Mobilização em defesa do sistema S

O Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM), do qual a FACISC é entidade integrante articulou uma campanha em defesa no Sistema S, integrado por SENAI, SESI, SENAC, SESC, SENAR, SENAT e SEST.
Em continuidade às ações está confirmada para o no próximo dia 4/10, às 8 horas, na Beiramar de São José, uma mobilização física denominada Marcha Pelo Futuro, em defesa do Sistema S.

Funcionários, professores, estudantes e comunidade beneficiada estão sendo convidados a participar do evento, que terá distribuição de camisetas, adesivos, faixas e placas. Na última sexta-feira os representantes do COFEM se reuniram e enviaram ofício à bancada catarinense em Brasília alertando sobre as medidas anunciadas pelo governo federal, que pretende apropriar-se de verbas do Sistema S para cobrir parte do déficit fiscal.

O ofício, assinado por representantes da FIESC, FAESC, FETRANCESC, FECOMÉRCIO, FACISC, FCDL E FAMPESC, afirma que, se aprovada, a medida, de cunho intervencionista, terá o efeito de interromper os programas executados pelas entidades do Sistema S de todo o País. “Notadamente em educação, qualificação profissional e qualidade de vida do trabalhador, resultando em prejuízos incalculáveis à competitividade, à inovação e à produção industrial brasileiras, já duramente afetadas nos últimos anos pelo elevado custo de produção nacional”, diz o texto da carta.

No documento, as entidades observam que a diminuição dos recursos repassados causará o fechamento de inúmeras unidades em operação em Santa Catarina, dentre elas, escolas de ensino básico e profissionalizante, além da redução de mais de milhares de atendimentos em serviços de saúde e segurança no trabalho, impactando mais de 1,5 milhão de trabalhadores diretamente beneficiados com esses serviços. Além disso, as instituições estimam a demissão de 5 mil colaboradores.

“A utilização de recursos das contribuições do Sistema S para finalidades diversas do financiamento das atividades voltadas ao bem-estar do trabalhador e à educação é ilegal e inconstitucional, representando inaceitável retrocesso social. Registramos que não se trata de recursos públicos, e sim privados, recolhidos pelas empresas para utilização em benefício do setor, dos seus trabalhadores e de suas famílias”, contestam as entidades por meio do ofício.

Além da FACISC, o COFEM é integrado pela FAESC (Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina); FAMPESC (Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Estado de Santa Catarina); FCDL/SC (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina); FECOMÉRCIO (Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina); FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina) e FETRANCESC (Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de Santa Catarina).

 

Fonte: FIESC

Jovens iniciam capacitação na Acirne

Na terça-feira, 29, iniciou a capacitação englobando 25 alunos, que visa a qualificação e inserção do adolescente no mercado de trabalho. Realizada na Acirne, o projeto segue até o mês de dezembro, totalizando 22 encontros. Em parceria com o Senai, a capacitação envolve jovens de 14 a 24 anos que tenham concluído no mínimo o ensino fundamental e que estejam desempregados por falta de experiência, conhecimentos ou dificuldades de adaptação sócio comportamental no mercado de trabalho. Será possível desenvolver atividades relacionadas as áreas de organização e preparação para o trabalho, ética, cidadania e meio ambiente, manutenção automotiva, marcenaria, eletricista predial e polímeros (plástico).

A metodologia a ser utilizada contemplará aulas expositivas, dinâmicas em grupos e aulas práticas em laboratório. A preparação do jovem será realizada por meio de oficinas tendo como princípio básico a associação da teoria à prática. O objetivo é unir habilidades e competências, contemplando diferenciadas técnicas pedagógicas que possibilitem a aquisição significativa de novos conceitos em cada área trabalhada.

O projeto que segue até dezembro deste ano, acontece também por meio da captação do Fundo para a Infância e Adolescência – FIA juntamente com a Acirne e contempla dois encontros por semana.

 

Fonte: Acirne

Reck renova mandato na diretoria da FACISC

O empresário Ernesto João Reck, de São Lourenço do Oeste, assumiu na noite desta segunda-feira, 28/9, novamente a presidência da FACISC com evento prestigiado na Capital. Reck ficará por mais dois anos à frente da maior entidade empresarial do Estado. Junto com ele um time de quase 50 empresários também foi empossado para cargos de vice-presidentes e diretores.

