Semana dos Núcleos da ACIRNE acontece de 15 a 20 de agosto

A 8ª edição da Semana dos Núcleos da Associação Empresarial de Rio Negrinho – ACIRNE, acontece de 15 a 20 de agosto.

 

Este é um evento estadual que movimenta os empresários de diversos segmentos da economia, colaboradores, integrantes dos núcleos empresariais do Programa Empreender da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC. A ACIRNE foi pioneira deste evento de grande proporção.

 

A Semana dos Núcleos visa contribuir com o desenvolvimento dos empreendedores e colaboradores da cidade. Com a participação você pode ampliar seu conhecimento, gerar negócios, aumentar o networking, compartilhar experiências e ideias empreendedoras.

 

O evento que acontece durante uma semana, engloba diversas ações e é aberto a comunidade. Interessados podem entrar em contato no WhatsApp (473644.2131), redes sociais, site www.acirne.org.br ou com nucleados, para realizar a inscrição.

 

Programação:

 

Semana dos Núcleos

 

15/8

9h – Visita Técnica: Perini Business Park

14h – Visita Técnica: Armazém Cloud

19h – Palestra: Alternativas Energéticas Renováveis em Cenário de Crise.

 

16/8

8h – Meio Ambiente na Escola

19h – Painel: Colaborador em Foco – Práticas e Insights para Atrair, Engajar e Reter Talentos.

 

17/8

14 h Sorteio Casa do Turista

18h30 – Treinamento: Líderes em Transformação.

 

18/8

14h – Workchopp e Tour Interativo

19h – Lançamento Feira de Móveis de Rio Negrinho.

 

19/8

19h – Galinha com Polenta.

 

20/8

7h30 – Limpeza do Rio Negrinho.

Qual a importância de um núcleo empresarial?

 

Quando um grupo de pessoas da comunidade ou de empresários se mobiliza para alcançar determinados objetivos fica muito mais fácil encontrar os melhores resultados com a parceria de uma entidade associativista. 

 

É com esse objetivo que nasceram dentro da ACIRNE os grupos de empresários e colaboradores, chamados núcleos empresariais. 

 

Quais as vantagens que a empresa tem em participar de um núcleo? 

 

Os núcleos são grupos de apoio formados por empresários, empresárias, colaboradores que buscam criar vantagens competitivas para as empresas participantes.

 

Pode ser desenvolvido em um núcleo empresarial: capacitações direcionadas para as necessidades do grupo, negociações, projetos sociais, aumento da rede de contatos e muito mais. Os empresários se reúnem periodicamente, orientados por um consultor. 

 

Ficou interessado em participar de um núcleo da ACIRNE?

 

Vamos conversar. Entre em contato conosco, WhatsApp 47 3644-2131.

Principais demandas de SC são apresentadas para políticos e empresários no lançamento da Cartilha Voz Única

Um raio-x das principais necessidades para o desenvolvimento do Estado, a cartilha Voz Única foi apresentada nesta quarta-feira (27/07) para lideranças empresariais, políticas e convidados. “Somos apartidários, mas temos responsabilidade política, mas com vozes unidas e mãos dadas queremos contribuir com informações para juntos construirmos uma SC cada vez mais competitiva e produtiva”, declarou o presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves.

A assessora da presidência, Carina Casanova, apresentou a dinâmica de construção do documento, que reúne as principais reivindicações da classe produtiva para o desenvolvimento de Santa Catarina e traz mais de 700 demandas levantadas pela Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc) e pelas Associações Empresariais dos mais de 220 municípios abrangidos pela Federação.

Das demandas, 60 serão priorizadas e acompanhadas de perto pela Federação e as associações nas regiões. “Somos um estado diferenciado, mas temos uma série de deficiências para corrigir. E por isso queremos contribuir para o desenvolvimento e o bem estar de toda a sociedade”, destacou o presidente da Facisc.

As demandas foram divididas em 10 áreas prioritárias. A infraestrutura mais uma vez liderou os pedidos, abrangendo 60% dos pleitos listados. Em segundo lugar, veio o item segurança, com 11, 42% dos pleitos e em terceiro veio o item educação, com 7,39%.

Em sua quarta edição, este ano a cartilha traz como novidade o monitoramento e acompanhamento de cada pleito que deverá ser realizado por meio de um aplicativo para que todos possam ter acesso e acompanhar o andamento das demandas.

