Trabalhadores aprendem libras para melhorar relacionamento e inclusão

13 de outubro de 2021



Para melhorar a comunicação, facilitar o relacionamento e aperfeiçoar a inclusão de pessoas com deficiência auditiva que trabalham na empresa, a Tuper teve a iniciativa de realizar um curso de Libras para seus funcionários. Para concretizar o programa, houve parceria com o Sesi e Senai de São Bento do Sul no planejamento da metodologia e na aplicação do treinamento da língua brasileira de sinais.

O curso foi oferecido a profissionais de todas as áreas da empresa, como produção, administrativa e técnica. As 35 pessoas que aderiam à proposta foram divididas em duas turmas, que iniciaram as aulas em setembro e seguirão em treinamento até o mês de dezembro.

“Mesmo com o programa no início, já conseguimos perceber o quanto a comunicação se torna mais fácil e eficiente. Ela realmente traz uma melhoria significativa à inclusão social”, comemora Denise Gonçalves de Andrade, analista de Recursos Humanos da Tuper.

Segundo a coordenadora de educação básica do Sesi e Senai, o curso ajuda a estabelecer uma comunicação básica e funcional com as pessoas com deficiência auditiva. “Elas integram uma comunidade minoritária e usam uma língua de natureza visual-motora, com uma estrutura gramatical própria. Entender e praticar a Libra ajuda muito em seu desenvolvimento e autonomia”, destaca Adriana Buttechewitz Wiatek.