Reck agradeceu a dedicação de cada empresário que compôs a sua diretoria no primeiro mandato. “A dedicação voluntária de cada diretor faz a diferença num sistema onde o nosso maior capital é o humano”, falou em seu discurso durante o evento.

O evento também empossou as diretorias do Conselho Estadual da Mulher, do Jovem Empreendedor de SC, do Núcleo Estadual de Automecânicas, do Estadual de Imobiliárias de SC, da Fundação Empreender, e dos Núcleos de Comércio Exterior de SC.
DIRETORIA FACISC – 2015 – 2017

Presidente: Ernesto João Reck – São Lourenço do Oeste

1º. Vice-Presidente: Jonny Zulauf – São Bento do Sul

2º. Vice-Presidente: André Armin Odebrecht – Rio do Sul

1º. Diretor Financeiro: Doreni Isaias Caramori Junior – Florianópolis

2º. Diretor Financeiro: Leandro Porto da Rosa – Palhoça

1º. Diretor Secretário: Olvacir José Bez Fontana – Criciúma

2º. Diretor Secretário: Gilson José Pedrassani – Canoinhas

V.P. Indústria – André Gaidzinski – Florianópolis

V.P. Comércio – Ivan Luiz Tridapalli – Brusque

V.P. Prestação de Serviço – Evanio Vicente Baschirotto – Orleans

V.P. Agronegócio – Vincenzo Francesco Mastrogiacomo – Chapecó

V.P. Turismo – Magda Bez – Balneário Camboriú

V.P. Micro e Pequenas Empresas – Ivan Kuczkowski – Massaranduba

V.P. Infraestrutura – Marcos Antônio Cardoso de Souza – São José

V.P. Mulher Empresaria – Janelise Royer – Lages

V.P. Jovens Empreendedores – Ricardo Schramm – Gaspar

V.P. Soluções Empresariais – Marcelo André Destri Noronha – Jaraguá do Sul

V.P. Empreender – Amândio Joao da Silva Junior – Rio do Sul

V.P. Técnico – Ciro José Cerutti – Rio do Sul

V.P. Relações Internacionais – Milvo Zancanaro – Itá

V.P. Comercio Exterior – Ido José Steiner – Blumenau

V.P. Meio Ambiente – José Mario Gomes Ribeiro – Joinville

V.P. Responsabilidade Sócio Empresarial – Mário Sergio Zilli Bacic – Rio Negrinho

V.P. Educação Empreendedora – Neiva Dreger Kieling – Florianópolis

V.P. Inovação e Tecnologia – Marcus Rocha – Florianópolis

V.P. Soluções Financeiras – Uwe Stortz – São Bento do Sul

V.P. Integração – Alberto Stringhini – Concórdia

V.P. Assuntos Jurídicos – Liandra Nazário Nobrega – Florianópolis

V.P. Assuntos Tributários – Dr. Célio Armando Janczescki – São Lourenço do Oeste

V.P. Marketing – Gabriel Martins da Rosa – Palhoça

V.P. Administrativo – Gilson Lucas Bugs – Pinhalzinho

V.P. Assuntos do DEL – Alexandre Engel Ruscheinsky – Iporã do Oeste

Conselho Fiscal:

Titulares:

Elson Otto – Palmitos

Luiz Dário Rocha – Imbituba

Carlos Vanderley Porfirio – Dionísio Cerqueira

Suplentes:

Ricardo Harger Martins – São José

José Carlos de Souza – Tijucas

Ulysses Gaboardi Filho – Curitibanos

Vice-Presidentes Regionais:

GRANDE FLORIANOPOLIS – Robson Rodrigo Carvalho – Biguaçú

SUL – Carlos Becker Fornazza – Braço do Norte

EXTREMO SUL – Joi Luiz Daniel – Içara

VALE DO ITAJAI – Maria Izabel Pinheiro Sandri – Itajaí

ALTO VALE – Evair Sievers – Agrolândia

NORTE – Eluisa Hertel Maiochi – Guaramirim

PLANALTO NORTE – Adelino Denk – São Bento do Sul

MEIO-OESTE – Auri Marcel Baú – Caçador

OESTE – Joice Ternus Wathier – São Carlos

NOROESTE – Allan Edgard Kreutz – Dionísio Cerqueira

EXTREMO OESTE – Afonso Niehues – Itapiranga.

 

Fonte: FACISC

Jornalista Miriam Leitão abre o Congresso Empresarial da FACISC E 2º Fórum CACB MIL

Começou neste domingo (27/09), em Florianópolis, o Congresso Empresarial da FACISC e o 2º Fórum CACB Mil. O evento reunirá durante três dias cerca de 1,2 mil empresários de todo o Brasil.

Na ocasião o vice-presidente da Facisc e coordenador da comissão organizadora do evento, André Gaidzinski, destacou a importância do momento para reunir os integrantes do Sistema Associativista para discutir assuntos de interesse de todos e confraternizar.

O presidente da Facisc, Ernesto João Reck, afirmou que este é um momento de comemorar o crescimento e envolvimento do sistema associativista. “Se temos dificuldades, também temos muitas oportunidades. Por isso precisamos também comemorar, pois como diz o nosso slogan: “A gente quer a gente Faz”. Então façamos um grande evento”, declarou Reck.

Entre outras autoridades, o evento também contou com a presença do diretor presidente do Sebrae Nacional, Luiz Eduardo Barretto Filho, e do presidente da CACB, José Paulo Dornelles Cairoli.

No encontro foi assinado o termo de cooperação do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) da Facisc, promovido em parceria entre o setor público e o privado para a realização de ações voltadas ao desenvolvimento sustentável dos municípios, com as prefeituras das cidades de São Carlos, Taió, Curitibanos, Cunha Porã, Orleans, e Seara.

A jornalista e apresentadora de TV, Míriam Leitão, fez a palestra de abertura do evento e abordou a conjuntura política e econômica do Brasil e as perspectivas futuras para o País. Miriam apresentou dados sobre a inflação, dólar, PIB, recessão, desemprego, encolhimento da indústria, e outros os fatores que inibem o consumo, como o custo logístico que tem aumentado muito nos últimos anos. “Todos os governos aumentaram a carga tributária. Isso não é somente desse governo. A saída é corrigir os rumos e ter visão estratégica e o momento de crise é a hora que os empresários têm a sua capacidade exigida ao máximo”, declarou a jornalista.

Miriam destacou a biodiversidade do Brasil com sua abundância hídrica, o potencial de energia eólica e solar como diferenciais e possíveis caminhos para a superação do País. “Podemos passar por uma crise, mas o Brasil tem enormes potencialidades. Precisamos ter um plano e nos informar para onde vamos”, pontuou.

Otimista, Miriam declarou que o país irá sobreviver porque está reconstruindo a sua ética. “Vamos passar por esta dificuldade e vamos reconstruir o país, pois temos capacidade de crescer e construir nosso grande projeto de nação”, declarou a jornalista.

Miriam concluiu a palestra destacando a importância das Associações Empresariais para o país. “As associações são muito importantes para a economia, pois não dependem do dinheiro público e representam toda a capilaridade empresarial não somente o grande, mas também os pequenos. Vocês representam a verdadeira economia e estas entidades ajudarão o pais atravessar as dificuldades”, concluiu.

Programação

Nesta segunda (28/09), será realizada a posse da diretoria da FACISC seguida de jantar. O presidente da Federação foi reconduzido ao cargo em eleição no dia 21/8. Assumem como 1º vice-presidente o empresário Jonny Zulauf de São Bento do Sul e como 2º vice-presidente André Armim Odebrecht de Rio do Sul. Ainda serão empossados todos os diretores das pastas temáticas e vice-presidências regionais.

Ainda serão empossadas as diretorias: Cejesc – Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de SC, Ceme – Conselho Estadual da Mulher Empresária, Concex – Conselho Estadual dos Núcleos de Comércio Exterior, Nuri – Núcleo Regional de Imobiliárias, Nea – Núcleo Estadual de Automecânicas, e Fundação Empreender.

A programação inclui ainda eventos paralelos como o 10º Workshop de Mediação e Abitragem da CBMAE, o 12º Encontro Nacional do Empreender, 15º Encontro Catarinense do Jovem Empreendedor e 21º Encontro Estadual de Mulheres Empresárias e Reunião Nacional de Assessores Jurídicos, entre outros.