Na ocasião os vice-presidentes regionais da Facisc também apresentaram os pleitos prioritários elencados nas suas regiões, reforçando as necessidades em cada uma das 12 regionais da Federação.

O material completo pode ser conferido no site https://www.vozunica.com.br/

 

Próximos passos
No mês de agosto, a Federação e as associações empresariais farão encontros em cada uma das regionais para entregar a cartilha impressa aos candidatos. A ideia é que os candidatos possam expor suas intenções em relação aos temas propostos e promover uma aproximação ainda maior entre os futuros governantes e a classe empresarial.

Após as eleições e a posse dos eleitos, a Facisc vai realizar o monitoramento dos pleitos.

 

Voz Única
Há 16 anos, o Projeto Voz Única disponibiliza à sociedade uma ferramenta que orienta e informa sobre as demandas de SC do ponto de vista empresarial de forma sistematizada, acessível e participativa. Na prática a Facisc faz um levantamento de cada região do estado com as principais necessidades, publica uma cartilha com cada um desses pleitos, faz encontros de entrega das cartilhas aos candidatos e um debate sobre os temas abordados.

O Programa também é um meio de acompanhamento dessas demandas e traça um raio-x do que o estado precisa. Além disso, está alinhado com a agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Consultor político do projeto, o jornalista Upiara Boschi, fez um breve panorama do cenário político atual. “Vamos viver uma das eleições mais imprevisíveis de SC. Estamos nos preparando para saber que sentimentos temos na política hoje. O governador que foi eleito por uma onda hoje está construindo seus próprios projetos. Temos um cenário extremamente desafiador”, concluiu.

Ciência de Dados, Inovação e Competividade na programação da ExpoGestão 2022

O que a ciência de dados proporciona para o mundo dos negócios? Quais os desafios encontrados na jornada de captura de valor por meio de iniciativas analíticas? Quem vai falar sobre este tema na ExpoGestão 2022 é Eduardo Hruschka, Diretor sênior de Dados & Analytics na Ambev. O executivo vai apresentar uma visão geral sobre esse universo e aplicações práticas em diversos segmentos da economia. Vai falar também como priorizar a gestão de iniciativas e como fazer a gestão de pessoas especializadas em dados, como cientistas, engenheiros, analistas e tradutores.

Hruschka, que foi superintendente e cientista de dados chefe do Itaú-Unibanco, onde criou, organizou e geriu o primeiro time de cientistas de dados atuando em grande escala no Brasil. Atualmente também é professor livre-docente do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da USP.

Inovação e Competitividade

Para compartilhar conhecimentos e reflexões sobre Inovação e Competividade das Nações, a ExpoGestão 2022 traz o professor Carlos Arruda, especialista que coordena no Brasil dois grandes reports de competitividade das nações.

O desenvolvimento das nações sempre foi resultado direto da combinação de três fatores no setor produtivo: 1) elevada oferta e capacitação de mão de obra, 2) abundância de matéria-prima e 3) grande disponibilidade de capital de investimento.

Um quarto pilar vem ganhando cada vez mais relevância nesta equação: a capacidade de inovação nas companhias empresariais e, por consequência, nos seus respectivos países. Grande referência do tema no País, Arruda também vai analisar o posicionamento do Brasil no tabuleiro internacional da inovação e da competitividade das nações.

Carlos Arruda é coordenador, no Brasil, dos estudos de competitividade do World Competitiveness Yearbook do IMD e do Global Competitiveness Report do World Economic Fórum.

20ª ExpoGestão

A ExpoGestão reunirá em 2022 os temas mais relevantes do mundo dos negócios, casos práticos inspiradores e experiências de sucesso com inúmeros aprendizados, em um formato novo. Na participação presencial, tanto para Feira de Negócios como para o Congresso Principal, o participante terá acesso a três auditórios paralelos, com diversas palestras, com o acesso livre, limitado apenas pela lotação do espaço.

Serviço:

O que: ExpoGestão 2022

Quando: 23 a 25 de agosto

Onde: Expoville – Joinville

Inscrições: www.expogestao.com.br – 47 9 92460707

Facisc lança cartilha Voz Única com pleitos de SC

A Facisc prepara para a próxima quarta-feira, 27/7, o lançamento da Cartilha de reivindicações que compõem a plataforma Voz Única. Nela estão mais de 700 pleitos levantados pela Facisc e pelas associações empresariais de todo o estado. O evento vai reunir lideranças empresariais e líderes de partido. A intenção é que estas demandas já possam fazer parte dos planos de governo dos candidatos. “Queremos que o Voz Única ajude os candidatos e que cada uma das associações seja ouvida”, explica o presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves.

