Expogestão abordará temas relevantes para gestores e lideranças

Estratégia. Busca de resultados. Gestão de alto impacto. Cenários e tendências. Inovação. Investimentos e novos modelos de negócios. Estes são alguns dos temas que fazem parte da programação da Expogestão 2016. Se em 2015 o desafio era orientar os líderes para enfrentar a crise, procurando obter resultados positivos apesar das dificuldades, o objetivo da Expogestão 2016 será munir os executivos com recursos para enfrentarem os desafios diários, focarem na gestão com busca de mais resultados e mais produtividade, em ambientes de grande pressão.

Os participantes desta edição terão acesso a uma programação multidisciplinar, com experiências e ensinamentos para aprimorar suas habilidades, se atualizar com boas práticas, para que possam se fortalecer e se adaptar para prosperar em tempos de mudanças. A programação da Expogestão 2016, já consolidada como um dos mais importantes encontros corporativos do Brasil, novamente conta com nomes importantes do Brasil e do mundo, que trazem suas experiências e ensinamentos para guiar os líderes nos mais diversos desafios, aumentando sua capacidade de resiliência. A 14ª edição, que neste ano acontece mais cedo, de 4 a 6 de maio, já tem sete palestrantes confirmados, sendo dois internacionais.

Um dos principais nomes deste ano será o palestrante internacional Mark Gottfredson. Ele é coautor do livro “Administração de Alto Impacto”, publicação que resultou de suas intensas pesquisas com gestores de diversos segmentos e de décadas de intercâmbio com os maiores líderes em negócios do mundo. Gottfredson falará dessa experiência e mostrará de maneira clara quais são os fundamentos necessários para sobreviver e prosperar em uma economia exigente como a que temos hoje. Outro destaque internacional da Expogestão 2016 é Tony Fratto, que foi assessor de gabinete do então presidente americano George W. Bush. Estrategista em comunicação e gestão de crise, e sócio da Hamilton Place Strategies, o especialista falará sobre como vê a inserção de grandes empresas brasileiras no exterior, especialmente neste momento em que a reputação do país está tão baixa, e como elas podem se colocar acima destas dificuldades.

Seguindo o objetivo desta edição, também será promovido o Painel com CEOS – Planejamento para o Futuro, trazendo projeções e posicionamentos estratégicos para os próximos anos. Outro painel realizado será um tema muito atual e que tomará muita proporção na economia, a Internet Industrial, assunto já levantado no Fórum Econômico Mundial 2015 em Davos, tratado também como a quarta revolução, onde a convergência de produtos, serviços, comunicação e novas tecnologias vem criando a cada dia novos serviços digitais e modelos de negócios baseados em dispositivos conectados e máquinas inteligentes, impulsionando principalmente o crescimento de mercados maduros, e trazendo muitos impactos para a economia e a sociedade.

Nesta 14ª edição, a comissão organizadora é presidida pelo executivo Fernando Schneider, diretor operacional da Franklin Electric. Este é o terceiro ano que a Expogestão é realizada no Centro de Convenções da Expoville, mantendo a formatação de horários que foi bem recebida pelos participantes nas edições passadas: o congresso terá palestras quarta e quinta-feira durante o período da tarde e da noite, facilitando a agenda dos executivos que desejam participar do evento, mas não podem se afastar por completo de seus compromissos. Já na sexta-feira haverá palestras durante todo o dia. As vendas de passaporte da Expogestão 2016 começam dia 22 de fevereiro pelo site www.expogestao.com.br ou pelo telefone 0800 521 1004. Serão comercializadas opções de passaporte completo (incluindo os três dias do Congresso), para os dois primeiros dias e para o terceiro dia. O benefício da transferência de titularidade na credencial também continua mantido, permitindo que empresas ou participantes compartilhem um mesmo passaporte de acesso e ampliando o número de profissionais que poderá acompanhar o encontro. A expectativa da organização é que o Congresso receba, a cada palestra, até 1.500 participantes.

O ambiente da Feira de Negócios e Relacionamentos deve reunir 36 expositores em um novo espaço, que facilita a integração com os públicos do Congresso e dos Workshops, constituindo-se em excelente oportunidade para as empresas se aproximarem de seus clientes, trocar experiências e realizar negócios. Também haverá áreas de lazer com nova circulação e outras conveniências. A entrada é gratuita e a expectativa é que mais de 7.000 pessoas visitem o ambiente nos três dias. A Expogestão 2016 contará também com mais de 50 workshops gratuitos, distribuídos em três salas exclusivas durante o evento. Organizados por patrocinadores, apoiadores, expositores da feira, entidades representativas e convidados da Expogestão, os workshops despertam grande interesse do público justamente por promoverem debates em temas muito específicos com profissionais especializados.

