Comércio projeta contratação de temporários em Santa Catarina: índice chega a 35,5%

É agora no último trimestre do ano que o mercado abre o período de contratações até dezembro, para atender as demandas com as vendas de final de ano e da temporada de verão 2018/2019.

Para 35,5% dos empresários a previsão é de ampliação do quadro de funcionários, conforme aponta a pesquisa: Trabalhadores temporários no comércio – Temporada de Verão de 2019, realizada pela Fecomércio SC com 406 empresas em sete cidades  catarinenses.

A previsão que entre outubro de 2018 e fevereiro de 2019, deve ser criada no comércio catarinense duas mil vagas temporárias formais e mais 5,5 mil no setor de serviços. O número é próximo ao da temporada 2018, quando se observou a criação de 1.254 vagas no comércio e 5.303 nos serviço, segundo o CAGED.

Para o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, este ano o cenário vem se desenhando mais estável e com cautela por parte dos consumidores e empresários na hora de contratar, mas pondera que as contratações são importantes, ainda mais quando há a possibilidade de efetivação desse trabalhador temporário para todo o ano.

“Aumenta os níveis de emprego na economia, dá oportunidades para jovens adquirirem mais experiência no mercado de trabalho e também movimenta mais recursos na economia, por meio da maior circulação de dinheiro na economia”, ressalta o empresário.

A pesquisa apontou que 71,4% dos empresários irão contratar o mesmo número de trabalhadores temporários que no ano passado, a média de funcionários também apresenta indicador estável, em 2017 foi de 2,95 por empresa e em 2018 a projeção é de 2,92 confirmando o cenário de estabilidade nas contratações.

Pesquisa

 

Fonte: Fecomércio SC

Dennis Li Valle será o novo presidente da Acirne

A Assembleia Geral Ordinária ocorrida na tarde de terça-feira, 29, na Associação Empresarial de Rio Negrinho – Acirne, proporcionou aos participantes o conhecimento das ações realizadas, a prestação de contas da gestão de Eliete Adriani da Cruz e eleição dos membros da diretoria e conselho superior que assumem a partir de janeiro de 2019.

O consultor regional do Planalto Norte, Adriano Hüebner, apresentou as atividades que ocorreram durante a gestão englobando diversas áreas como: representatividade política; capacitações; núcleos setoriais, multissetoriais e temáticos; responsabilidade social, a participação dos jovens na entidade entre outros.

Eliete enalteceu em sua gestão todo o trabalho com os núcleos, conselhos, o fortalecimento da Acirne e as parcerias. “Agradeço a todos que durante este período participaram deste movimento associativista buscando soluções em conjunto e ampliando as ações e a representatividade. Foram muitas atividades ao longo dos meses, assim como os 40 anos, em que foi possível reviver toda a história com os ex-presidentes que foi muito gratificante”, destaca.

Dennis Li Valle é graduado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas, São Paulo/SP e pós-graduado em gestão de negócios pela Fundação Dom Cabral, Curitiba/PR. Está no Grupo Volta Grande desde 2009 e atualmente é diretor. É integrante do conselho deliberativo e agora assumirá a partir de janeiro de 2019 a presidência da Acirne. Ele ressaltou a importância da participação de todos. “O objetivo é contribuir e obter a maior participação possível para ampliar ainda mais o associativismo e crescimento de todos juntos. O objetivo é a construção de propostas de melhorias e soluções em que todos possam participar, destacando a parceria, união e não a concorrência”, enaltece.

Os novos integrantes do conselho deliberativo são:

Dennis Li Valle – Presidente

Eliete Adriani da Cruz

Germano Basso Júnior

Ademir Manoel dos Santos Filho

Helmut Weihermann

Camila Münch

Felipe Kmieck

Antônio Oliveira Gomes Filho

Casciane Antunes

Kilian Schroeder

Francisco Ferreira

Hugo Rodolfo Binder

Tania Regina Liebl Kögler

Felipe Fleischmann

Rene Lampe.

Desafio dos governos eleitos é pacificação e controle de gastos, avalia FIESC

A pacificação do país deve ser a prioridade do presidente eleito, Jair Bolsonaro, na avaliação da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). Para o presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar, daqui para frente é necessário colocar em prática o discurso convergente feito após o anúncio do resultado da eleição, na noite de domingo (28). “Agora é preciso governar para todos e buscar a melhor forma de gerar riqueza, empregos e renda. O momento deve ser de busca dos objetivos comuns e de adotar postura de estadista para colocar em prática as promessas de campanha feitas ao eleitor, que deixou muito clara a sua expectativa de mudança na forma de fazer política”, avalia.

Para Aguiar, tanto no plano nacional quanto no estadual, os compromissos assumidos por Jair Bolsonaro e por comandante Moisés, com a redução do tamanho do Estado e o controle dos gastos públicos, abrem a perspectiva de dar maior ritmo à retomada da economia.

“Comandante Moisés, em evento na FIESC, mostrou-se favorável à livre iniciativa e aberto ao diálogo com o setor produtivo”, lembra Aguiar, referindo-se ao encontro promovido pelo Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM). “As entidades empresariais veem isso com muito bons olhos e fazem questão de contribuir com propostas para o desenvolvimento do Estado”, acrescenta.

No encontro com o COFEM, o então candidato recebeu a Carta da Indústria, com as propostas do setor para a gestão do Estado, e assumiu os compromissos de não elevar os impostos e trabalhar pela melhoria da infraestrutura, prioridades apontadas por diversas entidades empresariais. “Estes são compromissos que animam o setor produtivo, pois geram um ambiente mais favorável à produção, permitindo que o segmento empresarial faça a sua parte pelo crescimento da economia e a criação de novos postos de trabalho”, conclui.

 

Fonte: Fiesc

Categoria “Melhor Atendimento” com inscrições prorrogadas

A categoria “Melhor Atendimento” da 4ª edição do Prêmio Klaus Schumacher está com inscrições prorrogadas. O término das inscrições será dia 21/10, porém esta categoria específica segue com inscrições até o dia 06 de novembro.

O Prêmio Klaus Schumacher é organizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores com o apoio da Associação Empresarial de Rio Negrinho – Acirne e devido a grande participação, a comissão organizadora decidiu prorrogar a data para oportunizar ainda mais participações. Esta categoria em específico irá premiar a empresa com o melhor atendimento em Rio Negrinho e a forma é por meio de votação popular no site premioks.org.br

Edital de abertura para processo seletivo Conselho da Comunidade

A Presidente do Conselho da Comunidade, Eliete Adriani da Cruz, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Estatuto Social, torna pública a realização de Processo Seletivo Simplificado, que será regido pelas normas estabelecidas no Edital, para a contratação de um profissional de Psicologia, para atuação junto ao Conselho da Comunidade da Comarca de Rio Negrinho.

As inscrições serão recebidas exclusivamente pelo e-mail [email protected], do dia 11 de outubro ao dia 22 de outubro, devendo ser observadas as condições do edital. Não serão aceitas inscrições fora de prazo e horário. A inscrição do candidato implicará o conhecimento prévio e a tácita aceitação das presentes instruções e normas estabelecidas no edital. As inscrições serão gratuitas por não haver despesas decorrentes do processo seletivo.

Edital disponível em: https://goo.gl/Dwq38j

Encontro esclarece dúvidas sobre a implantação da Junta Digital

Contadores e empresários estiveram reunidos na manhã de quinta-feira, 11, na Associação Empresarial de Rio Negrinho – Acirne, para conhecer sobre o novo procedimento da Junta Digital, que será implantado a partir de janeiro de 2019 em todo o Estado de Santa Catarina.

O encontro serviu para esclarecer dúvidas sobre o novo processo de trabalho e apresentar o cronograma de ações, que visa principalmente desburocratizar o sistema, torná-lo mais ágil, moderno e sustentável, visto a diminuição da utilização de documentos físicos.

