Palestra aborda o Jovem Extraordinário com estudantes de Rio Negrinho

Teve início nesta segunda-feira, dia 22, uma série de palestras que envolverão todos os alunos dos anos finais da Rede Municipal de Ensino, e do ensino médio da Rede Estadual. A ação é organizada pela Prefeitura de Rio Negrinho e é intitulada de “Jovens Extraordinários”, com o palestrante Edson Oliveira. Ao todo, 3.200 jovens.

As palestras ocorrerão ao longo da semana no Centro de Excelência Evaristo Stoeberl e, durante cada apresentação de cerca de 45 minutos, Edson destaca a importância da motivação, disciplina e pensamento positivo na transformação do ser humano. “É uma palestra maravilhosa, que visa trabalhar a motivação e a melhora da autoestima em nossos jovens”, explica o prefeito Julio Ronconi, que participou da abertura das palestras.

Para a estudante Manoela Mota Bitencourt, de 12 anos, a palestra foi incrível. “Geralmente as palestras para adolescentes são muito sérias, e essa foi diferente, foi divertida. Ela mostrou um sentimento muito grande para os adolescentes, que levaremos para tudo em nossas vidas”, analisou ela.

Já Melany Isabeli do Rosário, de 14 anos, o momento foi especial. “É uma palestra fundamental para os jovens nos dias de hoje. Muitos não têm esperança, acham que os estudos não darão futuro. E essa palestra mostrou que devemos ser mais positivos. Eu mesmo sou muito negativa e isso me fez refletir em me tornar uma pessoa melhor e mais positiva em minha vida”, frisou ela. Letícia de Oliveira, também de 14 anos, foi outra que falou do poder transformador do momento. “Muitos acham que o estudo não vale a pena, e vemos que ele é fundamental para abrir portas, e sem ele não seriamos nada. Eu entrei aqui uma pessoa, e acho que o que foi falado aqui hoje, levarei em minha vida. Em vários pontos posso melhorar”, afirmou.

Melhoria

A ação é coordenada pela Secretaria de Educação, e envolve estudantes do Ensino Médio com o objetivo de permitir que o máximo de jovens possam ser atingidos. “É um trabalho que visa melhorar o ser humano, mostrar que é possível ser diferente, fazer melhor, e ser extraordinário em tudo o que se quer. Temos certeza que este será um momento de transformação para muitos de nossos jovens”, frisou o prefeito Julio Ronconi.

A palestra tem apoio e organização da EGEM – Escola de Gestão Pública Municipal, órgão ligado a FECAM – Federação Catarinense dos Municípios.

Entidades se articulam contra lei que pretende prejudicar economia do Planalto Norte

Representantes de Prefeituras, Câmaras de Vereadores e Associações Empresariais da região estiveram reunidos na manhã de quinta-feira, 18, em Rio Negrinho, para definirem uma pauta de ação contra o projeto de lei do deputado estadual Kennedy Nunes, que quer proibir que produtos considerados perigosos sejam transportados pela serra Dona Francisca.

A reunião foi articulada pelo prefeito de Rio Negrinho, Julio Ronconi, que critica veementemente o projeto de lei. “É uma ação que vai prejudicar e muito a economia dos municípios do Planalto Norte catarinense”, afirmou Julio. Segundo ele, é necessário que as entidades dos municípios da região se mobilizem.

O presidente da Associação Empresarial de São Bento do Sul, Jonathan Roger Linzmeyer, foi ainda mais enfático. “Querem quebrar o Planalto Norte. Há motivos obscuros por trás da criação desta lei”, assinalou ele, citando que há outras formas de melhorar a segurança na serra, como a ampliação do efetivo policial, melhora na sinalização, recuperação do asfalto, e a instalação de uma balança para impedir o excesso de peso. “Há uma série de opções, e não apenas proibir os caminhões”, completou Jonathan.

Pelo projeto de lei apresentado pelo deputado estadual, seria proibido o transporte de produtos considerados perigosos ou tóxicos por áreas de preservação permanente (APPs). Conforme ele justifica no projeto, em caso de acidente mananciais de água poderiam ser atingidos e comprometer o abastecimento de água, citando como exemplo Joinville, que é abastecida pelos rios Cubatão e Piraí, e que nascem na Serra Dona Francisca. “Seria mais importante dar mais segurança à Serra, do que proibir o transporte”, informou Julio.

Articulação política e empresarial

Durante a reunião, ficou definida que será feito amplo trabalho de articulação política e empresarial contra o projeto de lei, incluindo moções de repúdio por parte das Câmaras de Vereadores da região, e a entra de documentos na Assembleia Legislativa e no Governo do Estado, para que o projeto não prospere.

Participaram da reunião Willian Righetto (Presidente da Câmara de Rio Negrinho), Jonathan Roger Linzmeyer (Presidente da Associação Empresarial de São Bento do Sul), Gilmar Sanoski (Presidente da Associação Empresarial de Itaiópolis), Dennis Li Valle (Presidente da Associação Empresarial de Rio Negrinho), Peter Kneubuehler (Presidente da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul), Carlos Alberto Nitz (Presidente da Associação Empresarial de Mafra), Adelino Denk (Secretário de Desenvolvimento Econômico de São Bento do Sul), Daguimar Nogueira (vereador de São Bento do Sul), Leandro Liberato (Secretário de Desenvolvimento Econômico de Rio Negrinho), Leoni Fuerst (Secretária-executiva do Consórcio Intermunicipal Quiriri), e o prefeito de Rio Negrinho Julio Ronconi.

Entra em vigor lei que torna automática inclusão de 120 milhões de consumidores no Cadastro Positivo

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta segunda-feira, dia 08, a nova lei do Cadastro Positivo que tem entre os seus principais impactos para o mercado de crédito brasileiro, a inclusão automática de consumidores (pessoas físicas e pessoas jurídicas) no banco de dados com informações de pagamento. A expectativa é que neste novo modelo, o Cadastro Positivo inclua aproximadamente 120 milhões de consumidores, dos quais cerca de 22 milhões são pessoas que atualmente não têm acesso ao crédito.

Para o presidente da Boa Vista, Dirceu Gardel, este é um momento histórico para o país que, após décadas aguardando a efetividade do Cadastro Positivo, passará a experimentar essa nova realidade. Na opinião do executivo, o Brasil entra para o grupo de países que analisam o comportamento creditício do consumidor não só por meio das informações negativas – de inadimplência, especialmente –, mas também as informações de pagamento. O que tende a tornar muito mais justo e inclusivo o processo de análise e de concessão de crédito no país.

De um modo geral, um dos impactos mais aguardados é a redução da taxa média de juros de empréstimos pessoais, que, atualmente, é de 45% ao ano, segundo o Banco Central. Em outras modalidades, como na do cartão de crédito, a taxa de juros ao ano é de 295,5%, enquanto os juros do cheque especial chegam a 318%. “Atualmente os que pagam em dia e os que atrasam o pagamento das suas contas são avaliados da mesma forma e pagam as mesmas taxas de juros. Com a nova lei, será possível distinguir este comportamento e aplicar taxas e condições diferenciadas”, explica o presidente da Boa Vista.

Com a sanção presidencial, as fontes – empresas credoras como instituições financeiras, varejistas e que prestam serviços continuados de consumo (telefonia, energia, gás etc) –, após o prazo de 90 dias serão obrigadas a enviar as informações às gestoras de dados, como a Boa Vista. Feito isso, em até 30 dias os consumidores serão comunicados sobre a inclusão no Cadastro Positivo.

Para Gardel, estima-se que para o início de 2020 será possível começar a colher resultados desse processo de coleta de informações, como a ampliação do crédito e a diminuição da inadimplência. Isso porque começarão a ser apresentadas operações mais customizadas ao comportamento de cada consumidor.

