Palestra promovida pelo Núcleo da Mulher Empreendedora teve como tema a felicidade

“Ser feliz é mais simples do que se imagina”. Este foi um dos assuntos enaltecidos na palestra “Identifique seus valores e descubra como ser feliz”, realizada na noite de quinta-feira, 29, com Leila Francielli Ribeiro. Promovida pelo Núcleo da Mulher Empreendedora da Acirne, o objetivo foi através de um evento dinâmico, proporcionar ao público a reflexão sobre a busca pela felicidade e que muitas vezes ela está próxima e não enxergamos.

Os participantes puderam identificar pontos tanto da vida pessoal quanto profissional, analisando prioridades, para traçar assim estratégias para transformar o estilo de vida e identificar valores enaltecendo quais são as prioridades nesta busca constante pela felicidade em um mundo conturbado em que vivemos. Leila agradeceu a participação de todos. “Com um grande número de participantes, o objetivo foi alcançado, que foi identificar valores e as pessoas saírem com uma perspectiva de mudança, de transformação da vida. Ser feliz é mais simples do que se imagina”.

Fonte: Acirne

Núcleo de combate à enchente é criado

Devido às fortes chuvas na região, a Associação Empresarial de Rio Negrinho – ACIRNE – iniciou um projeto com a proposta de buscar soluções em conjunto e buscar parcerias de outras entidades, a fim de amenizar a situação que se repete a cada ano implicando no sofrimento de diversas pessoas, perdas e infraestrutura do próprio município.

Contando com a presença do Prefeito Alcides Grosskopf, na noite de segunda-feira, 26, aconteceu na entidade uma reunião envolvendo diversos representantes do setor público, empresários e instituições, para oficializar a criação do Núcleo Comunitário Contra Enchentes (NCCE). O grupo irá realizar estudos na busca de soluções para às enchentes e assuntos relacionados as cheias no município.

Na terça-feira, 27, o Presidente da ACIRNE, Germano Basso Júnior já esteve em Florianópolis acompanhado do Prefeito Alcides Grosskopf e o Deputado Estadual Júlio Ronconi apresentando ao Secretário de Estado de Defesa Civil, Milton Hobus, o pedido de recursos para elaboração de um amplo estudo sobre viabilidade da construção de um dique na cidade.

Germano destaca que a criação do Núcleo visa realmente estudar e aprofundar detalhes, para que haja continuidade e ações efetivas com base em um projeto bem elaborado, buscando solução e conscientização. Nos próximos dias um novo encontro será agendado para formalizar o coordenador do núcleo e iniciar o plano de ação.

Fonte: Acirne

Sistema FACISC obtêm liminar contra fiscalizações da NR12

A FACISC obteve nesta quinta-feira (22/10) através de Mandado de Segurança, liminar que determina que o superintendente regional do Trabalho e emprego de SC abstenha-se de permitir que o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e os Centros de Referência de Saúde ao Trabalhador (CEREST) realizem fiscalizações com base na redação da Norma Regulamentadora nº 12, dada pela Portaria nº 857, de 25-06-2015, que trata da segurança no trabalho em máquinas e equipamentos.

A NR-12, editada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) passou por mudanças que agregaram 300 novas exigências, além das 40 que já estavam em vigor. Na avaliação da assessoria jurídica da Federação, exigências implicam, por exemplo, em renovação imediata do maquinário existente, resultando em um gasto expressivo para todo setor industrial, em um momento evidente de crise e desemprego.

A liminar conquistada pelo Sistema Facisc determina que sejam aplicadas as obrigações contidas na norma em conformidade com a redação anterior, até decisão posterior do processo. “Graças ao incansável trabalho de toda diretoria da Federação, a liminar será útil para todo o Estado e ajudará a salvar muitos empregos neste momento de dificuldades econômicas”, comemora o presidente da Facisc, Ernesto João Reck.

Juntamente com a FACISC, também foram requerentes do mandado, as associações empresariais de Tubarão, de Nova Veneza, Laguna, Jaguaruna, Imbituba, Braço Do Norte, Urussanga, Orleans, Jacinto Machado, Içara, Criciúma e Araranguá.

Para a vice-presidente para assuntos jurídicos da Federação, Liandra Nazário, a insegurança jurídica que permeia o empresário catarinense faz com que contratos sejam perdidos, fábricas fiquem paradas, e negociações coletivas sejam seriamente prejudicadas por conta das fiscalizações abusivas e fora do contexto social do Brasil. “Como regulamentações fadadas ao fracasso, além de sobrecarregarem os profissionais de segurança, os itens criam situações de embaraços também para a própria Auditoria Fiscal na orientação para o cumprimento das normas”, ressalta a diretora.

Para André Gaidzinski, vice-presidente da indústria, esta é uma grande conquista não somente para o setor industrial, mas para toda a sociedade catarinense que ganha com a manutenção de milhares de empregos e a sustentabilidade empresarial. “A decisão traz um alívio para os empresários neste momento que o País se encontra, pois já está difícil para se manter no mercado e se parar a produção, certamente haverá necessidade de demissões”, declara o representante.

 

Fonte: FACISC

Integrantes do Núcleo do Meio Ambiente entregam ofício ao Presidente da Fatma

Participando da Plenária realizada na noite de segunda-feira, 19, na Associação Empresarial de São Bento do Sul – Acisbs – integrantes do Núcleo do Meio Ambiente da Associação Empresarial de Rio Negrinho – Acirne – entregaram ofício a Alexandre Waltrick Rates, Presidente da Fundação do Meio Ambiente – Fatma.

Contendo reivindicações de todo o Planalto Norte, o principal objetivo foi solicitar agilidade e rapidez nos processos, visto que a demora na liberação de licenciamentos ambientais emperra todo o processo da atividade econômica, afetando rigorosamente a classe empresarial como um todo.

A burocracia frente aos processos, possibilidade de custeio de técnicos e a questão da proposta que restringe o trânsito na Serra Dona Francisca foram outros assuntos citados no documento.

No encontro em São Bento do Sul, Alexandre citou diversos problemas da Fundação e soluções que estão sendo trabalhadas, porém sem uma definição de prazos. A falta de uma lei nacional que padronize os processos de licenciamentos foi o principal ponto destacado pelo Presidente, que enalteceu a insegurança dos técnicos que não possuem apoio da Fundação, tendo assim que responder a processos sozinhos; a morosidade no andamento dos trabalhos visto a falta software e formas digitais e funcionários públicos que não conseguem seguir carreira no órgão, pela burocracia  e morosidade no andamento das atividades.

Fonte: Acirne

A busca pela felicidade é tema de palestra

O Núcleo da mulher empreendedora da Acirne realiza no dia 29 de outubro, às 19h a palestra “Identifique seus valores e descubra como ser feliz” com Leila Francielli Ribeiro. O encontro provoca a reflexão sobre a felicidade e satisfação na vida pessoal e profissional na busca por resultados positivos nesta rotina de enorme informação e tempo cada vez mais escasso. O que te faz feliz? Por que você não consegue satisfação? Não perca, vagas limitadas. Inscrições e informações no telefone 3644-2131.

Agende-se

Palestra: Identifique seus valores e descubra como ser feliz
Horário: 19h
Local: Acirne
Valor: R$ 25,00

 

Fonte: Acirne

Consultores do Empreender Planalto Norte estiveram reunidos em Mafra

Na manhã de sexta-feira, 09, consultores do Empreender estiveram reunidos na Associação Empresarial de Mafra – ACIM. O Presidente da entidade, José Nelson Notari, destacou a importância do associativismo e engajamento dos consultores para motivação dos nucleados. “Vocês consultores estão de parabéns, pois são extremamente importante em todo o processo de funcionamento dos núcleos. A partir do trabalho dos núcleos, é possível avançar e muito em todo o processo associativista”, relata.

O Consultor Regional do Planalto Norte, Adriano Hübner, enalteceu a importância da união das Associações nos projetos e troca de ideias para aplicar as melhores práticas. “Neste encontro queremos trocar informações sobre as Associações do Planalto Norte e reforçar os projetos concluídos ou em andamento, para proporcionar crescimento a todos”, salienta.

O Consultor da Associação de Canoinhas, Diego Leal de Barros, apresentou o projeto de Automecânicas que ficou em 6º colocado no Empreender Competitivo, voltado na implantação de melhorias e visibilidade para o segmento, principalmente na questão da padronizar a linguagem visual e o marketing. Diego apontou todas as práticas e o processo de crescimento de todo o núcleo, enaltecendo o engajamento de cada um nas atividades.

Carlos Schmieguel, Assessor Jurídico da ACIM, explicou sobre a metodologia e o funcionamento do sistema associativista e os resultados positivos dos núcleos ao setor empresarial, destacando o desenvolvimento da teoria do projeto.

O Vice-Presidente Regional do Planalto Norte, Adelino Denk, estimulou a união das Associações Empresariais e os programas em conjunto. “Nestes encontros podemos trocar ideias e evoluir muito em cada entidade. É com esta união que iremos buscando planejamento, melhorias e crescimento para todos”, informou.

Outro projeto apresentado foi o “Eu curto ser nucleado”, aplicado na Associação Empresarial de São Bento do Sul – ACISBS. O programa visa aproximar os nucleados da comunicação e ampliar a divulgação dos projetos e ações realizadas pelos grupos. Com a rede social focada somente em núcleos, o programa iniciou em 04 de março e terá término da primeira edição em 09 de novembro. O projeto foi desenvolvido em prol da consultoria coletiva, da responsabilidade social e crescimento da entidade como um todo. É elaborado um ranking mensal e o núcleo que conquistar mais pontos com envio de informações, seja atividades que realizam ou notícias pertinentes do setor, recebe em novembro uma premiação, tanto o núcleo quanto o coordenador.

Fonte: Acisbs

Núcleo de Saúde e Segurança do Trabalho visita Malwee

Integrantes do Núcleo de Núcleo de Saúde e Segurança do Trabalho da Associação Empresarial de Rio Negrinho, realizaram na manhã de quarta-feira, 07, uma visita técnica na empresa Malwee, de Jaraguá do Sul.

Com isso foi possível conhecer as boas práticas do segmento na empresa e ampliar o conhecimento, além de oportunizar troca de contatos. Participar de uma visita técnica é uma ótima oportunidade para trocar experiências e ideias tanto aprofundando conhecimentos no mercado de atuação, quanto em outros temas.

Fonte: ACIRNE

Programa de Gestão e Vivência Empresarial inicia na ACIRNE

Na quarta-feira, 07, iniciou o Programa de Gestão e Vivência Empresarial – PGVE – na Associação Empresarial de Rio Negrinho. Com a realização da Fundação Empreendeder e SOCIESC, o Programa conta com 55 participantes e oportuniza vivências, informações e conhecimentos atualizados, capazes de contribuir com a alavancagem dos negócios, bem como com o desenvolvimento do associativismo.

O objetivo é aprofundar os estudos e a vivência em conteúdos técnicos e institucionais. Liderança, crescimento profissional, habilidades, mercado, mudanças, custos, finanças são alguns dos assuntos abordados.

O PGVE é composto por duas etapas, a primeira por 8 módulos de 12 horas cada um e a segunda, que é identificada por Mentoring, por duas visitas estruturadas a empresas de referência, com o objetivo do compartilhamento de boas práticas.

Fonte: ACIRNE

Núcleo realiza capacitação para Cadastro Ambiental Rural no dia 29

O Núcleo de Meio Ambiente da Acirne realiza no dia 29 de outubro, das 8h30 às 17h, a capacitação “Cadastro Ambiental Rural (CAR)”. Criado pela Lei 12.651/12, o Cadastro Ambiental Rural é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, formando base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais. O valor da inscrição é de R$ 25,00. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3644-2131.

5 de outubro é dia de comprar do pequeno negócio

A próxima segunda-feira vai se tornar uma data especial no calendário do Brasil. Neste ano, o Sebrae lançou o Movimento Compre do Pequeno Negócio, que envolve toda a sociedade e terá o seu ponto alto no dia  5 de outubro. A ação pretende usar a força dos pequenos negócios – mais de 10 milhões de empresas no Brasil, que faturam até R$ 3,6 milhões por ano – para fortalecer a economia.

Com o Movimento, os consumidores são estimulados a escolher os pequenos negócios na hora de fazer suas compras diárias. A data de 5 de outubro foi escolhida por ser o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. O Sebrae acredita que a força das micro e pequenas empresas é uma saída para a crise econômica e pretende mostrar para o consumidor que, ao comprar de um pequeno negócio, ele ajuda a gerar empregos e a movimentar toda a economia.

Fonte: Sebrae