FACISC E ACATS lançam pedra fundamental para construção da nova sede

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) lançou nesta quarta-feira (29/6) juntamente com a Associação Catarinense de Supermercados (Acats) a pedra fundamental da construção da nova sede em Florianópolis, na parte continental da cidade.
A cerimônia marcou uma data importante para a Federação: os 45 anos de fundação da entidade e contou com a presença de autoridades, diretores e colaboradores das entidades.
No evento, realizado no terreno onde será construído o prédio os representantes das entidades foram presenteados com um cristal com a impressão em 3D da maquete da nova sede. Além disso, todos os presentes puderam participar de uma dinâmica especial alusiva ao ato de colocar as mãos na massa para iniciar a obra.
Nas saudações, o presidentes da Acats e Facisc, Atanázio dos Santos Netto e Ernesto João Reck destacaram o ineditismo da parceria que tem como objetivo proporcionar uma nova qualidade de serviço para os associados, o que representa uma nova fase na história das entidades bem como marca um exemplo prático e marcante de associativismo para a Sociedade Catarinense. “Precisamos construir a nossa casa e hoje aqui começamos um grande momento. Esta sede será um ativo que dará resultados para as duas entidades. É um grande sonho. Estamos mostrando que é possível fazer mais com menos, quando se tem a disposição de compartilhar como se faz no associativismo”, declarou Reck.
A construção estará a cargo da Richter  Engenharia de Joinville que deverá concluir a primeira fase de estruturas em um prazo de 240 dias.
Fonte: FACISC

Núcleo realiza ações para o fortalecimento do turismo no município

Integrantes do Núcleo de Turismo de Acirne, estiveram reunidos na manhã de quinta-feira, 30, para dar continuidade as ações previstas no planejamento estratégico. Uma delas é a elaboração do calendário turístico de Rio Negrinho. Em sua fase final, o calendário irá fornecer informações necessárias com o objetivo de profissionalizar o setor, como explica o Coordenador do Núcleo, Marlon Ilg. “A nossa meta é organizar e fortalecer datas em especial. Queremos com isso impulsionar a visita do turista para a nossa cidade e principalmente profissionalização. Até semana que vem fechamos o calendário e assim seguimos com as divulgações e o fortalecimento dos eventos. Assim será muito mais fácil trabalhar antecipadamente”, destaca.

Outro ponto apresentado no encontro foi a pesquisa que está sendo realizada entre os turistas. “Nós elaboramos um mapeamento e diversos estabelecimentos já estão realizando a pesquisa. Organizamos o documento para coletar informações das preferências turísticas, necessidades, renda, tempo de permanência entre outros pontos. Depois de um período iremos estudar os dados para conhecer realmente o que o setor oferece e buscar melhorias”, finaliza Marlon. O questionário também foi baseado pelos ítens de avaliação do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).

Representantes do governo participam de reunião de diretoria da FACISC

O segundo dia da reunião de diretoria da Facisc contou com apresentações dos resultados de alguns projetos em andamento na entidade.

O vice-presidente de integração, Alberto Stringhini, relatou os resultados que vem sendo colhidos com as ações de educação financeira em todo o Estado, a vice-presidente de turismo, Magda Bez, falou sobre o projeto de turismo e o BC criativo; o presidente da Fundação Empreender, Ciro Cerutti, relatou as principais ações realizadas pela entidade, destacando a Missão Paraguai, realizada para buscar de oportunidades e parcerias que auxiliem as empresas brasileiras.

Os Conselhos do Jovem e da Mulher também apresentaram suas principais atividades. Ricardo Fontes Schramm Junior, presidente do Cejesc e Fabiano Penafort, falaram sobre o projeto Voz única, que pretende orientar os jovens empreendedores para inserção dos jovens empreendedores na política. A presidente do Ceme, Janelise Royer dos Santos, relatou o sucesso das AGOs regionais, o crescimento da rede CEME com a criação de novos núcleos, os esforços para criação do dia Nacional da Mulher Empresária, e a pesquisa do perfil da mulher empresária, Empreende Mulher.

Os vice-presidentes Marcus Rocha e Doreni Caramori também expuseram informações relacionadas às suas pastas, como por exemplo, o Sistema Sigaem e a gestão financeira da Federação.

A convite da Federação, o presidente da Junta Comercial de SC, Julio Marcelino participou da reunião e falou aos integrantes da diretoria da entidade sobre o grande projeto, da Junta Digital, que pretende aprimorara todos os processos tornando a comunicação do órgão 99 % virtual e sobre o andamento do acordo de cooperação entre as entidades.

Também convidado para a reunião, o secretário do desenvolvimento econômico sustentável, Carlos Chiodini, falou sobre projetos da pasta, como por exemplo, os novos Centros de Inovação. O presidente da FATMA, Alexandre Waltrick, falou aos diretores sobre as novas práticas para o licenciamento ambiental e a importância do estudo ambiental para a aprovação das licenças.

O presidente da Facisc, Ernesto Reck, agradeceu a disponibilidade dos representantes dos órgãos públicos destacando a importância do diálogo e da aproximação com a classe empresarial em prol do desenvolvimento sustentável.

Fonte: FACISC

Palestra sobre educação financeira acontece dia 6

Como gastar menos e poupar mais é o que Alberto Stringhini irá abordar nas palestras que realizará nas cidades de Campo Alegre, São Bento do Sul, Rio Negrinho e Porto União. Engenheiro agrônomo, trabalhou por 30 anos como Diretor da Sadia, já atuou como Presidente da Associação Empresarial de Concórdia e Diretor Financeiro da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – Facisc. Atualmente é Consultor e Palestrante sobre finanças pessoais.

Despertar na criança o espírito empreendedor com educação financeira. Ele destaca a importância de se falar no assunto desde cedo. “Eu quero, eu preciso e eu posso deve ser refletido juntamente com a família. Precisamos começar a questionar e criar um ambiente de diálogo para tomar assim uma decisão em conjunto na hora da compra, que seja clara e em benefício do todo. O que acontece em muito casos hoje é a famosa compra por impulso, sem a gestão”, relata.

Stringhini abordará ainda indicadores no país, consumo planejado e consciente, verdades e mentiras dos problemas financeiros, plano de ação, ferramenta para orçamento familiar, balanço patrimonial e muito mais.

As palestras serão realizadas pelas Associações Empresariais: Aciaca, Acisbs, Acirne, Acipu e CDL de Porto União. O evento conta com o patrocínio da Cooperativa de Crédito SCRCRED e apoio da Facisc, Grupo de Administradores de Recursos Humanos de São Bento do Sul – GARH e Núcleo de Gestores de Recursos Humanos da Acirne. A entrada é um quilo de alimento não perecível.

Datas

Associação Empresarial de Campo Alegre – Aciaca

Data: 4/7

Horário: 19h

Local: Espaço Cultural Prof. Shirley Johanson

Inscrições: 47 3632-2193

 

Associação Empresarial de São Bento do Sul – Acisbs

Data: 5/7

Horário: 19h

Local: Sociedade Desportiva Guarani

Inscrições: 47 3631-0531

 

Associação Empresarial de Rio Negrinho – Acirne

Data: 6/7

Horário: 19h

Local: Centro de Excelência

Inscrições: 3644-2131

 

Associação Empresarial de Porto União – Acipu

Data: 7/7

Horário: 19h

Local: Fundação Municipal de Cultura União da Vitória

Inscrições: 42 3522-4593.

Mais de mil pessoas participaram da Semana dos Núcleos

Com uma grande movimentação, a Semana dos Núcleos da Associação Empresarial de Rio Negrinho – Acirne, que aconteceu de 13 a 18 de junho, contou com a participação de mais de 1 mil pessoas englobando diversos públicos como empresários, alunos do ensino médio e fundamental. Com oito núcleos, cada grupo assumiu durante um dia determinadas atividades.

Um grande destaque foi a geração de negócios. Três eventos tiveram o objetivo de promover para os empresários a exposição de produtos, serviços, ampliação da rede de contatos e futuras parcerias. A abertura da Semana dos Núcleos foi por meio da Sessão de Negócios em parceria com o Sebrae no qual contou com a participação de 100 empresas e foi promovido pelo Núcleo de Jovens Empresários e Mulheres Empreendedoras. No segundo dia, o Núcleo de Turismo realizou a Sopa de Negócios e no terceiro dia, o Núcleo de Automecânicas e Meio Ambiente promoveu o Café de Negócios, que contou com a parceria da Cooperativa de Crédito SCRCRED.

Os Núcleos de Turismo, Comunitário Contra Enchentes e Gestores de Recursos Humanos, trabalharam com o público jovem. No segundo dia, estudantes do quinto ano conheceram um pouco da história e realizaram uma visita a Maria Fumaça. No quarto dia, ocorreu um workshop das profissões na Acirne contando com a participação de mais de 300 alunos do terceiro ano do ensino médio. Além disso, o Núcleo de Gestores de Recursos Humanos realizou a palestra “Gerações diferentes no ambiente de trabalho, como administrar e gerar resultados” na Câmara de Vereadores.

O turismo rionegrinhense também foi tema de capacitação para colaboradores do comércio. Licenciamento ambiental e poluição também foram abordados por especialistas no terceiro dia. E o Núcleo de Segurança do Trabalho tratou da proteção respiratória para profissionais do segmento.

A primeira edição da Semana dos Núcleos ocorreu em 2015 e desde então, por meio de um planejamento estratégico com todos os grupos, foi possível ampliar e muito o evento. O Presidente da Acirne, Germano Basso Júnior, destaca o grande envolvimento dos nucleados, associados, parceiros e colaboradores. “Fiquei muito orgulhoso de poder participar deste momento histórico para a Acirne. O envolvimento dos participantes dos oito núcleos foi expressivo e bem profissional. O trabalho que o Consultor Júnior Sobczack vem fazendo junto à coordenação dos núcleos está sendo fundamental para isso. Na verdade, todos da equipe, tem se empenhado ao máximo para que as coisas aconteçam. Vamos propor agora a participação aprofundada dos núcleos na elaboração do planejamento estratégico da entidade para o próximo ano. Estamos bem alinhados com toda a diretoria”, ressalta. A Semana contou com o apoio do Programa Empreender.

 

Núcleos da Acirne

Núcleo de Gestores de Recursos Humanos

Núcleo de Segurança do Trabalho

Núcleo de Meio Ambiente

Núcleo de Automecânicas

Núcleo de Jovens Empresários

Núcleo de Mulheres Empreendedoras

Núcleo de Turismo

Núcleo Comunitário Contra Enchentes.

 

Fonte: Acirne

Semana dos Núcleos promoveu a geração de negócios

A Semana dos Núcleos da Acirne que iniciou na segunda-feira, 13, promoveu três eventos focados na geração de negócios, que movimentou a participação de 170 empresas. A abertura contou com a Sessão de Negócios no Rio Negrinho Tênis Clube, organizada pelo Núcleo de Jovens Empresários e Mulheres Empreendedoras. Já na terça-feira, 14, o Núcleo de Turismo promoveu a Sopa de Negócios que aproximou empresas do setor e na quarta-feira, 15, ocorreu o Café de Negócios na entidade, contando com a promoção do Núcleo de Meio Ambiente, de Automecânicas e da Cooperativa de Crédito SCRCRED.

Fonte: Acirne

Comércio em SC amarga queda no consumo e na confiança do empresário, mas endividamento recua

A retomada da confiança tão aguardada pelo comércio em Santa Catarina deve ser adiada para o segundo semestre de 2016. Dois dos três indicadores levantados pela Fecomércio SC – confiança do empresário e intenção de consumo – apresentaram variação negativa em maio. O alento ao setor vem da queda do endividamento e inadimplência desde o início do ano.

​“Os resultados no comércio catarinense em maio vêm na esteira da economia recessiva e indefinições políticas, que atuam como um postergador das decisões de investimentos. O consumidor, inseguro quanto ao futuro profissional e com pouco acesso ao crédito, tende a comprar menos e dar prioridade ao pagamento das dívidas, desacelerando as vendas. A expectativa é de um segundo semestre mais positivo para o setor, com a concretização das ações da nova equipe econômica do governo”, afirma o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) chegou ao nível mais baixo da série histórica pela segunda vez consecutiva, atingindo 77,7 pontos, em uma escala que vai de 0 a 200. O patamar caiu 4% em relação a abril (80,9) e 9,3% na comparação com o ano anterior (85,7).

O dado leva em conta condições atuais da economia, do setor e das empresas do comércio, a expectativa em relação à economia, índice de investimento, contratação de funcionários e a situação dos estoques.

O recuo contínuo mostra o pessimismo e insegurança do setor, que registra queda de 5,7% no volume de vendas nos últimos 12 meses, pior resultado da série histórica iniciada em 2001.

Intenção de consumo

A Intenção de Consumo das Famílias Catarinenses (ICF) também caiu na comparação anual (15,6%) e mensal (5,5%), chegando a maio com 91,8 pontos, o nível mais baixo desde janeiro de 2010. O ICF cruza dados que tratam do emprego, perspectiva profissional, renda atual, acesso ao crédito, nível e perspectiva de consumo e o momento para bens duráveis.

Os subíndices que tiveram maior variação entre abril e maio foram ‘momento para duráveis’ (-13,6%), ‘perspectiva profissional’ (-11,2%) e ‘perspectiva de consumo’ (-5,6%), que refletem a retração do crédito das famílias, cujos bens duráveis são mais sensíveis, a baixa criação de vagas formais no Estado e a percepção de que a recessão econômica vai se prolongar.

Endividamento em SC

Pelo quinto mês consecutivo cai o número de famílias endividadas em Santa Catarina. Em maio, o índice chegou a 57,4%, estável em relação ao ano passado (57,5%), e menor na comparação com os meses anteriores: abril (58,3%), março (59,5%), fevereiro (60,8%) e janeiro (62,5%).

O percentual de famílias com contas em atraso e aquelas que não terão condições de pagar caiu 1,7% e 1,2% em maio, respectivamente. A queda na inflação de 10,6% em 2015 para 9,2% em 2016 trouxe maior capacidade de pagamento das dívidas. Embora os dois indicadores tenham recuado e sinalizem que os consumidores estão colocando as contas em dia, o índice ainda é considerado alto.

Fonte: Assessoria de Comunicação Fecomércio SC

Impostômetro alcança a marca de R$ 900 bilhões

O valor desembolsado pelos brasileiros em forma de impostos, taxas e contribuições atingiu no último domindo, 12, às 7h10, o total de R$ 900 bilhões, segundo o Impostômetro, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). No ano passado, a mesma marca foi alcançada em 13 de junho, um dia depois do que o previsto para este ano.

Para o presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alencar Burti, o valor desembolsado e a crise econômica brasileira sustentam o argumento de que não há espaço para a criação de novos impostos. “A população brasileira já paga tributos demais e, neste período de forte recessão, isso pesa ainda mais. Apoiamos os ajustes propostos pelo governo, mas ponderamos que é impossível cogitar qualquer ideia de aumento de impostos agora’, afirma em nota.

Burti acredita o aumento da carga tributária “aprofundaria a crise”, e por isso é fundamental a realização de uma reforma tributária.O Impostômetro foi implantado pela ACSP em 2005, no centro da capital paulista, e foi criado com o objetivo de dimensionar o tamanho da carga tributária paga pelos brasileiros.

Fonte: Impostômetro

Vendas no Dia dos Namorados recuam 5,8% em 2016, segundo Boa Vista SCPC

Dados da Boa Vista SCPC mostram que em 2016 as vendas do comércio para o Dia dos Namorados recuaram 5,8% comparadas a 2015, registrando a segunda queda desta data comemorativa desde 2009. Em 2015, as vendas diminuíram 0,5% em relação ao mesmo período de 2014.

Com base na projeção de uma nova queda real no faturamento do comércio varejista, na proporção de vendas do período do dia dos namorados em relação ao total do mês e no resultado de queda de 5,8% no número de consultas da base de dados da Boa Vista SCPC, a FecomercioSP estimou que o faturamento total no varejo deve ter sido 11% menor do que em 2015 (descontada a inflação), ou de cerca de R$ 5 bilhões a menos do que no mesmo período do ano passado.

O movimento do Dia dos Namorados segue a tendência de queda das vendas do varejo e das demais datas comemorativas. Com esse resultado, aponta para mais um ano negativo para o comércio decorrente da inflação ainda elevada, dos juros altos, do forte aumento do desemprego, que afetam a disposição das famílias em consumir.

Acirne realiza Semana dos Núcleos

Visando fortalecer cada segmento, promover ações em prol da comunidade e impulsionar negócios, a Associação Empresarial de Rio Negrinho (Acirne), realiza de 13 a 18 de junho a segunda edição da Semana dos Núcleos. Com o envolvimento dos oito núcleos da entidade, cada dia será dedicado para ações específicas, visando a participação de diversos públicos, incluindo palestras, capacitações, sessão de negócios, workshop, exposição entre outros.

A abertura da Semana dos Núcleos contará com uma Sessão de Negócios realizada pelo Núcleo de Jovens Empresários e Mulheres Empreendedoras. O evento contempla a participação de 100 empresas e acontece no Rio Negrinho Tênis Clube. Interessados em participar, o investimento é no valor de R$ 20,00.

Na terça-feira, 14, o Núcleo de Turismo e o Comunitário Contra Enchentes realizam alguns eventos com início às 13h30. Alunos do quinto ano realizam uma visita a Maria Fumaça. Às 16h30, ocorre uma capacitação sobre o turismo do município para colaboradores do comércio. Às 19h, no Cedro Rosa Café, acontece a Sopa de Negócios e às 19h30, uma apresentação sobre o projeto de combate às cheias.

O Núcleo de Meio Ambiente e de Automecânicas realizam na quarta-feira, 15, três eventos, sendo um deles em comemoração a semana do meio ambiente. Às 8h, integrantes do núcleo realizam a plantação de mudas no bairro Hantschel. Às 15h, acontece um Café de Negócios na sede da Acirne com o apoio da Cooperativa de Crédito SCRCRED e finalizando o dia, ocorre um TED Talk com a participação de Guilherme Dallacosta, advogado da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) que abordará sobre licenciamento ambiental. Logo após, João Vitor Daufenbach Mathias, engenheiro florestal abordará sobre MTR. Odair Borges, ex-presidente do Núcleo Estadual de Automecânicas (NEA) irá abordar sobre licenciamento ambiental para o setor e Alessandro Ferreira de Lima, Instrutor do Senai, encerra a noite explanando sobre poluição ambiental.

Os Núcleos de Gestores de Recursos Humanos e Segurança do Trabalho realizam atividades na quinta-feira, 16, com alunos do terceiro ano do ensino médio proporcionando um Workshop das Profissões durante todo o dia na Acirne. E ao mesmo tempo ocorre uma exposição com o tema saúde e segurança do trabalho. Na Câmara de Vereadores de Rio Negrinho, às 17h30, acontece uma palestra sobre proteção respiratória e logo após às 19h, a palestra “Gerações diferentes no ambiente de trabalho, como administrar e gerar resultados”. Os eventos são gratuitos.

Na sexta-feira, 17, o Conselho dos Núcleos realiza uma confraternização e no sábado, 18, encerrando a semana, ocorre o Pedal dos Nucleados, com saída marcada na Acirne. Inscrições e informações sobre os eventos podem ser obtidas pelo telefone 3644-2131.

Fonte: Acirne