Regras de Coligações e como isso pode afetar o Voto Regional foi tema da reunião de diretoria da Facisc

20 de maio de 2022



Diretoria e presidentes das associações empresariais filiadas estiveram reunidas na tarde desta quinta-feira, 19/5, para a reunião mensal da Facisc.

O Voto Regional foi o tema de destaque da reunião como parte integrante da Plataforma Voz Única.

O jornalista Upiara Boschi detalhou as mudanças nas regras de coligação e como isso afeta as eleições de 2022. Segundo o jornalista, em 2018 foi aprovado o fim das coligações para eleições para deputado estadual e federal. “Com o fim das coligações cada partido tem que ter time”. No Brasil hoje são 32 partidos. O fim das coligações vem para reduzir o número de partidos.

Atualmente os partidos têm que lançar a nominata completa para chegar às cadeiras. Upiara explicou que nas últimas eleições municipais foram 46% de candidatos a mais e isso reflete diretamente nas estratégias do voto regionalizado têm que ir além do vote no candidato local. “Se têm muitos candidatos na região, a campanha pelo Voto Regional precisa falar de forma diferente com o público eleitor”.

O modelo atual distancia o eleitor do candidato. As entidades que querem fazer a campanha pelo Voto Regional já devem começar a atuar na pré-campanha. “Candidatos demais, representatividade de menos”, alertou. O presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, destacou que a participação das associações nas eleições é fundamental. “Somos entidades apartidárias mas somos políticas”.
Durante o evento, o presidente Sérgio Rodrigues Alves relatou as ações realizadas no último mês pela representatividade da Federação.

Missões Empresariais
A Federação está com o setor de missões a pleno vapor. Uma das missões em andamento é para São Paulo com agenda de sete dias na Facesp, Associação Comercial de São Paulo, Campinas, Piracicaba e Leme. Participarão 30 pessoas representando as associações empresariais de todo o estado. A Federação também apoia missão para a Costa Rica que tem o objetivo de incentivar negócios entre Santa Catarina e o país da América Central. Outra missão que está com inscrições abertas é para o Vale do Silício Brasileiro, Santa Rita do Sapucaí. A viagem empresarial é organizada pelo CENI – Conselho Estadual de Núcleos de Inovação e vai acontecer no mês de setembro.

Outros serviços oferecidos pela área envolvem tradução de documentos, seminários técnicos, presenciais e virtuais, rodadas de negócios, e a realização da Expo Facisc.

Segundo o presidente Sérgio Rodrigues Alves todo o trabalho das missões é realizado em parceria com a Fundação Empreender. “Nosso objetivo é somar esforços pelos nossos associados”.

Membro do Conselho Fiscal, Magda Bez, eu também líder da plataforma de capacitação, falou sobre o Seminário de Gestão Associativista para Líderes Empresariais que será realizado na próxima semana entre os dias 26 e 27. O evento é voltado para presidentes e vice-presidentes das Associações. “Este seminário é o primeiro de uma série de eventos voltados para a formação dos nossos líderes”, destacou a diretora.