Atualmente alguns serviços são realizados por meio eletrônico, que ainda há necessidade de utilizar o papel. Mas a partir do ano que vem, o processo se torna totalmente digital na maioria dos serviços, ainda com algumas exceções como procurações, emancipações e registro de assembleias. A Junta Digital quer também acelerar processos.

Adriana Duffeck, analista técnica e responsável pela Junta Comercial de Rio Negrinho, esclareceu os principais pontos sobre o novo procedimento. No município, em 2017 foram analisados 111 processos em 1047 livros. Já neste ano até setembro, foram 295 análises em 890 livros.

Até o final de 2018 ocorre todo o período de adaptação, para que a partir do ano que vem, inicie o funcionamento, que será por meio do site www.jucesc.sc.gov.br Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3644-2131.

Vários serviços poderão ser requisitados pela internet, no site da Prefeitura

Prestar serviços ao cidadão de forma mais ágil, transparente e sustentável. Com essa visão, a Prefeitura de Rio Negrinho está ampliando seus investimentos em governança digital, desburocratizando processos e usando a tecnologia a seu favor. Para isso, vem inovando seus processos e ampliando os canais de comunicação com a comunidade.

Com uma visão focada na inovação, o prefeito Julio Ronconi sempre destacou a necessidade de investimentos em tecnologia. E diante disso, projetos para transformação da Prefeitura de Rio Negrinho em modelo de governo digital estão ganhando forma “Parte destes processos estão na digitalização de vários serviços, os quais estão disponíveis no site da Prefeitura de Rio Negrinho”, explica ele, ressaltando que no Portal do Cidadão, contadores, engenheiros, corretores, cidadãos e organizações em geral que necessitam de serviços da Prefeitura, podem ter acesso há vários atendimentos sem sair de casa. “Serviços que antes exigia-se a abertura do pedido pessoalmente no setor de protocolo, agora podem ser feitos através da internet”, ressalta Julio. O processo seguirá um roteiro online, e para muitos pedidos o contribuinte não precisará comparecer na Prefeitura, ele será totalmente digital.

Entre os vários novos serviços, um comparativo de melhoria é em relação à emissão do Alvará Eventual. Antes, era necessário que o contribuinte fosse até vezes na Prefeitura para continuidade dos trâmites e retirada final do Alvará. Agora com o processo correndo online, ele precisará vir somente uma vez para retirar o documento final. Os trabalhos estão sendo coordenados pelo setor de Tecnologia em conjunto com vários técnicos da Prefeitura, das áreas Tributos, Planejamento e Meio Ambiente, Protocolo e RH.

Conforme Julio, é necessário utilizar a tecnologia para aprimorar o atendimento aos cidadãos, inovando em diversas áreas do governo, e buscamos colocar Rio Negrinho entre os principais municípios do Brasil na questão de governo digital. “O trabalho esta no início, em breve novos serviços estarão disponíveis”, adianta ele. Dúvidas, sugestões, erros podem ser tratados através do email s[email protected]

As formas de Acesso ao novo Portal do Cidadão:

– Através do link PORTAL DO CIDADÃO no site oficial da prefeitura www.rionegrinho.sc.gov.br

– Acessando diretamente rionegrinho.atende.net – Autoatendimento

Alguns dos principais serviços que estão disponíveis online:

– Emissão de Alvará de Localização

– Emissão de Alvará Eventual

– Pedido de Alvará Sanitário

– Emissão de Certidões Negativas

– Emissão de guias de IPTU/ISS/Guias diversas

– Pedido de Baixa de Empresa

– Consulta de Viabilidade para Abertura de Empresa

– Consultas de Viabilidade de Construção

– Consulta de Viabilidade de Desmembramento

– Consulta Prévia de Edificações

– Pedido de Foto Aérea Urbana e Rural

– Solicitação de 2a Via de Alvará

– Solicitação de 2a Via de Habite-se

– Certidão de Inscrição Mobiliária

– Certidão de localização de Imóveis

– Consulta de Viabilidade de Desmembramento

– Consulta Prévia de Edificações

– Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU)

– Requerimento de atendimento da Defesa Civil

– Requerimento de atendimento de Iluminação Pública.

