Prefeito esteve na ACIRNE relatando sobre NR-12 e Programa Brasil Mais Produtivo
29 de maio de 2017 O Prefeito de Rio Negrinho Julio Cesar Ronconi, esteve na tarde de segunda-feira, 29, na ACIRNE, relatando para os empresários os resultados de sua audiência realizada no mês de maio com o Ministro de Indústria e Comércio Exterior, Marcos PereiraO Prefeito de Rio Negrinho Julio Cesar Ronconi, esteve na tarde de segunda-feira, 29, na ACIRNE, relatando para os empresários os resultados de sua audiência realizada no mês de maio com o Ministro de Indústria e Comércio Exterior, Marcos Pereira, destacando principalmente os assuntos referente a NR-12 e ao Programa Brasil Mais Produtivo.
A Presidente da ACIRNE, Eliete Adriani da Cruz, ressaltou a importância desse diálogo. “É de extrema importância essa aproximação e as discussões em torno das nossas reivindicações. Agradecemos pela presença e vamos cada vez mais promover essa aproximação e união em busca das melhores soluções”, enfatiza.
Segundo Julio, os assuntos foram levados ao Ministro devido a diversas reivindicações do setor. “Nós queremos ver de que forma podemos ajudar o setor moveleiro, e agora após levar o assunto da instrução normativa para Brasília, nós precisamos trabalhar em conjunto para levantar e encaminhar toda a documentação necessária de forma breve. Quero estar em Brasília constantemente, pois quem não é visto, não é lembrado”, relatou.
A instrução normativa 129, da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), que estabelece procedimento especial para a ação fiscal da norma regulamentadora, determina que ao verificar as condições de segurança no trabalho em máquinas e equipamentos em utilização, o auditor fiscal do trabalho obrigatoriamente deverá instaurar o procedimento especial de ação fiscal (PEF), com vigência de 36 meses e é válida para todas as empresas, independente do porte.
Agora, os responsáveis pelas empresas irão fazer o levantamento de todos os documentos para então na próxima audiência em Brasília, programada para o mês de junho ou julho, o Prefeito já encaminhar ao Ministério. Outro tema apresentado foi o funcionamento do Programa Brasil Mais Produtivo, que oferece consultoria especializada para indústrias de pequeno e médio porte para melhorar seus processos produtivos, com implementação de ações rápidas, eficientes e de baixo custo.
Em Rio Negrinho, por meio de uma parceria com o Senai, quatro empresas já estão participando (Móveis Quater, Herli Móveis, Móveis Caftor e Itá Móveis), e dentro da implantação de melhorias, é necessário que o programa forneça no mínimo 20% de resultado, incluindo ferramentas do lean manufacturing. Segundo Julio, o intuito é ampliar essa participação. “Queremos de alguma forma fazer parceria com o Senai e ampliar essas melhorias, ampliando esse programa, caso não consiga via governo federal, tentar uma forma via município, visto a sua importância”, observa. Outras informações podem ser obtidas pelo site www.brasilmaisprodutivo.gov.br
Galeria de Fotos
Compartilhe agora: