Programa Geração Empreendedora entra em nova etapa

27 de setembro de 2017

Despertar, estimular o espírito empreendedor e a cultura associativista junto aos estudantes do ensino médio. Esses são alguns dos objetivos do programa Geração Empreendedora, desenvolvido pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc)

Despertar, estimular o espírito empreendedor e a cultura associativista junto aos estudantes do ensino médio. Esses são alguns dos objetivos do programa Geração Empreendedora, desenvolvido pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc). Este ano é a terceira edição do projeto que envolve 21 municípios catarinenses e conta com a participação de aproximadamente 600 jovens.

Em Rio Negrinho o programa acontece pela primeira vez por meio dos Núcleos de Jovens Empreendedores e Mulheres Empreendedoras, e teve início no dia 12 de setembro com a realização da capacitação, no qual 32 estudantes participaram. O curso aconteceu na Associação Empresarial de Rio Negrinho (Acirne) e seguiu até o dia 15, e agora os participantes estão na segunda etapa “play”, no qual necessitam elaborar um vídeo e a melhor equipe será selecionada para “Um dia de empreendedor”, onde os jovens tem a oportunidade de vivenciar um dia nas empresas, obtendo conhecimento e trocando experiências com os empresários.

Lisa Mara Cristoff participante do Núcleo de Mulheres Empreendedoras foi uma “multiplicadora”, ou seja, instrutora voluntária, e para ela a oportunidade foi fascinante. “Participar do Geração Empreendedora como multiplicadora foi uma experiência muito gratificante, pois plantamos uma semente de transformação e de possibilidades, além de instigar os jovens a observarem o mundo com olhos mais críticos e transformadores. ​Se na oportunidade de entrar na minha vida profissional, pudesse ter recebido uma capacitação como estamos promovendo, teria com certeza outros pensamentos como empreendedora”, analisa.

A integrante do Núcleo de Jovens Empreendedores, Fernanda Eloíse Antunes, também multiplicadora, destaca a oportunidade que o programa oferece aos estudantes. “Na minha época, não tinham cursos sobre empreendedorismo, associativismo ou algo relacionado ao tema. Tive que aprender no dia a dia. Fiquei muito feliz por poder fazer parte do Geração Empreendedora, em contribuir com cada aluno que estava presente. Vejo que os jovens têm muitas ideias, muita força de vontade e estão empolgados com a próxima fase”, menciona.

O estudante Gustavo Kohbeck abordou além da inovação o equilíbrio emocional. “O curso foi ótimo, pois trabalhamos pontos fortes, fracos, o equilíbrio emocional que é necessário no mercado de trabalho e melhorias para se tornar um bom empreendedor e inovar”, conclui. Já Mônica Antunes enfatizou as mudanças. “O curso possibilita aprender a aceitar as mudanças da vida e buscar melhorar cada vez mais como pessoa e profissional”, completa.

Todos os instrutores passam por capacitação promovida pela Facisc e os alunos participantes recebem todo o material que também é fornecido pela Federação. Em Rio Negrinho, as escolas parceiras foram: Manuel da Nóbrega, Jorge Zipperer, Colégio Cenecista São José e Caminho do Saber. Agora, ocorre a seletiva para que no mês de outubro os escolhidos possam vivenciar um dia nas empresas participantes do programa, obtendo ainda mais conhecimento e experiência sobre o dia a dia do mercado de trabalho.