Mercado de trabalho se mantém aquecido no primeiro semestre de 2022
3 de agosto de 2022No primeiro semestre de 2022, Santa Catarina gerou mais de 84 mil novos empregos formais na economia. A atividade econômica do estado manteve de forma consistente a geração de empregos formais em todos os meses do ano.
O primeiro semestre foi marcado por uma redução na taxa de desemprego nacional e manutenção de pleno emprego em Santa Catarina, o que favoreceu a recuperação da demanda agregada e sustentou o nível de atividade econômica dos setores vinculados ao consumo das famílias.
Embora o processo inflacionário recente esteja relacionado ao choque de oferta e dificuldade de acesso às cadeias de suprimentos, também há uma pressão inflacionária pelo aquecimento da atividade econômica nacional.
O aumento do consumo das famílias em 2022, somado ao processo de normalização da economia, propiciaram o aquecimento nos setores de bens de consumo não duráveis.
Santa Catarina apresenta a menor taxa de informalidade do país e o desempenho do mercado de trabalho formal no ano auxilia a sustentabilidade do crescimento econômico.
O crescimento na produção industrial do setor de Alimentos e Bebidas e Produtos de Madeira em 2022 corroboram com a geração de vagas formais no mercado de trabalho. No ano, foram gerados mais de 5 mil novos postos de trabalho. O setor de Móveis ainda foi beneficiado pelas exportações para o mercado norte-americano e europeu.
A Construção é o setor da indústria com maior participação no PIB em Santa Catarina e com grande encadeamento produtivo. No primeiro semestre de 2022, foi o setor que mais gerou empregos formais no estado. Taxas de financiamento em patamares historicamente baixas contribuíram para esse momento favorável do setor.
Compartilhe agora: