Planalto Norte e Norte abrem rodada de encontros com candidatos nas cidades de Mafra e Joinville

Amanhã, terça-feira, 30/8, a Facisc inicia a etapa de Road shows do projeto Voz Única que levará as demandas empresariais regionais apontadas no documento aos candidatos ao governo do estado e candidatos a deputados estaduais, federais e senado. “Esta é mais uma importante etapa deste projeto que une a classe empresarial em prol do desenvolvimento do Estado. As eleições se aproximam e chegou a hora de mostrar a voz do associativismo para os futuros representantes de todas as regiões”, ressalta o presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves.

O primeiro encontro vai acontecer na manhã desta terça-feira, 30/8, na sede da Associação Empresarial de Mafra (ACIM) com a presença das associações das cidades de Campo Alegre, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Canoinhas, Irineópolis, Itaiópolis e Porto União.

Na noite de terça-feira, é a vez dos candidatos da regional Norte receberem o material na sede da Associação Empresarial de Joinville (Acij). As associações empresariais de Araquari, Corupá, Garuva, Guaramirim, Itapoá, Jaraguá do Sul, Joinville, Massaranduba, São Francisco do Sul e Schroeder levantaram as demandas das suas cidades e região.

As cidades de Mafra, Joinville, Blumenau, Rio do Sul, Tubarão, Criciúma, Florianópolis, Lages, Caçador, Chapecó, São Miguel do Oeste são as cidades que receberão os eventos nas regiões.

Serão onze encontros realizados em parceria com as associações empresariais locais onde será apresentado tudo o que foi levantado e priorizado no diagnóstico e assim, fomentar uma aproximação ainda maior entre os futuros governantes e a classe empresarial.

Nos eventos, os aspirantes regionais aos cargos de governador, senador, deputados estadual e federal conhecerão as demandas de cada região e receberão o documento em mãos para que possam analisar as solicitações e possam incluir nos seus planos de governo as necessidades e levar adiante caso sejam eleitos. “É o momento do Sistema Facisc unir as forças e apresentar as demandas empresariais aos candidatos ao governo para que assumam o compromisso de olhar para as reais necessidades do desenvolvimento catarinense”, destaca o presidente.

30/8
10h00 ACIM – Associação Empresarial de Mafra
Centro – (47) 98421-5979

19h00 ACIJ – Associação Empresarial de Joinville
Saguaçu – (47) 3461-3377

31/8
10h00 ACIB- Associação Empresarial de Blumenau
Vorstadt – (47) 3326-1230

19h00 ACIRS – Rio do Sul
Budag – (47) 99225-3924

05/09
16h00 ACIT – Associação Empresarial de Tubarão
Vila Moema – (48) 3626.6222

15/09
09h00 – ACIC – Associação Comercial de Criciúma
Próspera (48) 3461-0900

16/09
09h00 Sede FACISC
Estreito – (48) 3952-8844

19/09
19h00 – ACIL – Associação Empresarial de Lages
Centro – (49) 3251-6611

20/09
ACIC- Associação Empresaril de Caçador
Centro – (49) 3563-1116

21/09
ACIC – Associação Comercial e Industrial de Chapecó
Centro – (49) 3321.2800

22/09
ACISMO – Associação Empresarial de São Miguel do Oeste/SC
Centro – 49 3622 0879.

Reunião realizada no DNIT

Na terça-feira, 23, vereadores, empresários, representantes de entidades, estiveram no DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, em Florianópolis, com o Superintendente Regional de Santa Catarina Alyson Rodrigo de Andrade, acompanhado do Engenheiro Izaldo.

Representando a Câmara de Vereadores estavam Ineir Miguel Mittmann, Roseli Zipperer do Amaral e Arlindo André da Cruz, moradores dos bairros próximos a BR-280, Cicero Antunes Custódio e representantes dos empresários, Acirne, Sindicon, Battistella Indústria e Comércio, Solida Brasil Madeiras por meio de Annelise Cidral de Siqueira e Leandro de Souza.

Na pauta da reunião foram apresentadas 15 propostas para solução de problemas pontuais e emergentes, entre eles: passarela no bairro São Pedro, contorno viário de Rio Negrinho, Guard Rail nos trechos críticos, rotatória ou trevo alemão no acesso a Empresa Solida, rotatória e sinalização no acesso a empresa Battistella, estes e os demais itens da pauta serão respondidos por escrito aos requerentes acima citados.

Nucleadas participam da Expogestão

Integrantes do Núcleo de Mulheres Empreendedoras participam nessa semana da Expogestão em Joinville. Rio Negrinho está presente neste que é um dos maiores e mais renomados encontros empresariais do Brasil. Ao longo dos seus 18 anos de existência, a ExpoGestão promove debates francos e consistentes entre os maiores líderes empresariais do país, um encontro que tem o objetivo de oferecer aos seus participantes uma experiência completa, apresentando formas de atualização profissional e criação de novos negócios.

Temas sobre liderança, estratégia, logística e inovação são apresentados. Em um mundo em que o ser humano é a peça fundamental, o papel da liderança se torna vital para o sucesso das organizações. No painel de abertura da Expogestão, Lívia e Pedro Mandelli, sócios na Mandelli & Loriggio Consultores Associados discorreram com propriedade sobre as mudanças no atual cenário.

Lívia explicou que para liderar tem que estudar, ler, ser treinado. Tem que investir em autoconhecimento. Tem que saber qual é o seu papel na vida das pessoas. Pedro Mandelli complementou: “As pessoas não abandonam a empresa, abandonam o líder”. E apresentou alguns números que reforçam sua afirmação: 81% das pessoas saem das empresas por causa dos líderes, 90% dos problemas com a base dos funcionários é resultante da ação da liderança, 61% dos benefícios oferecidos pelas organizações são irrelevantes para os funcionários por falta de liderança.

Também ocorre a programação da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – Facisc, na Expogestão. Na abertura foi abordado sobre as soluções empresariais, projetos, lançamentos e um workshop de gestão.

Inserção e qualificação no mercado de trabalho

“Inserção e qualificação no mercado de trabalho” foi o programa habilitado pelo Fundo para a Infância e Adolescência (FIA). As aulas iniciaram na quinta-feira, 18.

O projeto segue até novembro deste ano com aulas uma vez por semana nas Escolas: Emeb Professora Lucinda Maros Pscheidt, Emeb Prefeito Frederico Lampe, Emeb Professor Ricardo Hoffmann e há projeto para também atender o Distrito de Volta Grande.

São 87 alunos participantes até o momento, entre 12 a 23 anos, que irão aprender assuntos relacionados a inserção no mercado de trabalho e inteligência emocional, com os instrutores Marinho Cristofolini e Lincol Drosdek.

Informamos sobre a limpeza do rio Negrinho

Devido as condições de tempo e frio intenso, a limpeza do rio Negrinho que seria realizada neste sábado, 20/8, foi transferida para o dia 03/9. Agradecemos a compreensão.

Programação especial reunirá empresários em agendas da Facisc durante a Expogestão

Um dos maiores e mais renomados encontros empresariais do Brasil, a Expogestão está de volta à sua forma presencial e a Facisc estará lá.

Tradicional parceira do evento, a Federação terá uma programação paralela dentro do evento, com encontros voltados para diretores, executivos e empresários das entidades.

Para facilitar a participação dos integrantes do Sistema Facisc no evento, a Federação disponibilizou para as ACIs vantagens exclusivas para as compras dos ingressos e a programação paralela sem custos adicionais.

 

AGENDA FACISC

 

A agenda da Facisc no evento iniciará na terça-feira (23/08) com o Compliance Day e o Encontro para Executivos.Na quarta (24/8) acontecerá o Empreende Mulher Catarinense e a reunião de diretoria da Facisc e presidentes das ACIs.

 

Além da programação da Facisc, os empresários terão a oportunidade de participar das palestras, debates e painéis da programação da Expogestão e ter uma experiência completa, de atualização profissional e possibilidades de criação de novos negócios.

 

*Confira a programação completa.*

Semana dos Núcleos Empresariais inicia dia 15 de agosto em SC

Começa na próxima segunda-feira (15/08) a 5ª edição da Semana dos Núcleos Empresariais. O objetivo é que durante o evento, empresários integrantes de núcleos empresariais do Programa Empreender da Facisc promovam uma série de ações para promover negócios, capacitações e desenvolver seus setores de atuação.

 

Realizado em parceria com o Sebrae, o evento inicia no dia 15, às 10h, com a abertura oficial que contará com a palestra “Transformação Digital como vantagem competitiva” e vai até o dia 20 de agosto com palestras, workshops, webinars e outras atividades.

 

Iniciada em 2018, em 2021 foram realizadas 143 atividades, em 45 cidades, durante 14 dias de evento, atingindo mais de 12 mil participantes.

