FIESC reforça posicionamento contra volta da CPMF

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) está distribuindo outdoors em suas 16 vice-presidências no Estado com a mensagem “CPMF Nunca Mais”. A iniciativa, que nesta segunda-feira (30) também chega às redes sociais da entidade, rejeita qualquer tentativa de retorno da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). O imposto foi extinto em 2007, mas o governo federal pretende recriar o tributo para ajudar a fechar as contas públicas. Na internet, a população pode participar usando a palavra-chave (hashtag) #CPMFnao.

“As ações da FIESC estão alinhadas e reforçam a posição do Sistema Indústria contra a recriação da CPMF,  imposto já rejeitado pelos brasileiros com veemência. O País não precisa ressuscitar essa distorção, mas de uma estratégia para retomar o crescimento  econômico, os investimentos e a geração de empregos”, diz o presidente da FIESC, Glauco José Côrte. “Até agora não houve  redução concreta dos gastos com a manutenção da máquina pública, apenas a distribuição  de cargos  para a obtenção de apoio junto ao Congresso Nacional, o que remete à necessidade de buscar o equilíbrio das contas públicas com a cobrança de mais impostos”, completa, reforçando a importância de a sociedade manter a vigilância.

Na avaliação da indústria, a volta da CPMF aumentaria custos e tiraria ainda mais a competitividade do setor produtivo, potencializando o desemprego no País. A elevação da carga tributária, que já passa de 35% do Produto Interno Bruto (PIB), vai na contramão do mundo, que reduz juros e impostos para tornar suas economias mais competitivas.

Fonte: Assessoria de Imprensa da FIESC

Moveleiros do Oeste visitam Senai

Empresários do ramo moveleiro, atuantes no oeste de Santa Catarina, realizaram visita técnica na unidade do Senai de São Bento do Sul na última semana. Compartilhar informações sobre tecnologias aplicadas na indústria foi o principal objetivo do encontro.

A visita promovida pelo Núcleo de Móveis e Esquadrias de Madeira, pertencente à Acismo – Associação Comercial de São Miguel do Oeste, foi oportuna principalmente pelo atual cenário econômico. “Antes, todas as empresas tinham a visão de concorrência, hoje a parceria formada permite a busca por melhores soluções, tanto em tecnologias, equipamentos e mão de obra”, explica Caciano Vidor, coordenador do núcleo e sócio da Móveis Nei, produtora de móveis sob medida.

César Luiz Teló é proprietário da empresa Teló Móveis. Ele conta que mesmo com muitos anos de atuação na área, é necessário buscar novos conceitos e inovar. “Todos têm a consciência de que as mudanças ocorrem muito rápido, e o diagnóstico apresentado mostra justamente isso, a busca de novos mercados e a criação de móveis mais atraentes para públicos diferentes”, detalha o empresário.

Os mais de 30 participantes, vindos de São Miguel do Oeste, São José do Cedro, Anchieta, Campo Erê, São Lourenço do Oeste, Santa Helena e São João do Oeste, conheceram os projetos desenvolvidos pelos estudantes e o parque fabril da unidade. Também visitaram o showroom de algumas empresas são-bentenses.

Fortalecer o associativismo e a representatividade

Representantes das Associações Empresariais do Planalto Norte estiveram reunidos na noite de segunda-feira, 23, na cidade de Mafra, para discutir as ações de governança regional, o fortalecimento das associações empresariais e representatividade, o associativismo, planejamento estratégico e estímulo a iniciativas de gestão da inovação.

Recepcionados pelo presidente da Associação Empresarial de Mafra – Acim, José Nelson Notari, o grande destaque foi a importância das associações na luta pelos interesses da classe empresarial e no desenvolvimento de capacitações, ressaltando o MBA em Gestão Empresarial da Fundação Getulio Vargas e o Programa de Gestão e Vivência Empresarial – PGVE.

O Consultor da Associação Empresarial de Canoinhas, Diego Leal de Barros, apresentou o projeto de utilização de marketing no Núcleo de Automecânicas, que ganhou destaque pelo diferencial competitivo, conquistando o sexto lugar a nível nacional do Projeto do Empreender Competitivo, que apoia iniciativas de empresas participantes de núcleos setoriais. Uma proposta levantada na reunião foi a criação de núcleos focados em eficiência energética. O modelo segue uma sondagem realizada junto a Associação Empresarial de Joinville – Acij, que realiza o atendimento segundo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O Vice-presidente regional Planalto Norte da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – Facisc, Adelino Denk e o Consultor Regional do Planalto Norte, Adriano Hübner, apresentaram os objetivos estratégicos para a regional englobando as principais bandeiras: desenvolvimento econômico sustentável, melhoria da infraestrutura, fortalecimento da relação entre a classe empresarial e política, otimização da aplicação dos recursos públicos, redução e simplificação da carga tributária.