A apresentação da cartilha faz parte da segunda fase do programa. Na primeira fase foram levantadas as demandas dos mais de 220 municípios abrangidos pela Federação. As associações empresariais através das regionais da Facisc, definiram as bandeiras e os pleitos de cada uma das 12 regiões do estado. Segundo o presidente, a plataforma Voz Única tem como objetivos levantar, integrar e monitorar o que o Estado precisa para crescer. “É um instrumento que norteia os investimentos do Estado para o desenvolvimento catarinense, democratiza a informação e ao mesmo tempo valoriza o papel do setor produtivo”, destaca.

Segundo Alves, o Voz Única traduz o anseio para o crescimento catarinense. “A quarta edição do Voz Única, que em 16 anos já contribuiu para que muitos pleitos fossem concretizados e este ano, trará, além do raio-x das necessidades, o monitoramento dessas demandas”, destaca o presidente.

O Voz Única traz da base as demandas regionais de forma relevante. É uma bússola para os representantes catarinenses. “São as demandas reais, necessidades que são vividas no dia-a-dia por quem vive nas cidades”, detalha Alves.

Próximos passos
No mês de agosto, a Federação e as associações empresariais farão encontros em cada uma das regionais para entregar a cartilha impressa aos candidatos. A ideia é que os candidatos possam expor suas intenções em relação aos temas propostos e promover uma aproximação ainda maior entre os futuros governantes e a classe empresarial.

Após as eleições e a posse dos eleitos, a Facisc vai realizar o monitoramento desses pleitos. A intenção é acompanhar cada um das necessidades demandadas e entender como estão e o que o setor produtivo pode contribuir. “Queremos unir a voz mas também darmos as mãos e construirmos juntos uma SC ainda melhor”.

Voz Única
Há 16 anos, o Projeto Voz Única disponibiliza à sociedade uma ferramenta que orienta e informa sobre as demandas de SC do ponto de vista empresarial de forma sistematizada, acessível e participativa. Na prática a Facisc faz um levantamento de cada região do estado com as principais necessidades, publica uma cartilha com cada um desses pleitos, faz encontros de entrega das cartilhas aos candidatos e um debate sobre os temas abordados.

O Programa também é um meio de acompanhamento dessas demandas e traça um raio-x do que o estado precisa. Além disso, está alinhado com a agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Como novidade desta edição, a Facisc fará o monitoramento dos itens publicados, dará acesso a este monitoramento e a todas às informações levantadas nos últimos anos.

Programa oferece consultoria gratuita a pequenas empresas

Estão abertas até o dia 30 de julho as inscrições para micros e pequenas empresas que desejam receber consultoria gratuita para elevar a sua produtividade. Trata-se do Programa Agiliza, que o Senai e o Sebrae de Santa Catarina estão disseminando, através de um acordo de cooperação. Empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões podem se habilitar.

Na primeira fase, o custo do programa será totalmente subsidiado. As empresas participantes contarão com o suporte de consultores que, após o diagnóstico, indicarão caminhos por meio de ferramentas específicas. O propósito da iniciativa é aumentar em 15% a produtividade em um setor de impacto da indústria. Para participar, é preciso se cadastrar através do site https://cadastro.sc.senai.br/agiliza

Prevenção foi um dos temas abordados no Fórum de Hidrologia

A quarta edição do Fórum de Hidrologia, ocorrida na segunda-feira, 11, proporcionou conhecer sobre práticas de prevenção.

O Engenheiro Agrônomo, Donato João Noernberg falou sobre os trabalhos no Comitê de Gerenciamento do Rio Canoinhas e Afluentes do Rio Negro e Magno Bollmann, contou sua experiência sobre os projetos de preservação ambiental.

O Fórum foi uma realização do Núcleo Comunitário Contra Enchente.

Linha de crédito do Pronampe já está disponível para os pequenos negócios

As micro e pequenas empresas e os microempreendedores individuais (MEI) interessados em crédito já podem contar com os recursos do Programa Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Pronampe) previstos para 2022. Nessa quinta-feira (30), a Receita Federal publicou a Portaria nº191 com as novas regras para a concessão dos financiamentos, que facilitam o acesso das MPE à linha especial de crédito.

A partir de agora, é necessário compartilhar informações sobre o faturamento da empresa, por meio do Portal do Centro Virtual de Atendimento (Portal e-CAC), disponível no site da Receita, ao clicar em autorizar compartilhamento de dados, localizado na aba de serviços “Outros”. Somente após o procedimento, o empresário está apto a negociar o empréstimo com a instituição financeira de sua preferência.

Estima-se que a nova fase do Pronampe, aprovado em maio deste ano, possa garantir até R$ 50 bilhões em operações de crédito para os pequenos negócios até 2024. A concessão de crédito é feita por instituições financeiras conveniadas ao programa e é garantida pelo Fundo de Garantia de Operações (FGO), gerenciado pelo Banco do Brasil.

O financiamento pode ser utilizado para investimentos, como adquirir máquinas e realizar reformas, e para capital de giro, como pagamento de salário dos funcionários e de contas como água, luz e aluguel. O prazo máximo de pagamento das operações contratadas por meio do Pronampe é de 48 meses. Para acessar a Portaria nº 191 na íntegra, clique aqui.

Pronampe 2022

Em 25 de maio deste ano, a renovação do Pronampe foi aprovada com novidades, entre as quais destacam-se a ampliação do programa aos MEI, que representam mais da metade dos empreendedores brasileiros (57%). Além disso, a nova fase do programa permite que empresas com receita bruta anual de até R$ 300 milhões participem do programa — anteriormente, apenas empresas com receita bruta anual de até R$ 4,8 milhões poderiam aderir às linhas de financiamento.

Outra mudança diz respeito à dispensa de apresentação de certidões de regularidade fiscal, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e outras que poderiam restringir o acesso ao Programa Emergencial de Acesso a Crédito na Modalidade de Garantia (Peac-FGI) e ao Programa de Estímulo ao Crédito (PEC). Por fim, também está permitido que as empresas contempladas com empréstimos do programa possam demitir funcionários, o que não era permitido anteriormente.

Núcleo Mulheres Empreendedoras participa do CEME Conecta

Integrantes do Núcleo de Mulheres Empreendedoras da ACIRNE participou na sexta-feira, 01, da terceira edição do CEME Conecta – encontro do Conselho Estadual da Mulher Empresária, realizado na Associação Empresarial de Brusque – ACIBr.

Realizado no Teatro do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESCB), o evento reuniu na parte da manhã cerca de 120 mulheres empreendedoras de diversos locais do estado. O evento teve como objetivo conectar lideranças femininas, promover network, estimular a realização de negócios, além da troca de experiências e boas práticas.

Esta foi a terceira edição do encontro, realizada quatro vezes ao ano, e que reuniu o maior número de participantes em 2022 até agora.

O evento foi realizado no mês em que se iniciam as comemorações dos 27 anos de fundação do Núcleo das Mulheres Empresárias da ACIBr, iniciado em 12 de julho de 1995. “Foi um encontro muito especial, que dá início ao mês de aniversário do Núcleo. Ficamos muito felizes em sediar esta edição do CEME e acolher mulheres de diversos locais do estado que mostram a força empreendedora catarinense. Foi uma manhã de muita troca e aprendizados e à tarde tivemos uma visita técnica muito especial. Que cada vez mais possamos ter mais oportunidades para promover o nosso desenvolvimento pessoal e profissional”, declarou a coordenadora do Núcleo, Cristiane Costa Bonacina.

Palestras

Na programação do evento, as participantes conferiram palestras, apresentação de três cases de sucesso dos Núcleos de Brusque, Mafra e Araquari, bem como fizeram networking.

Na oportunidade, a presidente do CEME, Poliana de Oliveira, falou sobre a atuação do órgão, que integra a Federação das Associações Empresariais do Estado (FACISC) e da importância do evento ser sediado em Brusque. “Tenho certeza que cada mulher que esteve aqui hoje irá voltar ainda mais inspirada para ser a diferença na sua cidade e esse é um dos propósitos do evento: desenvolver mulheres para que elas cada vez mais se tornem lideranças no meio em que vivem. Brusque tem grandes empreendedoras, que organizaram um encontro muito bacana para nos receber, com um número realmente expressivo de participantes e ficamos muito satisfeitas pela acolhida”, declarou.

Segundo ela, atualmente, o CEME é considerado a maior organização estadual de mulheres empresárias, contando com 79 Núcleos atuantes em diversas regiões, e mais de 1.300 mulheres envolvidas, de forma voluntária, em prol do fortalecimento do empreendedorismo, associativismo e inovação. “É gratificante liderar esse movimento que tem um objetivos bem definidos e temos alcançado cada vez mais resultados, com um número maior de mulheres liderando em suas cidades. A própria ACIBr possui uma mulher em sua presidência, a Rita Cassia Conti, o que é muito significativo, assim como demais lideranças em outras ACIS no estado. E é nesse propósito que atuamos, em prol do desenvolvimento dos negócios, das cidades e do nosso estado”, completou.

A segunda palestra do encontro foi “Conectar para crescer”, apresentada por Cerli Silva, da Hemera Consultoria, que de forma objetiva e através de uma dinâmica reforçou a importância do protagonismo da mulher em gerar oportunidades para seus negócios. “Precisamos usar todas as chances que temos no dia a dia, desde o momento que saímos de casa até a hora que voltamos. E esse encontro de hoje foi uma forma de despertar nessas mulheres o empreendedorismo, o desejo de fazer diferente, de falarmos do nosso negócio com pessoas que nunca vimos antes, mas que podem ser clientes em potencial ou que poderão nos indicar para algum futuro cliente”, explicou.

Lições e insides

A terceira palestra da manhã trouxe o case de Vera Petry, que é gestora de pessoas e negócio na Renaux View, e também empreendedora, atuando como mentora e coach, com foco no desenvolvimento humano.

Ao longo de sua palestra, Vera contou um pouco de sua trajetória pessoal e profissional e, por meio de reflexões, falou sobre a importância da liderança feminina no mercado de trabalho, em como as mulheres precisam se conhecer e valorizar, assumir competências e serem protagonistas da sua própria história de vida. “Busquei mostrar para todas essas mulheres o quanto é importante nos sentirmos inteiras nesse processo de empoderamento. Acredito que a minha história de vida e de carreira seja semelhante a de outras aqui presentes, por isso a minha mensagem é para que elas acreditem no seu potencial e principalmente procurem, o mais cedo possível, descobrir os seus talentos, pois assim, a nossa missão se torna muito mais fácil. O mundo e as empresas precisam de pessoas assim, talentosas, com propósitos e com o olhar e o cuidado feminino”, reforçou.

Visita técnica

No período da tarde as participantes realizaram uma visita técnica a Renaux View, onde conheceram todo o processo de produção, desde o fio até o tecido que é entregue para os clientes. A empresa possui 710 colaboradores, sendo 157 mulheres em seu quadro de funcionários, e produz 1 milhão de metros de tecidos por mês.

“A Renaux View é uma empresa que tem o seu produto voltado para moda feminina, em todo o Brasil e também fora dele. Ela tem em seu modelo de gestão a presença da mulher muito valorizada, tanto que atualmente somos três mulheres que coordenam diretamente toda a gestão. Por isso agradeço a oportunidade de, mais uma vez, participar de um evento do Núcleo das Mulheres Empresárias da ACIBr e levar uma mensagem de inspiração a outras empreendedoras”, acrescentou Vera.

Durante a visita, o grupo também conheceu pessoalmente o senhor Walter Orthmann, que completou 100 anos de idade no último dia 19 de abril e é recordista mundial, pelo Guinness World Records, por estar há 84 anos trabalhando na mesma empresa.

Saiba mais

Fundado em 1997, o Conselho Estadual da Mulher Empresária (CEME) integra a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) e é formado, atualmente, por 79 núcleos de mulheres empresárias, que reúnem mais de 1.300 nucleadas.

Entre seus projetos, além do CEME Conecta, realiza o Onda Mentoring; o Geração Empreendedora; entre outros. No dia 24 de agosto irá realizar o Empreender Mulher Catarinense, durante a ExpoGestão, em Joinville. Já no dia 30 de setembro acontece o 4º e último CEME Conecta de 2022, na cidade de Lages.

Boletim Econômico de junho traz estimativa de crescimento do PIB, menor taxa de desocupação e recorde nas exportações

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) lançou nesta quarta-feira, 8,  mais uma edição do Boletim de Indicadores Econômico-Fiscais de Santa Catarina. O material do mês de junho traz como destaque a estimativa do PIB, que está crescendo 6,4%. Além disso, o documento apresenta a atualização de indicadores, demonstrando o bom momento da economia catarinense.

“O mundo enfrenta muitos desafios, mas a economia estadual está bem tracionada, ou seja, o governo de Santa Catarina está em equilíbrio com as contas, gerando superávits e recursos próprios para investimentos, além da reconhecida competitividade do Estado”, destaca o secretário interino da SDE, Jairo Luiz Sartoretto.

“Diante dos dados do primeiro trimestre e da base alta de comparação, a estimativa de crescimento da economia catarinense para os quatro trimestres terminados em março de 2022, em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores, apresentou alta de 6,4%”, explica o economista da SDE, Paulo Zoldan.

Menor taxa de desocupação 

No acumulado do ano, a economia estadual registrou o segundo maior saldo de empregos da série iniciada em 2004, atrás apenas do acumulado no mesmo período de 2021. Foram 66.922 postos gerados e o terceiro melhor resultado do País, superado apenas por SP e MG.

O setor de serviços segue liderando as contratações líquidas no mês (+6.359), influenciado pelos segmentos de Informação e Comunicação (1.897 postos); Administração Pública (+1.744) e Transportes (+1.406).

Exportações atingem valor recorde

Santa Catarina exportou um valor recorde de US$ 1.042,7 milhões em abril, 12,3% a mais que em março. Foi o terceiro mês consecutivo de crescimento. O valor acumula alta de 27,3% no ano. No estado, o setor exportador se beneficia com o bom desempenho dos segmentos de frango, celulose, madeiras e motores e peças.

Confira mais detalhes do Boletim Econômico-Fiscais aqui. 

 

 

Fonte: Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDE

Três caminhos para a inovação contínua

inovação contínua é um tema que está cada vez mais na ordem do dia das organizações empresariais e do mundo dos negócios.

Processo que impulsiona gerações de combinações de inovações incrementais e inovações radicais, a inovação contínua é um caminho sem volta alavancado pela aceleração da transformação digital causada pela pandemia de covid-19 e pela ISO 56.002 – Sistema de Gestão da Inovação com ciclo PDCA – publicada no final de 2019.

A avaliação é do especialista em inovação e gestão de conhecimento Neri dos Santos, CEO do Instituto Stela e professor sênior da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O tema será um dos destaques da programação da ExpoGestão 2022, que será realizada de forma presencial nos dias 23, 24 e 25 de agosto. O assunto será tratado no painel “Inovação contínua e perenidade dos negócios”, mediado pelo professor Neri dos Santos e com a participação de três executivos de empresas que são referências nacionais e no exterior.

O professor Neri classifica a inovação contínua em três categorias.

primeira é um processo de atividades de inovação realizadas de forma contínua, regular, rotineira e estruturada, por um período mais prolongado, causando um impacto significativo na organização. Três características principais podem ser evidenciadas nesta categoria: a persistência na busca da inovação, o crescimento sustentável da economia como um todo e o desenvolvimento sustentável das empresas individualmente.

Um segundo tipo de inovação contínua se caracteriza pela capacidade da empresa aprender e de se reinventar de forma continuada para criar novos produtos, novos processos, novas organizações e novos modelos de negócios. Também aqui se evidenciam três elementos principais: a melhoria contínua, o aprendizado e a inovação.

terceiro grupo de definição é a capacidade de combinar a excelência de hoje com atividades que visam a alcançar e manter a excelência também no futuro.

“Eclipsada pelas emergências sanitárias e econômicas em 2020 e 2021, período mais desafiador da pandemia, a ISO 56.002 tende a ocupar mais espaço na agenda das empresas com a retomada plena das atividades econômicas e sociais”, avalia Neri dos Santos.

O especialista lembra que na transição do século 20 para o século 21, a sociedade evoluiu de um processo de produção seriada, no modelo industrial tradicional, para uma produção customizada a partir da vontade do mercado – exigindo a produção em lotes menores, mas com maior valor agregado, na lógica lean manufactoring.

“O que está acontecendo agora é que transformação digital nos fez saltar para uma produção personalizada, praticamente individual, o que vai exigir cada vez mais a inovação contínua, suportada evidentemente pelas novas tecnologias, por novos modelos organizacionais e, sobretudo, pelos novos modelos de negócios, na lógica lean full”, conclui Neri dos Santos.

Acompanhe a programação no site www.expogestao.com.br.