 

Até o momento mais de 100 atividades já foram inscritas para participar da Semana. Mas as inscrições ainda podem ser feitas até esta sexta-feira, 12 de agosto.

 

Para o diretor do Programa Empreender, Allan Edgard Kreutz, as ações focam no aumento da produtividade, na relação consolidada para o fortalecimento das empresas e na ampliação do networking. “Nosso Sistema cresceu, estamos com 37 mil empresas associadas, e com isso a Semana dos Núcleos faz cada vez mais a diferença para o associativismo”, destaca.

Apresentação programa de mentoria

Na segunda-feira, 8, foi dia de encontro com associados, em que foi apresentado a Solução de Educação Empresarial exclusiva, Mentoria Acijs, um grande momento de troca de experiências.

Nesta solução, o mentor busca contribuir para que o empreendedor alcance o seu objetivo, por meio de suas vivências e experiências adquiridas. Possibilita, dessa forma, uma excelente oportunidade de desenvolvimento.

E os associados comemoraram o aniversário da Acirne, 44 anos, com a força que multiplica resultados!

ACIRNE comemora 44 anos

Dar protagonismo aos empresários, empreendedores e associados que fazem a economia de Rio Negrinho girar e a cidade crescer.

Esse é o foco da ACIRNE – Associação Empresarial de Rio Negrinho. Comemoramos no dia 7/8, 44 anos. E queremos explanar nossa gratidão a todos os envolvidos na força do associativismo de resultados.

Com mais de 230 associados, a entidade tem o papel de construir uma pauta e unificar todas as questões, sendo uma forma de lutar pelo desenvolvimento regional e criar assim um ambiente favorável aos negócios contribuindo para o progresso sustentável.

A ACIRNE por meio da Facisc – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina e o SEBRAE, promove a melhoria do ambiente empresarial através do Programa Empreender, que atua em núcleos onde fortalece a economia local.

A Associação é extremamente grata pela oportunidade de estimular e crescer junto ao associativismo de Rio Negrinho, no qual acreditamos. Compartilhamos experiências, buscamos alternativas, discutimos as soluções e apostamos no desenvolvimento local.

Destacamos a prosperidade do município, suas conquistas e o progresso ao longo dos anos. A diversidade e produtividade, inclusive em cenário nacional e internacional, reforça o quanto as pessoas são guerreiras, persistentes, dispostas a fazer a diferença com grande capacidade e competência.

A missão da entidade é potencializar os interesses econômicos das empresas rionegrinhenses, fortalecendo a estratégia com parceria na inovação e constante evolução das empresas filiadas através do associativismo empresarial.

A ACIRNE celebra as conquistas, aprendizados e experiências compartilhadas ao longo dos anos. Sozinhos vamos mais rápido, juntos vamos mais longe.

Mercado de trabalho se mantém aquecido no primeiro semestre de 2022

No primeiro semestre de 2022, Santa Catarina gerou mais de 84 mil novos empregos formais na economia. A atividade econômica do estado manteve de forma consistente a geração de empregos formais em todos os meses do ano.

O primeiro semestre foi marcado por uma redução na taxa de desemprego nacional e manutenção de pleno emprego em Santa Catarina, o que favoreceu a recuperação da demanda agregada e sustentou o nível de atividade econômica dos setores vinculados ao consumo das famílias.

Embora o processo inflacionário recente esteja relacionado ao choque de oferta e dificuldade de acesso às cadeias de suprimentos, também há uma pressão inflacionária pelo aquecimento da atividade econômica nacional.

O aumento do consumo das famílias em 2022, somado ao processo de normalização da economia, propiciaram o aquecimento nos setores de bens de consumo não duráveis.

Santa Catarina apresenta a menor taxa de informalidade do país e o desempenho do mercado de trabalho formal no ano auxilia a sustentabilidade do crescimento econômico.

O crescimento na produção industrial do setor de Alimentos e Bebidas e Produtos de Madeira em 2022 corroboram com a geração de vagas formais no mercado de trabalho. No ano, foram gerados mais de 5 mil novos postos de trabalho. O setor de Móveis ainda foi beneficiado pelas exportações para o mercado norte-americano e europeu.

A Construção é o setor da indústria com maior participação no PIB em Santa Catarina e com grande encadeamento produtivo. No primeiro semestre de 2022, foi o setor que mais gerou empregos formais no estado. Taxas de financiamento em patamares historicamente baixas contribuíram para esse momento favorável do setor.