Facisc e Associações reúnem empresários para a primeira Roda de Negócios em SC

Empresários e empreendedores que desejam divulgar seus negócios, oferecer produtos e serviços, firmar acordos ou fazer relações estratégicas, terão a oportunidade de participar no dia 07 de junho da primeira Roda de Negócios catarinense.

Organizada pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), com o apoio das Associações Empresariais de São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre, o evento é uma oportunidade para os empresários oferecerem seus produtos e serviços, assim como, a possibilidade de firmar acordos e relações estratégicas.

Consolidado em Santa Cruz de La Sierra (Bolívia), o evento movimentou em 2017 ao todo US$ 205 milhões em intenções e negócios e contou com mais de 1.000 empresas participantes. “A Roda de negócios é a oportunidade que faltava para muitas empresas catarinenses se integrarem no mercado e crescer. Nossa expectativa é gerar muitos negócios, tanto para grandes, como para pequenas empresas que muitas vezes tem mais dificuldade de acesso ao mercado”,  explica o vice-presidente de soluções financeiras da Facisc, Uwe Stortz.

Será um dia inteiro aonde empresários de diversas regiões de Santa Catarina irão se reunir para trocar informações e experiências, desbravar novos mercados e encontrar novos parceiros para realizar negócios.

Cada reunião terá duração de 20 a 30 minutos e são planejadas através da programação de uma agenda elaborada em função de interesses de cada empresa. Fazendo uma analogia, uma Roda de Negócios funciona como uma “Bolsa de Ofertas e demandas” onde as empresas primeiramente se registram indicando sua oferta de produtos e serviços, projetos e oportunidades de investimento.

Entre as vantagens de participar da Roda de Negócios está a oportunidade de prospectar novos mercados a um custo reduzido; a possibilidade de fazer um autodiagnóstico das melhorias necessárias no produto para facilitar a entrada em novos mercados; a oportunidade de novos negócios; a otimização de tempo e recursos aplicados na prospecção e busca de novos negócios; a identificação de novos fornecedores ou de tronar-se um; e ampliação de networking.

Esta edição conta com o patrocínio da InterBrasil SC, SCRcred Cooperativa de Crédito, Cartórios de Protesto SC e Unimed Planalto Norte  e com o apoio da União Europeia por meio do programa de cooperação Al Invest 5.0, gerenciado pela Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo (CAINCO), Santa Cruz, Bolívia, cujo objetivo é promover o desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas em toda a América Latina.

 

Serviço: Roda de Negócios

Data: 07 de junho de 2018

Horário: das 9 às 18 horas

Local: Promosul – São Bento do Sul

Inscrições até 28 de maio de 2018, pelo site www.rodasdenegocio.com.br

Mais informações:  [email protected]  | 47 3631.0501

Facisc lança Programa Voz Única para as eleições de 2018

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) lançará na próxima quarta-feira, 9/5, a terceira edição do projeto Voz Única durante a Expogestão em Joinville. Na reunião da Federação onde estarão presentes cerca de 100 presidentes de associações empresariais do Estado, a Facisc vai mostrar as novidades para a edição deste ano.

 

O Voz Única busca unificar a voz da classe empresarial em torno das questões e bandeiras em prol do desenvolvimento econômico de Santa Catarina. O objetivo do projeto é levantar as reais necessidades e os entraves ao desenvolvimento econômico do Estado. Segundo o presidente da Federação, Jonny Zulauf, o objetivo da Federação é auxiliar os governantes e parlamentares na elaboração de seus planos de governo. “Com estes itens é possível avaliar as necessidades catarinenses na ótica empresarial”.

O Voz Única foi até a última edição um diagnóstico, mas para este ano contará com algumas mudanças. As novidades desta edição estarão por conta do monitoramento dos levantamentos feitos nas edições de 2010 e 2014 com ações que foram ou não realizadas e o engajamento da sociedade como um todo através da ampliação do projeto. “O Voz Única reúne os anseios da Facisc, das 146 associações empresariais, cerca de 80 mil empresários e consequentemente 2 milhões de eleitores, considerando todo engajamento em cadeia que ele proporciona”, destaca Zulauf.