“A concessão tenderá a ser mais assertiva, já que as gestoras de bancos de dados vão poder mostrar com mais detalhes às concedentes de crédito qual é a real capacidade de pagamento do consumidor. Os scores, da Boa Vista, por exemplo, vão conseguir discriminar os bons pagadores, gerando impactos significativos nos resultados das concedentes. Se melhorarmos esse tipo de avaliação, certamente a inadimplência vai cair, e em um segundo momento a taxa de juros”, explica o CEO da Boa Vista.

O Cadastro Positivo impactará especialmente empresas que utilizarem as suas informações para aperfeiçoar o modo como analisam os perfis dos seus clientes e como concedem crédito. Essa assertividade contribuirá para que as propostas de financiamento tenham condições de pagamento e taxas mais adequadas, potencializando novos negócios, inclusive, o Retorno sobre Investimento – ROI. Consecutivamente, o reflexo disso tudo será perceptível na economia.

Prefeitura de Rio Negrinho prepara desfile de aniversário

No dia 24 de abril, Rio Negrinho comemora 139 anos de fundação. Para marcar a data, a Prefeitura já está organizando os desfiles comemorativos, que acontecerão no Centro e no Distrito de Volta Grande no mesmo dia. Neste momento, estão sendo convidadas as entidades interessadas em participar deste momento.

No Centro, o desfile acontecerá na Travessa Theodoro Juncton, a partir das 8 horas. Já no Distrito de Volta Grande, o desfile será na rua Luiz Stoeberl a partir das 14 horas. Segundo Jenice Aparecida dos Santos, Chefe de Divisão da Iniciação Esportiva e Artística, as entidades interessadas podem entrar em contato com a Secretaria de Educação. “Podem se inscrever até o dia 15 de abril”, explica ela.

Jenice ainda explica que as interessadas devem enviar um resumo sobre o histórico da entidade, para o e-mail [email protected]. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Secretaria Municipal de Educação através do telefone 3644-2953, falar com Jenice no Departamento de Iniciação Esportiva e Artística.

 

Prefeitura de Rio Negrinho

Comtur fomenta o desenvolvimento turístico local

Em março aconteceu a segunda reunião do Conselho Municipal de Turismo de Rio Negrinho (Comtur), no Paiol D’Artes. Como conselho que discute as ações do turismo do município, vários assuntos foram tratados na pauta. Destaque para as ações previstas no Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS), plano composto por 94 ações distribuídas em 11 eixos de desenvolvimento sustentável.

Este plano foi construído de maneira participativa junto com a sociedade rio-negrinhense e que prevê diversas ações que buscam o desenvolvimento da atividade turística em Rio Negrinho. O foco desta reunião foi alinhar quais as ações devem ser consideradas prioritárias dentre as 94 previstas. Participaram da reunião 17 conselheiros, entre titulares e suplentes, o que demonstra o engajamento de todas as entidades públicas e privadas envolvidas com o turismo municipal.

O Comtur é composto por representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, Secretaria de Agricultura e Fundação de Cultura de Rio Negrinho, estes representando o poder público municipal. A iniciativa privada e terceiro setor estão representados pelas seguintes entidades: Asturine, Acirne, CDL, ABPF, Associação de Desenvolvimento da Microbacia do Rio Casa de Pedra (representando o turismo rural), Arterine e Associação da Vila do Artesanato (representando o artesanato).

Além dessas entidades, o Comtur tem representantes de segmentos do turismo e da sociedade: representante dos meios de hospedagem, da gastronomia, dos eventos, do turismo religioso, das entidades e clubes de serviço e da segurança pública.

 

Prefeitura de Rio Negrinho

Tribunal de Justiça garante que construirá Fórum em Rio Negrinho

Uma comitiva formada por Prefeitura de Rio Negrinho, Associação Empresarial (Acirne) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) esteve nesta sexta-feira no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em Florianópolis. No local, o grupo recebeu a informação do presidente do TJ, desembargador Rodrigo Tolentino de Carvalho Collaço, que um novo fórum será construído na cidade.

A comitiva foi capitaneada pelo prefeito Julio Ronconi e questionou do desembargador sobre as obras do fórum em Rio Negrinho, já que há anos foi doado um terreno no Centro Cívico para abrigar a construção, e atualmente é utilizado um prédio da Prefeitura para sede de uma das varas, enquanto a outra ocupa um espaço alugado. “Vemos como uma necessidade para Rio Negrinho a construção de um fórum. Há um espaço maravilhoso no Centro Cívico para isto, aguardando apenas a construção”, ressaltou Julio.

O desembargador informou ao grupo que o projeto já foi contratado e está em fase de execução. “A previsão de início das obras é em fevereiro de 2021”, informou o presidente do TJ. Ao todo, a obra deverá ter 4.600 metros quadrados de área construída. A reunião contou ainda com a presença da juíza da comarca de Rio Negrinho, Fabrícia Alcantara Mondin.

 

Prefeitura de Rio Negrinho

Convenção das Soluções Empresarias incentiva a quebra de barreiras para o sucesso comercial

Com a quebra de barreiras como tema central, a Convenção das Soluções Empresariais iniciou nesta quarta-feira (20/03), em Florianópolis, reunindo cerca de 150 profissionais diversas Associações Empresariais de SC e também de outros estados.

O diretor de soluções empresariais, Ciro Cerutti, recebeu os participantes destacando a importância do evento para o crescimento das entidades. “Num mercado competitivo precisamos estar cada vez mais preparados para quebrar as barreiras e por isso queremos sempre dar as melhores ferramentas para que as Acis possam aplicar e se desenvolver na ponta”, destacou o diretor de soluções empresariais, Ciro Cerutti.

Trazendo a tona a criatividade e a inovação em vendas, a CEO da DNA de Vendas, Lucia Haracemiv, falou sobre as transformações que a área de vendas vem sofrendo. Citando Peter Drucker, a palestrante lembrou que estamos passando pela era da informação que representa uma nítida transferência de poder de quem detém o capital para quem detém o conhecimento. “Vendas é uma ciência. O consumo começa com o reconhecimento de um problema e as vendas com o marketing. Não dá mais para pensar em vendas ficando fora das redes sociais”, ressaltou.

De acordo com a palestrante é preciso mudar de perspectivas para quebrar barreiras. “A realidade não é objetiva, ela é construída por percepções e nós como vendedores somos construtores de realidades. Por isso temos que ser hábeis em fazer os compradores enxergarem novas realidades, pois é um detalhe que diferencia o amador do profissional”, destacou.

O coordenador de soluções empresariais da Facisc, Wagner Bittencourt, apresentou no evento o Útil Prêmio, um cartão pré-pago, aceito em toda a rede credenciada, ideal para datas comemorativas, reconhecimento de talentos, e custeio de cursos. Além disso, o cartão ainda pode ser personalizado. O assessor jurídico da Facisc, Murilo Gouvêia dos Reis, falou sobre a legalidade da nova solução.

Alexandre Kanbach, da Boa Vista SCPC, trouxe as novidades que estarão a disposição das associações e premiou as entidades de Campos Novos, Jaguaruna e Videira que foram as que mais cresceram no ano de 2018 em receita e faturamento da solução. “Estamos aqui para construir parcerias que gerem resultados para vocês”, pontuou.

As participantes Jaqueline Silva, da ACI de Gaspar, Francielle Batalha, da ACI de Lages e Morgana Simon, da Aci de Concórdia também trouxeram para o evento suas experiências de vendas no Painel de cases comerciais.

A programação encerrou com a palestra de Daniel dos Santos Leipnitz, presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), que falou sobre como ativar a inovação através da gestão colaborativa. “Inovação não está mais só nas tecnologias. Está em tudo e temos que ir em busca disso”, destacou.

Associações do Planalto Norte discutem ações e cronogramas da Facisc na regional

Representantes das Associações Empresariais do Planalto Norte, que abrange de Campo Alegre até Porto União, reuniram-se nesta segunda-feira (18/03) no município de Porto União para a reunião plenária da Facisc na região.

O encontro foi conduzido pela vice-presidente regional, Altair Ruthes, que trouxe para o debate os trabalhos e cronogramas do sistema FACISC com as ACI’s do Planalto Norte com destaque para a apresentação do Conselho Estadual do Jovem Empreendedor CEJESC, o Conselho Estadual da Mulher Empreendedora CEME e o Núcleo Estadual de Automecânicos – NEA.

Recebidos pela anfitriã local, a presidente da Associação de Porto União, Celia Leão, os representantes também conheceram a nova campanha do Programa Empreender que será desenvolvida junto as ACIS para ampliar a participação do empresariado nos núcleos.

A região oferece o programa desde de 1994. Hoje são 39 núcleos divididos entre 11 setoriais, 15 multisetoriais, 2 de comitê aberto e 11 temáticos, totalizando mais de 700 empresários.

As soluções empresariais também foram pauta do encontro. Foi apresentado o ranking dos produtos mais utilizados pelas Associações, onde o Protesto Expresso cresceu 241 % e a Associação que mais alavancou soluções foi a de Itaiopólis com 84% de crescimento. A Associação Empresarial de Mafra apresentou aos representantes o 2º Fórum da Indústria que irá disseminar o conceito 4.0 em evento que será realizado no mês de maio, abrangendo toda a regional Planalto Norte.

O projeto “Voz Única” que tem como objetivo unificar a voz da classe empresarial e levantar questões em prol do desenvolvimento do Estado, também entrou em discussão.

O vice-prefeito de Porto União, Percy Storck, colocou em pauta a discussão sobre a infraestrutura das estradas do Estado, principalmente as que passam por Porto União como a SC-135 que é o trecho entre Porto União ao município de Caçador, e se encontra intransitável.

O encontro teve também a palavra do presidente da Associação Empresarial de Canoinhas, Reinaldo de Lima Junior,  que destacou a importância da classe se unir aos prefeitos de cada município, para que as questões em pauta sejam realizadas e deixem de existir apenas no papel. A reunião contou com as participações das cidades de Porto União, Irineópolis, Canoinhas, Mafra, Itaiópolis e Rio Negrinho.

Núcleo realizou o 4º Encontro da Mulher Empreendedora

O Núcleo de Mulheres Empreendedoras da Associação Empresarial de Rio Negrinho – ACIRNE, realizou na noite de quinta-feira, 21, o 4º Encontro da Mulher Empreendedora – Mulheres que Inspiram. O evento ocorreu na Sociedade Musical e proporcionou o conhecimento de cases de sucesso de Fátima Limas e Leda Mariani.

Diretora do Colégio Caminho do Saber, Fátima Limas, contou sua trajetória empreendedora, a coragem de superar desafios desde o início do Colégio, as reformas realizadas, o crescimento das turmas, a inserção do ensino médio e o apoio da família e amigos que contribuíram para a criação e consequente aumento de todo o projeto.

A proprietária do Hotel Urupês, Leda Mariani, envolvida também em diversos projetos sociais, destacou a parceria constante da família e amigos em toda sua trajetória de empreendedorismo, o que reforça o aprendizado constante, o crescimento, a generosidade e a realização de um sonho.

Duas mulheres empreendedoras que contaram suas histórias em mais um Encontro que tem o objetivo de destacar exemplos próximos, que reúne as empresárias para troca de ideias, conhecimento e networking.

Oratória foi tema de capacitação

A capacitação que trabalhou diversas técnicas de oratória foi organizada pelos integrantes do Núcleo de Jovens Empreendedores. O curso iniciou no dia 12 de março seguindo até o dia 19, apresentando técnicas de comunicação e superação ao falar em público, firmeza, naturalidade, como afastar o medo, a timidez, dicas para controlar a insegurança, nervosimo e ténicas de persuasão. A facilitadora foi Adelita Fernandes.