Representantes de entidades conhecem proposta do programa de desenvolvimento econômico local

8 de dezembro de 2016

Com a presença de representantes de diversas entidades, o coordenador de projetos da FACISC, Osmar Vicentin, relatou como garantir o desenvolvimento econômico local enquanto há uma degradação da situação social.

Parceiros públicos, setor empresarial, atores não governamentais e voluntários trabalhando coletivamente visando melhorar as condições de crescimento econômico e da geração de emprego. Essa é a proposta do Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL, desenvolvido pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC que foi apresentado na tarde de segunda-feira, 05, na Acirne.

Com a presença de representantes de diversas entidades, o coordenador de projetos da FACISC, Osmar Vicentin, relatou como garantir o desenvolvimento econômico local enquanto há uma degradação da situação social. Destacando que ao aderir o DEL, é necessário implantar em primeiro lugar uma plataforma de diálogo com diversos setores e perfis. “O convívio com a diferença é necessário, porém todos com um único pensamento, o desenvolvimento local e planejamento com resultados a curto, médio e longo prazo”, enfatiza.

O programa que almeja sempre um planejamento nos próximos 20 anos, já possuiu resultados em alguns municípios. “De acordo com a matriz de desenvolvimento econômico local, trabalhamos com o governo local, empresariado, recursos humanos e naturais, entorno institucional (entidades e terceiro setor) e infraestrutura. Os resultados acontecem por meio desse envolvimento e são reflexo desse constante trabalho coletivo e colaborativo”, analisa.

A melhora na qualidade de vida, a criação de um ambiente favorável para atração e investimentos, o desenvolvimento econômico de forma sustentável a médio e longo prazo são alguns dos resultados do programa. O prefeito eleito Julio Ronconi, participou do encontro e enalteceu que o objetivo é começar a estruturar o projeto desde já. “Já realizamos alguns contatos seja com empresas de tecnologia, a implantação de um Porto Seco no qual Rio Negrinho na nossa análise comporta isso, e o nosso objetivo é fazer estas parcerias visando o desenvolvimento local”, analisa.

A presidente eleita da Acirne, Eliete Adriani da Cruz, informou que este é o momento oportuno para a realização do DEL. “Penso que devemos unir forças e seguir com um único objetivo, o crescimento do município”, avalia.

Fonte: Acirne

Galeria de Fotos