A Facisc levantará uma série de ações e atitudes que precisam ser realizadas em nível federal e estadual para que Santa Catarina tenha a garantia do desenvolvimento socioeconômico nos próximos anos. As informações são divididas por área: infraestrutura, economia, reforma fiscal, reforma política, reforma trabalhista, saúde, educação, segurança pública e outros temas de interesse geral. O conteúdo será levantado junto às associações empresariais em toda Santa Catarina e líderes empresariais ligados à Facisc.

As informações levantadas são publicadas em uma cartilha que é apresentada e discutida com os políticos municipais, estaduais e federais. É um instrumento de informação e consulta também para a sociedade. A ferramenta reforça e amplia o posicionamento e as bandeiras defendidas pela Facisc e serve também como auxílio para os eleitores conhecerem os pleitos de cada região catarinense.

Edições passadas

A primeira edição do Projeto aconteceu em 2010. Foram levantados cerca de 1 mil itens que demostraram as necessidades catarinenses com a participação de mais de 100 associações empresariais. A segunda edição do levantamento contou com mais de 600 itens envolvem temas como segurança pública, saúde, infraestrutura, política e gestão, tributário, trabalhista, meio ambiente e agricultura, e educação.  Ao todo, 73 associações empresariais das 12 regiões do Estado mandaram suas reivindicações para compor o documento.

 

Fonte: Facisc

Feirão do Imposto acontece no dia 19 de maio

Com tema “Pague 2, Leve 1”, o Feirão do Imposto 2018 acontece no dia 19 de maio em mais de 100 cidades brasileiras e Rio Negrinho está inserida na campanha através do Núcleo de Jovens Empreendedores. O objetivo é mostrar ao consumidor, de modo prático, a realidade sobre o quanto a população paga em impostos e o quanto disso é destinado e bem empregado em ações para benefício público. Com ações de guerrilha, apresentando benefícios públicos pela metade, fazendo crítica à maneira como o dinheiro público é empregado, bem como obras abandonadas e feitas de qualquer jeito. Além dessas ações, alguns estabelecimentos comerciais mostrarão o valor do imposto pago em cada produto adquirido. Em 2017 o projeto atingiu 190 cidades do Brasil e envolveu 250 representantes e 700 pessoas diretamente engajadas. Foram mais de 150 ações por todo o País. A campanha vai reivindicar menos discursos e mais eficiência no uso do dinheiro público, pois atualmente um brasileiro trabalha cerca de 150 dias ao ano para pagar tributos.

Empresários reunidos com secretário de estado de Infraestrutura

Uma comitiva de empresários e representantes das entidades que coordenam a Campanha pela Revitalização da Serra Dona Francisca participaram na manhã desta quarta-feira, 02, de um encontro com o secretário de estado de Infraestrutura, Paulo França, e sua equipe. A vinda do secretário foi motivada pelos pleitos dos empresários quanto às melhorias na Serra Dona Francisca – SC 418. Antes de se reunirem em São Bento do Sul, no Serra Alta Hotel, a comitiva fez uma vistoria pela Rodovia, acompanhando os trechos mais críticos.

Já em São Bento do Sul, o presidente da Associação Empresarial (Acisbs), Jonathan Roger Linzmeyer, destacou que a campanha teve início a partir da união das Associações Empresariais do Planalto Norte – Acisbs, Acirne e Aciaca. “Porém, atualmente, a campanha tem recebido cada vez mais força e já conta com o apoio de diversas entidades representativas” disse. Linzmeyer acrescentou que, “o portal do Planalto Norte é a Serra Dona Francisca. Sabemos da importância nos aspectos do turismo e econômico, mas a questão da segurança dos usuários é fundamental. Precisamos salvar vidas”. Referindo-se que a média diária de acidentes é de dois a três na rodovia.

Para o presidente da Associação Empresarial de Joinville (Acij), Moacir Thomazi, a manutenção da rodovia não é algo tão complexo assim.  “Já aconteceram roçadas com apenados e acredito que essa possibilidade ainda exista. Quem usa com frequência a Rodovia presencia acidentes constantemente” destacou.

A presidente da Acirne, Eliete Adriani da Cruz, destacou que a campanha tem o objetivo de   principal de evoluir da fala para as ações. “Nós falamos, discutimos e não passamos para a ação propriamente dita. Esperamos sair daqui hoje conhecendo as ações que serão efetivamente realizadas. É uma rodovia importante para o escoamento da produção e é por isso que queremos discutir de uma forma respeitosa e diplomática. E acreditamos que assim atingiremos nossos objetivos” ressaltou.

Jonny Zulauf, presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), disse que a entidade apoia o desejo de todas as associações empresariais e isso tem sido endossado pelo Voz Única da Federação, que traz as reivindicações mais importantes de todo o estado, nas áreas de educação, infraestrutura e empresarial. “Um deles destacadamente é o trecho da Serra Dona Francisca. Além de uma referência econômica, empresarial e turística, é ainda, de ordem cultural, pois é ali que passou toda a história da nossa imigração”.

Além de falar de obras no contexto estadual, o secretário de infraestrutura, Paulo França, anunciou três ações imediatas de reparos na rodovia já a partir da próxima semana: melhorias na sinalização, roçadas e operação tapa-buracos.  Da sinalização será feita a verificação de todo o contexto, com a vistoria da equipe técnica da secretaria. A operação tapa-buraco e a roçada do trajeto também foram anunciadas com início no mês de maio.  “As primeiras ações serão focadas na segurança dos usuários da rodovia. Faremos um projeto básico para ter noção de custos para uma revitalização total”, disse. O secretário informou que, em viagem a Brasília já marcada, vai incluir a questão da revitalização da Serra Dona Francisca, com a busca de recursos junto ao Ministério de Turismo, como aconteceu com a Serra do Rio do Rastro.

“Nós temos um contexto de 5 mil km de rodovias pavimentadas e 1,2 mil km de rodovias não pavimentas e todas as questões de manutenção e concessão de rodovias ficarão dentro das oito superintendências existentes no Estado” contou.  França ainda disse, que dentro desse contexto, é que estão iniciando as três ações prioritárias.  “Já fizemos a projeção financeira para essas ações e vamos evoluir, dando continuidade com aportes financeiros mensais para manter a frequência necessária de manutenção”. Conforme ele, as superintendências vão ter o controle de todas as rodovias. Em 90 dias, a secretaria de Infraestrutura acredita estar com os prazos estabelecidos e as ações organizadas. O secretário contou que a região norte tem uma discussão judicial quanto à questão da licitação das roçadas, que está sendo encaminhamento. “Acreditamos que teremos essa situação resolvida até a próxima semana”.

Mesmo recebendo as notícias das primeiras ações do Governo do Estado, os representantes das entidades garantem que a campanha pela Revitalização da Serra Dona Francisca vai continuar. “Entendemos e claro, agradecemos o anúncio das primeiras ações, mas a campanha não cessa aqui. Estamos em busca de um objetivo maior, portanto, nossa cobrança vai continuar” destacou o presidente da Acisbs, Jonathan.

Concessão

Durante a apresentação, o secretário apresentou os aspectos gerais considerados no Programa de Investimentos da BR 208, onde estão inseridas a extensão da SC 418 e a SC 108, sendo o total do sistema rodoviário de 375,89 km, com prazo de concessão para 30 anos. O valor estimado é de R$ 0,17 por km, atingindo o valor de R$ 5,00 a R$ 6,00 por praça de pedágio.