PALESTRANTES E SUAS ABORDAGENS

Inovação, experiência e negociação sob pressão Buscando atender às mais variadas necessidades dos gestores, a grade da Expogestão 2016 traz um time de especialistas para falar de suas vivências e ensinamentos. Abordando o tema Inovação Disruptiva, o presidente do Uber Brasil, Guilherme Telles, vai falar do modelo e negócio da empresa, considerado como “unicórnio”. As startups “unicórnio” são as raras empresas que, em pouco tempo, recebem avaliação de US$ 1 bilhão. Com 10 mil motoristas parceiros no Brasil, o Uber faz cerca de 10 milhões de viagens, segundo a consultoria 7 Park Data. Já são mais de 800.000 usuários desde a sua chegada no país, no primeiro semestre de 2015. A expectativa é alcançar 30.000 motoristas até outubro de 2016.

Ainda explorando o tema inovação, algo tão importante e necessário em momentos de crise e pós-crise, o palco da Expogestão receberá um brasileiro que se destaca apostando em negócios diferenciados. Eric Acher é co-fundador e sócio-diretor da Monashees Capital, o maior fundo de investimentos em tecnologia do Brasil, que capitalizou empresas como a 99 Táxis, Conta Azul, Pet Love, Viva Real, Eduk, Meus Pedidos, entre outras. Ele vai falar de inovação sob a ótica do investidor. Acher é integrante dos conselhos de administração da Conta Azul, Neoway, Enjoei, Oppa, Viva Real, EduK e Bidu, entre outras empresas do portfólio. Com formação em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas, Acher tem MBA da Kellogg School da Northwestern University of Management.

O assunto inovação é pauta constante em todas as empresas, muitas organizações já criaram ou estão pensando em criar as suas áreas de Corporate Venture, onde as empresas irão ao mercado investir em novas ideias, novos projetos e em startups. Eric falará sobre a figura do investidor no processo de inovação, a lógica de contribuição, a experiência, o risco calculado, a visão do potencial de um negócio, e as possibilidades de aceleração.

Falando um pouco de sua bem-sucedida experiência à frente de um dos mais respeitados hospitais do país, Claudio Luiz Lottenberg, presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo-SP, abordará o tema Cultura de Inovação e Gestão, com a palestra “Einstein e o desafio de trazer o futuro ao presente”. Mestre e doutor em Oftalmologia, Lottenberg estudou na Escola Paulista de Medicina e foi secretário municipal de Saúde de São Paulo na gestão do prefeito José Serra. Em 2013, foi indicado como um dos líderes de melhor reputação pela Revista Exame, e eleito em 2014 e 2015 o “Executivo de Valor” na área da Saúde pelo Valor Econômico. No ano passado, também recebeu o prêmio “Brasileiro do Ano na Saúde”, entregue pela Revista Isto É. Na direção de Lottenberg, o Einstein conquistou em 2015 o primeiro lugar, dentre 180 concorrentes, no ranking “Melhores Hospitais da América Latina”, promovido pela revista América Economía Intelligence. O desafio é manter no futuro o padrão de fronteira de inovação que caracteriza sua história e seu presente.

A situação da economia brasileira do ponto de vista teórico. Um dos mais prestigiados profissionais de sua área, o economista e cientista social Eduardo Giannetti da Fonseca, professor no Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa, conhecido anteriormente como Ibmec São Paulo – Instituto Brasileiro de Mercados de Capitais), volta à Expogestão para falar sobre o amanhã e o Brasil diante de um grande desafio civilizatório. Membro do Conselho Superior de Economia da Fiesp, Giannetti já recebeu o prêmio Jabuti por Vícios Privados, Benefícios Públicos? (1993) e As Partes & O Todo (1995). Também é autor dos livros Auto-Engano (1997, traduzido para várias línguas), Felicidade (2002, traduzido para o espanhol), O Mercado das Crenças (2003, traduzido para o inglês), O Valor do Amanhã (2005), O Livro das Citações (2008) e A Ilusão da Alma (2010). Antes de lecionar no

