Aumento dos impostos

Diante dos aumentos de tributos e corte de gastos anunciados na segunda-feira pelo Governo Federal, incluindo a tentativa de ressuscitar a CPMF a FACISC declara que é contra a qualquer tipo de medida que venha para onerar ainda mais a classe empresarial e a sociedade.

Estas medidas são mais uma prova dos resultados da má gestão do dinheiro público e uma conta pesada que virá para os empresários e a sociedade pagarem. Por isso, acreditamos que aumentar a arrecadação não resolverá a situação em que o País se encontra, pois o crescimento não retornará aumentando a carga tributária. Há muita coisa para ser feita, como uma reorganização da máquina pública e um plano de desenvolvimento de longo prazo para a retomada do crescimento.

Com a volta da CPMF o governo estima que aumente em 32 Bilhões de reais de receitas, isso representa aumentar praticamente 0,35% do PIB em carga tributária. Já temos uma carga tributária de 36,5% do PIB e o retorno da CPMF aumentaria mais em 0,35% esse percentual, o que na prática irá onerar ainda mais tanto a classe empresarial como a trabalhadora.

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) mostram que só entre janeiro e julho de 2015 o saldo de vagas fechou negativo em – 494. 386 no Brasil. Para o mesmo período, pela primeira vez no ano em Santa Catarina esse número também foi negativo (-1.533). Entre o setor que fechou com o saldo mais deteriorado tanto no Brasil como no estado de Santa Catarina foi o Comércio (-214.145 e -11.016 respectivamente).

O momento é preocupante e de ação direta e estratégica. Os empresários estão sufocados com a questão fiscal que tem contribuído na perda da competitividade das empresas brasileiras e catarinenses, que têm feito esforços muito grandes para sobreviver, pois a medida aprovada no Senado que trata da reoneração da folha de pagamentos, agravará ainda mais a situação do mercado de trabalho e da situação do setor produtivo.

Diante disso, a FACISC defende uma gestão mais eficiente dos recursos públicos e que o Governo passe a fazer a sua parte, cortando gastos como cargos comissionados, cartões de crédito e outros benefícios garantidos a uma minoria, para que haja um controle verdadeiramente rígido dos recursos que mantém. Pois não é taxando a classe empresarial, a verdadeira classe geradora de riqueza e renda que o Brasil voltará a crescer.

O Governo precisa agir urgente para que no final das contas não venha ser o próprio gerador do definhamento do sistema empresarial que contribui incisivamente com a economia do Brasil, além disso, que é esse sistema o principal mantenedor da própria arrecadação do Governo, se é que param para analisar essa questão.

André Gaidzinski, presidente da FACISC em exercício

Feirão do Imposto com grande participação popular

Realizado na manhã do último sábado, dia 12, pelo núcleo de Jovens Empresários da ACIRNE, o Feirão do Imposto chamou a atenção e foi aprovado por quem aproveitou para economizar no preço da gasolina, já que estava sendo vendida a R$1,90 por litro, valor sem impostos.

Através da iniciativa, realizada em parceria com quatro postos de combustível da cidade – Posto Naceo, Auto Posto Rio Negrinho, Auto Posto Tradição e Posto Nova Geração – foram beneficiadas 200 pessoas que puderam comprar 10 litros de gasolina cada uma, com preço reduzido.

O resultado do evento foi muito comemorado pelo núcleo de jovens, e com certeza o objetivo de conscientizar a população sobre o valor dos impostos que são cobrados em todos os produtos que consumimos foi alcançado.

 

Inspeção Veicular Gratuita no sábado dia 19 de setembro

No próximo sábado dia 19 de setembro, acontece a Inspeção veicular gratuita (IVG) no estacionamento do Terminal Urbano. O evento será realizado pelo núcleo de Auto Mecânicas da ACIRNE, onde profissionais da área vão analisar as condições de segurança e funcionalidade de diversos equipamentos dos veículos.A Inspeção começa a partir das 08:00 horas da manhã e vai até as 12:00 h.

Feirão do Imposto será realizado amanhã !

Com o objetivo de orientar a população das altas taxas de impostos aplicadas pelo Governo Federal, Estadual e Municipal o Núcleo de Jovens Empresários da Acirne, em parceria com os postos de combustível Tradição, Naceo, Nova Geração e Rio Negrinho realizam o Feirão do Imposto. Para evidenciar a ação serão vendidos 2 MIL LITROS DE GASOLINA COMUM A R$ 1,90, o evento será realizado neste sábado dia 12/09 na Praça do Avião – Centro a partir das 09h00. Participe!

Reunião Núcleo de Meio Ambiente

Aconteceu nesta manhã (10/09) a reunião mensal do Núcleo do Meio Ambiente da  ACIRNE – Associação Comercial e Industrial de Rio Negrinho. O núcleo participa dos projetos voltados ao meio ambiente, com ações educativas juntos aos associados e na comunidade em geral. Entre os principais assuntos, foi discutido o projeto de reciclagem de eletrônicos desenvolvido pela SBS Reciclagem eletrônica, com possibilidade de recolhimento de sucatas, que mal descartadas, podem trazer sérios prejuízos ambientais. O Núcleo estará estudando pontos de coleta na cidade a fim de contribuir com esta ação, que faz parte do planejamento estratégico da entidade. O núcleo estará realizando hoje (10/09) uma palestra sobre o CAR – Cadastro Ambiental Rural, as 16:00 horas no Clube Recreativo CVG. Foi discutido também contato ocorrido com a Ong SOS Mata Atlântica, com planejamento de projetos educacionais e ambientais. Entre estes projetos, um relacionado com monitoramento da qualidade da água em áreas rurais e florestais. Foi discutido um futuro projeto de arborização para a cidade de Rio Negrinho, com integração dos aspectos ambientais e paisagísticos, com apresentação da especialista em jardins Ciliane Augustin.

 

Evento de comemoração aos 37 anos da ACIRNE tem grande repercussão na Região

O aniversário de 37 anos da ACIRNE comemorado em grande estilo, no último dia 14, com a Palestra de Amaury Olsen teve uma grande repercussão na cidade e na região. Após o evento, ainda se comentava muito sobre as experiências, conselhos e conhecimentos que Amaury compartilhou com as 300 pessoas que estiveram presentes na palestra.

Grande parte do empresariado de Rio Negrinho participou do evento e teve a oportunidade de fazer perguntas a Olsen, que finalizou a conversa convidando o público a se preparar para uma nova realidade que, aos poucos, começa a tomar forma.” O negócio do futuro se chama e-business, que envolve as ferramentas digitais, internet e as redes sociais.O futuro é um negócio digital” , afirmou. Ainda aconselhou aos empresários que cuidem dos processos tradicionais das empresas, mas sem deixar de olhar para frente, sempre pensando em como utilizar o lado bom que as novas tecnologias podem oferecer.