Sinal de celular

Durante a reunião foi sugerido a inserção do item da telefonia celular na campanha. As entidades se comprometeram em iniciar uma discussão a respeito do tema.

Iluminação

O primeiro furto dos fios aconteceu há três anos, o segundo no ano passado e em abril levaram o que restou da fiação, segundo a equipe da secretaria. A Serra atualmente está sem nenhuma iluminação, que conforme a secretaria, para refazer terá um custo de R$ 400 mil.

Fonte: Acisbs

Expogestão 2018 abordará temas que vão de Comportamento a Transformação Digital

O atual do momento é de grandes mudanças e traz muitos desafios para as empresas e seus gestores. A transformação digital traz questões complexas para serem equacionadas, como uso das novas tecnologias, o futuro do trabalho e das profissões, novos modelos de negócios, novos mapas mentais, robótica, algoritmos, inteligência artificial, máquinas inteligentes, blockchain, moedas digitais, internet industrial, e tantas outras  que impactam diretamente os negócios. Temas que desafiam às empresas a compreender como isso afetará o futuro das organizações. Para entender o quadro de fundo dessas transformações, os modos pelos quais elas ocorrem e como as empresas podem aproveitá-las a seu favor, Joinville (SC) terá a 16ª edição da Expogestão, evento consolidado como um dos mais importantes encontros corporativos do Brasil.

Mudança. Futuro. Soluções. Estes três conceitos que balizam a determinação de aproveitar a transformação para alcançar objetivos, incluindo o de vencer ao mesmo tempo desafios dos séculos XIX, XX e XXI, serão abordados pelo embaixador Carlos Magariños na palestra de abertura da Expogestão 2018. Para ele, as soluções virão de instituições, porque o protagonismo do futuro está nas pessoas. Especialista em desenvolvimento econômico, relações internacionais e meio ambiente, Magariños é embaixador da Argentina no Brasil.

Robert Pearlstein, vice-presidente para Negócios Corporativos e Desenvolvimento Internacional da Stanford Research Institute (SRI), apresentará na Expogestão as tecnologias que estarão em breve no cotidiano das pessoas e também trará a reflexão e o aprendizado de pesquisa, desenvolvimento e inovação da SRI baseados na prática de negócios bem sucedidos, nos Estados Unidos e no mundo, provocando um repensar sobre o que é inovação hoje. A SRI tem sete décadas de atuação voltada para inventar um futuro no qual pesquisa e desenvolvimento fazem da inovação uma realidade em setores de ponta, para clientes como Google, Microsoft, Samsung, Apple, Chevron, Toyota, GM, Siemens, Ford, Nike, e agências como a NASA e a DARPA (Agência pesquisa em projetos de defesa). A assistente virtual Siri, do iPhone e tecnologias como o mouse, o HDTV, a impressora jato de tinta, os biomarcadores para drogas anticâncer, as plataformas tecnológicas para os carros autônomos fazem parte de seu portfólio.

Como os líderes, executivos e gestores podem se preparar para esse novo contexto, no qual a inteligência artificial terá um papel crescente, é o ponto de partida da palestra de Gijs van Delft, CEO do PageGroup Brasil, na Expogestão 2018. Com base em dados levantados pela empresa, líder global em recrutamentos especializados, Gijs indicará como profissionais que já estão no mercado de trabalho podem fazer a transição para carreiras e postos de trabalho que hoje não se sabe quais serão; e como as empresas podem se preparar para esse percurso, tão incerto quanto o destino.

Fernando Ulrich, especialista em criptomoedas do grupo XP e Oliver Cunningham, sócio de Estratégia e Operações de serviços financeiros da KPMG, são os protagonistas da Sessão Transformação Digital e Novos Negócios da Expogestão. Fernando irá explorar o mundo das moedas digitais e o que esta nova tecnologia disruptiva poderá impactar na economia e nos negócios. Oliver trará uma visão sobre os novos mapas mentais que surgem com as inovações, como, por exemplo, o blockchain, e por conta disto os novos modelos de negócios que estão surgindo.

Que mudanças estão acontecendo que levam as pessoas a repensar seus conceitos? Como as tecnologias digitais, tão onipresentes no cotidiano, impactam em toda a sociedade? Quais são os novos hábitos, formas de pensar e de aprender? Essas reflexões estarão na palestra de Marcos Piangers na Expogestão. O jornalista lança um profundo olhar sobre as relações – sociais, profissionais, familiares, neste mundo permeado pelas tecnologias digitais.

A Expogestão

A Expogestão 2018 ocorre entre 8 e 10 de maio na Expoville, em Joinville (SC).

Serviço

O quê: Expogestão 2018

Quando: 8 a 10 de maio

Onde: Complexo Expoville, na rua 15 de Novembro, 4315, bairro Glória, em Joinville (SC)

Novo núcleo de tecnologia da informação é formado na Acirne

Na última quinta-feira, 19, profissionais do setor de tecnologia da informação, estiveram reunidos na Acirne para conhecer mais sobre o Programa Empreender, as ações e formas de buscar soluções conjuntas. Agora a entidade conta com mais um núcleo: Tecnologia da Informação. A data do segundo encontro ainda será marcada, mas interessados em participar pode entrar em contato pelo telefone 3644-2131.

Os núcleos setoriais, multissetoriais e temáticos são grupos de empresários que se reúnem periodicamente. Nos núcleos, os participantes, com o apoio de um consultor, cujo papel principal é o de moderar as reuniões, discutem problemas comuns e buscam soluções conjuntas. O crescimento empresarial em conjunto é o grande destaque e entre as ações estão participações em capacitações, palestras, visitas técnicas, compras conjuntas, troca de experiências com outros núcleos e muito mais.

Cadastro Positivo vai beneficiar a economia do país

A economia brasileira deverá ter uma injeção de pelo menos R$ 1,1 trilhão com o Cadastro Positivo, uma lista pública com dados de quem tem histórico de bom pagador, que está na pauta da Câmara dos Deputados para aprovação. Como houve alterações no texto para ampliar a garantia à privacidade dos dados o projeto deve retornar ao Senado. A Frente do Cadastro Positivo lançou um manifesto nesta semana apontando os benefícios da proposta. Entre eles, o aumento do Produto Interno Bruto (PIB), a inclusão de 22 milhões de pessoas no mercado de crédito e a redução da inadimplência. A Frente é formada por 12 instituições, entre elas o Sebrae, e representa mais de cinco mil outras corporações e empresas.

O presidente do Sebrae, Guilherme Afif, lembra que a introdução do Cadastro Positivo é debatida há mais de 10 anos. “Sempre tivemos uma resistência passiva do sistema bancário, por conta da arguição da inadimplência, sempre mantiveram spreads extremamente altos para jogar na média, fazendo com que o bom pagador pague uma taxa de risco pelo mau pagador”, analisa Afif.  “No seguro de automóvel, por exemplo, antes de calcular as taxas, é preciso primeiro saber o risco, se você guarda o carro na garagem, se mora numa região com muito roubo, se o condutor tem mais idade. Todas essas informações contribuem para fazer uma taxa de acordo com o risco. Por que com os bancos não funciona assim? Porque não existe o Cadastro Positivo, porque não existe o histórico do bom pagador”, conclui.

Sob o conceito de “Quem tem interesse na aprovação do novo Cadastro Positivo”, a Frente aponta que os consumidores seriam beneficiados porque terão maior garantia de sigilo de suas informações bancárias, além de crédito mais barato e mais acessível. O comércio também levará vantagens, ao conceder condições mais acessíveis a mais pessoas porque terá acesso às suas notas de crédito.

