Coordenadores de Núcleos participam de workshop do Programa Empreender

A tarde desta quarta-feira foi marcada pela 2ª edição do Workshop para Coordenadores de Núcleos do Programa Empreender, ocorrido na Associação Empresarial de São Bento do Sul (Acisbs). O evento contou com oficinas, interação entre os convidados, palestras, elaboração de projetos e uma intensa imersão no associativismo, sendo que os coordenadores tiveram a oportunidade de vivenciar um dia repleto de informações valiosas para aplicarem em seus trabalhos.

O supervisor do Programa Empreender, Nilmar Paul, ressaltou que na região que São Bento do Sul compõe, conta com mais de 100 núcleos ativos, o que demonstra sua força e o compromisso de capacitar sempre os envolvidos no projeto. “Na parte da manhã tivemos uma oficina em profundidade que falou sobre propósito, para reavivar junto aos coordenadores e vice coordenadores a razão de existir dos núcleos. O núcleo é potente e traz resultados quando as pessoas que o integram, empresários e empresárias, tem visão de futuro”, frisou Nilmar.

Conforme relatou o palestrante, o propósito é a razão de existir de um núcleo, ou seja, cada membro deve se questionar o motivo pelo qual acredita nesse movimento e nos benefícios que ele traz para a comunidade que representa. “O desafio que ele busca superar nessa jornada de um ano é o que ove suas ações. Então, o propósito é que faz o grupo obter fortes resultados”, observou.

Já na parte da tarde, foi voltada para abordar os principais obstáculos e metas que são enfrentados na rotina de um núcleo empresarial. “Os principais desafios enfrentados são o baixo engajamento em algumas regiões, a dificuldade de cumprir um planejamento prévio, a falta de recursos financeiros, a captação desses recursos para determinados projetos e, ainda, a sucessão das lideranças. Este workshop com mais de 40 pessoas proporcionou a eles trocarem ideias para saber como resolver esses conflitos, uma vez que eles já experimentaram a resolução de cada problema”, explicou.

Outro ponto alto do encontro foi a apresentação sobre o Programa de Aceleração de Núcleos (PAN) do Sebrae, que apresentou uma oportunidade ímpar para que possam ser acessados recursos que venham a contribuir no desempenho positivo das atividades.” Esse recurso tem subsídio de 50% para ser investido em capacitação e treinamentos, além de consultoria empresarial. Lembrando que o Sebrae é parceiro da Facisc [Federação das Associações Empresarial de Santa Catarina], para que os empresários e empresárias tenham acesso a estes benefícios”, concluiu.

Representantes do Planalto Norte discutem o Voz Única 2022

Dando sequência a rodada de reuniões plenárias da Facisc, os presidentes das associações empresariais do Planalto Norte reuniram-se nesta terça-feira (12/04), na Associação Empresarial de São Bento do Sul (Acisbs).

 

No encontro os representantes também tiveram o pré-lançamento do Projeto Voz Única, documento que orienta e informa as demandas de SC do ponto de vista empresarial de forma sistematizada, acessível e participativa, e também monitora os esforços do poder público para atender essas necessidades.

 

Os presidentes foram recepcionados pelo vice presidente e secretário da Acisbs, Gilmar Weiss, que representando  o presidente Júlio César Teixeira, apresentou algumas das ações que vêm sendo realizadas pela ACI, como a ampliação dos núcleos setoriais e o processo eleitoral da entidade.

 

A consultora Aline Ghisi apresentou os propósitos e o histórico do projeto que chega em sua quarta edição com demandas que se repetem e desafios que se renovam. Em 2018 foram 702 demandas levantadas, sendo 47,15% destas de infraestrutura. “Temos pouco tempo e temos que abraçar a causa. Não podemos ser meio termo. Vamos trabalhar juntos para levantar as demandas da região”, ressaltou o vice-presidente da Facisc para o Planalto Norte, Antônio Tiburske.

 

Presente na reunião, o presidente Sérgio Rodrigues Alves reforçou a importância do programa não somente para a Federação como para a sociedade catarinense. “Temos uma grande responsabilidade com o Voz Única pois temos grande alcance dentro do universo das nossas ACIs, O documento é uma fotografia do estado e uma contribuição do Sistema Facisc para a sociedade”, declarou o presidente.

 

Entre os pleitos apontados como prioritários para a região, os representantes destacaram a duplicação da BR 280, melhorias na SC 418, na SC 477 e a construção do Hospital Regional Infantil, no município de Canoinhas. “Isso é associativismo: alinhar o desejo da sociedade e dos empresários e fazer a ponte com o governo. Com a nova formatação do Voz Única queremos acompanhar o andamento dos pleitos para poder cobrar”, destacou o presidente Sérgio.

Tarifa de energia elétrica para a indústria terá redução de 24%

Com a volta da bandeira verde, a indústria de SC terá uma redução de 24% na tarifa de energia elétrica. O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), vinculado ao Ministério de Minas e Energia (MME), anunciou que a bandeira tarifária de escassez hídrica será encerrada no próximo dia 16 de abril. “A volta da bandeira verde é positiva. Estamos vivendo tempos de inflação alta e essa diminuição na tarifa ajuda a conter um pouco a pressão nos custos de produção da indústria. A energia elétrica é um insumo essencial que representa uma parcela importante dos custos do setor”, avalia o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

Para os consumidores residenciais e comerciais a redução será de 21%, enquanto que para o consumidor rural ela será de 23%. A bandeira escassez hídrica é a mais cara do sistema e foi uma medida do Governo Federal aplicada para enfrentar a falta de chuvas no país, que reduziu drasticamente o volume de água nos reservatórios das usinas. Ela incide nas contas de luz desde setembro de 2021 na tentativa de cobrir os custos adicionais com geração de energia elétrica, e adicionou R$ 14,20 às contas de energia para cada 100 mWh consumidos (exceto para as famílias inscritas na Tarifa Social).

O Governo Federal afirma que o nível de chuvas nos últimos meses e a adoção de medidas emergenciais, permitiram reduzir o acionamento das usinas termelétricas, mais caras e poluentes que as hidrelétricas. Com a redução de custos, o Governo Federal antecipou o fim da bandeira escassez hídrica, que estava previsto para o fim de abril.

 

Com informações da Celesc.

Violência doméstica é tema de encontro

Para disponibilizar um canal de apoio, instruir e encorajar, diversos encontros serão realizados este ano para proporcionar informações para uma vida sem violência.

Promovido pelo Instituto Santé, com apoio da Fundação Hospitalar de Rio Negrinho, o projeto “Por Elas” possibilita palestras, rodas de conversas, dinâmicas, elaboração de cartilhas temáticas, que são realizadas mensalmente abordando temas relacionados à violência doméstica, voltado exclusivamente para as profissionais da Fundação Hospitalar.

Nas instituições geridas pelo Instituto Santé em média 80% da força de trabalho são mulheres, e em Rio Negrinho também há essa média de colaboradoras. Com o foco na defesa e proteção das mulheres, o projeto busca trazer benefícios imensuráveis na vida daquelas que hoje sofrem violência doméstica.

Na terça-feira, 12, aconteceu a palestra “Tipos de violência doméstica” com Cristiane Pereira. O projeto que iniciou em março deste ano segue até dezembro.

Parceria Sesi/Senai com Associações Empresariais oferece benefícios aos trabalhadores

Os trabalhadores e familiares que atuam nas empresas associadas às Associações Empresariais de São Bento do Sul, Campo Alegre e Rio Negrinho são os beneficiados do convênio realizado entre o Sesi e Senai e a ACISBS, ACIACA e ACIRNE.

A parceria prevê desconto de 8% na utilização de serviços relacionados à saúde e bem-estar, segurança e educação.Com o convênio, milhares de pessoas terão acesso de forma facilitada a serviços necessários para suas famílias e para seu desenvolvimento social e profissional. “Uma ampla e moderna estrutura está à disposição das pessoas para que, através de atendimento especializado, possam buscar soluções em saúde, segurança e educação, em busca de crescimento, bem-estar e qualidade de vida”, destaca Daren Basso, gerente executiva do Sesi e Senai para o Planalto Norte e Vale do Itapocu.

Na área da saúde, estão disponíveis atendimentos em odontologia, nutricionista, grupos de emagrecimento, clubes de atividades físicas, testes de coronavírus, vacinação e outros serviços. Já em educação, há disponibilidade para creche, pré-escola, educação de jovens e adultos, contraturno maker e ensino fundamental na Escola S.

A educação, por sua vez, oferece amplas possibilidades de formação e qualificação profissional através das unidades do Senai. O convênio inclui aprendizagem industrial, cursos rápidos, cursos técnicos, cursos de NRs, cursos EAD, graduação, pós-graduação, extensão profissional e educação corporativa.

Para utilizar os serviços oferecidos, os trabalhadores das empresas associadas a ACISBS, ACIACA e ACIRNE podem entrar em contato direto com as unidades através do fone 3631-1759 para Escola S, 3631-1746 para Sesi Saúde e 3631-1602 para Senai.

 

 

Divulgação.

Fundação Hospitalar conta com novo site

A Fundação Hospitalar de Rio Negrinho conta agora com um novo site, fhrn.com.br, que traz diversas funcionalidades, como a loja virtual, no qual a população pode adquirir produtos como canecas personalizadas de cerâmica, material altamente resistente.

Com a aquisição deste produto, você contribui para auxílio e manutenção do hospital. Outra opção são os planos de contribuição, no qual você pode escolher o valor e a periodicidade que deseja doar, e assim ocorre uma prestação de contas dos valores que são arrecadados com um detalhamento em que você pode acompanhar onde estão sendo aplicados os recursos.

Refletindo os valores da Fundação Hospitalar de Rio Negrinho, no ar desde março, o novo site conta com uma interface moderna, interativa, com utilização muito prática e intuitiva, refletindo o comprometimento com a população. Conheça mais: www.fhrn.com.br

Município vai auxiliar empresas que desejem exportar seus produtos

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Rio Negrinho, Gilson Luiz Kolenez, participou nesta quinta-feira da reunião do comitê do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), em Itajaí. O programa, criado pela Apex-Brasil, facilita a presença das empresas brasileiras a exportarem para outros países.

