Empresários da Região discutem com o Deputado Darci de Matos sobre projeto de Lei que restringe o Tráfego de Cargas Perigosas na Serra Dona Francisca

Na última segunda – feira, dia 17, o Deputado Estadual Darci de Matos esteve na sede da ACIRNE para apresentar em detalhes o projeto de Lei que visa restringir o tráfego de veículos com cargas perigosas na serra Dona Francisca. Estiveram persentes na reunião empresários da Região e também vereadores  rio – negrinhenses , que aproveitaram a ocasião para esclarecer várias dúvidas e questionar o deputado sobre o projeto .

De acordo com Darci, a medida já é adotada em outras regiões do Brasil, como no Rio Grande do Sul e no perímetro urbano de Curitiba . O projeto de Lei está em trâmite na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e seu principal argumento é o fato de a serra estar localizada em Área de Proteção Ambiental e ser abastecida pelo rio Cubatão, com manancial próximo da via, que em caso de acidente de algum veículo com carga perigosa poderia ser contaminado, comprometendo o abastecimento de água de cerca de 70% da população Joinvillense.

Os empresários cobraram mais melhorias na Serra como um todo, e também questionaram ao deputado qual seria a alternativa mais viável, se o projeto for aprovado, já que a Serra de Corupá, que seria a rota mais utilizada, já foi interditada várias vezes por problemas na pista. Darci de Matos se comprometeu a analisar esta questão juntamente com sua equipe. Ao final da reunião ficou acordado que as Associações Empresariais de Rio Negrinho, São Bento do Sul e Campo Alegre farão um levantamento do número de empresas que usam os materiais de classe 6 e classe 7, e qual o volume utilizado na região.

Sessão de Negócios alcança excelentes resultados

O evento ,até então inédito na cidade ,foi promovido pelo SEBRAE em  parceria com a ACIRNE e SCRcred na última quinta-feira dia 06/08 .A ação obteve resultados positivos e contou com a participação de empresas de vários segmentos ,a Sessão de Negócios oportunizou a essas empresas divulgarem seus produtos  e serviços em um determinado espaço de tempo ,de forma gratuita ,podendo prospectar novos fornecedores e clientes.Os empresários saíram da Sessão muito satisfeitos com os contatos realizados.

Parceria busca ampliar os trabalhos do Observatório Social

O Presidente da Associação Empresarial de Rio Negrinho – Acirne – Germano Basso Júnior, juntamente com o Presidente do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Rio Negrinho – Sindicom – Pedro Paulo Alves, estiveram na manhã de terça-feira, 28, conversando com o representante do Observatório Social de São Bento do Sul, José Canísio Tschoeke. O objetivo foi conhecer mais sobre o projeto e as ações realizadas até o momento.

José explicou o processo de funcionamento e o trabalho que está sendo feito para disseminar a ideia do projeto juntamente com outras entidades. “O trabalho do Observatório é muito mais amplo do que a verificação da aplicação correta dos recursos públicos. É um espaço para o exercício da cidadania, com projetos em torno da educação fiscal entre outros. Queremos envolver a comunidade e agregar voluntários”, analisa.

No encontro foi possível disseminar mais sobre as metas, para potencializar ainda mais a ideia na região. Nesta parceria com a Acirne e o Sindicato será possível nos próximos dias apresentar mais detalhes sobre as propostas entre outras ações já realizadas. Atualmente o Observatório funciona no Centro de Gestão Empresarial e conta com uma colaboradora e um voluntário, atuando além de São Bento, também em Rio Negrinho e Campo Alegre.

O que é um Observatório

Cada Observatório Social é integrado por cidadãos brasileiros que transformaram o seu direito de indignar-se em atitude: em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos. O OS reúne o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública. São empresários, profissionais, professores, estudantes, funcionários públicos e outros cidadãos que, voluntariamente, entregam-se à causa da justiça social.

Evento dos Núcleos reúne mais de 150 pessoas !

Na semana passada na Acirne, foi realizada a Semana dos Núcleos, com Palestras gratuitas todas as noites de segunda à sexta-feira. A programação foi dividida entre os Núcleos Setoriais da Associação.Na segunda – feira Alessandro Ferreira de Lima abordou o tema  O profissional da Mecânica Automotiva do Futuro, promovida pelo Núcleo de Automecânicas, na terça , um dos dias que atraiu maior público, a psicóloga Leila Ribeiro ministrou a Palestra Liderança de Alta Performance, promovido pelo Núcleo de Recursos Humanos. Já na quarta ,dia do Núcleo de Saúde e Segurança do Trabalho ,o tema abordado foi Ergonomia com Diego Luiz Beil e Qualidade de Vida com Robson Mello, dando destaque a presença da Unidade Móvel do SENAI no evento.Na quinta o Núcleo de Meio Ambiente levou os Engenheiros Epitágoras Costa para falar sobre Tendências Futuras para o Meio Ambiente e Hugo Binder que conversou sobre Outorga da Água e Desafios Ambientais para as Próximas Gerações.

A Semana foi finalizada na sexta com o tema Eficiência Energética no atual Cenário de Crise. A palestra , realizada pelo Núcleo de Jovens Empresários, teve como ministrante Fabiano Andrade , da Fundação Instituto Tecnológico de Joinville . Para os organizadores o evento foi considerado muito positivo, superando as expectativas, tanto pelo número de participantes durante a semana, quanto a satisfação que o público apresentou.

Representantes do Norte e Planalto Norte se reúnem em São Bento

Na manhã de terça-feira, 21, representantes das Associações Empresariais do Norte e Planalto Norte, estiveram reunidos na Associação Empresarial de São Bento do Sul – Acisbs – para trocar ideias e experiências sobre temas em prol do associativismo e ações das entidades.

Atividades de responsabilidade social iniciaram a pauta da reunião, destacando a divulgação nos balanços sociais. Jonny Zulauf, integrante da Acisbs e do comitê jurídico da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC – repassou informações sobre a situação tributária, processo de utilidade pública entre outras orientações.

Os executivos das entidades também trocaram informações sobre o momento econômico, o impacto em cada Associação e quais as soluções proporcionadas neste âmbito associativista. O consultor regional do planalto norte, Adriano Hübner, destacou a importância dos núcleos empresariais, as estratégias de funcionamento, o espírito de união entre os empresários e o valor de uma equipe para o bom funcionamento dos grupos, resultando no atingimento de metas.

O Analista da Agência do Sebrae em São Bento do Sul, Luiz Carlos da Silva, apresentou sobre os projetos, os serviços diferenciados e todo o planejamento que é realizado em parceria com as entidades.

Facisc defende ações criativas e união da classe empresarial para vencer a crise

“Preocupada com os efeitos da crise econômica sobre as empresas, a FACISC avalia que o momento de dificuldade para muitos segmentos também pode ser de oportunidades para o empreendedorismo. “A história nos mostra que sempre existiram períodos de altos e baixos, porém é preciso ter a capacidade de se reinventar em meio às dificuldades. Os empresários catarinenses são criativos e com grande capacidade empreendedora, tenho a certeza de que passaremos por esse momento com boas perspectivas. Porém ficaria muito mais fácil, se o poder público atrapalhasse menos, fazendo sua parte”, declara o presidente Ernesto João Reck.

Conforme divulgado na segunda edição da Carta de Conjuntura Econômica (maio), documento criado para subsidiar os empresários ligados ao Sistema FACISC na tomada de decisões e na otimização do uso de recursos econômicos, desde 2010 a economia brasileira vem retraindo seu crescimento constantemente. A taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) passou de 7,6% para 0,1% em 2014.  “Os números são pessimistas e a realidade assusta, mas não podemos nos deixar vencer e temos que buscar soluções criativas para vencer a crise”, avalia Reck.

Na Carta, dados como o crescimento do PIB de Santa Catarina, previsto em 2,4% no ano de 2014 (o resultado do ano é uma estimativa feita pela Secretaria do Estado da Fazenda dado que os resultados sobre PIB estaduais são divulgados com dois anos de defasagem pelo IBGE) demonstra um maior nível de crescimento no Estado do que o nacional. Entretanto, se observarmos o mercado de trabalho atual também vem perdendo sua dinâmica de crescimento. Somente entre os meses de janeiro e maio de 2015, o Brasil fechou seu saldo de vagas em aproximadamente 244 mil negativos. Santa Catarina, por sua vez, apesar de ter saldo positivo de geração de emprego, essa taxa se constitui muito inferior em relação às conquistas obtidas nos anos anteriores. Isso faz que o mercado consumidor esfrie e o empresário tenha uma perda significativa na demanda pelos produtos. “Não queremos fechar os olhos para os problemas, pois eles existem e estão sim afetando o setor empresarial. Porém podemos nos unir através do associativismo e trabalhar para mudar o cenário lutando, por exemplo, pela melhor gestão do dinheiro público, por tributos mais justos e incentivos reais ao desenvolvimento”, declara o presidente.”

 

Graziella Itamaro

Comunicação Corporativa Facisc

Palestra com Amaury Olsen e Jantar Beneficente

A comemoração dos 37 anos de Associativismo e Desenvolvimento Empresarial da Acirne já tem data marcada, o evento acontecerá no dia 14 de agosto de 2015 (sexta-feira) com início às 19h30 na Sociedade Musical de Rio Negrinho. Contará com a presença do renomado rio negrinhense Amaury Olsen que ocupou a presidência da Tigre Tubos e Conexões por 15 anos e desde 2007 integra Conselhos Administrativos de companhias nacionais e internacionais. O mesmo falará sobre Experiências de Gestão para superar a Crise indo do desafio da sucessão nas empresas ao cenário político atual.

O convite para o evento custará R$ 80,00 (por participante) e parte da renda será destinada à Instituição Casa Lar de Rio Negrinho. Venha comemorar conosco!

Curso com Lena Souza na Acirne

“Lena Souza venceu o concurso mundial de Oratória da JCI – Federação Mundial de Jovens Líderes e Empreendedores, após disputar algumas etapas com fortes candidatos de diversos países. Muitos acompanharam sua trajetória na busca desse objetivo, cuja conquista só se tornou possível devido aos cursos ministrados para financiar sua viagem para o Congresso Mundial da JCI, realizado na Áustria, em Viena.
Passado, Presente e Futuro

Muito antes de descobrir sua inclinação para falar em público, Lena já tinha paixão por lidar com pessoas e ensino, e exerceu a função de professora de dança gaúcha por alguns anos. Após iniciar a carreira universitária no curso de Administração, e ter descoberto sua verdadeira vocação, redirecionou seus estudos para as áreas de comunicação empresarial, eventos e neurolingüística, diretamente ligadas ao seu dia-a-dia.A partir de agora, os planos ganham proporções ainda mais ousadas do que o título mundial, e envolvem atuação profissional não só em Joinville, mas
Breve CurriculoLena Souza –  Palestrante, Campeã mundial de Oratória pela JCI internacional (www.jci.org.br); Proprietária da Empresa Lena Souza Treinamentos e Eventos Ltda, Consultora e facilitadora Trainer formada pela JCI Brasil; Mestre de Cerimônias; Coach em Comunicação;

Formação Practitioner em PNL – Programação Neurolinguística; Professora Sociesc – FGV / USP Pecege/Univille/PUC-SC.  Facilitadora de Cursos de Comunicação, Palestrante e Comunicadora/Radialista Profissional sob o RP nº 2409SC.  Co-autora do Livro Ser Mais com Palestrante Campeões da Editora Ser Mais.

É mestre de cerimônias em conferências e congressos. Atua nas principais instituições acadêmicas e empresariais do país. É instrutora do projeto Oratória nas Escolas da JCI com abrangência Nacional.

Diretora de Protocolos da JCI Brasil

Além de levar seu conhecimento para mais de 10 mil pessoas que já a assistiram em todas as regiões do Brasil.”

 

Fonte (editado): www.lenasouza.com.br

Facisc discute desenvolvimento sustentável com prefeitos e empresários

Representantes de 25 cidades de Santa Catarina, entre eles prefeitos e empresários, estarão reunidos na próxima semana, dias 14 e 15 de maio, no 1º Fórum Anual do DEL, o Programa de Desenvolvimento Local, desenvolvido em Santa Catarina pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina. O evento acontece na cidade de Fraiburgo e pretende difundir os conceitos do Programa que é promovido em parceria entre o setor público e o privado para a realização de ações voltadas ao desenvolvimento sustentável dos municípios.

Para Doreni Caramori Jr, diretor financeiro da FACISC e responsável pelo DEL em Santa Catarina, o Programa serve como ferramenta para que os municípios se tornem ambientes mais propícios ao desenvolvimento. “Nosso desafio é cada vez mais dar competitividade para as empresas e gerar a melhoria do ambiente empresarial onde estão inseridas”, destacou o diretor.

Participam do evento todos os agentes promotores de mudanças nos municípios catarinenses que implantarão o DEL, como Iporã do Oeste, Seara, Quilombo e Cunha Porã, e os que já implantaram como Fraiburgo e Itá. A previsão é reunir 100 pessoas no Fórum.

A programação conta com painéis e workshops com modelos e exemplos do que deu certo nos municípios como Fraiburgo e Itá e na Alemanha, de onde vem uma das inspirações para o Programa catarinense.

 

Modelo Alemão

Durante o mês de abril, prefeitos e empresários de quatro cidades de Santa Catarina conheceram de perto o modelo alemão que influenciou a criação do Programa de Desenvolvimento Econômico (DEL), realizado em Santa Catarina pela Federação. Também participaram da missão secretários de desenvolvimento, presidentes de associações dos municípios, empresários de Getúlio Vargas (RS) e o diretor financeiro, Doreni Caramori Junior.