Fonte: Prefeitura de Rio Negrinho

Segundo turno é momento para aprofundar debate sobre propostas e pacificar o país, defende FIESC

O segundo turno das eleições representa oportunidade para que o País e Santa Catarina aprofundem o debate sobre as propostas para os próximos governos federal e estadual, avalia a Federação das Indústrias (FIESC). “A discussão precisa ser feita com coragem, deixando a superficialidade de lado, para que a partir de janeiro os escolhidos possam fazer efetivamente as mudanças que o eleitor pediu”, defende o presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar. “Mas o debate deve ser realizado com tranquilidade, sem radicalismo ideológico ou ataques pessoais, com gestos claros para o início da pacificação do País, que está dividido”, completa.

Os candidatos ao governo do Estado serão convidados a participar da reunião de diretoria da FIESC, no dia 19 de outubro, anuncia Aguiar. “Será uma importante oportunidade de interação entre o setor industrial e os candidatos. A Carta da Indústria, que traz  as contribuições da nossa entidade, tem a não elevação da carga tributária como uma das principais prioridades. Mas, mais do que isso, esperamos que o próximo governador avalie nossas sugestões e desenvolva uma política industrial que permita ao setor contribuir cada vez mais com o desenvolvimento do Estado, pois o bom desempenho da indústria movimenta toda a economia, gera empregos e impostos. Enfim, melhora a vida de todos os catarinenses”, diz Aguiar.

No plano nacional, um debate mais profundo sobre as reformas que precisam ser feitas é fundamental para que o próximo presidente tenha a legitimidade necessária para colocá-las em prática. “O País tem quase 13 milhões de desempregados, a recuperação em curso é lenta e o câmbio ameaça a inflação e a manutenção dos juros nos níveis atuais. Tudo isso reforça a urgência de um profundo ajuste fiscal, com corte de despesas e reformas estruturais, como a tributária, que deve começar pela simplificação do sistema. Um ambiente de maior tranquilidade será fundamental para alcançar esses objetivos”, finaliza Aguiar.

 

Fiesc

Jonny Zulauf prestigia lançamento do Observatório Social Estadual

Signatária do Movimento ODS Santa Catarina, a Facisc marcou presença nesta segunda-feira (01/10) no lançamento do Observatório Social Estadual que terá como objetivo fiscalizar os atos de governo e o uso do dinheiro público pelos membros dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Representando a entidade, o presidente da Federação, Jonny Zulauf, prestigiou o evento e manifestou o apoio do Sistema Facisc à iniciativa estadual e enaltecendo o pioneirismo catarinense.

“Temos como uma de nossas bandeiras, lutar por uma gestão pública mais eficiente, e o lançamento do OSB é algo extraordinário que já existe no primeiro mundo. Por isso estimulamos para que a gestão pública tenha esse apoio crítico, para que possa melhorar, tirar equívocos e até mesmo apontar eventuais irregularidades. O Observatório será sem dúvida uma grande contribuição aglutinando os exemplos que serão colhidos em todo e Santa Catarina se destaca em várias associações voluntárias e associativistas como esta”, destacou.

A entidade catarinense vai fazer parte do Sistema de Observatórios Sociais do Brasil. Conforme o presidente da rede, Ney Ribas, o sistema conseguiu gerar uma economia superior a R$ 3 bilhões, nos 16 estados em que atua.

A ideia de criação de um instituto de indicadores da gestão pública como o OSB foi lançada pela primeiras vez em 2004 na convenção da CACB em Caruaru, no Pernambuco, mas só em 2006 foi criado o primeiro Observatório Social, em Maringá, no Paraná.

O lançamento da sede catarinense tem, entre os objetivos, ampliar e fortalecer as ações dos observatórios no Estado. “Todo cidadão pode e deve cuidar daquilo que é dele e o Estado e os municípios pertencem a todos nós. Por isso, queremos contribuir para a eficiência da gestão pública”, afirmou o presidente da rede, Ney Ribas.

