Incentivadora das boas práticas de gestão, FACISC reafirma apoio à Expogestão

Foi realizada nesta terça-feira (19/2), em Joinville, a cerimônia de lançamento da 17ª edição da Expogestão. O evento contou com a presença do presidente da Facisc, Jonny Zulauf, que enalteceu a importância do evento ressaltando o apoio da Federação. “As boas práticas de gestão são essenciais para o desenvolvimento e o sucesso dos negócios e a Expogestão traz para o Estado o que há de mais atual no mercado. Por isso reafirmamos há 17 anos apoiamos e somos parceiros do evento”, ressaltou Jonny Zulauf.

Temas como ética, inovação disruptiva, computação quântica, cibersegurança, governança corporativa, estratégia e inteligência artificial, entre outros, estarão na programação que será realizada de 14 a 16 de maio na Expoville. Esta edição terá como presidente da comissão organizadora Alexandre Wiggers, Diretor Presidente da Condor.

Entre os 11 palestrantes já confirmados estão Oscar Motomura (Presidente e Fundador da Amana Key), Mailson da Nóbrega (economista e ex-ministro da Fazenda), o chef Claude Troisgros, os CEOs da Mercedes Benz Brasil (Holger Marquardt), Pininfarina, empresa italiana de design (Silvio Pietro Angori), LATAM (Jerome Cadier) e Tupy (Fernando Rizzo).

Rizzo, da Tupy – líder global no mercado de blocos e cabeçotes de ferro para motores, com 80 anos de mercado – e Cadier, CEO da Latam, farão parte de um painel sobre Estratégia com foco em Planejamento de Longo Prazo.

A Expogestão 2019 terá também uma palestra sobre Ética com Lélio Lauretti, fundador do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança. Laurentti é o criador e o apresentador do Prêmio ABRASCA de Melhor Relatório Anual, que teve sua vigésima edição em 2018. Também terá um painel sobre Governança Corporativa – Boas Práticas, que reunirá um CEO, um Acionista e um Conselheiro envolvidos neste processo, mostrando diferentes pontos de vista sobre o tema. A mediação será com Monika Hefenussler Conrads, Presidente de Administração da Duas Rodas Industrial.

A programação de 2019 conta ainda com três temas relacionados à cultura digital: Cibersegurança no contexto do ambiente de negócios, com Cláudio Martinelli (Head na América Latina da Kaperski, maior empresa de soluções de segurança digital do mundo, que atende a mais de 270 mil clientes corporativos); computação quântica e o impacto no mundo empresarial, com o Diretor de Pesquisa da IBM, Ulisses Mello e Inteligência Artificial, com palestrante a ser confirmado.

A diversidade e as expectativas do consumidor brasileiro será o tema de Renato Meirelles. Ele é um dos maiores especialistas em consumo e opinião pública do país e preside o Instituto Locomotiva, criado em 2016 para transformar dados em estratégias e ações para que empresas e instituições dialoguem com brasileiros cada vez mais informados e exigentes.

Feira, Workshops e Eventos Paralelos

A Expogestão 2019 contará também com cerca de 40 workshops gratuitos, com temas específicos, organizados por patrocinadores, apoiadores, expositores da feira e entidades representativas. Paralelamente ao evento, serão realizados encontros promovidos por patrocinadores e parceiros, como a FACISC, que reunirá presidentes e diretores executivos das associações empresariais do estado.

A Feira será realizada na área de acesso à Expoville, facilitando a integração com os públicos que participam do Congresso e dos Workshops e constituindo-se em oportunidade para relacionamento, troca de experiências e negócios. O acesso à Feira é gratuito mediante cadastro.

A Expogestão terá, ainda, o 3º Seminário Cidades que se Reinventam, rodadas de negócios, Encontro de CEOs/CFOs, Encontro com Dirigentes de RH/DHO e uma iniciativa para aproximar a Indústria de Startups que desenvolvem soluções voltadas para a área industrial.

PASSAPORTES

A compra de passaportes para o Congresso pode ser feita pelo site www.expogestao.com.br, pelo telefone (47) 3461-0840 ou pelo número dedicado de Whatsapp (11) 96285-7803. A Expogestão garante o benefício da transferência de titularidade na credencial, permitindo que empresas e participantes compartilhem um mesmo passaporte de acesso, ampliando o número de profissionais que acompanham o encontro.

Todos os participantes da Expogestão terão acesso a uma programação multidisciplinar, com experiências e ensinamentos para aprimorar suas habilidades, se atualizar com boas práticas, para que possam se fortalecer e se adaptar para prosperar nestes tempos de mudanças constantes.

Novo presidente da Acirne destaca parcerias e fortalecimento

Na noite de quarta-feira, 20, aconteceu o Jantar de Posse da Associação Empresarial de Rio Negrinho – ACIRNE. O evento ocorreu no Restaurante e Churrascaria Amigos da Estrada e reuniu lideranças empresariais, associados, comunidade e autoridades. Dennis Li Valle assumiu a presidência da Acirne, no qual sua gestão engloba os anos de 2019 e 2020.

Ele destacou a aproximação com os associados. “Nossas expectativas são muito otimistas. Pretendemos crescer em número de associados. Queremos nos aproximar ainda mais das necessidades, bem como sermos relevantes aos negócios de cada um, trazendo soluções e capacitações que ajudem no desenvolvimento dos seus negócios. A parceria que temos com as demais Associações e com o poder Executivo, Legislativo e Judiciário, será mantida e ampliada. Continuaremos a ter uma atuação estratégica nos diversos Conselhos em que participamos e principalmente nos programas do Desenvolvimento Econômico Local (DEL) e do Observatório Social”, reforçou.

A economia também foi outro ponto destacado. “Não podemos esperar que as mudanças aconteçam apenas no governo. Temos também que buscar as mudanças e melhorias dentro de nossas empresas. Diretrizes como automação, inteligência artificial, colaboração, indústria 4.0, flexibilidade e principalmente capacitação das pessoas devem ser os norteadores para o desenvolvimento das empresas na região. A capacitação é um dos grandes objetivos da entidade. Começamos esta gestão com uma pesquisa junto aos associados, solicitando quais os principais temas a serem desenvolvidos em treinamentos e workshops para o ano. Com base nisso, estamos em busca dos melhores especialistas nestas áreas”, destacou. Dennis agradeceu pela oportunidade. “Gostaria de agradecer a confiança de todos os associados na escolha da minha pessoa para presidir a Acirne. Saibam que eu e toda a estrutura da entidade sempre estaremos à disposição para colaborar com o desenvolvimento das empresas e de uma sociedade sempre mais justa e fraterna”, enalteceu.

Eliete Adriani da Cruz agradeceu pela oportunidade de presidir a Associação. “Agradeço imensamente por todas as parcerias ao longo dos anos como Presidente da Acirne e as pessoas com que trabalhamos juntos. Desenvolvemos ações visando a melhoria e fortalecimento ainda maior do associativismo”, enfatizou.

Durante a cerimônia, Dennis Li Valle entregou o cheque no valor de R$ 4 mil, no qual parte da renda do evento foi destinada à Fundação Hospitalar de Rio Negrinho.

SESI lança campanha para imunizar trabalhadores contra a gripe

O SESI, entidade da FIESC, dá início na próxima quinta-feira (28) à campanha de vacinação contra a gripe. As empresas interessadas em imunizar seus trabalhadores podem podem obter mais informações acessando o endereço http://sesisc.org.br/pt-br/vacina. Cerca de 300 mil pessoas devem ser vacinadas este ano.

“A adesão à campanha é uma forma de investir na promoção da saúde dos trabalhadores e dependentes, além de garantir um ambiente de trabalho saudável e produtivo”, lembra a gerente de saúde e segurança do SESI, Sendi Lopes. “O sistema de adesão possibilita que a indústria adquira os dois tipos de vacinas para a gripe – trivalente e quadrivalente, tanto para seus trabalhadores, quanto para seus dependentes diretos e colaboradores terceirizados”, explica. O SESI poderá fazer a aplicação da vacina no próprio local de trabalho, se autorizado pela Vigilância Sanitária do município.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que mais de 2 milhões de mortes a cada ano sejam evitadas pela vacinação. O órgão também garante que a imunização é um dos investimentos em saúde que oferecem o melhor custo-efetividade para as nações, possibilitando resultado expressivo de prevenção a baixo custo, se comparadas a outras medidas.

Diferente de um resfriado, a gripe é uma doença séria. Todos deveriam, anualmente, tomar vacina contra a influenza, lembrando que quanto mais frágil a saúde do indivíduo, maior a importância de se vacinar. A imunização da população é muito importante para evitar os surtos de gripe. Saiba mais.

Divulgue na sua empresa

Na página da campanha, é possível obter materiais para sensibilizar os trabalhadores sobre a importância de se prevenir a gripe. Mais informações no site www.sesisc.org.br/vacina, pelo email [email protected] ou por meio da Central de Atendimento 0800 48 1212.

Coordenadores e vice-coordenadores de núcleos realizam a primeira reunião

Na tarde de segunda-feira, 18, coordenadores e vice-coordenadores dos núcleos da Acirne realizaram um encontro no qual esteve presente os integrantes da comitiva de alemães, apresentando sobre suas experiências, juntamente com o Consultor Empresarial Clóvis Consoli. Andreas Dohle, pertencente ao Conselho de Essen, contou um pouco sobre sua experiência e alguns trabalhos que são realizados. O presidente da Acirne, Dennis Li Valle, agradeceu pela participação de todos enaltecendo a importância de conhecer um pouco mais sobre o funcionamento do trabalho realizado na Alemanha, assim como a troca de experiências entre todos.

Setor produtivo vai insistir na revogação de decretos que elevam ICMS

O setor produtivo catarinense vai insistir na revogação dos decretos que elevaram no final de 2018 o ICMS sobre uma série de produtos, inclusive os da cesta básica. A decisão foi comunicada ao governador Carlos Moisés na manhã desta sexta-feira (15) pelo presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar. Na reunião também foi acordado que ao longo da próxima semana será definido o cronograma de reuniões periódicas entre técnicos do governo e das entidades representativas dos setores envolvidos para revisar os incentivos fiscais em vigor ao longo de 2019. A FIESC insistiu que, além da indústria, os demais setores econômicos participem do grupo de trabalho.

Aguiar avaliou o encontro como positivo, pois ficou assegurado o envolvimento dos empresários. Contudo, como o governo alega que não tem condições legais de revogar os decretos, anunciou que vai buscar alternativas para sustar os efeitos deles, na Assembleia Legislativa ou por alguma outra solução jurídica, para que, durante o trabalho de revisão, as empresas, seus trabalhadores e o Estado não sejam prejudicados.  “O governo passou a entender a situação da indústria e montou o grupo de trabalho para viabilizar o desenvolvimento e a competitividade da economia de Santa Catarina, sem prejudicar a arrecadação. Mas como o governo considera que não pode revogar os decretos por questão de legalidade, vamos buscar opções para isso”, afirmou Aguiar.

O presidente da Câmara de Assuntos Tributários da FIESC, Evair Oenning, disse que os decretos atingem especialmente as micro, pequenas e médias empresas. “Elas têm uma dificuldade gigante para serem competitivas com outros estados. Os decretos vão gerar grandes problemas. As empresas podem não fechar as portas, mas vão demitir, outros estados vão vender em Santa Catarina produtos hoje fabricados aqui e vamos deixar de recolher ICMS. Incentivo fiscal não é renúncia de receita e sim geração de emprego, incentivo à produção e atração de investimentos”, afirmou. Ele informou que nesta quinta-feira (14), a FIESC realizou reunião da Câmara, em Florianópolis, com a participação de um grupo técnico da Secretaria da Fazenda e cerca de 80 representantes de empresas, que realizaram muitas contestações.

A FIESC também destacou o texto da página 56 da Lei de Diretrizes Orçamentárias, preparada pelo próprio governo, que afirma que em virtude da guerra fiscal, as unidades federadas concedem incentivos fiscais à revelia do CONFAZ para atração de investimentos. “Dessa forma, o valor apresentado de renúncia fiscal, na verdade, não significa que o Estado deixou de arrecadar R$ 5,9 bilhões, visto que, se as empresas beneficiadas fossem tributadas integralmente, dificilmente, absorveriam de forma passiva esse custo, sabendo que qualquer outro Estado estaria disposto a conceder alguma vantagem tributária”. Além disso, a federação lembrou que a Secretaria da Fazenda divulgou que a arrecadação catarinense cresceu 13,3% em 2018 e 11,4% em janeiro e que, com o crescimento da receita, a participação dos incentivos no total arrecadado cai.

O presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Derivados de Leite de Santa Catarina (Sindileite), Valter Brandalise, informou que a atual situação tributária já é desfavorável em relação aos dois estados vizinhos a Santa Catarina e que os decretos agravarão a situação. Informou, inclusive, que já tem empresas catarinenses avaliando projetos de investimentos em outros estados. Santa Catarina é responsável por 10% da produção nacional de leite, ocupando a quarta posição no ranking nacional. “São Paulo era destaque na área e medidas erradas do governo desestimularam a produção lá. Agora o produtor de leite que deixou a atividade não volta mais. Goiás também perdeu várias posições, enquanto que Santa Catarina vem avançando, pela qualidade do leite”, disse.

 

Fiesc

Representantes das Associações Empresariais pedem atenção à Serra Dona Francisca

A terça-feira, 12, foi de muito trabalho para o grupo de representantes das Associações Empresariais de São Bento do Sul, Joinville, Rio Negrinho e Campo Alegre em Florianópolis. O grupo percorreu secretarias de estado e entidades para formalizar a entrega do documento que pede atenção à Serra Dona Francisca – SC 418. A campanha teve início em abril de 2018 e contempla ações que visam a revitalização da Rodovia. “Com a troca de governo estamos reforçando as demandas. Sabemos que estão em fase de adaptação, mas ao mesmo tempo muitas vidas estão sendo perdidas pela condição precária da Rodovia. Desde que foi totalmente revitalizada, em 2001, a via não recebeu obras de manutenção, apenas pequenos reparos. Está se deteriorando e os perigos só aumentam”, contou o presidente da Acisbs Jonathan Roger Linzmeyer. Ele frisou ainda, que o grupo pretende estar com frequência em Florianópolis, cobrando as reivindicações.

A primeira audiência foi na secretaria de infraestrutura, com o secretário-adjunto, coronel Pedro Stronoga. O secretário Carlos Hassler não participou devido ao falecimento do pai. “Prazos nesse momento é prematuro, mas vamos iniciar uma comunicação para o quanto antes dar a prioridade que a Rodovia merece” diz Stronoga. Os empresários reforçaram que a pouca manutenção realizada não ameniza os acidentes e dizem que é necessário mais para garantir a segurança dos usuários.

Na sequência, o grupo participou de um encontro com o presidente da Assembleia Legislativa (Alesc), Júlio Garcia, e com o deputado estadual da região Norte, Fernando Krelling. Ambos se colocaram à disposição da campanha e se comprometeram em encaminhar o tema junto ao governador. “Vamos emitir um pedido de atenção ao governador. Esse trabalho de forma integrada é necessário” frisou Garcia. As visitas na secretaria de Infraestrutura e na Alesc, receberam o apoio de Silvio Dreveck.

Os representantes das entidades empresariais ainda estiveram na secretaria de Desenvolvimento Sustentável, onde foram recebidos pelo adjunto, Amandio João da Silva Junior. E fechando as visitas o grupo esteve com o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar. Lá, a comitiva conheceu as Análises Expeditas, um diagnóstico da entidade que traz a situação física das obas de conservação estrutural e manutenção em rodovias estaduais. Dois engenheiros foram contratados para realizar o trabalho. Conforme o presidente e o responsável pela supervisão técnica, Egídio Antônio Martorano, a situação das rodovias estaduais é preocupante.

Veja quais são as 10 demandas da Rodovia abordadas pelo documento:

1 – Pavimentação asfáltica
2 – Sinalização
3 – Iluminação
4 – Trevo de acesso na Imigrantes em São Bento do Sul (trata-se de um ponto crítico da Rodovia e está sendo inserido nas demandas da Campanha)
5 – Roçadas
6 – Sinal de telefonia
7 – Ambulâncias (é uma importante via para transporte de pacientes, quando há uma interdição, põe em risco a vida dessas pessoas)
8 – Produtos perigosos
9 – Efetivo da Polícia Rodoviária
10 – Intervenções de engenharia nos pontos críticos (km 16,7 da Serra (primeira curva, sentido Joinville) e a curva na localidade do Rio do Júlio pontos com ocorrências de acidentes gravíssimos e de fatalidades nos últimos anos.

Jonny Zulauf reúne-se com diretores da CACB e presidente do Sebrae Nacional

Com uma pauta alinhada com o futuro, a CACB realizou nesta terça (12/02) a primeira Reunião de Diretoria de 2019 trazendo para a sede da entidade, em Brasília, o presidente do Sebrae nacional, João Henrique de Almeida Sousa, que falou sobre as parcerias com a CACB, reforçando a importância das trocas do Sebrae com a Confederação, tanto no projeto Empreender, como no de Mediação e Arbitragem.

Acompanhado pelos diretores de administração e finanças, Carlos do Carmo Andrade Melles, e técnico, Vinícius Lages, o presidente destacou que o Sebrae tem pela frente o desafio de esclarecer as questões que envolvem o sistema S. “Vamos desembaçar esse assunto para termos garantias jurídicas”, disse o presidente.

O presidente da Facisc, Jonny Zulauf participou da reunião que trouxe para o debate as questões de peso sobre o novo momento, como a renovação do Legislativo e as pautas de fundo da economia brasileira.

A Diretoria do Sebrae ouviu as demandas dos presidentes de federações dos estados e descartou qualquer possibilidade de cortes, nessa fase que ainda não mexe no sistema S. O presidente do Sebrae disse que essas parcerias são importantes por causa da capilaridade do sistema CACB. “É parceria consolidada, portanto vamos continuar trabalhando juntos”.

SESI e SENAI assinam acordo de cooperação com Microsoft para capacitação de jovens em Inteligência Artificial

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Serviço Social da Indústria (SESI) e a Microsoft assinaram acordo de cooperação para apoiar a educação e a capacitação de mão de obra em Inteligência Artificial no Brasil. Por meio da parceria, já estão disponíveis, a partir desta terça-feira (12), quatro cursos gratuitos sobre o tema no site Mundo SENAI. A plataforma é aberta e pode ser acessada tanto por alunos do SENAI e do SESI quanto por qualquer interessado em aprender sobre IA.

O anúncio foi feito hoje por Satya Nadella, CEO da Microsoft, em visita ao Brasil, durante o AI + Tour, evento que tem a Inteligência Artificial como tema principal. Participaram da assinatura do documento Rafael Lucchesi, diretor-geral do SENAI e superintendente do SESI, e Tânia Cosentino, presidente da Microsoft Brasil.

O acordo estabelece uma colaboração mútua para qualificação profissional em Inteligência Artificial para todo o público atendido pelo SESI e pelo SENAI, com o objetivo de desenvolver e qualificar profissionais para as vagas demandadas no mercado e novas profissões que vão requerer diferentes habilidades e competências nos próximos anos. Será criado um grupo conjunto de trabalho para desenvolver atividades visando à elaboração de um plano de formação de profissionais brasileiros em Inteligência Artificial e a criação de trilhas de aprendizagem.

Os primeiros cursos oferecidos no Mundo SENAI são os seguintes:

  • Introdução à Inteligência Artificial
  • Introdução à Ciência de Dados
  • Fundamentos da Ciência de Dados
  • Desenvolvimento de soluções com serviços cognitivos Azure, Bot e IOT.

Nos próximos meses, os cursos “Desenvolvendo aplicativos de visão computacional em IA utilizando Serviços Cognitivos da Microsoft”, “Desenvolvendo aplicativos de IA para conversação com Serviços Cognitivos da Microsoft” e “Chatbots e conversação como plataforma” serão adicionados ao site. Além desses, a Microsoft proporcionará às instituições outros cursos sobre inovação e nuvem.

MULTIPLICADORES

A parceria prevê ainda a participação de profissionais técnicos especializados da Microsoft e de parceiros para capacitação do corpo técnico e de docentes do SENAI e do SESI em Inteligência Artificial, de modo que eles possam ser multiplicadores desse aprendizado para os alunos.

“Nós temos uma enorme oportunidade de gerar avanços em tecnologias digitais – e especificamente em IA – para empoderar cada pessoa e cada organização no Brasil a conquistar mais”, disse Satya Nadella, CEO da Microsoft. “Nós estamos comprometidos em assegurar que todos os brasileiros se beneficiem desses avanços, e é por isso que hoje estamos anunciando uma parceria com o SESI e o SENAI para disponibilizar aos mais de 3 milhões de estudantes treinamento em habilidades de IA, contribuindo para capacitá-los para os empregos do futuro”, concluiu.

