Facisc envia aos parlamentares posicionamento sobre paralisação dos caminhoneiros

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) enviou nesta quarta-feira (23/05) ofício aos deputados federais, senadores e ao presidente da república, manifestando posicionamento em nome da classe empresarial sobre a paralisação dos caminhoneiros.

A seguir o texto divulgado no documento:

 

Prezado Parlamentar,

A FACISC tem recebido manifestações de empresas relatando problemas com a mobilidade de cargas e de pessoas, em função do movimento dos caminhoneiros, que estão bloqueando rodovias, como forma de protesto contra a política de preços da Petrobras.

No momento atual a paralisação é mais um duro golpe na competitividade das empresas e motivo de maior encolhimento da arrecadação tributária.

Como resultado haverá impacto direto no fluxo de produção, comprometendo a conservação de produtos perecíveis, o cumprimento de prazos contratuais, o atraso no abastecimento do mercado interno, entre outros prejuízos.

Independentemente do mérito das reivindicações, as manifestações não devem prejudicar a mobilidade de pessoas e cargas, o que é especialmente grave em todos os sentidos.

A FACISC é solidária a todo e qualquer tipo de manifestação na sua íntegra, desde que pacífica e ordeira, sem o bloqueio de rodovias, respeitando sempre a cláusula constitucional que concede a todo cidadão o direito de ir e vir.

Esperamos que governo e caminhoneiros cheguem a uma rápida solução ao impasse, para evitar vultosos prejuízos à economia do País, devido aos bloqueios de rodovias que rapidamente trazem implicações para toda a sociedade.

Solicitamos que a União e nossos Parlamentares Federais façam uma revisão completa na tributação federal sobre o preço dos combustíveis e que revejam a política adotada pela Petrobras.

 

Jonny Zulauf

Presidente

Comissão da Câmara aprova por unanimidade Empresa Simples de Crédito

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados, que analisa as alterações na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, aprovou nesta terça (22), por unanimidade, parecer do deputado Otávio Leite. Entre as principais alterações estão a criação da Empresa Simples de Crédito (ESC) e o fim do duplo regime tributário (ICMS e ISS). A matéria segue para apreciação de Plenário. “A aprovação é resultado de intenso trabalho que o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, vem realizando junto com a Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas”, afirmou o deputado Jorginho Mello.

“A ideia de Empresa Simples de Crédito resgata o princípio do crédito no município administrado pelo cidadão com recursos próprios, que pode emprestar o seu dinheiro no clássico sistema do olho no olho e fio do bigode. Emprestar para quem ele conhece, que tem família e trabalha na localidade. Esses são os pagadores mais pontuais”, explica o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

A Empresa Simples de Crédito (ESC) vai facilitar e estimular o acesso e a oferta de crédito para micro e pequenas empresas. De acordo com a proposta, a ESC poderá realizar operações de empréstimo, financiamento e desconto  de títulos de crédito perante  pessoas jurídicas,  exclusivamente com recursos próprios. A ESC seria remunerada somente pela taxa de juros cobrada, não se admitindo a incidência de quaisquer outros encargos, mesmo sob a forma de tarifas.

A proposta prevê também o fim do limite para recolhimento de ICMS e ISS acima de R$ 3,6 milhões. A sistemática adotada na última alteração do Simples Nacional abriu a possibilidade das empresas cumprirem suas obrigações na forma de dois regimes tributários diferentes, o que gera complexidade na contabilidade. A mudança permite que todos os tributos sejam recolhidas na forma do Simples

Outra mudança é o Inova Simples, que trará menos burocracia para a formalização de startups e outras iniciativas inovadoras. Tanto a formalização quanto a baixa da empresa poderá ser feita pelo Portal do Empreendedor, a partir de uma auto declaração de baixo risco e a geração de CNPJ será automática.