O evento contou com a presença de lideranças empresarias e de entidades de classe.

Facisc

Rodovias estaduais têm aporte de R$ 93,9 mi, mas carecem de conservação corretiva e manutenção preventiva

Apesar de terem recebido investimento de R$ 93,9 milhões de 2016 a 2018, boa parte das rodovias estaduais catarinenses carecem de manutenção estrutural e rotineira, que garanta fluidez do trânsito e segurança aos motoristas. As informações integram levantamento feito pelo engenheiro Ricardo Saporiti para a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) com base em contratos firmados pelas superintendências do Deinfra e as Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs), no triênio, para realização de serviços de limpeza, conservação, sinalização, roçadas, tapa-buracos, restauração de pistas e revestimento primário. Os dados, extraídos do portal www.transparencia.sc.gov.br, foram apresentados em reunião da Câmara de Assuntos de Transporte e Logística da Federação, nesta quarta-feira (26), em Florianópolis. Clique aqui e veja os dados completos.

Apesar do aporte de recursos, levantamento feito “in loco” em aproximadamente 37% da malha rodoviária estadual revela que por falta de conservação e manutenção, há diversas estradas apresentando afundamentos, desagregação e recalques do pavimento, buracos no revestimento asfáltico, trilha de roda na capa asfáltica, trincamento do pavimento e sinalização precária.

O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, salienta que os estudos realizados pela entidade têm o objetivo de fornecer subsídios para sensibilizar o governo e as lideranças políticas para a necessidade alocação de recursos para a execução das imprescindíveis obras e serviços de manutenção e conservação rotineira na malha estadual. “A FIESC sempre defendeu a manutenção preventiva das rodovias para evitar a necessidade das chamadas operações tapa-buracos”, diz. Ele também observou que estudos técnicos mostram que para cada US$ 1 que deixa de ser aplicado em manutenção corretiva e conservação de rodovias, serão necessários de US$ 3 a US$ 4 de investimento na restauração.

Ponderando-se que os 8,3 mil quilômetros da malha rodoviária estadual tenham um valor patrimonial estimado em R$ 20 bilhões, deduz-se que o estado catarinense investiu nos últimos dois anos e meio somente o montante médio anual de 0,20 % do valor patrimonial em conservação corretiva e manutenção preventiva e periódica das estradas, destaca o estudo. “O valor é significativamente reduzido para manter o patrimônio, acarretando, dessa forma, a exigência de se aplicar valores elevados para realização de obras e serviços de recuperação da base, drenagens profundas, fresagens, capa asfáltica, acostamentos e sinalizações com o objetivo de revitalizar a malha rodoviária, como está ocorrendo atualmente”, avalia Saporiti.

Porto de São Francisco: durante a reunião, o presidente do Porto de São Francisco do Sul, Luiz Henrique Furtado, disse que a perspectiva é dobrar a movimentação de cargas até 2030. Segundo ele, essa previsão refere-se ao complexo formado por São Francisco e Itapoá. “Temos trabalhado para melhorar as condições e em junho do ano que vem o porto vai dar um salto de dez anos”, afirmou Furtado, observando isso se deve às obras em curso.

Furtado destacou ainda que há uma série de investimentos previstos para os próximos anos para atender as mudanças do segmento portuário mundial. Entre eles estão: dragagem e manutenção do canal interno, externo e bacia de evolução, dragagem de aprofundamento, derrocagem de rocha do berço 101 e canal de acesso interno, estudo de profundidade continuada, pavimentação de pátios e vias internas, construção de armazém e aquisição de equipamentos para operações portuárias. “Os portos estão cada vez mais competitivos. Nossa tarefa é de muita responsabilidade como gestor. Os navios foram aumentando de tamanho e para receber esse tipo de embarcação é necessário fazer um aprofundamento do canal”, concluiu.

 

Fonte: Fiesc