Em todos os programas e modelos conhecidos pelos empresários e prefeitos catarinenses durante a viagem à Alemanha, o cidadão está no centro do sistema. As instituições apresentaram políticas de apoio às empresas, visando a geração de emprego e renda e, assim, proporcionando qualidade de vida para a sociedade. Além disso, também há uma grande valorização da formação profissional, isto claramente observado também na qualidade dos materiais e serviços prestados. “Em todas os organismos visitados vimos que há compromisso de todos com o meio em que vivem”, destacou o diretor da FACISC, Doreni Caramori.

 

Próximos passos

Agora os municípios partirão para a parte prática que inclui a formação dos conselhos desenvolvimentos, câmaras técnicas e a secretaria, sempre priorizando a parceria entre o poder público e o privado, a adesão de voluntários e a vontade de ver o município se desenvolver.

Para o presidente da Associação Empresarial de Iporã do Oeste – ACIIO, Alexandre Ruscheinsky, a implantação do programa DEL no município, está se tornando um marco. “É um divisor de águas. Nosso município possui diversos fatores que o tornam estratégico, e a soma de forças: político, privado e sociedade, fará com que nossas qualidades sejam alavancadas, e assim, com essa combinação de esforços, poderemos enfim, trabalhar com ações coordenadas e a longo prazo”.

O prefeito Ilton Pedro Vogt, também vê o programa como uma alternativa de desenvolvimento para a cidade. “O Plano de Desenvolvimento Local – DEL, é o planejamento iluminando nosso caminhar. A soma dos esforços das lideranças de diversas entidades sociais, transformará a expectativa em possibilidades, os desafios em realidades, as fraquezas em potencialidades. É Iporã do Oeste na rota do desenvolvimento futuro”.

 

O Programa

O Programa Desenvolvimento Econômico Local tem como objetivo instituir um modelo de gestão, capaz de contribuir para o desenvolvimento das cidades catarinenses.  Através do Programa, os municípios, unem iniciativa pública e privada para garantir a continuidade dos projetos de interesse da comunidade, em prol do desenvolvimento econômico sustentável do município. Tudo feito em parceria e por meio da implementação da política de desenvolvimento sócio econômico.

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e o Centro de Formação Profissional das Associações Empresariais da Baviera (BFZ) são parceiros na realização do Programa.

A intenção da Federação é multiplicar o programa. Até o final de 2015 a entidade pretende chegar a 20 cidades de Santa Catarina.  “Desejamos intensificar e dar mais abrangência nos municípios que já participam. Evoluir para novos modelos do programa. Queremos implantar o primeiro ciclo para a sociedade civil e avançar no segundo ciclo trazendo novas ferramentas”, detalhou Doreni.

 

Fonte: Facisc

Sebrae terá sala exclusiva para Workshops na Expogestão

Os Workshops são um dos destaques da Expogestão e despertam grande interesse do público, graças às palestras e debates promovidos pelos patrocinadores, apoiadores, expositores da feira, entidades representativas e convidados do evento. Neste ano serão mais de 30 workshops gratuitos, distribuídos em quatro salas, além de salas exclusivas, como a do Sebrae, que promoverá palestras e a 8ª edição do Meetup Startup SC.

A abertura dos Workshops do Sebrae será com a palestra “Como desenvolver o empreendedorismo através do Empretec”, dia 27 de maio, às 14 horas, com o consultor Nilmar Paul. A palestra mostrará aos participantes que o empreendedorismo pode ser desenvolvido e potencializado por meio da capacitação do Empretec, metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU) voltada para o desenvolvimento de características de comportamento empreendedor e para a identificação de novas oportunidades de negócios.

“Em tempos de crise, como fortalecer as organizações” é o segundo tema do Sebrae, às 19 horas. Roberto Zardo, diretor técnico do Excelência S, vai abordar as formas de fortalecer as organizações, tornando-as mais competitivas e entregadoras de resultados sustentáveis.

No dia 28, quinta-feira, o consultor Marcio Jappe será responsável por duas palestras do Sebrae. Às 13h30, o tema é “Modelo de Desenvolvimento de Clientes”, e às 16 horas, é “Startup Enxuta”.

Às 19 horas, o Sebrae promove o 8º Meetup Startup SC, com dois painéis. O primeiro painel – “O que interessa para um investidor quando você apresenta sua startup e o que muda em uma startup após receber investimento” estará a cargo de Marcelo Amorim, sócio da Jacard, e Guilherme Reitz, Ceo da Axado.

“SC no Vale – Aprendizado das startups catarinenses aceleradas na 500 startups” é o segundo painel que terá a presença de Marcos Buson, CPO da PinMyPet, Vinicius Roveda, CEO da Conta Azul, Elton Mirand, CTO da Contentools.

A inscrição para os Workshops deve ser feita diretamente com as empresas responsáveis pelas apresentações. A participação é gratuita a programação e os contatos para inscrição estão disponíveis em www.expogestao.com.br/workshops.

 

Fonte: Expogestão