Os detalhes do encontro podem ser conhecidos no site do evento:www.congresso.facisc.com.br

O 2º Fórum CACB Mil e o Congresso Empresarial da FACISC conta com apoio do Sebrae/SC e patrocínio do Sebrae Nacional e da Certisign.

 

Fonte: FACISC

Congresso Empresarial reunirá cerca de 1,2 mil empresários em Florianópolis

A FACISC e a CACB realizam na próxima semana, de 27 a 29 de setembro, em Florianópolis no Costão do Santinho, o Congresso Empresarial da FACISC e o 2º Fórum CACB Mil.

O evento, que reunirá cerca de 1,2 mil empresários de todo o Brasil, contará com a palestra da jornalista Miriam Leitão, e do ministro da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos. O evento também contará com a presença do diretor presidente do Sebrae Nacional, Luiz Eduardo Barretto Filho, do presidente da CACB, José Paulo Dornelles Cairoli e do presidente da Facisc, Ernesto João Reck.

“O objetivo deste evento é promover a aproximação de líderes empresariais e entidades de todo o Brasil para troca de informações entre os representantes das diversas associações empresariais do país”, explica o presidente da Facisc, Ernesto Reck.

Convidada para abrir o evento, a jornalista e apresentadora de TV, Míriam Leitão abordará a conjuntura econômica do Brasil e suas perspectivas. Abordará o tema com o olhar para o futuro sem perder as características do presente.

O ministro da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, falará sobre as micro e pequenas empresas e seus avanços como o cadastro único e a desburocratização do setor. Os painelistas serão Juarez de Paula, Gerente do Sebrae Nacional, e Ilton Luís Schwaab, Diretor de Micro e Pequenas Empresas do Banco do Brasil.

O professor de Ética e Filosofia da Unicamp e colunista do jornal O Estado de São Paulo, Roberto Romano, falará sobre ética no 2º Fórum CACB Mil e Congresso Empresarial da FACISC.  “Vamos propor uma reflexão sobre os diversos aspectos da ética, assunto em voga e de extrema importância para os empresários brasileiros”, avisa José Paulo Dornelles Cairoli, presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).

Posses:

A posse da diretoria da FACISC acontecerá na noite do dia 28/9 com solenidade seguida de jantar. O presidente da Federação foi reconduzido ao cargo em eleição no dia 21/8. Assumem como 1º vice-presidente o empresário Jonny Zulauf de São Bento do Sul e como 2º vice-presidente André Armim Odebrecht de Rio do Sul. Ainda serão empossados todos os diretores das pastas temáticas e vice-presidências regionais.

Ainda serão empossadas as diretorias: Cejesc – Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de SC, Ceme – Conselho Estadual da Mulher Empresária, Concex – Conselho Estadual dos Núcleos de Comércio Exterior, Nuri – Núcleo Regional de Imobiliárias, Nea – Núcleo Estadual de Automecânicas, e Fundação Empreender.

A programação inclui ainda eventos paralelos como o 10º Workshop de Mediação e Abitragem da CBMAE, o 12º Encontro Nacional do Empreender, 15º Encontro Catarinense do Jovem Empreendedor e 21º Encontro Estadual de Mulheres Empresárias e Reunião Nacional de Assessores Jurídicos, entre outros.

Os detalhes do encontro podem ser conhecidos no site do evento:www.congresso.facisc.org.br

O 2º Fórum CACB Mil e o Congresso Empresarial da FACISC conta com apoio do Sebrae/SC e patrocínio do Sebrae Nacional e da Certisign.

 

Fonte: FACISC

COFEM articula defesa do sistema S

O Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM) articula campanha em defesa no Sistema S, integrado por SENAI, SESI, SENAC, SESC, SENAR, SENAT e SEST. O COFEM enviou ofício à bancada catarinense em Brasília alertando sobre as medidas anunciadas pelo governo federal, que pretende apropriar-se de verbas do Sistema S para cobrir parte do déficit fiscal. O Conselho reuniu-se nesta sexta-feira (25), em Florianópolis.

O ofício, assinado por representantes da FIESC, FAESC, FETRANCESC, FECOMÉRCIO, FACISC, FCDL E FAMPESC, afirma que, se aprovada, a medida, de cunho intervencionista, terá o efeito de interromper os programas executados pelas entidades do Sistema S de todo o País. “Notadamente em educação, qualificação profissional e qualidade de vida do trabalhador, resultando em prejuízos incalculáveis à competitividade, à inovação e à produção industrial brasileiras, já duramente afetadas nos últimos anos pelo elevado custo de produção nacional”, diz o texto da carta.

No documento, as entidades observam que a diminuição dos recursos repassados causará o fechamento de inúmeras unidades em operação em Santa Catarina, dentre elas, escolas de ensino básico e profissionalizante, além da redução de mais de milhares de atendimentos em serviços de saúde e segurança no trabalho, impactando mais de 1,5 milhão de trabalhadores diretamente beneficiados com esses serviços. Além disso, as instituições estimam a demissão de 5 mil colaboradores.

“A utilização de recursos das contribuições do Sistema S para finalidades diversas do financiamento das atividades voltadas ao bem-estar do trabalhador e à educação é ilegal e inconstitucional, representando inaceitável retrocesso social. Registramos que não se trata de recursos públicos, e sim privados, recolhidos pelas empresas para utilização em benefício do setor, dos seus trabalhadores e de suas famílias”, contestam as entidades por meio do ofício.

O COFEM é integrado pela FAESC (Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina); FACISC (Federação das Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina); FAMPESC (Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Estado de Santa Catarina); FCDL/SC (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina); FECOMÉRCIO (Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina); FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina) e FETRANCESC (Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de Santa Catarina).

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da FIESC

Secretárias serão homenageadas

Lena Souza estará em Rio Negrinho no dia 30 de setembro para o encontro promovido pela Acirne em homenagem ao dia da secretária. O evento engloba a palestra “Os 8 trunfos da mulher vencedora”, que traz uma reflexão sobre autoconfiança, capacidade de mudar o mundo, sucesso, a essência da mulher bem sucedida, comportamento e as mudanças na vida e
dentro de você.

Além da palestra ocorre um mini desfile de moda, sorteio de brindes e coquetel. O valor do ingresso é de R$ 25,00 e as inscrições podem ser realizadas pelo telefone 3644-2131 ou email [email protected]. A Associação Empresarial realiza o evento com o apoio das empresas: Cedro Rosa, Lojas Miner, SCRCRED, Germânia Supermercados, Unimed Planalto Norte e Michele.

Lena Souza

Campeã Mundial de Oratória pela JCI Internacional, Lena também atua como cerimonialista, palestrante, escritora, apresentadora de TV e facilitadora de aprendizagem. Possui formação Practitioner em PNL – Programação Neurolinguística; Professora USP Pecege e Sociesc– FGV /, radialista Profissional. É instrutora de cursos de comunicação, formação de instrutores, gestão do tempo, palestras motivacionais. Há 10 anos trabalha com desenvolvimento humano.

Agende-se

O quê: Homenagem ao dia da secretária
Quando: 30 de setembro, quarta-feira
Horário: 19h
Local: Sociedade Musical de Rio Negrinho
Informações: 3644-2131 ou [email protected]

Fonte: Acirne

65 atendimentos realizados no IVG

A inspeção veicular gratuita concretizada no último sábado, 19, promovida pelo Núcleo de Automecânicas da Acirne, proporcionou a realização de 65 atendimentos. Com o apoio dos nucleados e do Senai, foi possível orientar motoristas e proprietários de automóveis sobre a necessidade de manutenção dos veículos.

O IVG é uma ação sócio-educativa e possibilita tirar dúvidas e conhecer um pouco mais o automóvel e principalmente saber sobre a real necessidade de manutenção para sua melhor utilização. Os atendimentos ocorreram no estacionamento do Terminal Urbano, das 8h às 12h.

Acirne

Empretec: seminário acontece de 19 a 23 na Acirne

No Brasil, o Empretec é realizado pelo Sebrae e já capacitou cerca de 215 mil pessoas, em 9.100 turmas distribuídas pelos 27 Estados da Federação. Todo ano, o Empretec capacita em torno de 10 mil participantes. Completando 20 anos, o programa prepara o participante para os desafios do mercado e é ideal para quem já possui a vocação empreendedora e pretende abrir um negócio, aqueles que já são empreendedores e desejam se aperfeiçoar, identificando assim novas oportunidades e também empresas que já se consolidaram mas que podem crescer muito mais, conquistando novos mercados. A Associação Empresarial de Rio Negrinho realiza em parceria com o Sebrae o Seminário que acontece de 19 a 23 de outubro.

Segundo pesquisa do Sebrae, feita com 1.343 empresários que fizeram Empretec, no ano de 2014, 75,4% dos entrevistados confirmaram o aumento do lucro mensal após a participação no seminário, 91,8% disseram que o Empretec contribuiu para um melhor conhecimento sobre o estabelecimento e/ou atualização de metas, planos e projetos, 84,9% para a identificação de novas oportunidades.

O curso engloba 60h de capacitação em seis dias de imersão, no qual o participante é desafiado em atividades práticas, cientificamente fundamentadas que apontam como um empreendedor de sucesso age, tendo como base 10 características comportamentais: busca de oportunidade e iniciativa; persistência; correr riscos calculados; exigência de qualidade e eficiência; comprometimento; busca de informações; estabelecimento de metas; planejamento e monitoramento sistemáticos; persuasão e rede de contatos além de independência e autoconfiança.

O Empretec é uma metodologia da Organização das Nações Unidas – ONU voltada para o desenvolvimento de características de comportamento empreendedor. Informações e inscrições podem ser realizadas pelo telefone 3644-2131.

Acirne

Movimento Compre do Pequeno Negócio tem mais de 76 mil empresas cadastradas

As empresas e os consumidores estão se mobilizando pela internet para participar do Movimento Compre do Pequeno Negócio, que terá o seu ponto alto no dia 5 de outubro. O site desenvolvido especialmente para a iniciativa (www.compredopequeno.com.br) traz todas as informações necessárias para participar do Movimento liderado pelo Sebrae. Em pouco mais de um mês, mais de 76 mil empresas estão cadastradas na página da internet.

A ação é liderada pelo Sebrae e pretende usar a força dos pequenos negócios – mais de 10 milhões de empresas no Brasil, que faturam no máximo R$ 3,6 milhões por ano – para fortalecer a economia.Os micro e pequenos negócios são mais de 95% do total de empresas brasileiras e respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e 52% do total de empregos com carteira assinada (mais de 17 milhões de vagas).

O Movimento Compre do Pequeno Negócio tem o 5 de outubro como data oficial por se tratar do dia em que foi instituído o Estatuto da Micro e Pequenas Empresas. Entre os dias 21 e 26 de setembro, o Sebrae realiza uma semana nacional de capacitação com palestras, workshops, seminários e cursos em todos os estados. Já são 1.879 parceiros (entidades, associações, empresas) que fazem parte do movimento.

A ideia é que os empresários se cadastrem no Movimento e estampem na porta de seus estabelecimentos a mensagem de que o empreendimento é um pequeno negócio. Assim, os consumidores podem escolher o local para fazer as compras. No endereço on line, estão disponíveis para baixar o material para que o dono do pequeno negócio possa caracterizar sua empresa como participante do Movimento.

Também está disponível um gerador de campanha digital em que é possível criar uma peça publicitária com uma imagem da empresa que pode ser produzida pelo próprio empresário para distribuição nas redes sociais. Depois de cadastrado, o empreendedor também terá acesso aos cursos online do Sebrae e à agenda de ações da instituição e parceiros nos próximos meses.

O site também funciona como uma vitrine onde o consumidor encontrará a lista com os dados e a localização dos empreendimentos cadastrados. Por meio de geolocalizador, ele pode encontrar os pontos comerciais mais próximos que participam do Movimento para que possa dar preferência às micro e pequenas empresas na hora de fazer compras, especialmente no dia 5 de outubro, marco do Movimento Compre do Pequeno Negócio.

Na página, o Sebrae também listou os cinco principais motivos para comprar do pequeno negócio: está perto da sua casa; é responsável por 52% dos empregos formais; o dinheiro fica no seu bairro; o pequeno negócio desenvolve a sua comunidade; e comprar do pequeno negócio é um ato transformador.

Fonte: Sebrae