Entrevistas sobre o DEL acontecem durante a semana
24 de maio de 2017 Estão sendo realizadas as entrevistas com representantes de entidades, poder público, empresários, clubes de serviços, associações de moradores e voluntáriosDesde segunda-feira, 22, na Associação Empresarial de Rio Negrinho – ACIRNE, como também em determinados bairros do município, estão sendo realizadas as entrevistas com representantes de entidades, poder público, empresários, clubes de serviços, associações de moradores e voluntários referente ao Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL. Esta é uma fase preliminar que tem por objetivo mensurar o potencial econômico do município.
O coordenador de projetos da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – Facisc, Osmar Vicentin, relata sobre o andamento dos trabalhos. “Estamos com uma boa participação e temos como expectativa de encerrar amanhã (quinta-feira) com 90 entrevistas realizadas. Nessa fase, os voluntários relatam sobre aspectos da cidade, melhorias e fatos para que possa ocorrer um desenvolvimento sustentável”, observa. Após isso, com todos os dados, será apresentado para a comunidade um relatório sobre a situação e criado assim as câmaras técnicas para cada área da cidade, acompanhado pelo agente de articulação, Gelásio Onofre de Castilho.
A Vereadora Liliana Aparecida Schroeder Jurich, destaca a forma de funcionamento. “O programa tem tudo para dar certo pois representantes de diversas entidades são ouvidos, e além disso, ocorre um estudo para tentar recuperar o que está errado e pensar no futuro de forma mais eficaz. É muito interessante”, completa. Roseli Doerlitz, também participou dessa fase e enfatiza o planejamento. “Eu gostei muito da experiência e espero poder contribuir de alguma forma. Acho extremamente importante, pois se está implantando algo sólido com planejamento para o nosso município”, observa.
Em Santa Catarina, a Facisc foi a responsável por consolidar o Programa DEL inicialmente em 17 municípios e tem como objetivo pensar a cidade para daqui 20 anos, com foco no planejamento, execução e resultados. A metodologia implantada pela Facisc e Associações Empresariais onde existem o Programa, já contabiliza resultados positivos.
Em fevereiro deste ano, na cerimônia de posse da presidente da ACIRNE, Eliete Adriani da Cruz, houve a assinatura do termo de cooperação técnica entre a Prefeitura e Câmara para a implantação do DEL em Rio Negrinho.
Galeria de Fotos
Compartilhe agora: