Conselho Estadual da Mulher Empresária (Ceme). Reunirá cases, palestras e muita informação no universo feminino empreendedor. Além disso, o evento marca a data que foi pleiteada em 2005 pelo Núcleo da Mulher Empresária de Joinville e nasceu com o projeto de Lei da deputada Simone Schramm. O Dia Estadual da Mulher Empresária é comemorado no dia 17 de agosto.

Durante um dia todo, as participantes irão receber uma chuva de informação. O evento abre com o painel “Liderando e Empoderando Mulheres” com as empresárias Simone Leite, presidente da Federação das Associações Comerciais do Rio Grande do Sul e Jussara Pereira Barbosa, presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Pernambuco. A mediação será por conta da presidente do Conselho Nacional da Mulher Empresária, Neiva Kieling.

O painel “Masculino x Feminino” – Mito ou Realidade aborda fatores históricos e culturais que influenciam as profissões vistas como “masculinas”. Este momento contará com a participação de Júlia Machado do grupo de mulheres As Anitas, engajadas no empoderamento feminino na área de tecnologia e empreendedorismo, Daniele Regina Theis da empresa Rioar especializada em soluções em automação industrial, hidráulica e elétrica, e Angela Oliveira da empresa Oliveira Materiais de Construção.

O almoço será voltado para o relacionamento de negócios entre as participantes, o chamado networking.

Mulheres do Brasil

A programação vespertina contará com o painel “Mulheres do Brasil”, com Sonia Hess, empresária catarinense que atuou à frente da Dudalina durante 35 anos e voluntária em diversos projetos nacionais e internacionais, entre eles “Mulheres do Brasil”, e Fernanda Bornhausen Sá, empresária da área de comunicação, propaganda e tecnologia e voluntária em diversos projetos nacionais e internacionais, entre eles, “Mulheres do Brasil”.

O Mulheres do Brasil é um grupo de mulheres criado em outubro de 2013 com o objetivo de discutir temas ligados ao Brasil. Ele é composto por mulheres líderes de vários segmentos que têm, em comum, o propósito de serem protagonistas na construção de um país melhor. Tem uma agenda propositiva com planos de ação para pensar e agir pensando no todo, por um país melhor. O grupo não tem partido, apenas levanta a bandeira de uma causa: o Brasil.

A palestra Master do evento será com a empresária Angela Hirata, com o tema Do Empreendedorismo a Gestão Executiva – Como Fazer Acontecer, ela abordará o case da Havaianas e sua história de sucesso.

O evento é gratuito e aberto ao público, porém tem vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas diretamente pelo site do Ceme (www.ceme.org.br)

Além da parceria com a Alesc, o evento tem o apoio do Sebrae Nacional, da Confederação das Associação Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), do Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SC), do Conselho Regional de Administração (CRA/SC) e da Comissão da Mulher Advogada da OAB-SC.

Para a presidente do Ceme, Janelise Royer dos Santos, mais do que comemorar o Dia Estadual da Mulher Empresária, o evento serve para chamar a atenção sobre o verdadeiro papel da mulher na sociedade, ressaltar a importância do empreendedorismo e do movimento feminino associativista em Santa Catarina. “O Dia Estadual da Mulher Empresária é um marco na história do CEME. Realizaremos a segunda edição com uma programação recheada de temas e assuntos relevantes que contribuirão para o empoderamento da mulher e para a valorização dessas mulheres que tanto fazem pela sociedade e pela economia catarinense”.

A deputada Ana Paula Lima é grande defensora das causas femininas em Santa Catarina. Foi quem articulou na Assembleia Legislativa para a realização do evento em comemoração à data. Foi ela também que descobriu que a lei que determinava o dia da Mulher Empresária já existia e deu todo o apoio ao Conselho.

Fonte: Facisc

Integrantes do Núcleo do Meio Ambiente buscam informações sobre licenciamento ambiental

Na manhã de quinta-feira, 4, integrantes do Núcleo de Meio Ambiente da Acirne estiveram reunidos com o Prefeito Alcides Grohskopf para verificar sobre as
tratativas do licenciamento ambiental no que diz respeito a sua municipalização. Em novembro de 2014, ocorreu com participação do presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC, Ernesto João Reck, a assinatura do convênio de cooperação entre representantes municipais e o Consórcio Quiriri, para fins de licenciamentos ambientais municipalizados.

Integrantes do núcleo juntamente com o Presidente da Acirne, Germano Basso Júnior, foram buscar informações sobre a continuidade dos processos no âmbito municipal para tornar as tratativas rápidas. Para o mês de setembro, ficou marcado um outro encontro na Acirne para continuidade dos processos com a presença da secretária executiva do Consórcio Quiriri, Leoni Fuerst.

Encontro regional com profissionais de RH acontece em Rio Negrinho

Perspectivas para gestão, retenção de talentos e motivação em tempos de crise são alguns dos assuntos que serão abordados no 1º Encontro Regional de Gestores de RH que acontece no dia 23 de agosto na empresa Meu Móvel de Madeira.

Organizado pelo Núcleo de Gestores de RH da Acirne, o encontro visa aproximar os nucleados das Associações da região para discutir ideias sobre processos de gestão e formas de trabalho, buscando troca de informações entre os profissionais. O encontro acontece na empresa Meu Móvel de Madeira, que apresentará aos participantes o seu case de sucesso e as políticas adotadas no setor de recursos humanos.

Especialistas estarão presentes no Ted Talk repassando seus conhecimentos. “Motivação em tempos de crise” é o tema abordado por Priscila Santos, Consultora de gestão de pessoas e especialista em startup e cultura organizacional com passagens por empresas como Whirpool e Resultados Digitais.

Evandro Setti, Executivo com passagens por empresas como Datasul e Totvs, é Diretor de Operações e fundador da Cingo (www.cingo.com.br), empresa que há de 10 anos atua com pesquisa e desenvolvimento de tecnologia com foco em gestão estratégica baseada em pessoas. Ele falará sobre “Perspectivas futuras para a gestão de recursos humanos”.

João Trotta da empresa Conta Azul, abordará sobre “Retenção de talentos”. A Conta Azul é considerada uma das mais bem sucedidas startups brasileiras. Selecionada pela aceleradora americana 500Startups, ficou quatro meses incubada no Vale do Silício, nos Estados Unidos. A empresa de Joinville/SC oferece um sistema na nuvem para gestão de pequenas empresas.

O moderador do Ted Talk será Cleomir Vaz, coordenador de recursos humanos do Grupo Lunelli e professor de graduação e pós-graduação da Univille. Na sua carreira conquistou diversos prêmios, entre eles, prêmio “Ser humano” em agosto de 2014 pela Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH Nacional e em 2015, foi vencedor do prêmio internacional de gestão humana Oscar Alvear Urrutia pela Federación Interamericana de Asociaciones de Gestión Humana.

Agende-se

Data: 23 de agosto, terça-feira

Horário: 9h às 16h30

Local: Meu Móvel de Madeira | Rodovia BR 280, KM 123, 2866, bairro Vila Nova.

Fonte: Acirne

Abertas as inscrições para o Empretec

Por meio de uma metodologia da Organização das Nações Unidas – ONU voltada para o desenvolvimento de características de comportamento empreendedor e para a identificação de novas oportunidades de negócios, o Empretec realizado pelo Sebrae, já capacitou mais de 230 mil pessoas.

Com o apoio do Núcleo de Jovens Empresários e da Acirne, o Empretec acontece  de 12 a 17 de setembro na entidade. As inscrições estão abertas. São 60 horas de capacitação em seis dias de imersão em que o participante é desafiado em atividades práticas, cientificamente fundamentadas que apontam como um empreendedor de sucesso age, tendo como base 10 características comportamentais: busca de oportunidade e iniciativa, persistência, correr riscos calculados, exigência de qualidade e eficiência, comprometimento, busca de informações, estabelecimento de metas, planejamento e monitoramento sistemáticos, persuasão e rede de contatos, independência e autoconfiança.

Interessados podem entrar em contato pelo telefone 3644-2131 ou email [email protected] As entrevistas para participação do seminário acontecem de 29 de agosto a 02 de setembro.

Fonte: Acirne

Ricardo Pscheidt realizou palestra na Acirne

Utilizada como meio de transporte entre casa e trabalho, com o passar do tempo, Ricardo Pscheidt viu a oportunidade e aliado ao talento e persistência, conquistou diversos títulos para o país. O interesse pela bicicleta começou já na época da escola e era uma forma de diversão.

Natural de São Bento do Sul, em 1997, Pscheidt conquistou a primeira corrida e desde então não parou mais, porém a rotina era pesada entre estudos, trabalho e família. Com o passar do tempo foi se dedicando exclusivamente ao esporte e conquistando muitos títulos e um currículo de peso como tricampeão brasileiro de Cross Country (XCO), bronze nos jogos sul-americanos de Mar Del Plata e atleta permanente da seleção brasileira há 15 anos. É atualmente o terceiro do Brasil no ranking internacional XCO. Melhor brasileiro em mundiais, copas do mundo e pan-americanos.

Para ele, a persistência foi o grande destaque. Uma trajetória de grandes desafios tanto na vida pessoal quanto profissional. “Tenho orgulho de ter superado tudo e se fosse para passar por tudo novamente eu passaria. Não trocaria minha profissão por nada”.

O Presidente da Associação Rionegrinhense de Ciclismo (ARNOCICLO), Anderson Gencio, explicou sobre o evento que acontece em comemoração ao aniversário de 38 anos da ACIRNE no dia 11 de setembro, o “1º Desafio Ricardo Pscheidt” com as categorias Pró 90km e Sport 50 km. Informações podem ser obtidas pelo email: [email protected]

Fonte: Acirne