Rio Negrinho entre os 100 melhores destinos sustentáveis do Brasil

6 de outubro de 2020



Rio Negrinho foi selecionada pela Green Destinations como um dos Top 100 Sustainable Destinations. Pela sexta vez, a lista dos 100 principais destinos sustentáveis é revelada, e pela primeira vez de forma online pela Global Green Destinations Days  (GGDD em inglês).

 

A competição “Top 100 Destinos Sustentáveis” é organizada para mostrar histórias de turismo sustentável e boas práticas de destinos, como exemplos inspiradores para operadores turísticos e viajantes. Publicando esta lista anual e compartilhando suas boas práticas de gestão de destino e histórias de sucesso, as iniciativas reconhecem os passos dados para fazer o turismo de destinos mais sustentáveis, responsáveis e mais atraentes para o ponto de vista do visitante.

 

Para participar, cada cidade participante teve que elaborar um relatório com os 15 principais critérios de sustentabilidade e boas práticas. Foram avaliadas também as ações desenvolvidas durante a crise do Covid-19 com as respostas imediatas ao lidar com o coronavírus e os planos para a recuperação inteligente e sustentável pós-Covid-19. Foram avaliados também a natureza e o ecoturismo, turismo, comunidade e cultura, meio ambiente e clima ou qualquer um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela ONU.

 

Para estar apto a receber essa premiação, Rio Negrinho teve que demonstrar através de documentos e relatórios quais práticas voltadas à sustentabilidade estão em prática. Vários aspectos foram analisados, como a preservação patrimonial e os mecanismos de preservação existentes. A preservação da paisagem foi outro elemento avaliado, considerando os aspectos de proteção ambiental em todos os seus aspectos. Especificamente sobre o turismo, elementos como o plano de turismo, inventário turístico, parcerias entre os poderes público e privado em prol do turismo foram levadas em consideração.

 

Os elementos avaliados pela Green Destinations foram: Gestão do Destino, Natureza e Paisagem, Ambiente e Clima, Cultura e Tradição, Bem Estar Social e Negócios e Hospitalidade. Dentro de cada elemento havia sub-elementos a serem respondidos com comprovação documental.

 

Rio Negrinho demonstrou que está bastante avançada em diversos elementos, como a mobilidade urbana (possui um plano de mobilidade com ações a longo prazo), organização do turismo (possui planejamento do turismo com um horizonte de 2027), coleta seletiva, preservação de áreas específicas (o plano diretor prevê diversos mecanismos de preservação territorial), tratamento de água e esgoto e ainda a parceria entre os organismos públicos e privados.

 

“Estar entre os 100 destinos da Green Destinations comprova que Rio Negrinho têm adotado mecanismos e praticado ações que vão ao encontro dos preceitos da sustentabilidade em todos os seus aspectos”, ressalta o assessor de Turismo da Prefeitura de Rio Negrinho Nicolas Nering.

Sobre a Green Destinations

A Fundação Green Destinations, com sede na Holanda, foi fundada em 2016. Hoje ela atua juntamente com os seus parceiros espalhados pelo mundo, apoia mais de 200 destinos em 60 países, tendo como foco o turismo responsável, baseados nos critérios reconhecidos pelo Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC) e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Green Destinations oferece muito mais que uma simples certificação: mais do que qualquer outro certificador, oferece reconhecimento ao destino e visibilidade no mercado, informando os viajantes acerca do quão limpos, verdes e responsáveis os destinos são.

Através de seu programa de formação, premiação e certificação, a Green Destinations oferece suporte aos gestores dos destinos na implementação de soluções eficazes tendo como base o turismo sustentável e responsável enquanto envolve, ativamente, as comunidades locais e o setor empresarial.