Fonte: Sebrae

Sessão solene comemora 40 anos da Associação Empresarial de Rio Negrinho

No dia 07 de agosto, a Acirne comemora os seus 40 anos de fundação e será homenageada em sessão solene promovida pelo Poder Legislativo na Sociedade Musical de Rio Negrinho. Por iniciativa do deputado estadual Silvio Dreveck, a solenidade acontecerá no dia 28 de junho, às 19h. Com base no associativismo, a Acirne reúne as mais importantes empresas do município tornando ao longo destes anos um exemplo de comprometimento e progresso dentre as ações desenvolvidas e lutas em torno da melhoria em diversos aspectos, resultando no crescimento empresarial. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3644-2131.

Conscientização marcou o Feirão do Imposto

No sábado, 19, aconteceu em mais de 100 cidades do país o Feirão do Imposto. Em Rio Negrinho a campanha de conscientização foi realizada pelo Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Empresarial de Rio Negrinho e contou com a participação de mais de 250 pessoas. Com tema “Pague 2, Leve 1”, a ação comercializou gasolina (1.700 litros) e chopp com redução do imposto.

O objetivo de conscientizar sobre o quanto de impostos são pagos foi atingido e segue nos trabalhos do Núcleo. A campanha reivindica menos discursos e mais eficiência no uso do dinheiro público, pois atualmente um brasileiro trabalha cerca de 150 dias ao ano para pagar tributos.

Prefeitura faz diagnóstico socioambiental de Rio Negrinho

A Prefeitura de Rio Negrinho, em parceria com o Consórcio Intermunicipal Catarinense (CIMCATARINA), está elaborando o Diagnóstico Socioambiental do município de Rio Negrinho. O diagnóstico é um estudo que envolve diferentes etapas de levantamentos e coleta de dados, que fornece um “retrato” das condições ambientais e sociais de uma área de interesse, como, por exemplo, de um município.

Esse estudo tem como objetivo relatar a atual situação e a identificação da área urbana consolidada do Município por meio de um documento técnico contendo também as áreas de relevante interesse ecológico e de risco ambiental, conforme recomendações do Ministério Público.

O trabalho apresentará os principais elementos da área de interesse de modo a subsidiar ações para o desenvolvimento urbano e regional em consonância com as legislações vigentes e as áreas de ocupação consolidada poderão (em alguns casos) ter a faixa de preservação reduzida de 30 para até 15 (quinze) metros. Este levantamento será realizado durante todo o ano de 2018 e o diagnóstico deverá ser concluído em 2019.

Acompanhados pelos fiscais de obra da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, a equipe técnica, formada por profissionais das áreas de direito, arquitetura e urbanismo, geologia, biologia, engenharia ambiental, engenharia sanitária e engenharia florestal, está realizando a coleta de dados em campo, verificando os cursos d’água – reambulação da hidrografia do município. “Desta forma, pedimos a colaboração da comunidade para que permitam o acesso dos técnicos nos imóveis em que se fizer necessário sua entrada”, ressalta a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Marlete Schroeder.

Fonte: Prefeitura de Rio Negrinho

Novos pontos de arrecadação “Eu ajudo na lata”

Ajudar na lata nada mais é do que promover acessibilidade e sustentabilidade de um jeito simples, apenas juntando os lacres de latinhas de alumínio e entregando nos pontos de arrecadação da Unimed.

Desde o seu lançamento, “Eu ajudo na lata”, já promoveu acesso a diversas pessoas que precisam de uma cadeira de rodas para locomoção. Por isso, essa ação tem atraído cada vez mais participantes em uma corrente solidária com foco no próximo e no planeta.

A Unimed Planalto Norte faz essa campanha em parceria com o Rotary Club de São Bento do Sul. Para participar, há novos pontos de coleta. Confira:

 

– Minersol Supermercados (Rua Jorge Zipperer, 200, Centro)- Rio Negrinho

– EEB Pref. Carlos Zipperer Sobrinho  (Rua Hans Dieter Schimdt, 300 – Centenário) – São Bento do Sul