O manifesto cita também as pequenas, médias e grandes empresas, que poderão pedir e oferecer crédito com mais facilidade e assim expandir seus negócios. O sistema financeiro é outro setor que tem interesse pelo Cadastro Positivo, que poderá reduzir a negativação e os protestos. Além disso, o cidadão de classes menos favorecidas, será outro beneficiado com o aumento de sua nota de crédito e assim conseguir taxas mais justas.

Por meio do projeto, o histórico positivo do cidadão passa a ser mais relevante que o negativo para a decisão de crédito. Portanto, pessoas que possuem uma trajetória positiva, mas que enfrentam uma situação de inadimplência, serão avaliadas também pelas contas pagas em dia. Com isso, a pontuação de crédito, a inadimplência poderá ser reduzida em até 45%. A nova lei atende aos requisitos do Código de Defesa do Consumidor, pois o cancelamento de cadastro pode ser feito a qualquer momento – dando ao consumidor o controle sobre as suas informações.

No sistema atual, os dados do histórico de crédito ficam abertos a todos os interessados. Com a mudança, esses dados entram automaticamente na pontuação de crédito e a abertura de dados é feita pelo tomador de crédito junto ao proponente.

 

Fonte: Sebrae

Entidades lançam campanha regional para Revitalização da Serra Dona Francisca

Entidades empresariais lançaram no fim da tarde de segunda-feira, 16, em um ato na Promosul, a campanha que cobra a Revitalização da Serra Dona Francisca. Além da Associação Empresarial de São Bento do Sul (Acisbs), as associações de Rio Negrinho, Campo Alegre, Joinville e Mafra, estão engajadas na ação, que visa chamar a atenção do governo do Estado para as condições da Rodovia SC 418. Em três anos, a rodovia registrou 70 mortes em mais de 1.300 acidentes, conforme último relatório da Polícia Rodoviária Estadual.

O presidente da Acisbs, Jonathan Roger Linzmeyer, disse em sua manifestação, que o que se busca é a responsabilidade com o dinheiro público, assim como as empresas precisam ter com o pagamento dos seus impostos. “Temos acidentes praticamente todos os dias na Rodovia, muitos com mortes, e nada acontece. Nenhuma obra para minimizar essas estatísticas é feita”, ressaltou. O presidente ainda lembra, que a última tentativa de buscar recursos junto ao Estado, em fevereiro deste ano, em Florianópolis, foi mais uma vez frustrante. “O que sempre se ouve é que nunca há recursos disponíveis. Para nada. E a Rodovia continua em situações precárias e fazendo vítimas”, lamentou.

O presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Jonny Zulauf, uma das entidades que apoia a campanha local, disse que “nós estamos fazendo esse movimento pela referência que essa estrada tem com a nossa história”. Zulauf ainda diz que a parte logística está extremamente prejudicada, pois a Rodovia é uma importante ligação às regiões do Norte de Santa Catarina. “Esta reivindicação faz parte do nosso Voz Única, que é um movimento que a Federação tem como destaque e é endossado por todas as associações empresariais, hoje mais de 140. A Rodovia SC 418 é sim, importante e vital para o estado” destacou.

A Serra Dona Francisca é uma importante via para o desenvolvimento da economia regional, assim como, um dos principais acessos ao Planalto Norte Catarinense. A falta de manutenção da via, a sinalização prejudicada e a iluminação fora de funcionamento contribuem para os altos índices de acidentes. A média de veículos transitando pela via por dia é 8,5 mil e em períodos de alta temporada chega a 13 mil.

O representante da Associação Empresarial de Joinville (Acij), Ivandro de Souza, falou da importância da participação da imprensa nessa campanha.  “Que bom que os veículos de comunicação estão presentes na campanha, para ver a indignação de cada um de nós, não queremos tornar esse evento político, mas não tem como descer a Serra e não verificar o descaso que estão fazendo com os nossos recursos”.