Insper, ministrou aulas na Universidade de Cambridge e na FEA/USP. Estratégias de negociação em situações extremas. Nenhum assunto tem sido tão importante para os gestores brasileiros quanto este nos últimos meses. E ninguém mais experiente para falar do tema do que um profissional acostumado a lidar com ele na prática: Diógenes Lucca, tenente-coronel da Reserva da Polícia Militar, um dos fundadores do GATE (Grupo de Ações Táticas Especiais da Polícia Militar de São Paulo), que apresentará a palestra “Como transformar a pressão em sucesso de negociação”. Ao liderar o grupo por onze anos, Lucca acumulou vasta experiência operacional e tornou-se especialista na proteção de governantes, em gerenciamento de crises e negociações extremas – foram mais de 100 que, para seu orgulho, sempre tiveram desfecho positivo para reféns e policiais. Uma vez na reserva, o já tenente-coronel percebeu que sua vivência com técnicas, táticas e ferramentas de negociação teria muito a contribuir para o mundo corporativo. Afinal, onde há duas pessoas também há grande possibilidade de que surjam conflitos. Para resolvê-los, parte do segredo está no processo de coleta de dados e informações, na organização do local, na resiliência do negociador e em saber transformar a seu favor questões como liderança, senso de pertencimento, desafios e cumprimento de metas.

A outra parte Lucca relatará ao vivo para os participantes da Expogestão. Bacharel em Direito, com pós-graduação em Política e Estratégia pela Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo Centro de Estudos Superiores da Polícia Militar do Estado de São Paulo, atualmente é professor de Negociação do MBA Executivo Internacional da FIA/USP, sócio-diretor da The First Consultoria e comentarista oficial de segurança na TV Globo.

Parceiros da Expogestão 2016

Patrocinadores: Unisoicesc | Estrutura | SAP
Apoio: Hospital Dona Helena | Sicredi
Escola de Negócios: FDC / Comunicação: Musica / Comunicação Digital: A2C / Apoio de Mídia: Grupo RBS / Colaboração: Eldorado | Orbenk | Embrasp | Vitti |Expoville | Biergaten | Governo SC e Jlle / Promoção: ACIJ | FACISC | ACIJ Jovem / Realização: Opera

Fonte: Assessoria de imprensa EDM LOGOS – Comunicação planejada para gerar resultados

Associados participam de café da manhã

Na manhã de terça-feira, 16, a Associação Empresarial de Rio Negrinho – Acirne – realizou um café da manhã com os associados como forma de integração e ao mesmo tempo apresentação das soluções empresariais que a entidade disponibiliza.

O objetivo do encontro também foi ouvir sobre as necessidades e opiniões dos associados. Uma das soluções apresentadas pelo Consultor Comercial Henrique Zigowski, foi o cartão Útil Card que obteve um significativo crescimento no município, no qual atualmente mais de 50 estabelecimentos aceitam o cartão como forma de pagamento, promovendo o desenvolvimento do comércio local. O Útil Card não possui anuidade e nem taxa de manutenção e o desconto é diretamente em folha de pagamento, proporcionando mais segurança, agilidade e facilidade. O café da manhã também contou com a participação do Consultor Comercial Facisc Norte e Planalto Norte, Júlio César de Paula.

Acirne

Boa Vista SCPC prevê maior inadimplência e queda na demanda por crédito

A inadimplência deve crescer em 2016, tanto para os consumidores quanto para as empresas. A conclusão é de um estudo realizado pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com base em comportamento e tendências dos indicadores que a empresa calcula mensalmente.

A Boa Vista SCPC calcula que a taxa da inadimplência para as empresas vai aumentar para 5% em 2016, uma alta em relação aos 4,5% verificados no ano passado. Para as pessoas físicas, o ajuste estrutural do mercado de trabalho deverá ter impacto maior, com a inadimplência subindo para 6,8% em 2016, em comparação aos 6,1% de 2015.

Em 2016 a Boa Vista SCPC prevê que a tendência de maior seletividade dos concedentes de crédito continue, e que a demanda por crédito dos consumidores recue, embora seja possível uma elevação do crédito por parte das empresas.

Com esta perspectiva, o crédito deverá sofrer nova desaceleração, podendo crescer em torno de 3,5% em termos nominais. Para os recursos livres, que já vêm crescendo menos do que os recursos direcionados, a redução deve ser de 3,7% para 1,8%. Para os recursos direcionados, espera-se também uma redução do ritmo pela metade, atingindo um crescimento em torno de 5,1%.

A Boa Vista SCPC chegou a essas estimativas levando em conta que as expectativas do mercado para 2016 começaram piores que as do ano anterior: a atividade econômica brasileira deverá enfrentar mais um ano de recessão com impactos sobre o mercado de trabalho, os juros e a inflação deverão permanecer em patamares elevados.

Esses fatores vêm apertando o orçamento dos consumidores e corroendo a renda das famílias, que muitas vezes procuram por crédito para pagar suas contas correntes. Embora a demanda por crédito continue em queda, estes novos empréstimos tendem a ser concedidos para pessoas com maior risco de crédito, pois são aquelas que mais procuram por financiamentos emergenciais nesses momentos.

Já a demanda de crédito tem se comportado de forma diferente para as empresas e para os consumidores. Com a retração da atividade econômica, as empresas recorrem aos empréstimos a fim de compensar as quedas no fluxo de caixa. Devido ao encarecimento do crédito e à maior seletividade dos concedentes, as empresas encontram dificuldades em quitar suas dívidas. Apesar da demanda ser maior, a oferta de crédito para as empresas está diminuindo devido ao elevado risco.

Mesmo com o fim do ciclo de aperto monetário, o encarecimento dos custos e o aumento dos riscos pressionarão a taxa de juros ao consumidor, que deverá manter tendência de alta devido ao aumento dos spreads.

Dada à piora do cenário macroeconômico, o endividamento pode se tornar um problema a medida que a renda recua e os juros sobem, aumentando o comprometimento da renda das famílias com o pagamento de dívidas e elevando o risco de inadimplência. Como 2016 será mais um ano em que a economia brasileira patina, as variáveis macroeconômicas devem afetar ainda mais fortemente o mercado de crédito.

 

 

Jovens empresários reunidos em São Bento do Sul

O assunto é empreendedorismo. São Bento do Sul será palco de mais um grande evento promovido pelo Núcleo do Jovem Empreendedor da Associação Empresarial de São Bento do Sul (Acisbs) e Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina (Cejesc). Nos dias 18 e 19 de fevereiro, acontece a Assembleia Geral Ordinária que contará com a presença de aproximadamente 150 empresários de todo o Estado.

O evento tem o objetivo de integrar, capacitar e fortalecer o empreendedorismo, fomentando negócios, desenvolvendo lideranças e ampliando a representatividade. A programação que inicia no dia 18, às 18h, no Hotel Serra Alta, conta com palestras, visitas técnicas, festival gastronômico e o encontro dos membros da Diretoria do Cejesc.

De acordo com o Coordenador do Núcleo, Júlio César Teixeira, o foco é no associativismo que promove grandes resultados. “É sempre uma satisfação trazer para nossa cidade grupos de jovens empresários e a expectativa é das melhores. Estamos organizando um belo evento e os membros do Núcleo da Acisbs estão trabalhando intensamente para proporcionar um encontro produtivo, de integração e muita troca de experiências empresariais”, relata.

Confira a programação

18/2

18h – Desenvolvimento de lideranças e competências
19h – Credenciamento
19h30 às 21h – Palestras
A força de um propósito – Ronald Heinrichs
Funil de vendas – Jeime Vieira
Gratidão e amor – Júlio César Teixeira
Inovação e competitividade – Tiago Pisetta
Planejamento de carreira – Ricardo Pscheidt
21h15 – Festival Gastronômico

19/2

9h15 – Visitas técnicas nas empresas Buddemeyer e Makrobom
11h30 – Reunião Diretoria Cejesc
12h – Almoço
13h45 – Assembleia Geral Ordinária – AGO
17h – Coffee Break
21h – Jantar.
Inscrições pelo site: www.empreendersaobento.com.br

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Acisbs

Acirne promove café da manhã com associados

Com o objetivo de promover integração entre os associados e conhecer suas necessidades, a Associação Empresarial de Rio Negrinho realiza no dia 16 de fevereiro um café da manhã. No encontro será possível trocar conhecimentos sobre diversos temas entre eles competitividade, empreendedorismo, inovação e os benefícios empresariais.

Para participar do encontro que possui o patrocínio da SCRCRED, é necessário confirmar presença até o dia 14 de fevereiro pelo telefone 3644-2131.

Participe
O quê: Café da manhã
Data: 16 de fevereiro
Horário: 8h
Local: Acirne – Rua Maria Scholz, 62 – Centro.

Fonte: Acirne

Núcleo de Jovens Empresários promove Encontro Regional

O Núcleo de Jovens Empresários da Acirne, promoveu na terça-feira, 02, o Encontro Regional do Jovem Empreendedor – ERJE, em Rio Negrinho. A participação de empresários da região possibilitou troca de conhecimento e fortalecimento do associativismo como um todo.

Além da experiências expostas por cada um, o encontro traçou melhorias para o grupo, ampliando a visão do empreendedorismo, além das informações compartilhadas sobre as ações do Conselho Estadual do Jovem Empreendedor – CEJESC.

A oportunidade de reunir pessoas que lutam pela mesma causa foi o destaque do ERJE que possibilitou visita técnica à empresa Rineplast, no qual os participantes conheceram o modelo de gestão e os processos realizados, a integração com jovens empresários da região que permite também a constante inovação e a aproximação com a natureza, projeto diferenciado realizado na Showpanna Lounge Bar.

Fonte: Acirne

Feirão do Imposto 2016 já tem data confirmada

A 14ª edição do Feirão do Imposto será realizada no dia 21 de maio de 2016, em mais de 100 cidades brasileiras. A divulgação da data foi feita no dia 1º de fevereiro pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje). Até 2015, a instituição realizava dois eventos por ano para alertar e conscientizar a população sobre a alta carga tributária que incide em produtos e serviços no Brasil – Dia de Respeito ao Contribuinte e da Liberdade de Impostos (DLI), sempre no mês de maio, e o Feirão do Imposto, em setembro. A partir deste ano, a proposta da Conaje é unir esforços na realização de apenas um evento (Feirão do Imposto) e, com isso, alcançar um maior número de pessoas, além de contribuir para a efetiva e transparente aplicação dos tributos em benefícios para a sociedade.

O projeto seguirá a mesma estrutura, com ações e atividades de conscientização como venda de combustíveis sem impostos, comercialização de itens da alimentação sem tributos, exposição de produtos com e sem valor de impostos, sorteio do direito de compra de carros, motos e eletrodomésticos sem a incidência de tributos, corridas, happy hour sem impostos, instalação de impostômetro etc. Segundo o presidente da Conaje, Fernando Milagre, a meta também é aumentar o número de atividades e envolver novos parceiros no projeto para revelar ao público qual é a realidade do sistema tributário brasileiro e o impacto na vida de cada pessoa.

Conscientização

No ano passado, o Feirão do Imposto teve venda de gasolina, remédios e produtos sem impostos, corrida contra os tributos, carro guinchado nas alturas, exposição de itens com os valores sem e com a carga tributária e instalação de impostômetro em locais de grande circulação de pessoas. Em Bagé (RS), um VW Golf foi pendurado em um guindaste, com a indicação do valor que o veículo custaria sem a incidência de impostos. A faixa informava o preço com impostos – R$ 82.790,00 -, e o valor do veículo sem a carga tributária, que seria de R$ 40.018,00 (uma diferença de R$ 42.772,00, o que daria para comprar outro veículo da mesma marca). Entre os impostos que incidem no veículo estão PIS, Confins, IPI e ICMS. Em São Paulo (SP), na sede da Federação da Indústria do Estado (Fiesp), na Avenida Paulista, foram expostos produtos para revelar os impostos que integram o preço de itens como água mineral (37%) e shampoo (44%).

Já na cidade de Vila Velha (ES), quem visitou o Shopping Vila Velha pode comprar produtos sem a tributação, em uma loja montada no local. A mesma ação ocorreu em Palmas (TO), onde vários produtos foram comercializados sem a carga tributária. Em Marabá (PA), houve ações sociais, como doação de sangue, e venda de gasolina, cerveja e até retroescavadeiras e piscina sem impostos.

Feirão do Imposto

O projeto Feirão do Imposto foi criado em 2003, na cidade de Joinville (SC) pelo Núcleo de Jovens Empresários da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), que mobilizou a sociedade civil joinvilense para informar e, sobretudo, educar a população a respeito do quanto se paga em impostos. A partir dessa mobilização, o Feirão se tornou uma ação nacional, desenvolvida anualmente pela Conaje para conscientizar se quanto se paga em impostos e acompanhar a destinação dos tributos.

Ficha técnica

14ª edição do Feirão do Imposto
Data: 21 de maio de 2016
Local: Mais de 100 cidades brasileiras
Site: www.conaje.com.br

Fonte: Assessoria de Imprensa Conaje

Geração TEC lança edição do mapeamento de vagas nas empresas de TIC

O setor tecnológico de Santa Catarina conseguiu driblar a crise em 2015 com um crescimento de 15%, aliando o potencial inovador à atuação em rede. Na formação de profissionais, as empresas de tecnologia do Estado contam com o Geração TEC, programa do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS). “É um setor que tem colocado nosso Estado como destaque nacional e mesmo mundial. São aproximadamente duas mil empresas de tecnologia nas maiores cidades catarinenses que, juntas, têm faturamento superior a R$ 3 bilhões, gerando mais de 20 mil empregos”, explica o secretário da SDS, Carlos Chiodini.

Para identificar as demandas profissionais do mercado, o Geração TEC lança a nova edição do Mapeamento de Vagas nas Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). O estudo irá revelar as áreas que mais necessitam de profissionais e definir a grade de cursos do programa para este ano. O formulário está disponível no site bit.ly/mapeamento2016 e o preenchimento leva menos de três minutos.

Desde 2011, os cursos do Geração TEC formaram o equivalente a 30% do total de profissionais da TI catarinense. São 6.048 egressos em cursos de formação profissional e gestão empresarial em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

O Mapeamento de TIC 2015, respondido por 190 empresas, mostrou a existência 1,5 mil vagas no segmento em Santa Catarina e apontou a necessidade de formação em novas áreas, como e-commerce, redes sociais e marketing digital. Turmas para os três cursos devem iniciar no mês de março.

Os cursos oferecidos pelo Geração TEC têm curta duração e são gratuitos. Os concluintes são encaminhados para vagas oferecidas pelas empresas de tecnologia. O projeto oferece cursos para jovens acima de 17 anos, com ensino médio completo ou cursando o último ano. O Geração TEC é uma parceria da SDS com entidades do setor de TIC, Instituto Internacional de Inovação (I3) e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).

Fonte: Geração TEC

FACISC lança edital para programa de desenvolvimento econômico local

Em tempos de desafios econômicos e sociais, o desenvolvimento econômico local torna-se mais do que nunca uma responsabilidade de todos.

Diante deste contexto, a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina  (Facisc), amplia sua atuação com o Programa Desenvolvimento Econômico Local (Del) e lança edital para credenciamento de pessoas jurídicas para prestação de serviços de consultoria e assessoria em desenvolvimento econômico.

O Programa que tem como objetivo instituir um modelo de gestão, capaz de contribuir para o desenvolvimento das cidades catarinenses, une iniciativa pública e privada para garantir a continuidade dos projetos de interesse da comunidade, em prol do desenvolvimento econômico sustentável do município. “O DEL institui um modelo de gestão capaz de contribuir para o desenvolvimento da região, garantindo a continuidade dos projetos de interesse da comunidade, em prol do desenvolvimento econômico sustentável do município”, destaca Alexandre Engel Ruscheinsky, vice-presidente da Facisc para assuntos do DEL.

No Programa, parceiros públicos, o setor empresarial e atores não governamentais trabalham coletivamente para melhorar as condições de crescimento econômico e da geração de emprego. “Os municípios são replanejados com projeção de 20 anos à frente, da adequação das leis à análise econômica”, destaca Doreni Caramori, diretor financeiro da Facisc.

O credenciamento pode ser feito de 01/02 à 29/02 e edital e o formulário podem ser acessados através do link https://facisc.org.br/del/. 

Fonte: FACISC

Rio Negrinho irá sediar o Encontro Regional do Jovem Empreendedor

No dia 02 de fevereiro, a cidade de Rio Negrinho sedia o Encontro Regional do Jovem Empreendedor (ERJE). O objetivo do encontro é promover e fortalecer o empreendedorismo, compartilhar ideias e integrar os jovens empresários da região. O evento é realizado pelo Núcleo de Jovens Empresários da Associação Empresarial de Rio Negrinho – Acirne e o Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina – Cejesc.

Com início às 16h, por meio de uma visita técnica a empresa Rineplast, os empresários conhecem o modelo de gestão e trocam experiências. Após, se reúnem para compartilhar ideias sobre diversos assuntos e em seguida acontece o jantar de confraternização. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3644-2131.