Sistema Facisc amplia compromisso com a sustentabilidade

8 de dezembro de 2020



Cientes do seu papel como agentes de transformação local, as Associações do Sistema FACISC têm se engajado cada vez mais em questões ligadas à sustentabilidade e posicionando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável. Um desses compromissos tem sido a adesão ao Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

O movimento foi criado em 2009 e em 2011 a Federação se tornou signatária. Atualmente 12 entidades do Sistema já fazem parte do movimento, além dos Conselhos Estadual da Mulher Empresária (CEME) e dos Jovens Empreendedores (CEJESC).

Movidas pela possibilidade de contribuírem para o alcance dos indicadores e metas dos ODS da Agenda 2030 e assim colaborar com o desenvolvimento sustentável das suas regiões, as entidades têm desempenhado importante papel na disseminação dos ODS no meio empresarial. “A adesão das entidades é reflexo do aumento da consciência do papel transformador que as entidades podem ter no desenvolvimento sustentável local e certamente é algo muito positivo para os empresários catarinenses”, destaca Gilson Zimmermann, superintendente institucional da Federação e atual coordenador geral do Movimento ODS/ SC.

 

Participação ACIRNE

O motivo de participarmos do Movimento ODS Santa Catarina é apresentar a ACIRNE junto à comunidade rio-negrinhense, as boas práticas formatadas pelos objetivos do desenvolvimento sustentável. Acreditamos que é importante consolidar os atos praticados em favor da responsabilidade social em formas de ODS.

 

Sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são compostos por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

A agenda prevê ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.

Em Santa Catarina o Movimento atua desde 2009 e conta com mais de 660 signatários; em 65 Municípios; articulados em 12 comitês; representados por Pessoas Físicas, Organizações de Classe, Organizações da Sociedade Civil, Instituições de Ensino, Empresas e Poder Público.
Mais informações sc.movimentoods.org.br