– EEB Frederico Fendrich (Rodovia SC 280, 785 – Serra Alta) – São Bento do Sul

– Shopping Zipperer (Rua Barão do Rio Branco, 197 – Centro) – São Bento do Sul

– Mercado Alto da Serra (Rua Conrado Liebl, 3525, Serra Alta) – São Bento do Sul

– Restaurante Sandori (Av. Dom Pedro II, 45 – Centro) – São Bento do Sul

– Dejalma Lanches (Rua 25 de Julho, 54 – 25 de Julho) – São Bento do Sul

– Lanchonete Estação (Rua das Neves, 2130 – Serra Alta) – São Bento do Sul

– Blu Dog (Av. Dom Pedro II, 187 – Centro) – São Bento do Sul

– Sede Unimed Planalto Norte (Avenida Dom Pedro II, 373, Centro) – São Bento do Sul

– CAL – Clínica do Aparelho Locomotor (Avenida Dom Pedro II, 368, Centro) – São Bento do Sul

– Filial Unimed Rio Negrinho (Rua Theodoro Junctum 130, Centro) – Rio Negrinho.

Mais de 6,6 mil profissionais participam da Expogestão 2018

A Expogestão 2018 reuniu neste ano, em Joinville, cerca de 6,6 mil participantes que circularam nos ambientes do Congresso, Workshops, Feira e eventos paralelos – um crescimento de 10% em relação ao ano passado. Em sua 16ª edição, o evento discutiu, de 8 a 10 de maio, temas como inovação, cultura de gestão, liderança, comportamento, impacto da transformação digital nos negócios, futuro do trabalho, novas tecnologias, tendências políticas e econômicas, saúde e bem-estar.

Presidente da Comissão Organizadora da Expogestão 2018, o empresário Giuliano Donini diz que o evento atingiu, pelo terceiro ano consecutivo, patamares de circulação de público considerados ideais para garantir a recepção dos participantes com a qualidade e o conforto propostos pela organização. “Nosso foco é garantir uma programação de qualidade, primando sempre pela satisfação de quem participa da Expogestão. A motivação da organização é justamente conseguir cumprir esse objetivo e, nesta edição, mais uma vez, trouxemos a densidade de conteúdos e as reflexões que o público espera, com uma temática coerente, útil e conectada ao dia a dia das empresas”, diz.

Neste ano, 14 palestrantes – cinco deles internacionais – trouxeram à tona discussões multidisciplinares e compartilharam suas experiências, boas práticas e ensinamentos com os visitantes de 138 municípios de oito estados. O Congresso contou com 2.050 inscrições individuais, que permitiram a 2,5 mil pessoas acompanharem as plenárias graças ao benefício da transferência de titularidade da credencial.

Além das palestras do Congresso, 55 Workshops garantiram a mais de 2,1 mil pessoas o acesso gratuito a conteúdos qualificados ministrados por patrocinadores, apoiadores e parceiros da Expogestão. Consolidada como uma das mais expressivas e relevantes programações voltadas ao mundo corporativo, a Expogestão foi o palco também de diversos eventos paralelos, entre eles o tradicional Encontro Estadual da Facisc, o 2º Seminário Cidades que se Reinventam e o 26º Meetup Startup SC.

De acordo com Alonso Torres, presidente da Ópera Eventos Corporativos, empresa realizadora da Expogestão, o objetivo de conectar pessoas e conteúdos com a realidade das empresas e dos profissionais e os seus desafios foi cumprido. “O retorno que temos recebido é da grande satisfação dos participantes com toda a programação e isso nos deixa extremamente felizes porque esse é nosso propósito. O desafio para o próximo ano é manter a programação adequada para o cenário de inovação e evolução”, diz.

Boa Vista SCPC comemora aprovação do projeto de lei parlamentar do Cadastro Positivo

A Boa Vista SCPC comemora a aprovação, por parte da Câmara Federal, do PLP – Projeto de Lei Parlamentar 441/2017 que tornará automática a entrada de consumidores e empresas no Cadastro Positivo, modelo conhecido como opt-out, e que proporcionará muitos benefícios ao mercado brasileiro. Com a alteração da lei, o número de participantes deve saltar de sete milhões já cadastrados para 120 milhões de consumidores Pessoa Física e Pessoa Jurídica, dos quais cerca de 20 milhões serão de pessoas que atualmente não têm acesso ao crédito. 
 
Com a mudança da lei, que agora terá votação de destaques, para depois passar pela aprovação no Senado, e ser sancionada pelo Presidente da República, informações de pagamento de contas de serviços continuados, como as de água, energia elétrica, gás e telefonia, passam a ser consideradas no cálculo da pontuação de crédito (score). No modelo anterior, conhecido como opt-in, pessoas e empresas precisavam autorizar a inclusão no Cadastro Positivo. Com a mudança, todos serão automaticamente incluídos e, se desejarem, podem pedir para sair da lista de bons pagadores, a qualquer momento. 
 
Para Pablo Nemirovsky, superintendente de Serviços ao Consumidor da Boa Vista SCPC, a aprovação do PLP que incluirá de forma automática consumidores e empresas no Cadastro Positivo é um marco histórico para o desenvolvimento do mercado de crédito no país. Ele contribuirá para a democratização do crédito com concessões mais justas; permitirá o empoderamento da população não-bancarizada; estimulará a redução da inadimplência e, consecutivamente, dos juros praticados no mercado, e ainda ajudará na expansão do crédito, tanto para consumidores que possuem ou tiveram algum débito ativo, quanto para os que não têm histórico de crédito, e que hoje não têm a chance de ter crédito aprovado.
 
Também de acordo com o modelo aprovado, varejistas, bancos e financeiras e empresas de serviços continuados passarão a ter de compartilhar obrigatoriamente as informações de pagamento dos seus clientes com os birôs de crédito e empresas de inteligência analítica, como a Boa Vista SCPC, os responsáveis pelo Cadastro Positivo. Importante: pagamentos feitos à vista, tanto em dinheiro quanto no cartão de débito, investimentos ou poupanças não entram neste banco de dados, o que garante a privacidade das informações dos consumidores e empresas.
 
Segundo Nemirovsky, com o novo modelo de Cadastro Positivo a vida financeira dos brasileiros será melhor avaliada. “Um bom exemplo para entender seu funcionamento é compará-lo a um boletim escolar. Seu desempenho escolar é ou foi medido pelo seu boletim. Agora imagine que se durante um ano todas as suas notas foram maiores que oito com exceção de uma, que tirou quatro, e repetisse de ano somente por conta disso. Não parece justo, não é mesmo? Então, o Cadastro Positivo é o “boletim” da sua vida financeira, no qual ficam registrados os pagamentos que realizou, formando seu histórico de crédito. Desta forma, todas as contas que você paga contam a seu favor e podem te ajudar a conseguir mais crédito, mesmo que eventualmente você tenha ficado com o nome sujo”, finaliza.
Fonte: BOA VISTA SCPC

Expogestão debate transformação digital e novos negócios

As criptomoedas e a digitalização de processos são irreversíveis, mas seu potencial ainda precisa ser mais entendido e democratizado. Essa é a principal conclusão a que chegaram os debatedores da sessão Transformação digital e novos negócios, no Congresso da Expogestão 2018, em seu segundo dia. A democratização das moedas digitais foi abordada por Fernando Ulrich, economista, especialista de criptomoedas na XP Investimentos e conselheiro do Instituto Mises Brasil. Oliver Cunningham, sócio na área de Estratégia & Operações em Serviços Financeiros da KPMG, falou sobre novos mapas mentais, novos modelos de negócios. Ambos enfatizaram as vantagens das novas tecnologias no mundo dos negócios.

Para Fernando Ulrich, as criptomoedas representam uma evolução maior do que foi a própria internet. “Isso se dá, principalmente, pelo respeito à principal premissa do criador da bitcoin, o misterioso Satoshi Nakamoto, de estabelecer uma relação de confiança entre atores desconhecidos, sem a intermediação de bancos ou autoridades monetárias”, disse o palestrante.

Os três conceitos do ativo digital – replicação, descentralização e globalização – incentivam o comportamento honesto. “Em nove anos desde sua criação, a bitcoin não teve um caso sequer de corrupção”, exemplificou Ulrich. A globalização, especialmente, significa um grande potencial de inclusão financeira: “No Brasil, por exemplo, 55% da população têm acesso ao sistema financeiro. A utilização da criptomoeda é acessível mediante um simples aplicativo, baixável no computador, no tablet, no smartphone…”.

Para o economista, desintermediação é a palavra-chave: “A tecnologia das criptomoedas está forçando os bancos centrais a repensar suas regras, o que vai aumentar a inclusão financeira”.

 O mundo sendo reescrito

“Nós passamos da era da inovação. Nosso mundo está sendo completamente reescrito.” Assim começou a palestra de Oliver Cunningham, especialista em transformação digital. Esta “reescrita” do mundo, disse, é um imperativo: “As empresas e as pessoas têm desafios de hoje e de amanhã, pois as transformações são rápidas. E de nada adianta modernizar um setor ou um processo; é uma questão de mudar toda a estrutura, olhar o todo, pois novos comportamentos de clientes geram novas ofertas de produtos e de serviços”.

A rapidez das transformações pode ser exemplificada com criações da civilização moderna: enquanto o rádio levou 38 anos para atingir 50 milhões de pessoas, a TV fez o mesmo em 13 anos, a internet em dois, o Facebook levou alguns meses e o aplicativo Angry Birds precisou de cinco dias.

E onde as empresas costumam falhar na transformação digital? Cunningham responde, baseado em pesquisas: “Das consultadas, 83% disseram não conseguir aplicar as tecnologias no dia a dia; 30% se dizem incapazes de inovar. Só que, nos casos de falhas, geralmente os executivos focam na tecnologia, quando deveriam focar em seus problemas. Resolvendo-os, transformam-se”. Para o especialista, é preciso superar barreiras culturais e correr riscos: “Transformar é arriscar”.

Fonte: EDM LOGOS – Expogestão

Voz Única é destaque em encontro do Sistema Facisc na Expogestão

O associativismo catarinense esteve reunido em peso nesta quarta-feira (09.5), em Joinville na reunião do Conselho Diretor da Facisc, durante a Expogestão.

Na ocasião, os cerca de 150 representantes das Associações Empresariais de SC conheceram o os detalhes do da terceira edição do Programa Voz Única que mobilizará a sociedade catarinense em prol das necessidades do estado. “Queremos envolver cerca de 2 milhões de pessoas na cobrança pelas demandas de Santa Catarina”, destacou o presidente Jonny Zulauf.

O Voz Única busca unificar a voz da classe produtiva em torno das questões e bandeiras em prol do desenvolvimento econômico de Santa Catarina. O objetivo do projeto é levantar as reais necessidades e os entraves ao desenvolvimento econômico do Estado. Segundo o presidente da Federação, Jonny Zulauf, o objetivo é auxiliar os governantes e parlamentares na elaboração de seus planos de governo. “Com estes itens é possível avaliar as necessidades catarinenses na ótica empresarial”.

Ainda dentro do cenário político, o encontro também contou com a presença do presidente do TRE –SC, Ricardo Roesler, que enalteceu a iniciativa da Federação e apresentou a palestra “Os desafios da justiça eleitoral: como garantir a segurança da urna eletrônica e o combate às fake News”. “Queremos estar próximos para contribuir no que for possível com o Voz Única”, se colocou à disposição o presidente. “A escassez de vozes éticas na política atual é um desafio a ser cumprido. Ela não cabe apenas aos políticos e candidatos, mas cada cidadão”, completa.

No encontro também foi apresentado o Relatório de Sustentabilidade da Federação, o status da obra da nova sede, a Roda de Negócios e um panorama do setor do agronegócio que tem sofrido em relação as exportações de carne de frango e grandes perdas com o problema da Rota do Milho. “O problema do milho afeta o custo de produção, pois o valor aumenta em função do transporte que encarece em função dos longos percursos. A proposta era para trazer milho do Paraguai, mas ainda há entraves e enquanto isso os pequenos produtores são os que mais sofrem”, explicou vice-presidente do setor de agronegócio, Vincenzo Mastrogiacomo.

O presidente Jonny Zulauf finalizou o encontro ressaltando a importância das entidades do Sistema. “As associações são nossas parceiras de base, nossos pilares de base independente do tamanho, pois fazem a grande base dos nossos trabalhos. Estamos dinâmicos e fortes e os resultados estão sendo colhidos”, concluiu.

 

Fonte: Facisc