O SENAI é o maior complexo privado de educação profissional e serviços tecnológicos da América Latina. A entidade realiza 2,3 milhões de matrículas anuais, por meio de 541 unidades fixas e 452 móveis. O SESI possui cerca de 1,2 milhão de matrículas em educação básica regular, educação continuada e educação de jovens e adultos trabalhadores da indústria e seus dependentes.

“Educar os jovens brasileiros com as tecnologias da chamada Indústria 4.0, como é a Inteligência Artificial, é fundamental para o Brasil acompanhar a revolução tecnológica”, avalia Rafael Lucchesi, diretor-geral do SENAI e diretor-superintendente do SESI. “Profissionais qualificados são a chave para o país se inserir nesse movimento global, que vai determinar a geração de novos empregos e a qualidade de vida das pessoas”.

SOBRE O SESI E O SENAI

O SESI e o SENAI são instituições administradas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), presentes em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. A rede SESI possui escolas orientadas às necessidades do mundo do trabalho, que adotam metodologias e currículos inovadores com foco nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática. Oferece ainda aos trabalhadores da indústria serviços de saúde, segurança no trabalho, inovação, cultura, lazer e esporte.

Desde que foi criado, em 1942, o SENAI já realizou mais de 73 milhões de matrículas em cursos que vão da iniciação profissional, passando por cursos técnicos até a pós-graduação tecnológica. Com uma rede de 26 Institutos de Inovação e 58 Institutos de Tecnologia, a instituição também é o maior parceiro da indústria no apoio a projetos de pesquisa, desenvolvimento, inovação e serviços técnicos.

SOBRE A MICROSOFT

A Microsoft habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. Sua missão é empoderar cada pessoa e cada organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 29 anos e é uma das 110 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975. Desde 2003, a empresa investiu mais de R$ 600 milhões levando tecnologia gratuitamente para 3.191 ONGs no Brasil, beneficiando vários projetos sociais. Entre 2011 e 2017, a Microsoft já apoiou mais de 6.200 startups no Brasil, com investimento superior a US$ 219 milhões em créditos em nuvem.

 

Portal da Indústria

SC cresce 8,07% em 2018, segundo Facisc

A partir de agora Santa Catarina pode contar com um índice de performance econômica trimestral.

O Índice de Performance Econômica das Regiões de Santa Catarina (Iper) lançado pela Federação das Associações Empresariais de SC – Facisc ‪nesta segunda-feira, 4/2, revela que o estado de Santa Catarina cresceu 8,07% no período de janeiro a setembro de 2018 se comparado ao mesmo período em 2017.

As informações foram apresentadas  durante a reunião do Conselho das Federações Empresariais de SC (Cofem) com a presença dos presidentes das outras entidades que representam o setor produtivo.

O índice também revela o crescimento das regiões de SC. Foram analisadas as regionais conforme a divisão da Facisc:

Extremo Oeste 0,28%

Noroeste 1,23%

Oeste – 0,13%

Meio Oeste 1,50%

Serra Catarinense 1,82%

Alto Vale – 0,75%

Vale do Itajaí 11,86%

Planalto Norte -0,40%

Norte 8,75%

Grande Florianópolis 2,46%

Sul 0,94%

Extremo Sul 1,42%

“Esse índice está disponível a partir de agora a todos catarinenses que podem aproveitar os dados nas suas estratégias econômicas e passaremos a publicar trimestralmente”, destacou o presidente da Facisc, Jonny Zulauf.

O objetivo da construção desse índice é produzir uma estimativa trimestral da movimentação econômica das regiões do estado de Santa Catarina e do estado como um todo. O Iper foi criado a partir de indicadores relevantes que possuem relação direta com a movimentação econômica das regiões do estado, como: movimentação bancária, consumo de energia, movimentação do comércio exterior, movimentação do emprego, e movimentação da frota de veículos. “O índice é resultado de cinco grupos de informações e 13 variáveis de dados”, esclarece o economista da Facisc, Leonardo Alonso Rodrigues.