Entre as ações que compreendem o movimento, está o abaixo-assinado na plataforma Change.org, pressionando 16 autoridades e representantes políticos da região, entre eles, o governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira. A Rodovia SC 418 não recebe obras de revitalização há 16 anos, apenas pequenos reparos que não reduzem as estatísticas dos acidentes no trecho.

Para o mês de maio, também chamado de Maio Amarelo, a campanha visa chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. Uma ação no dia 19, está sendo organizada pelas Associações, no posto 4, da Polícia Rodoviária, em Campo Alegre, chamada de blitz educativa. O Núcleo de Automecânicas da Acisbs fará a inspeção e a orientação dos itens básicos de segurança, assim como uma cartilha sobre o tema será distribuída. Nesse dia ainda, acontece o dia D da campanha Feirão do Imposto em todo Brasil, e os integrantes do Núcleo de Jovens da Acisbs também participam da ação de conscientização. A campanha do Feirão deste ano tem como tema “Pague 2, leve 1”, e luta por menos discursos e mais eficiência no uso do dinheiro público.

Abaixo-assinado

Para assinar a petição, é necessário acessar a página https://www.change.org, e na busca colocar ‘Serra Dona Francisca’. Também, um QR Code foi criado para facilitar o acesso à página. Até as primeiras 100 assinaturas cada ‘alvo’ recebe um e-mail por adesão. Depois, um a cada 500 e, então, um a cada mil. O objetivo inicial é atingir 20 mil assinaturas.

Obras na Serra

Desde quando foi inaugurada a obra de 2002, com investimento de R$ 7 milhões do Governo do Estado, de lá para cá, nada de expressivo foi feito na Rodovia.  Naquela ocasião foram realizadas as obras de alterações da capacidade de drenagem, a correção de escorregamentos de barrancos, obras de pavimentação, implantação de piso de concreto em cimento nas curvas, nova sinalização com tachinhas refletivas, na vila Dona Francisca foi instalado passeio para ciclistas, investimento na cascata e estacionamento nos mirantes.  A serra recebeu dois tipos de pavimento: o asfáltico tradicional e o pavimento rígido de concreto, colocado nos trechos mais sinuosos da rodovia. Além de 6.500 metros de rede elétrica subterrânea e a instalação de iluminação especial nos 4.200 metros da Serra.

Apoio

A campanha conta ainda com o apoio do Núcleo de Automecânicas da Acisbs, dos Núcleos de Jovens Empreendedores de São Bento e Rio Negrinho, da Astran, do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga do Planalto Norte Catarinense (Sindiplan), e ainda do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores (Cejesc), da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), do Sest Senat e Observatório Social.

Fonte: Acisbs

Os impactos da transformação digital e novos negócios estão na pauta da Expogestão 2018

A transformação digital traz questões complexas para serem equacionadas, como uso das novas tecnologias, o futuro do trabalho e das profissões, novos modelos de negócios, novos mapas mentais, robótica, algoritmos, inteligência artificial, máquinas inteligentes, blockchain, moedas digitais, internet industrial, e tantas outras  que impactam diretamente os negócios. Temas que desafiam às empresas a compreender como isso afetará o futuro das organizações.

Para entender o quadro de fundo dessa transformação, os modos pelos quais ela ocorre e como as empresas podem aproveitá-la a seu favor, a Expogestão 2018 terá dois profissionais de referência no impacto da transformação digital na economia e nos negócios, com ampla vivência corporativa e formação de solidez mundial: Fernando Ulrich, especialista em criptomoedas do grupo XP e Oliver Cunningham, sócio de Estratégia e Operações de serviços financeiros da KPMG.

Com a palestra “Moedas digitais – a democratização da inovação” Fernando irá explorar o mundo das moedas digitais e o que esta nova tecnologia disruptiva poderá impactar na economia e nos negócios. Oliver trará uma visão sobre os novos mapas mentais que surgem com as inovações, como, por exemplo, o blockchain, e por conta disto os novos modelos de negócios que estão surgindo.

Ulrich, com experiência mundial nos mercados financeiro e imobiliário, é conselheiro do Instituto Mises Brasil, estudioso de teoria monetária e mantém um blog no portal InfoMoney chamado “Moeda na era digital” e um canal no YouTube com o mesmo nome. Também é autor do livro Bitcoin – a moeda na era digital.

A KPMG foi nomeada líder em consultoria em transformação digital pelo IDC MarketScape. Oliver desenvolveu vários projetos de avaliação de novos projetos e iniciativas de negócio, culminando com a elaboração de business plans e modelos de avaliação econômico-financeira para projetos estratégicos.

A Expogestão 2018 ocorre entre 8 e 10 de maio na Expoville, em Joinville (SC).  A grade do evento reúne cinco palestrantes internacionais – entre os quais Robert Pearlstein, vice-Presidente para Negócios Corporativos e Desenvolvimento Internacional da SRI – e brasileiros de destaque como o cientista político Rafael Cortez, o economista Carlos Alberto Primo Braga, o neurologista Fabiano Moulin de Moraes e o empresário Décio da Silva.

Serviço

O quê: Expogestão 2018

Quando: 8 a 10 de maio

Onde: Complexo Expoville, na rua 15 de Novembro, 4315, bairro Glória, em Joinville (SC)

Palestra aborda o Turismo Inteligente e o Cenário Econômico para MPEs

O Sebrae/SC promove no dia 8 de maio, às 19 horas, em São Bento do Sul, uma palestra sobre turismo inteligente e sobre cenário econômico para os pequenos negócios. O encontro será ministrado pelo ex-presidente do Sebrae Nacional e ex-Ministro do Turismo, Luiz Barretto. Além do Planalto Norte, o evento percorre outros cinco municípios catarinenses.

Ao falar sobre turismo inteligente, Barretto promete traçar o cenário atual do turismo no Brasil e no mundo. “Irei fazer uma análise dos números mais recentes do segmento no país, inclusive sobre a atratividade da cidade em questão para os turistas estrangeiros, a partir dos seus pontos fortes e oportunidades oferecidas”, conta. A palestra segue com uma avaliação do turismo na era digital, abordando as mudanças de comportamento dos turistas, sua demanda por informações cada vez mais rápidas e nos dispositivos móveis, os modelos de negócios e os diferencias das empresas do segmento que estão se destacando nessa área.

O palestrante abordará também a aplicabilidade dos Destinos Turísticos Inteligentes no Brasil. “Vou falar sobre a integração da cadeia do turismo, com a inclusão de segmentos de serviços, comércio e indústria que sejam fortes na região e como podem ser aproveitados para potencializar a economia local do município”, acrescenta.

Na temática sobre Oportunidades e Alternativas, Barretto avalia o cenário econômico e como ele impacta os pequenos negócios de todos os segmentos. Em seguida, ele traça um retrato de quem empreende no Brasil, analisando as razões e o perfil dos empresários, para então focar nas oportunidades e alternativas disponíveis a esse público. “Essa visão das oportunidades é construída a partir dos movimentos de mercado, como o comportamento dos consumidores, cada vez mais ligados à tecnologia e à sustentabilidade. Darei exemplos práticos de como diferenciar os negócios nessa nova realidade de mercado, mostrando que a inovação é possível a qualquer empreendedor, não importa o porte ou segmento no qual atua”, adianta.

Para finalizar, o ex-presidente do Sebrae Nacional irá reforçar a importância da gestão e resumir em dez dicas alguns caminhos para a empresa se desenvolver, independentemente das adversidades do cenário econômico.

Interessados em participar da palestra, que é gratuita, devem confirmar presença pelo site https://www.sympla.com.br/palestra-de-turismo-no-planalto-norte-com-luiz-barreto__267321.

O evento ocorre no auditório principal do campus da Univille, na rua Norberto Eduardo Weithermann, 230.

 

Fonte: Prefeitura de São Bento do Sul