Palestra sobre educação financeira contou com a participação de 200 pessoas

6 de julho de 2016

"Como gastar menos e poupar mais" aconteceu na noite de quarta-feira, 6, em Rio Negrinho, no Centro de Excelência

Quanto mais cedo a pessoa souber a lidar com o dinheiro, mais facilidade terá para conduzir a economia familiar ou empresarial. Essa foi uma das dicas de Alberto Stringhini na palestra “Como gastar menos e poupar mais” ocorrida na noite de quarta-feira, 6, em Rio Negrinho, no Centro de Excelência. Com a participação de 200 pessoas, foi possível refletir sobre a importância de utilizar o dinheiro de forma correta, começando desde criança.

“Uma dica para os pais. Ensinar a criança a utilizar o dinheiro já aos cinco anos é uma ótima forma de conscientização, por meio da mesada por exemplo. É necessário utilizar a inteligência financeira e isso em primeiro momento vem da nossa educação. Um país em que a média de leitura é um a dois livros por ano não segue a linha correta para o desenvolvimento”, diz.

Ele destacou a importância da educação. “Vivemos na era do conhecimento. O jovem hoje tem muito mais oportunidade do que eu tinha antigamente, em que nós éramos limitados de recursos e estrutura. Algo muito importante para se pensar desde cedo é aprender outro idioma que está sendo muito solicitado pelas empresas hoje. E o que não pode faltar é a leitura”, destaca.

Em comparação a questão financeira, Stringhini mostrou que segundo pesquisas, 99,1% da população brasileira ao atingir 65 anos dependerá de ajuda financeira da família. “Isso é todo um ciclo. Em relação a endividamento. Com a inflação em média 10% ano e os juros do cartão de crédito a 448%, não tenha mais que um cartão de crédito. É um absurdo pagar tudo isso. Hoje o cartão de crédito, em muito países, possui uma importância maior do que uma identidade por exemplo. Se pensarmos, garanto que todos aqui, possuem pelo menos 30% do que não precisam em casa. Chegue na sua casa e comece pelo guarda-roupa. Retire o que não utiliza. Em comparação, quero mostrar que isso faz parte do aprendizado da educação financeira. Você deve sempre fazer três perguntas antes de uma compra: eu quero? eu preciso? eu posso?. Quem vai orientar o sucesso ou o fracasso é você, não é mais ninguém”, enfatiza.

Por meio do patrocínio da Cooperativa de Crédito SCRCRED, em comemoração ao dia internacional do cooperativismo (2 de julho), Alberto que é vice-presidente de integração da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC, realizou a palestra em parceria com quatro Associações Empresariais: Aciaca (Campo Alegre), Acisbs (São Bento do Sul), Acirne (Rio Negrinho) e Acipu (Porto União). Em Rio Negrinho, os alimentos arrecadados no evento serão doados para a Fundação Hospitalar Rio Negrinho.