A Apex-Brasil é um dos braços do Ministério de Indústria e Comércio. “São profissionais que fazem estes trabalhos dentro das empresas. O comitê consultivo, onde nosso município faz parte, delibera essas questões. Sabemos quais empresas já trabalham com exportação, por meio de terceiros, e vamos direcionar estes consultores para dentro destas empresas, fazendo essa internacionalização”, explicou.

Conforme Gilson, qualquer empresa interessada na exportação de seus produtos pode participar do projeto. “Basta entrar em contato com nossa secretaria pelo 47 3644-8911 que vamos auxiliar. O objetivo é ampliar os negócios e atrair ainda mais empresas para Rio Negrinho”, finalizou.

Inaugurada a Casa do Turista de Rio Negrinho

Com grande emoção, na quinta-feira, 31, aconteceu a inauguração da Casa do Turista. Participaram do evento diversas autoridades que após conheceram toda a estrutura do local, seus expositores e produtos.

O coordenador do Núcleo de Turismo, Gilson Pedro Stoeberl, lembrou do início do projeto. “Fizemos diversas etapas até a concretização deste grande projeto, desde o planejamento estratégico, elaborando a ideia, a estrutura, buscando apoiadores e hoje com essa inauguração seguimos ainda mais com diversos outros trabalhos para fortalecer e ampliar a visita em nosso município”, informou.

A presidente da Associação Empresarial de Rio Negrinho – Acirne, Casciane Antunes destacou o tempo de trabalho. “Essa ideia não começou agora, e sim há muito tempo. Vamos fazer primeiro o dever de casa e dar continuidade a esse elo que é tão importante. A Casa do Turista é nossa e deixo o convite para que o rio-negrinhense venha conhecer os nossos potenciais turísticos. Deixo um enorme agradecimento a todos que participaram deste projeto grandioso”, destacou.

O projeto tem como patrocinador Sicoob e realização Núcleo de Turismo e Acirne.

Visite a Casa do Turista:

BR-280, 701, no bairro Vila Nova, próximo ao Posto Naceo ALE.
WhatsApp: 47 99922-7346.
Veja AQUI alguns momentos da inauguração.

Programa promove crescimento profissional na Tuper

A formação de profissionais especializados e a promoção da eficiência e do desenvolvimento no ambiente de trabalho. Esse tem sido o resultado do Programa Qualifica, que a Tuper implantou no ano passado e vem oferecendo oportunidades de crescimento aos seus funcionários. Em meados de abril, a primeira turma conclui o curso profissionalizante de Serralheiro.

Os participantes do curso Técnico em Mecânica, por sua vez, seguem mais um ano de estudos para a conclusão em abril de 2023. Os cursos são realizados pelo Senai de São Bento do Sul, em uma estrutura de ensino que inclui laboratórios especializados. “Como aprendemos novas técnicas de soldagem, estamos mais preparados para o trabalho e com chances de crescer na empresa”, avalia Júlio Cezar Moreira, que atua há 2,5 anos na Tuper.

O Programa Qualifica busca o desenvolvimento de competências técnicas voltadas para os negócios da empresa, a qual é responsável pelo financiamento integral dos cursos. Nos dois treinamentos iniciais, 130 funcionários se inscreveram. Destes, 48 foram selecionados e estão frequentando as aulas de profissionalização.

Djeison Brixi, que trabalha há 9 anos na empresa, sempre desejou se aperfeiçoar em mecânica. “Estou realizando um sonho! Com a ajuda da empresa, posso me tornar um profissional mais completo”, comemora. Única mulher nas turmas, a técnica de solda Marinete Drozdek, com 9 anos de empresa, também destaca a oportunidade do aperfeiçoamento. “Sempre gostei de novidades e aqui estamos aprendendo muito. Vale a pena”, destaca.

 

Movimento quer aproximar estudantes do mercado de trabalho

Aproximar os estudantes do mercado de trabalho é o objetivo principal das ações propostas para este ano pelo Movimento Santa Catarina pela Educação. A ideia é valorizar a educação e mostrar caminhos que tornam os jovens mais preparados e motivados para os desafios do mundo profissional.

O primeiro encontro do comitê regional de 2022 aconteceu na semana passada, reunindo a vice-presidência da Fiesc – Federação das Indústrias, responsável pela condução do projeto na região, coordenadores técnicos, sindicatos patronais e representantes das secretarias municipais de educação.

O desenvolvimento do plano de ação para este ano irá incluir práticas que integrem os estudantes com as empresas. A realização de workshops em parcerias com escolas para orientação profissional, espaços para levar aos alunos do ensino médio conhecimentos sobre as rotinas de uma empresa e mapeamento de teste de aptidão vocacional são algumas das atividades que deverão ser programadas.

O objetivo maior do Movimento Santa Catarina pela Educação é estimular a ampliação da escolaridade e qualificação dos trabalhadores catarinenses. As ações, voltadas também para o desenvolvimento social e econômico, querem contribuir ainda com o aumento da competitividade da indústria e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.