O Vice-presidente de soluções de crédito do sistema Facisc, Uwe Storz, apresentou como está o projeto da Sociedade Garantidora de Crédito, ainda em andamento. No Brasil, as discussões sobre mecanismos de garantias de crédito para os pequenos negócios ganharam força nos anos 1990. A Lei nº 9.841/1999, que criou o antigo Estatuto das Micro e Pequenas Empresas, já previa a figura das sociedades de garantia solidária. No ano seguinte, o Sebrae Nacional, em parceria com o setor público, instituições financeiras e lideranças empresariais iniciou uma série de estudos e visitas técnicas a países que utilizavam essa metodologia de garantia de crédito, a exemplo da experiência dos Confidis, na Itália.

Em 2007, foi promulgada a Lei Complementar nº 123/2006, conhecida como Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. Além da definição de micro e pequenas empresas e do regime tributário simplificado (Simples Nacional), a lei trouxe outras vantagens para os pequenos negócios, como tratamento diferenciado com relação à fiscalização, condições especiais para o acesso a mercados, criação de linhas de crédito específicas e constituição de consórcios.

O Vice-presidente da Facisc, Jonny Zulauf, reforçou a importância da luta dos representantes perante a melhoria na gestão pública e mobilizações principalmente em infraestrutura. A proposta é a criação de um comitê interno para aprimorar e cobrar a efetividade dos encaminhamentos via conselhos ou autoridades.

Nos dias 10 e 11 de dezembro acontece a Assembleia Geral Ordinária do Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina – Cejesc em Mafra com o tema: organização, a força do empreendedorismo. A próxima reunião plenária da regional planalto norte acontece no dia 23 de março de 2016, na cidade de Canoinhas.

Mulheres participam de curso de mecânica básica

O Núcleo de Automecânicas da Acirne e o Senai, realizaram no último sábado, 21, o curso de mecânica básica para mulheres, na sede do Senai, no bairro Industrial Norte. A capacitação contou com a participação de 18 mulheres que puderam aprender questões práticas e teóricas, principalmente nos quesitos de manutenção, segurança, situações de emergência, troca de pneu entre outros. A capacitação foi a segunda ocorrida neste ano.

Fonte: Acirne

Núcleos realizam planejamento para 2016

Os integrantes dos núcleos da Associação Empresarial de Rio Negrinho – Acirne, estão realizando ao longo de novembro e dezembro o planejamento das atividades para 2016.

Por meio da metodologia Canvas, a ferramenta ajuda a identificar pontos para se diferenciar e inovar no mercado a partir da análise de nove blocos: segmentos de clientes, proposta de valor, canais, relacionamento com clientes, fontes de receita, recursos principais, atividades-chave, parcerias principais e estrutura de custos.

O grande destaque é todo o planejamento que está sendo realizado com os núcleos para que os grupos possam cada vez mais crescer no meio empresarial seja com capacitações, palestras, oficinas, geração de negócios, entre outros projetos.

Para o Coordenador dos Núcleos da Acirne, Júnior Sobczack, estes encontros focados no planejamento são essenciais. “Estamos realizando o planejamento com todos os núcleos para traçar as metas para 2016 e através disso construímos as atividades para melhoria de todos os grupos. Com isto também fazemos um mapeamento de melhorias, impulsionando novas ações”, destaca.

O Presidente da Acirne, Germano Basso Júnior, enfatiza que somente neste ano, houve a criação de quatro núcleos: jovens empresários, mulher empresária, turismo e núcleo comunitário contra a enchente. “No caso dos jovens empresários houve a reativação do grupo que está realizando diversas atividades. O da mulher empresária também está bem focada na melhoria empresarial, no aumento da rede de contatos inclusive com outras Associações Empresariais. Recentemente criamos o núcleo de turismo que objetiva ampliar o segmento no município”, ressalta.

Fonte: Acirne

Núcleo de turismo é criado

Com o intuito de impulsionar o turismo no município e por meio de demanda de empresários do segmento, a Associação Empresarial de Rio Negrinho – Acirne, realizou na última sexta-feira, 13, uma reunião com o objetivo de discutir a situação turística, abrangendo também oportunidades na área, atrativos, infraestrutura entre outras questões.

Com 12 integrantes, o Núcleo de Turismo foi criado visando a melhoria no segmento. O próximo passo será realizar um planejamento, no qual cada integrante sugere pontos de melhoria entre outras áreas que devem ser observadas para proporcionar o crescimento do setor. A próxima reunião acontece no dia 19 de novembro, às 8h30, na Acirne.

Fonte: Acirne

10 medidas contra a corrupção

A Associação Empresarial de Rio Negrinho também apoia o movimento de combate a corrupção e dissemina entre seus associados e comunidade a campanha “10 medidas contra a corrupção” que tem como meta coletar 1,5 milhão de assinaturas para apoiar projetos de lei de iniciativa popular no Congresso Nacional.

As 10 medidas desdobram-se em 20 projetos de lei que pretendem, por exemplo, agilizar a tramitação das ações de improbidade administrativa e criminais; instituir teste de integridade para agentes públicos; criminalizar o enriquecimento ilícito; aumentar as penas para corrupção de altos valores; responsabilizar partidos políticos e criminalizar a prática do caixa 2; revisar o sistema recursal e as hipóteses de cabimento de habeas corpus; alterar o sistema de prescrição; instituir outras ferramentas para recuperação do dinheiro desviado, entre outros.

A Acirne entre outras entidades estão com a lista de adesão de assinaturas para a emenda de iniciativa popular que vai ao Congresso. Para saber mais sobre o movimento acesse www.combateacorrupcao.mpf.mp.br ou entre em contato diretamente com a Acirne no telefone 3644-2131.

Fonte: Acirne

Vice-Presidente da Acirne fala sobre sua experiência empresarial

Na manhã de segunda-feira, 09, a Vice-Presidente da Associação Empresarial de Rio Negrinho – ACIRNE, Eliete Adriani da Cruz, participou do Acisbs Mulher, evento organizado pelo Núcleo da Mulher Empresária da Associação Empresarial de São Bento do Sul – ACISBS, englobando a Semana dos Núcleos da entidade. Além de Eliete, integrantes do Núcleo das Mulheres Empreendedoras da Acirne, também estiveram presentes.
O objetivo do encontro foi conhecer histórias empresariais e crescimento pessoais de empresárias, além da troca de experiências. Com o painel: vida pessoal x vida profissional, Eliete que é Diretora da Comprevalle Compressores, repassou um pouco da sua história, seu crescimento e o planejamento ao longo de sua vida profissional. “O início não foi fácil. Sozinhos não somos nada. Destaco sempre o planejamento, pois a rotina de não se planejar cai na questão da urgência e assim não há como evoluir. Sempre busco o planejamento, foco e disciplina. E temos no mercado diversas ferramentas que podem nos ajudar também. Outra questão que acho extremamente importante é servir e ajudar as pessoas. O exercício da gratidão é algo que pratico todos os dias. Sempre digo que viemos ao mundo não para sofrer, mas para superar as dificuldades e aprender com elas”, ressalta.
Também participaram do encontro: Nilva Larsen falando sobre a experiência na vida pública, Zuleica Maria Souza Voltolini, Diretora da Escola de Educação Básica São Bento, Monike Silva Povoas, Juíza da 2ª Vara da Comarca de Rio Negrinho, Ana Lúcia Horst, Policial Militar de São Bento do Sul e a empresária e Advogada, Maria Celeski, Jornal A Gazeta.
Fonte: ACIRNE

Ernesto Reck integra nova diretoria da CACB

Ernesto João Reck, presidente da FACISC, foi eleito nesta quinta-feira (05/11), juntamente com representantes de outros estados, vice-presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).

O novo presidente da Confederação é George Pinheiro, representante do Acre e ex-diretor financeiro da entidade. Eleito por aclamação para a gestão 2016/2018, na reunião do Conselho Deliberativo da CACB, realizada nesta quinta em Brasília, George assume no lugar de José Paulo Dornelles Cairoli, do Rio Grande do Sul, que passa a presidir o Conselho Consultivo da entidade.

A CACB representa 2 milhões de empresários em todo o País, pessoas físicas e jurídicas, de todos os setores da economia. Pinheiro lidera uma chapa composta por representantes de vários Estados. Ao todo são 27 federações que agregam 2.300 associações comerciais, empresariais e de serviços.

A chapa eleita é integrada da seguinte forma:

Ao Cargo de Presidente do Conselho Consultivo: José Paulo Dornelles Cairoli (RS)
Ao Cargo de Presidente: George Teixeira Pinheiro (AC)
Ao Cargo de 1º Vice-Presidente: Jésus Mendes Costa (RJ)
Aos Cargos de Vice-Presidentes: Alencar Burti (SP)
Jussara Pereira Barbosa (PE)
Emílio César Ribeiro Parolini (MG)
Francisco de Assis Silva (DF)
Olavo Rogério Bastos das Neves (PA)
Guido Bresolin (PR)
Itamar Manso Maciel Júnior (RN)
Ernesto João Reck (SC)
Kennedy Davidson Pinaud Calheiros (AL)
Ao cargo de Diretor Financeiro: Jonas Alves de Souza (MT)
Ao cargo de Diretor Secretário: Jarbas Luis Meurer (TO)
Membros do Conselho Fiscal: Valdemar Pinheiro (AM)
Wladimir Alves Torres (SE)
Amarildo Selva Lovato (ES)
Ubiratan Silva Lopes (GO) – Suplente
Domingos Sousa Silva Júnior (MA) – Suplente
João Batista de Melo Mêne (RR) – Suplente.

Fonte: FACISC

Curso de mecânica básica para mulheres

O Núcleo de Automecânicas promove no dia 21 de novembro, das 13h às 17h, o curso de mecânica básica para mulheres. As aulas acontecem no Senai, no bairro Industrial Norte.

O curso que é gratuito, tem o objetivo de repassar conhecimentos práticos e teóricos, seja em suspensão, uso de extintor, motor, direção, escapamento, parte elétrica, troca de pneu dentre outros, proporcionando assim conhecimento do funcionamento do carro como um todo.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por este link https://goo.gl/xagwbT

Informações podem ser obtidas pelo telefone 3644-2131.

Agenda

Curso de mecânica básica para mulheres

Quando: 21 de novembro

Horário: 13h às 17h

Local: Senai – Rua Afonso Jung, 200 | Bairro Industrial Norte

Fonte: Acirne