O presidente da Facisc, Jonny Zulauf, explica que a Federação buscou ampliar a oferta de informações com a criação de um índice próprio e inédito da Federação, que visa uma contribuição mais efetiva da entidade junto as associações, empresários e a sociedade catarinense. Um dos principais motivos para a FACISC ter criado o Índice é que o principal indicador que mensura a atividade econômica, o Produto Interno Bruto (PIB) das regiões de Santa Catarina é divulgado com uma defasagem de pelo menos dois anos. “Há uma lacuna temporal desta informação tão relevante para a economia de Santa Catarina e suas regiões. Com o Iper estaremos contribuindo com uma ferramenta que busca estimar o movimento econômico das regiões do estado trimestralmente, e toda a sociedade catarinense ganhará com isso”, destaca o presidente.

Para a criação do índice foram adotados alguns critérios para a seleção das variáveis escolhidas como: informações que possuam relação com atividade/movimentação econômica (exemplo: emprego), informações de fontes confiáveis, informações que possuam frequência mensal e/ou trimestral de divulgação e que possuam publicação a nível municipal (para agregação regional).

Outra motivação para construção do índice é a atenção da entidade para com a velocidade em que as coisas ocorrem na sociedade e principalmente em como medir seus impactos de uma maneira confiável, robusta e que principalmente tenha relevância local. “ Vivemos na era da informação onde as decisões necessitam ser tomadas de forma rápida e efetiva. Além de ter uma abrangência regional e atualizada, com o Iper entregaremos um instrumento à sociedade catarinense para auxiliar na  tomada de decisões”, destaca Zulauf. Além da divulgação por região, a Facisc ainda planeja a aplicação do índice nas microrregiões das 12 regionais da Federação. “Queremos ter ainda mais detalhes”.

Para que serve o Iper/SC?
Segundo o economista Leonardo Alonso Rodrigues o Iper-SC auxiliará no planejamento e tomada de decisões para o setor empresarial, e para o setor público servirá como acompanhamento e monitoramento da evolução  da economia local, para a mensuração dos impactos de investimentos, intempestividades e seus resultados sobre a economia local, também servirá para atender às associações empresariais (ACIs) com informações de abrangência local, e poderá ser utilizado como referência em todas as regiões de Santa Catarina.

Acesse AQUI o IPER-SC

Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) lança Vertical Varejo

A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) lança uma nova vertical para aproximar lojistas, startups e grandes empresas de tecnologia com foco em varejo. A iniciativa tem parceria com a Almeida Junior, maior empresa de shoppings centers do Sul do Brasil.  O grupo é a 13ª vertical de negócios da ACATE, que tem como objetivo fomentar a inovação por meio da tecnologia nos diferentes segmentos econômicos. O evento de inauguração ocorre no dia 19 de fevereiro, no Centro de Inovação ACATE — Primavera. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por este link.

 

A Vertical Varejo tem como foco acelerar a digitalização do setor ao unir diferentes pontas do varejo com empresas de tecnologia. Para Daniel Leipnitz, presidente da ACATE, “a vertical irá facilitar a identificação de novos problemas do varejo que a tecnologia pode resolver, abrindo novas oportunidades para empresas e comerciantes”, comenta.

Nesse novo cenário de economia do Brasil, muitas empresas ainda precisam se reinventar para sobreviver no mercado. Mais do que nunca, os consumidores têm buscado produtos com valor agregado e empresas que investem nas experiências de compra, eficiência nos processos e que oferecem as facilidades do universo digital aos seus clientes “É preciso inovação para o setor crescer mais nos próximos anos e temos certeza que a vertical irá facilitar esse processo”, complementa Leipnitz.

A iniciativa irá operar da mesma forma que as outras verticais da associação, trazendo eventos e discussões sobre o setor. Ela já surge com o apoio de um grande patrocinador, a Almeida Junior. Para a superintendente de marketing corporativo da companhia, Monique Campos, o desejo da instantaneidade, da comodidade e as mudanças de comportamento do consumidor e do próprio consumo têm levado o varejo a investir em outras áreas, principalmente, na de tecnologia. “A Almeida Junior já criou in house o AJ.LABS (Núcleo de Inovação de Experimentação) e, agora, vai compartilhar experiências e incentivar o segmento de tecnologia a apostar em novas ferramentas voltadas para o varejo, sendo sponsor da Vertical Varejo”, comenta.